Nome da Atividade
PERSPECTIVAS ÉTICO-ESTÉTICAS E ARTÍSTICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
CÓDIGO
05002156
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Educação estética e ensino de arte na contemporaneidade: autores, teorias, práticas metodológicas, pesquisas e tendências emergentes no ensino das Artes. Cultura Visual, Pedagogia de Imagens, Letramento Sensível e Criação Coletiva na Educação e nas Artes Visuais. A metamorfose ético-estético-pedagógica como processo metodológico de criação coletiva.
Objetivos
Objetivo Geral:
.Conteúdo Programático
I.Ordem, Desordem e Rupturas paradigmáticas em Arte, Ciência e Filosofia na Modernidade e na contemporaneidade
1.Conhecimento e Transdisciplinaridade
2.Saber sensível, conhecimento intelectual: o erro de Descartes
II. Dimensões filosóficas, sociológicas, antropológicas da arte
III. Arte na Educação:
1. Ensino de Arte e Educação estética;
2. Aspectos históricos, legais e políticos da arte na educação: as Escolinhas de Arte, as leis 5692/71, 9394/96 e os Referenciais Estaduais;
3. Alguns teóricos e suas contribuições: Herbert Read, Augusto Rodrigues, Fayga Ostrower, Ana Mae Barbosa, Duarte Junior
IV. Educação Estética
1. Aspectos históricos à luz de algumas referências filosóficas: Platão, Kant, Hegel, Marx, Adorno, Merleau Ponty
V.Tendências atuais no Ensino de Arte: influências
1. O paradigma ético-estético: Michel Maffesoli;
2. Emoções, sentimentos e consciência na Educação Estética: A.Damásio;
3. Emoções, Linguagem e Autopoiese: Humberto Maturana;
4. A potência de existir: Michel Onfray
V. Experiências estéticas e práticas pedagógicas interdisciplinares, mediadas pelo contexto social e cultural: o fazer e o pensar da arte
1.Conhecimento e Transdisciplinaridade
2.Saber sensível, conhecimento intelectual: o erro de Descartes
II. Dimensões filosóficas, sociológicas, antropológicas da arte
III. Arte na Educação:
1. Ensino de Arte e Educação estética;
2. Aspectos históricos, legais e políticos da arte na educação: as Escolinhas de Arte, as leis 5692/71, 9394/96 e os Referenciais Estaduais;
3. Alguns teóricos e suas contribuições: Herbert Read, Augusto Rodrigues, Fayga Ostrower, Ana Mae Barbosa, Duarte Junior
IV. Educação Estética
1. Aspectos históricos à luz de algumas referências filosóficas: Platão, Kant, Hegel, Marx, Adorno, Merleau Ponty
V.Tendências atuais no Ensino de Arte: influências
1. O paradigma ético-estético: Michel Maffesoli;
2. Emoções, sentimentos e consciência na Educação Estética: A.Damásio;
3. Emoções, Linguagem e Autopoiese: Humberto Maturana;
4. A potência de existir: Michel Onfray
V. Experiências estéticas e práticas pedagógicas interdisciplinares, mediadas pelo contexto social e cultural: o fazer e o pensar da arte
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
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PERSPECTIVAS ÉTICO-ESTÉTICAS E ARTÍSTICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE | Artes (Mestrado acadêmico) |