Nome da Atividade
MOTION DESIGN
CÓDIGO
05001923
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Introdução ao Motion Design. Princípios de Animação. Fundamentos do Design aplicados à animação. Técnicas de animação. Composição e narrativa visual. Ferramentas e softwares para animação bidimensional. Motion design aplicado a diferentes mídias e plataformas digitais.
Objetivos
Objetivo Geral:
Capacitar os alunos a compreender os princípios e técnicas de animação 2D, fornecendo-lhes conhecimentos teóricos e práticos para projetar e refletir sobre o processo de animação aplicado a diferentes mídias. Por meio do estudo dos princípios de animação, fundamentos do design aplicados à animação e técnicas de composição, os alunos serão habilitados a desenvolver habilidades criativas e técnicas essenciais para conceber e produzir conteúdos audiovisuais e interativos, adaptados a diferentes mídias e plataformas digitais.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CHONG, Andrew. Animação digital: s. f. técnica em que são filmados desenhos ou posições de modelos sucessivos para criar ilusão de movimento quando o filme é mostrado como uma sequência: adj. que envolve ou relaciona-se ao uso de tecnologia da computação. Porto Alegre: Bookman, 2011. 175 p. (Animação básica ; 01).
- MARTINELLI, Felipe Orsini. Princípios da animação 2D. São Paulo: Platos Soluções Educacionais, 2021. Acervo online UFPEL.
- VELHO, João Carlos Pacheco Rodrigues. Motion graphics: linguagem e tecnologia - anotações para uma metodologia de análise. 2008. 193 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/9141/1/Arquivo.pdf.
Bibliografia Complementar:
- ADOBE CREATIVE TEAM. Adobe after effects CS4 classroom in a book. Porto Alegre: Bookman, 2010. Acervo online UFPEL.
- GEIGER, Noni; MARTINS, Marcos; SOUTO, Daniela. Design e imagem em movimento. p. 8404-8417 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022. ISSN 2318-6968. DOI 10.5151/ped2022-c09. Disponível em: https://pdf.blucher.com.br/designproceedings/ped2022/c09.pdf.
- KRASNER, Jon. Motion graphic design: applied history and aesthetics. Amsterdam: Elsevier, 2008. 407 p.
- LESSA, Washington Dias; FREIRE, Isabel Xavier. Balizamento Conceitual do Motion Graphic Design. p. 3452-3463. In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2016. ISSN 2318-6968. DOI 10.5151/despro-ped2016-0297. Disponível em: https://pdf.blucher.com.br/designproceedings/ped2016/0297.pdf.
- LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac & Naify, 2008. 245 p.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
TECNOLOGIAS DE ANIMAÇÃO | Design (Bacharelado) |
TECNOLOGIAS DE ANIMAÇÃO | Design (Bacharelado) |
TECNOLOGIAS DE ANIMAÇÃO | Design Digital (Bacharelado) |