Nome da Atividade
ESTÁGIO EM PEDIATRIA
CÓDIGO
07440008
Carga Horária
510 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
34
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
34
CRÉDITOS
34
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

A Pediatria é a especialidade médica que estuda a atenção à saúde da criança desde a concepção (pré-natal) até a adolescência. Abordamos as doenças antenatais, o atendimento ao recém-nascido na sala de parto e seguimento das crianças em consulta de acompanhamento (puericultura e consulta pediátrica). Nas consultas são abordados aspectos fisiológicos do crescimento e desenvolvimento da criança e prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças mais freqüentes em pediatria.
As atividades são desenvolvidas em sala de parto e bloco cirúrgico (assistência a cesáreas), alojamento conjunto, enfermarias de pediatria e nos ambulatórios (puericultura e ambulatórios de especialidades pediátricas).

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais. Qualificar o aluno para o atendimento global da criança nas diversas faixas etárias; detecção e tratamento dos problemas de saúde mais prevalentes na infância; acompanhamento do crescimento e desenvolvimento (puericultura); orientação das medidas preventivas (vacinação, profilaxia medicamentosa, acidentes na infância) e prevenção de doenças crônicas na vida adulta (identificação e prevenção dos fatores de risco)
O Estágio tem como principio norteador a inclusão do acadêmico em situações reais da prática médica sob permanente supervisão a fim de capacitá-lo na prática da medicina geral quando egressos da Escola de Medicina
Também temos como objetivo complementar a formação ética e moral que norteiam a atividade profissional do médico e suas peculiaridades na Pediatria.
Específicos: Desenvolver o conhecimento adequado para a Promoção da saúde da criança; desenvolver o raciocínio clínico e o espírito crítico; estimular a pesquisa clínica; apresentar aos alunos as especialidades dentro da prática pediátrica (gastroenterologia, pneumologia, cardiologia, nefrologia, cirurgia pediátrica, hematologia/oncologia, genética e neuropediatria).

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • 1. Behrman, R. E.; Jenson, H. B., Kliegman, R. NELSON. Tratado de Pediatria. 18ª ed. Elsevier, 2009. 2. Burns, D. A.R.; Campos Júnior, D.;Silva, L. R.; Borges, W. G. Tratado de pediatria, v.1. 4ª edição. Editora Manole. 2017. 3. Burns, D. A.R.; Campos Júnior, D.;Silva, L. R.; Borges, W. G. Tratado de pediatria, v.2. 4ª edição. Editora Manole. 2017.

Bibliografia Complementar:

  • 1. Lago, P. M. et al. Pediatria Baseada em evidências. 1a Edição. Editora Manole. 2016. 2.Martins, M. A. et al. Semiologia da Criança e do Adolescente. 1a Edição. Editora Medbook. 2010. 3. Hay, W. W. CURRENT, pediatria diagnóstico e tratamento. 22ª edição. McGraw-Hill. 2016

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
P1 2024 / 1 28 28 Medicina (Bacharelado)

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO EM PEDIATRIA Medicina (Bacharelado)

Página gerada em 20/04/2024 08:49:50 (consulta levou 0.113078s)