Nome da Atividade
ANATOMIA DOS ANIMAIS DE PRODUÇÃO I
CÓDIGO
09040015
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina aporta o conhecimento das estruturas
anatômicas macroscópicas que constituem o sistema
músculo esquelético das principais espécies animais
freqüentemente criadas e destinadas à produção, tais
como bovinos, eqüinos, suínos, ovinos, caprinos e
aves. Serão abordados os seguintes tópicos:
Anatomia Conceitos e Planos de Construção,
Osteologia geral, Artrologia Geral, Miologia Geral,
Esqueleto Axial: Osteologia Comparada da Cabeça,
Artrologia e Miologia Comparada da Cabeça,
Esqueleto Axial: Coluna Vertebral, Músculos do
esqueleto axial e cortes comerciais. Membro torárico:
osteologia, artrologia e miologia, Membro Pelviano:
osteologia, artrologia e miologia. Cascos, chifres,
unhas e penas. Dinâmica do Movimento e aprumos.
Estruturas músculo-esqueléticas das aves.

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais
A disciplina de anatomia dos animais de produção I tem como objetivo geral o de proporcionar conhecimentos da estrutura musculoesquelética do corpo dos animais de produção doméstica, proporcionando aos discentes de zootecnia, conhecimentos anatômicos do exterior do corpo dos animais além de proporcionar melhor compreensão dos tópicos abordados em outras disciplinas a serem cursadas.
Específicos
Como objetivos específicos a disciplina é ministrada buscando:
1. Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos da estrutura do corpo dos animais, baseado na anatomia descritiva ou sistemática, com algumas abordagens em anatomia comparada e topográfica.
2. Que os alunos estejam aptos a reconhecer a forma, localização e interelações dos diferentes órgãos que compõe o organismo, bem como estabelecer comparações entre os sistemas e aparelhos nas diferentes espécies animais.
3. Integrar os conhecimentos anatômicos do exterior do corpo dos animais á realização de exames fenotípicos dos animais para fins de inscrição em sociedades de registros genealógicos, julgamentos e peritagem em animais, identificando taras e vícios com fins administrativos de crédito, seguro e judiciais.
4. Através do conhecimento fenotípico, promover o melhoramento dos rebanhos, através da produção de animais precoces, resistentes e de elevada produtividade.
5. Aulas teóricas sobre a anatomia macroscópica dos animais de produção, relacionadas com sua importância prática, despertando no estudante o interesse pela pesquisa, tanto em laboratório quanto na literatura.
6. Estimular a participação ativa do discente nas aulas teóricas através da exposição de peças anatômicas criodesidratadas e secas durante a exposição teórica do assunto.
7. Aplicar avaliações teóricas e práticas para verificação do nível de aprendizado, reflexo da atividade docente.
8. Oportunizar aos discentes o convívio acadêmico com alunos monitores em aulas práticas para incentivar o hábito do estudo.
9. Realizar atividades teóricas e práticas de forma sincronizada para facilitar o aprendizado e sempre que possível, observar a interdisciplinaridade da formação acadêmica procurando, entre outros objetivos, desempenhar as atividades acadêmicas em sincronia com as demais disciplinas.
10. Proporcionar o complemento do conteúdo teórico através de aulas práticas expositivas e auxiliadas por roteiro prático, cabendo aos professores o papel de informar, correlacionar e fundamentar a importância do conhecimento adquirido e sua aplicação na zootecnia.

Conteúdo Programático

Unidade 1: Conceitos em Anatomia, Planos de
Construção
Unidade 2: Osteologia e Artrologia Geral
Unidade 3: Miologia Geral
Unidade 4: Esqueleto Axial: Osteologia, Artrologia e
Miologia Comparada da Cabeça
Unidade 5:, Esqueleto Axial: Coluna Vertebral,
Músculos e cortes comerciais
Unidade 6: Membro torácico: osteologia e artrologia
Unidade 7: Miologia do Membro torácico e cortes
comerciais
Unidade 8: Membro Pelviano: osteologia, artrologia
Unidade 9: Miologia do Membro Pelviano e cortes
comerciais
Unidade 10: Cascos, Chifres, unhas e penas
Unidade 11: Dinâmica do Movimento e aprumos
Unidade 12: Estruturas Músculo-esqueléticas das
Aves
Unidade 13: Práticas em Animal vivo
Unidade 14: Práticas em Animal vivo

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Básica 1. ASHDOWN,R.R; DONE,S. Atlas colorido de anatomia veterinária – os ruminantes. São Paulo: Manole, 1987 2. ASHDOWN,R.R; DONE,S. Atlas colorido de anatomia veterinária – o eqüino. São Paulo: Manole, 1990. 3. CLAYTON,H.M.; FLOOD,P.F. Atlas colorido de anatomia aplicada dos grandes animais. 1ed. São Paulo: Manole, 1997. 4. DYCE,K.M.; SACK,W.O.; WENSING,C.J.G. Tratado de anatomia veterinária. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1990 5. GETTY,R. Anatomia dos animais domésticos. 5ed. Interamericana, 1971. 6. KÖNIG,H.E. ; LIEBICH, H. Anatomia dos Animais Domésticos – Texto e Atlas colorido. Porto Alegre: Artmed, 2002 2v. 7. POPESKO,P. Atlas de anatomia topográfica dos animais domésticos. São Paulo: Manole, 1985. 3v. 8. SISSON,S.; GROSSMAN,J.D. Anatomia dos animais domésticos Getty. 5ed. Rio de Janeiro,: Guanabara Koogan, 2008. 2v. 10.2.

Bibliografia Complementar:

  • Complementar 1. NOMINA ANATOMICA VETERINÁRIA. 4ed. International Commitee on Veterinary Gross Anatomical Nomenclature, 1992. 2. BARONE, R. Anatomie comparée des mamiféres domestiques. Paris, Vigot, 1990. 6v. 3. FRANDSON,R.D. Anatomia e fisiologia dos animais domésticos. 2ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1979. 4. NICKEL,R.; SHUMMER,A.;SEIFFERLE,E. The viscera of the domestic mammals. Berlin: Verlag Paul Parey. 1973 9. Atividades Discentes A prática na disciplina de Anatomia envolve a dissecação prévia de peças, que possibilitem a exposição e posterior identificação das estruturas para um melhor entendimento da topografia das regiões, que compõe o corpo animal. Serão dissecados peças, obtidas em frigoríficos e Hospital de Clinicas Médico-Veterinário, previamente per fundidos com solução de formaldeído a 10% ou congelados

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 60 37 Zootecnia (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
TONY LEANDRO REZENDE DA SILVEIRA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ANATOMIA DOS ANIMAIS DE PRODUÇÃO I Zootecnia (Bacharelado)

Página gerada em 28/03/2024 14:09:55 (consulta levou 0.126788s)