Nome do Curso / Conceitos (*)
Geografia
Enade (2017)1CPC (2017)2CC (2013)5
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Código UFPel
3110
Código e-MEC
113606
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14L30Total
PAVE 2023/11111111119
SISU 2023/1173434111135
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1572 de 06 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 433 de 30/07/2014. Publicada no D.O.U. de 01/08/2014.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 1097 de 24/12/2015. Publicada no D.O.U. de 30/12/2015.

Contextualização

O curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal de Pelotas tem como objetivo principal a formação de profissionais habilitados a atuarem no desenvolvimento de atividades de pesquisa e de aplicação técnica. Contribuindo, de forma qualificada, para a compreensão do espaço geográfico – de seus objetos e processos naturais e sociais - em constante transformação. Objetivos Específicos Formar profissionais para o exercício da Geografia aplicada ao ambiente, oportunizando condições teórico-reflexivas necessárias às experiências interdisciplinares. Capacitar os profissionais para identificar problemas, propor soluções, acompanhar e participar do desenvolvimento da ciência geográfica, bem como se constituir em agentes de construção de uma nova sociedade, fundamentada em conhecimentos, habilidades e atitudes críticas e criativas. Desenvolver a capacidade para produzir conhecimentos e analisar o espaço geográfico, de maneira crítica e reflexiva.

Objetivos

5.1. Objetivo Geral
O curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal de Pelotas tem como objetivo principal a formação de profissionais habilitados a atuarem no desenvolvimento de atividades de pesquisa e de aplicação técnica. Contribuindo, de forma qualificada, para a compreensão do espaço geográfico – de seus objetos e processos naturais e sociais - em constante transformação.
5.2. Objetivos Específicos
 Formar profissionais para o exercício da Geografia aplicada ao ambiente, oportunizando condições teórico-reflexivas necessárias às experiências interdisciplinares.
 Capacitar os profissionais para identificar problemas, propor soluções, acompanhar e participar do desenvolvimento da ciência geográfica, bem como se constituir em agentes de construção de uma nova sociedade, fundamentada em conhecimentos, habilidades e atitudes críticas e criativas.
 Desenvolver a capacidade para produzir conhecimentos e analisar o espaço geográfico, de maneira crítica e reflexiva.

Perfil do Egresso

O perfil desejado para o Bacharel em Geografia da UFPEL é de um profissional capaz de analisar as problemáticas do mundo atual em constante transformação. Este deve estar apto a participar no desenvolvimento da ciência geográfica, constituindo-se em agente de transformação da sociedade. Para tanto, a formação do bacharel deve contemplar sólida formação na área das humanidades e das geociências, criando possibilidades de identificação, análise e interpretação dos processos sociais e das relações existentes entre a natureza e a sociedade. Em outras palavras, segundo Milton Santos, criar consciência de uma época, compreender o meio técnico-científico e informacional e, desenvolver a percepção da simultaneidade de tempos e processos. O bacharel deverá conhecer e atuar na realidade, na perspectiva da inclusão dos setores sociais não-privilegiados ou menos privilegiados. Ênfase especial também será dispensada às problemáticas das realidades regionais, nacionais e mundiais, bem como à compreensão, domínio e aplicação das novas tecnologias, inerentes ao processo de globalização. Nesta perspectiva o ensino, a pesquisa e a extensão devem ser indissociáveis, pois o profissional deve ser capaz de produzir conhecimento a partir da prática, em diálogo com as distintas abordagens teóricas, exercitando a interdisciplinaridade.

Competências e habilidades

Com base na legislação em vigor (proposição MEC/Diretrizes Curriculares Nacionais) e atendendo a proposta político-pedagógica do Curso, são listadas a seguir as competências do bacharel em Geografia formado na UFPel. É preciso salientar que as competências expressam as possibilidades que se podem concretizar por intermédio dos percursos que os alunos realizam nesta etapa de formação inicial.
7.1. COMPETÊNCIAS DO BACHAREL EM GEOGRAFIA
a) Desenvolver investigações científicas sobre aspectos socioeconômicos, políticos e/ou ambientais e os processos deles resultantes, que constituem a realidade complexa abordada pela Geografia;
b) Utilizar a metodologia científica na realização de atividades acadêmicas e trabalhos científicos;
c) Reconhecer, selecionar e utilizar as linguagens científicas e gráficas mais adequadas para tratar a informação geográfica;
d) Construir, executar e avaliar projetos e programas interdisciplinares;
e) Desenvolver uma postura crítica, de questionamento e reflexão em relação aos elementos que dão identidade ao espaço geográfico;
f) Compreender conceitualmente que os fenômenos geográficos têm uma espacialidade e que as paisagens geográficas expressam diferentes temporalidades da sociedade e da natureza.
7.2. HABILIDADES DO BACHAREL EM GEOGRAFIA
a) Identificar e analisar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento;
b) Articular o empírico e o conceitual relacionando o conhecimento dos processos espaciais;
c) Reconhecer, identificar e interpretar a escala social de análise dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;
d) Organizar e realizar atividades de campo para a investigação geográfica;
e) Participar de atividades profissionais, de maneira integrada e contributiva, em equipes interdisciplinares;
f) Observar, descrever, representar, investigar, interpretar, comparar e construir o entendimento das inter-relações das dinâmicas socioeconômicas e naturais no processo de produção e, organização do espaço geográfico;
g) Identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções relativas ao processo de produção e organização do espaço;
h) Caracterizar regiões e sub-regiões geográficas naturais e zonas geoeconômicas (organização físico-espacial).

