Nome da Atividade
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
CÓDIGO
09010034
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Realização de investigação em educação, estabelecendo as reflexões e interfaces com o percurso formativo, os desafios da prática docente e as possibilidades de transformação através da realização de uma monografia no ensino de Ciências e Biologia.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral: Elaborar um trabalho de conclusão de curso (formato monografia ou artigo), envolvendo pesquisa em educação ou no ensino de Ciências e/ou de Biologia.

Objetivos Específicos: Apresentar e defender pesquisa desenvolvida; Experienciar a prática da pesquisa, estudando aspectos teóricos e metodológicos pertinentes à pesquisa científica; Aprimorar conhecimentos estudados durante o curso, realizando relação com a formação profissional.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • WELLER, W.; PFAFF, N. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2011.
  • SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Unijuí, 2011.
  • SANDÍN-ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.
  • PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 2ª ed Campinas: Papirus, 1997.
  • LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2ª ed. São Paulo: EPU, 2017.
  • BAUER, M. V.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 10ª ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

Bibliografia Complementar:

  • ANDRÉ, M. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2010.
  • ALVAREZ-MENDEZ, J. M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
  • BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
  • FAZENDA, I. Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2010.
  • MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual discursiva. Ijuí:UNIJUÍ 2007. De acordo com o projeto específico de cada TCC e indicações do professor-orientador.
  • GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2011.
  • GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: ATLAS, 2008.
  • MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13ª ed. São Paulo: HICUTEC- ABRASCO, 2013.

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