Nome da Atividade
DOCUMENTOS DE TRABALHO
CÓDIGO
05002167
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estudo dos Documentos de trabalho como parte do processo de trabalho que se situa no limiar da concepção da obra propriamente dita, como anotações, fotografias pessoais, objetos ou imagens apropriadas que povoam ou circundam o espaço e o imaginário do artista, e que são passíveis de auxiliar na proposição de conceitos operatórios no estudo de uma produção em artes visuais.
Objetivos
Objetivo Geral:
.Conteúdo Programático
1. O que são documentos e o que são Documentos de Trabalho? Conceitos de aproximação para o estudo dos documentos de trabalho a partir de textos do professor e imagens. a) A função fantasmática dos DT; b) A memória c) O colecionismo transformado em ação de apropriação; d) o gabinete de curiosidades como metáfora da reunião de referências numa produção em arte.
2. Uma concepção de tempo, mente e experiência: o tempo em Santo Agostinho, Kant e Peirce. Como uma concepção de tempo afeta uma concepção de mente e de experiência?
3. As imagens dialéticas 1: o que é uma imagem? Algumas reflexões sobre as origens teológicas do conceito de imagem.
4. As imagens dialéticas 2: Walter Benjamin, Rainer Rochlitz e Georges Didi-Huberman.
5. O conceito psicanalítico de fantasma e a criação artística.
6. Estratégias de construção de imagens 1: colagem, apropriação, paródia, bricolagem.
7. Estratégias de construção de imagens 2: a alegoria. O conceito de alegoria em Walter benjamin.
8. Arte e documento: estudo das formas e proposições envolvendo DT.
9. Interpretação de documentos: Manhein e a documentação das visões de mundo.
10. Interpretação de documentos2: estudos de iconografia e de leitura de imagens.
11. O Arquivo: “O homem que nunca jogou nada fora”, de Ilya Kabakov e “Mal de arquivo” de Jacques Derrida.
12. a 17. Seminários de apresentação dos documentos de trabalhos referentes à produção em arte dos alunos participantes e de resumos críticos dos conceitos operatórios identificados nesse material.
2. Uma concepção de tempo, mente e experiência: o tempo em Santo Agostinho, Kant e Peirce. Como uma concepção de tempo afeta uma concepção de mente e de experiência?
3. As imagens dialéticas 1: o que é uma imagem? Algumas reflexões sobre as origens teológicas do conceito de imagem.
4. As imagens dialéticas 2: Walter Benjamin, Rainer Rochlitz e Georges Didi-Huberman.
5. O conceito psicanalítico de fantasma e a criação artística.
6. Estratégias de construção de imagens 1: colagem, apropriação, paródia, bricolagem.
7. Estratégias de construção de imagens 2: a alegoria. O conceito de alegoria em Walter benjamin.
8. Arte e documento: estudo das formas e proposições envolvendo DT.
9. Interpretação de documentos: Manhein e a documentação das visões de mundo.
10. Interpretação de documentos2: estudos de iconografia e de leitura de imagens.
11. O Arquivo: “O homem que nunca jogou nada fora”, de Ilya Kabakov e “Mal de arquivo” de Jacques Derrida.
12. a 17. Seminários de apresentação dos documentos de trabalhos referentes à produção em arte dos alunos participantes e de resumos críticos dos conceitos operatórios identificados nesse material.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
DOCUMENTOS DE TRABALHO | Artes (Mestrado acadêmico) |