Nome da Atividade
A constituição semântica e pragmática das proposições morais I
CÓDIGO
06730394
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A natureza das proposições em geral e as proposições morais como contrassensos: o Wittgenstein do Tractatus.
A pandemia como um fenômeno moral: alguns aspectos centrais.” Houve no mundo tantas pestes quanto guerras. E, contudo, as pestes assim como as guerras encontram as pessoas sempre igualmente desprevenidas (Albert Camus, A Peste).

Objetivos

Objetivo Geral:

A disciplina prevê a participação de dois professores convidados (Guest Speakers) ao longo do semestre para discutir pontos relevantes sobre o tema. Há uma dimensão metodológica que merece atenção. A disciplina utilizará o chamado método EMI - English as a Medium of Instruction. Isso significa que ela será ministrada em inglês, embora o método preveja um processo interativo que inclui o português para algumas atividades. A intenção desse curso é ampliar o escopo da investigação e incentivar nosso debate em inglês, uma boa ferramenta de comunicação além-fronteiras, preparando os interessados para futuras discussões em congressos internacionais, cursos, etc.teste

Conteúdo Programático

Este curso está preocupado com a afirmação de Camus de um ponto de vista moral, pois a investigação moral sobre a pandemia também nunca ganhou atenção séria. Mesmo que estejamos deixando para trás a pior fase da pandemia (o que não significa seu fim), as discussões sobre o tema ainda são embrionárias. Uma explicação para isso pode ser encontrada no modo como definimos o próprio termo pandemia. Quando tratamos a pandemia como um fato contingente da vida humana, teríamos pouco ou nada a dizer sobre ela do ponto de vista da moralidade. Nesse caso, a discussão ficaria restrita a outros campos científicos, especialmente às áreas da saúde e da tecnologia. A primeira pergunta que discutiremos ao longo do curso é se a pandemia pode ser interpretada como um “fenômeno moral”, diferentemente de outras catástrofes naturais como enchentes ou terremotos. Se a resposta for afirmativa, então assumiremos a premissa de que a pandemia é carregada de fenômenos morais. Neste cenário, iremos investigar com profundidade a dimensão moral de nossas relações pandêmicas a partir da literatura mais recente sobre o tema. Eis alguns pontos que nos interessa:⁃ Seria a pandemia um fenômeno moral?, ⁃ Quais os aspectos morais das relações humanas em contextos extremos?, ⁃ Haveria sorte moral na pandemia? ⁃ Por que censuramos moralmente os outros, mesmo em situações extremas?, ⁃ Podemos falar em pós-pandemia?

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
A constituição semântica e pragmática das proposições morais I Filosofia (Mestrado acadêmico)
A constituição semântica e pragmática das proposições morais I Filosofia (Doutorado)

Página gerada em 26/07/2025 20:45:45 (consulta levou 0.143420s)