Nome da Atividade
PEDOLOGIA
CÓDIGO
10060197
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina de Pedologia apresenta uma síntese do estudo de solos, de forma que o estudante possa compreender sua origem, constituição, formação, classificação, manejo e conservação. Procura-se atender com o conteúdo apresentado, as necessidades básicas para que o geógrafo possa exercer de forma adequada suas habilitações no contexto da geografia física, principalmente nas suas relações com a paisagem.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver com os estudantes da disciplina um processo de ensino - aprendizagem capaz de fornecer os elementos necessários à compreensão dos fundamentos da Ciência do Solo.

1. Desenvolver um embasamento teórico para o conhecimento do solo como elemento básico no estudo de temas ligados à relação solo-paisagem;
2. Entender o solo como um corpo natural, componente do meio ambiente e sujeito a constantes transformações;
3. Conhecer os principais aspectos morfológicos, mineralógicos, físicos, químicos e biológicos dos solos;
4. Conhecer os principais fatores e processos de formação dos solos;
5. Identificar um solo e classificá-lo, no nível de maior hierarquia, pelas suas características morfológicas, físicas e químicas;
6. Conhecer os principais processos de degradação da qualidade do solo e as práticas de manejo do sistema solo-água-planta com vistas à uma agricultura mais sustentável.

Conteúdo Programático

1. Apresentação da disciplina; discussão conteúdo programático; planejamento aulas; critérios de avaliação; Introdução ao estudo da Pedologia
2. Morfologia do Solo
3. Componentes minerais do solo
4. Propriedades químicas do solo
5. Propriedades físicas do solo
6. Propriedades biológicas do solo
7. Gênese do Solo: intemperismo
8. Gênese do solo: fatores e processos de formação
9. Classificação do Solo: princípios, bases e classes do sistema brasileiro
10. Qualidade do Solo e a sustentabilidade dos agroecossistemas
11. Capacidade de Uso das Terras
12. Processos de degradação da Qualidade do Solo
13. Manejo e Conservação do Solo

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRADY, Nyle C WEIL, Ray R Elementos da natureza e propriedades dos solos 3 ed Porto Alegre Bookman, 2013 685 p Disponível em https :://pergamum ufpel edu br/pergamum/biblioteca/
  • SANTOS, Humberto Goncalves dos et al Sistema Brasileiro de Classificação de Solos 5 ed rev e ampl Brasília, DF Embrapa, 2018 Disponível em https :://www infoteca cnptia embrapa br/infoteca/handle/doc/ 1094003
  • STRECK, E. V.; KÄMPF, N.; DALMOLIN, R. S. D.; KLAMT, E.; NASCIMENTO, P. C. do; GIASSON, E.; PINTO, L. F. S. Solos do Rio Grande do Sul. 3. ed. rev. ampl. Porto Alegre: UFRGS: EMATER/RS-ASCAR, 2018. 251 p.

Bibliografia Complementar:

  • PRUSKI, F.F. Conservação do solo e água: práticas mecânicas para o controle da erosão hídrica. Viçosa, MG: Ed. UFV, 2006. 240p.
  • SANTOS, R.D.; LEMOS, R.C.; SANTOS, H.G.; KER, J.C.; ANJOS, L.H.C. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 60. Ed. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013. 100p.
  • BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do solo. São Paulo: Ícone, 1999. 355p.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PEDOLOGIA Geografia (Bacharelado - Noturno)

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