Organização Curricular

A estrutura curricular do curso de Bacharelado em Geografia será organizada com base em três dimensões formativas, tais como, Formação Específica, Formação Complementar e Formação Livre1.
A Formação Específica abrange um conjunto de disciplinas obrigatórias, TCC e Estágio supervisionado, a serem cursadas por todos os alunos do Curso, trata-se de uma formação básica indispensável a todo o aluno. Esta formação é estruturada a partir do perfil do profissional egresso do Curso, nas suas potencialidades e áreas de atuação.
A grade curricular é organizada de forma a dar sustentação e qualidade a formação do Acadêmico do Curso de Bacharelado. Para tanto, as disciplinas que apresentam pré-requitos fazem parte de um bojo de conhecimento especifico, tendo como premissa a linearidade e o aprofundamento das discussões teóricas e práticas, não podendo ser alterada sua ordem, sob pena de prejuízo no processo ensino-aprendizagem.
A Formação Complementar tem na sua constituição a dimensão obrigatória no currículo do Curso e abrange um conjunto de saberes que darão ao estudante uma formação mais específica numa sub-área do Curso, o mesmo abrange três possibilidades
1 Coletânia Pedagógica da Universidade Federal de Pelotas – Caderno Temático 01, 2008 p. 17-18.
20
a saber, atividades complementares direcionadas (pesquisa, extensão e ensino), disciplinares optativas.(obrigatórias no currículo) e optativas.
O Curso de Bacharelado em Geografia oferece uma série de disciplinas de caráter optativo geral, entre as quais o aluno poderá optar para ampliar a sua formação, tendo o estudante que cursar no mínimo dez créditos, podendo ser integralizado por disciplinas cursadas em outros cursos, mediante análise e aprovação do Colegiado dos Cursos de Geografia. Será verificada a pertinência de aprovação de disciplinas oferecidas por outros departamentos, considerando, fundamentalmente, a aplicabilidade do conteúdo na formação acadêmica do estudante.
A Formação Livre abrange um conjunto de disciplinas no âmbito da instituição e/ou do instituto a ser escolhido pelo estudante com o acompanhamento do professor orientador, ou aprovação do colegiado. As atividades complementares ou atividades de enriquecimento curricular se referem ao elenco de oportunidades que os acadêmicos podem participar de forma a complementar os seus estudos. Incluem atividades de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão (cadastrados no COCEPE), estudos dirigidos e outras modalidades que deverão ser submetidas à apreciação do Colegiado do Curso. Poderão ser contempladas depois de submetidas à apreciação do Colegiado do Curso, as participações dos alunos em encontros de Geografia e áreas afins de âmbito municipal, estadual, nacional ou internacional. Demais atividades complementares serão realizadas aos sábados e de acordo com as possibilidades dos estudantes. Aqui estão compreendidas, também, as atividades extracurriculares realizadas pelos estudantes. Ao todo, devem ser integralizadas, no mínimo, duzentas horas de atividades complementares até a conclusão do Curso.

Procedimentos e metodologias de ensino

Os procedimentos pedagógicos adotados consideram que neste mundo (real, mas também virtual) em que estamos vivendo, são necessárias novas práticas. Assim, longe de procurar conformar/enquadrar os estudantes em formas pré-estabelecidas, pretendem libertá-los para ter criatividade, serem críticos, ter acesso às informações e de usar os referenciais teóricos. Assim como o instrumental técnico que estiver disponível, de construir o seu próprio pensamento e estabelecer os elos entre todas as informações, para que possa, assim, produzir o seu conhecimento.
 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

