Nome da Atividade
PROCESSOS INICIAIS E SINTOMAIS DAS OBRAS ARTISTICAS
CÓDIGO
05002162
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A exploração de um campo do saber constituído pela experiência de olhar atentamente para as obras artísticas buscando a partir de indícios, marcas, sinais ou sintomas, a reconstrução das ações que formaram as obras e, a partir delas, agenciar possíveis significações.
Objetivos
Objetivo Geral:
.Conteúdo Programático
UNIDADE 1: Experiência e Narrativa em Walter Benjamin
UNIDADE 2: Exercícios coletivos de observação e narração da experiência de ver.
UNIDADE 3: Olhante e olhado: Maurice Merleau-Ponty (apresentação seguida de debate de texto)
UNIDADE 4: O ato de ver só se manifesta ao abrir-se em dois: Georges Didi-Huberman (apresentação seguida de debate do texto indicado)
UNIDADE 5: o Puctum e o índice fotográfico: Roland Barthes (apresentação seguida de debate do texto indicado)
UNIDADE 6: noção de Pan, em Devant L’Image, e Sintoma, em La ressemblance informe.
UNIDADE 7: O olhar e a cegueira: descrever o (in)existente em Jorge Luis Borges
UNIDADE 8: O viver junto e a leveza: olhar o outro / olhar do outro.
UNIDADE 9: Exercícios de estilo com Raymond Queneau. Rápidas narrativas improvisadas.
UNIDADE 10: Apresentação de textos narrativos em três estilos distintos.
UNIDADE 11: Leitura de obra: apresentação de trabalho
UNIDADE 12: Leitura de obra: apresentação de trabalho
UNIDADE 13: Leitura de obra: apresentação de trabalho
UNIDADE 14: Leitura de obra: apresentação de trabalho
UNIDADE 15: Leitura de obra: apresentação de trabalho
UNIDADE 16: Leitura de obra: apresentação de trabalho
UNIDADE 2: Exercícios coletivos de observação e narração da experiência de ver.
UNIDADE 3: Olhante e olhado: Maurice Merleau-Ponty (apresentação seguida de debate de texto)
UNIDADE 4: O ato de ver só se manifesta ao abrir-se em dois: Georges Didi-Huberman (apresentação seguida de debate do texto indicado)
UNIDADE 5: o Puctum e o índice fotográfico: Roland Barthes (apresentação seguida de debate do texto indicado)
UNIDADE 6: noção de Pan, em Devant L’Image, e Sintoma, em La ressemblance informe.
UNIDADE 7: O olhar e a cegueira: descrever o (in)existente em Jorge Luis Borges
UNIDADE 8: O viver junto e a leveza: olhar o outro / olhar do outro.
UNIDADE 9: Exercícios de estilo com Raymond Queneau. Rápidas narrativas improvisadas.
UNIDADE 10: Apresentação de textos narrativos em três estilos distintos.
UNIDADE 11: Leitura de obra: apresentação de trabalho
UNIDADE 12: Leitura de obra: apresentação de trabalho
UNIDADE 13: Leitura de obra: apresentação de trabalho
UNIDADE 14: Leitura de obra: apresentação de trabalho
UNIDADE 15: Leitura de obra: apresentação de trabalho
UNIDADE 16: Leitura de obra: apresentação de trabalho
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PROCESSOS INICIAIS E SINTOMAIS DAS OBRAS ARTISTICAS | Artes (Mestrado acadêmico) |