Nome da Disciplina
CLÍNICA MÉDICA II
CÓDIGO
07420002
Carga Horária
480 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
32
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
28
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
32
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conhecimentos teóricos e práticos para a abordagem inicial do paciente e princípios básicos para a realização do processo diagnóstico e terapêutico das principais doenças.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver nos estudantes um raciocínio clínico ampliado e uma relação médico-paciente responsável e contextualizada, além da relação com o serviço e outros profissionais de saúde através de uma prática em CLÍNICA MÉDICA no contexto do Hospital Escola e Ambulatório Central.

 

Objetivos Específicos:

1. Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes em torno do processo de consultoria médica que viabilizem uma prática ampliada na assistência a saúde.
2. Desenvolver a capacidade de análise e crítica da realidade, do modelo de ensino e da assistência, através da observação e discussão de casos clínicos.
6- Desenvolver competência para resolver a maioria dos problemas em saúde, com foco em clínica médica, dos pacientes que demandam o Hospital Escola e o Ambulatório Central.

Conteúdo Programático

Reumatologia: Lupus Eritematoso Sistêmico I, II, Artrite Séptica, PolidermatomiositeInfecciosas: Choque Séptico,Tétano, Infecção
Nefrologia: Plano Parenteral I a IV, Nefropatia Diabética, Pielonefrite Aguda, Glomerulonefrites, Insuficiência Renal Crônica, Nefropatia das Doenças Sistêmicas, Síndrome Nefrótico, Insuficiência Renal Aguda
Gastroenterologia: Provas de Função Hepática, Hepatites, Marcadores Virais, Cirrose Hepática, Colecistopatias, Pancreatites, Hemorragia Digestiva, Tumores do Tubo Digestivo
Pneumologia: Pneumonias, Tuberculose I e II, Neoplasias de Pulmão, Insuficiência Respiratória
Endocrinologia: Acromegalia, Síndrome de Cushing, Doença de Addison e Crise Adissoniana, Crise Tireotóxica, Coma Mixedematoso, Descompensação Diabética, Cetoacidose e Coma Hiperosmolar
Hematologia: Síndrome Mieloproliferativa, Linfomas, Coagulopatias, Púrpuras
Cardiologia: Infarto Agudo do Miocárdio – Pericardite, Endocardite, Cor Pulmonale Crônica, Embolia Pulmonar, Insuficiência Cardíaca I e II, Lesões Orovalvulares.
Prático:
Manhã – Atividades práticas nas Enfermarias do Hospital Escola da FAU e Santa Casa de Misericórdia, com orientação e supervisão dos professores.
Tarde – Evolução dos pacientes nas Enfermarias do Hospital Escola da FAU e Beneficência.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Página gerada em 18/07/2019 14:33:15 (consulta levou 0.111192s)