A avaliação é etapa do processo de formação, devendo garantir o desenvolvimento das competências profissionais. È fundamental para diagnosticar questões relevantes, aferir resultados e identificar mudanças necessárias relacionadas a problemas teórico-metodológicos.
Com o objetivo de construção do conhecimento, mais do que assimilação de conteúdos tradicionais, abre-se a possibilidade para reflexão escrita sobre aspectos estudados, elaboração de projeto com o objetivo de realizar intervenções contextualizadas, no campo socioambiental, rural e urbano.
9.1. PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
O processo de formação do profissional em Geografia bacharel deve garantir o desenvolvimento das competências e habilidades apontadas nesse projeto político pedagógico. Mas, para que isso se cumpra, torna-se necessário a presença de instrumentos de avaliação periódica do processo ensino-aprendizagem, com o intuito de alcançar os objetivos propostos, reajustando, quando se fizer necessário, as estratégias de ensino.
A avaliação não deve ser pensada apenas como um instrumento classificatório de aprovação ou reprovação, mas, principalmente, como um instrumento voltado à formação do aluno. Assim, deve-se avaliar tanto o conhecimento adquirido quanto a capacidade de pô-los em prática e expandi-los, garantindo, desse modo, o uso funcional e contextualizado das competências e habilidades necessárias à formação profissional do geógrafo.
Para tanto, a elaboração dos instrumentos de avaliação por parte do professor deve ser precedida de uma reflexão sobre que critérios adotar. Vasconcelos (1998:68),
53
ao estudar as mudanças na avaliação da aprendizagem, recomenda que os instrumentos de avaliação devam ser:
• Reflexivos – que superem a simples repetição de informações e estabeleçam relações;
• Abrangentes – que contenha uma mostra significativa do que está sendo trabalhado;
• Contextualizadas – que permita a compreensão do que está sendo solicitado em relação ao que será praticado profissionalmente, e;
• Claros e compatíveis – em relação aos conteúdos trabalhados
A conjugação desses instrumentos proporcionarão ao professor os elementos necessários a um bom processo de avaliação. Nos próprios programas de ensino das disciplinas devem estar evidenciadas as formas de avaliar os domínios do conteúdo e as competências e habilidades profissionais esperadas.
Em relação à avaliação dos domínios do conteúdo poderão ser utilizados instrumentos como:
• Provas (dissertivas e orais);
• Seminários;
• Debates;
• Resenhas;
• Análise de textos;
• Atividades referentes à saída de campo;
• Atividades em grupo;
• Outras atividades
Tudo isso, supondo que ocorra discussão, análise crítica, explicação, interpretação e avaliação de conteúdos das aulas, dos conceitos, das categorias, das teorias, das metodologias, das idéias das fontes, dos textos e dos livros estudados.
Quanto à avaliação das competências e habilidades profissionais poderão ser realizadas via:
• Projetos de pesquisa;
• Relatórios de viagem de estudo;
• Relatórios de contextos observados através de entrevistas;
• Reflexão da prática docente através da análise da própria prática profissional (em especial aos licenciados);
• Relatórios finais de estágio supervisionado;
• Seleção e organização de fontes primárias ou de material didático;
• Produção de materiais e recursos para utilização didática ou de difusão do conhecimento e da pesquisa;
• Reflexão escrita sobre aspectos estudados, discutidos e observados em situação de estágio, pesquisa e extensão;
• Participação em encontros de geografia ou ciências afins com intuito de aprofundar o conhecimento e a análise crítica, favorecendo assim à utilização dos resultados em sua prática profissional;
• Avaliação da pesquisa, da produção e/ou difusão do conhecimento geográfico em instituições de ensino, órgãos (públicos/privados) voltados a análises sócio-espaciais, e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão e planejamento sócio-ambiental;
• Desenvolver, junto a órgãos de pesquisa e extensão, atividades voltadas a compreensão e análise crítica de instrumentalizações cartográficas, de fotointerpretação, de geoprocessamento e de sistemas de informação geográfica;
• Proceder, junto aos órgãos públicos, e junto a outros profissionais, a produção, análise e crítica a Planos tantos voltados para o urbano, quanto para o regional.
​Cabe ressaltar, em todo o processo de ensino-aprendizagem, que a avaliação não tem um fim em si mesmo. Ela se apresenta, junto àquele, como um meio a ser utilizado para o seu aperfeiçoamento.
O rendimento do aluno será verificado através de uma freqüência mínima obrigatória de 75% das aulas, com um aproveitamento de 70% para as demais avaliações aplicadas. Será considerado como aproveitamento em cada disciplina, notas que varia de Zero a Dez. O direito à recuperação do processo ensino-aprendizagem para alunos em dificuldades de avaliação seguirá o disposto na legislação vigente na Universidade Federal de Pelotas.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

A integração com a pesquisa ocorre através da participação dos discentes junto aos diversos laboratórios existentes no curso. Com relação à integração com a pós-graudação, ocorre junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia existente no Departamento de Geografia, onde a maioria dos pós-graduandos são egressos da nossa graduação, tanto em licenciatura quanto bacharelado.

Acompanhamento de Egressos

Em relação ao acompanhamento dos egressos, este processo ocorre mediante a atualização daqueles através dos eventos realizados tanto pelo colegiado quanto pelos laboratórios.

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10060184GEOGRAFIA DA POPULAÇÃOObrigatória460
10060186GEÓGRAFO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONALObrigatória460
10060182GEOLOGIAObrigatória460
10060185ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIALObrigatória460
10060183SOCIEDADE E NATUREZAObrigatória460

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10060188CARTOGRAFIA GERALObrigatória460
19610011CLIMATOLOGIAObrigatória460
10060190EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIAObrigatória460
11100028ESTATÍSTICA DESCRITIVAObrigatória460
10060189FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASILObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10060192CARTOGRAFIA TEMÁTICA DIGITAL10060188 - CARTOGRAFIA GERALObrigatória460
10060196GEOGRAFIA RURALObrigatória460
10060194GEOGRAFIA URBANAObrigatória460
10060191GEOMORFOLOGIA I10060182 - GEOLOGIAObrigatória460
10060193TOPOGRAFIA10060188 - CARTOGRAFIA GERALObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10060200GEOGRAFIA ECONÔMICAObrigatória460
10060198GEOPROCESSAMENTO I10060188 - CARTOGRAFIA GERAL10060192 - CARTOGRAFIA TEMÁTICA DIGITALObrigatória460
10060201METODOLOGIA DA PESQUISA EM GEOGRAFIA10060186 - GEÓGRAFO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONALObrigatória460
10060197PEDOLOGIA10060191 - GEOMORFOLOGIA IObrigatória460
10060199SENSORIAMENTO REMOTO10060188 - CARTOGRAFIA GERALObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10060202BIOGEOGRAFIA10060182 - GEOLOGIA10060191 - GEOMORFOLOGIA I19610011 - CLIMATOLOGIAObrigatória460
10060205GEOGRAFIA POLÍTICA E GEOPOLÍTICA10060185 - ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIALObrigatória460
10060204HIDROGEOGRAFIA10060191 - GEOMORFOLOGIA IObrigatória460
10060203LEGISLAÇÃO AMBIENTALObrigatória460
06560137SOCIOLOGIA PARA A GEOGRAFIAObrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10060208EIA-RIMA10060203 - LEGISLAÇÃO AMBIENTALObrigatória460
10060207GEOMORFOLOGIA II10060191 - GEOMORFOLOGIA IObrigatória460
10060209GEOPROCESSAMENTO II10060198 - GEOPROCESSAMENTO IObrigatória460
10060211GESTÃO DE NEGÓCIOS EM GEOGRAFIA10060186 - GEÓGRAFO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONALObrigatória460
10060210TEORIA DA REGIÃO E DA REGIONALIZAÇÃOObrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10060215MONOGRAFIA I10060201 - METODOLOGIA DA PESQUISA EM GEOGRAFIAObrigatória460
10060212PLANEJAMENTO AMBIENTAL10060209 - GEOPROCESSAMENTO II10060207 - GEOMORFOLOGIA II10060202 - BIOGEOGRAFIA19610011 - CLIMATOLOGIAObrigatória460
10060214PLANEJAMENTO RURAL10060196 - GEOGRAFIA RURAL10060209 - GEOPROCESSAMENTO II11100028 - ESTATÍSTICA DESCRITIVAObrigatória460
10060213PLANEJAMENTO URBANO10060209 - GEOPROCESSAMENTO II10060194 - GEOGRAFIA URBANAObrigatória460

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10060216ESTÁGIO SUPERVISIONADO10060212 - PLANEJAMENTO AMBIENTAL10060213 - PLANEJAMENTO URBANO10060214 - PLANEJAMENTO RURALObrigatória9135
10060217MONOGRAFIA II10060215 - MONOGRAFIA IObrigatória460

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10060218ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar200

Turmas ofertadas em 2022 / 2

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100028 - ESTATÍSTICA DESCRITIVAProfessor responsável pela turma: GISELDA MARIA PEREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T25522

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
19610011 - CLIMATOLOGIAProfessor responsável pela turma: DÉBORA DE SOUZA SIMÕES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T25519

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
10060123 - PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO NO BRASILProfessor responsável pela turma: THEO SOARES DE LIMA
Professor Regente: GIOVANA MENDES DE OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T2509

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
10060089 - ECOLOGIA DE SISTEMASProfessor responsável pela turma: AUGUSTO NOBRE GONCALVES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T2559

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
10060126 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: ADRIANO LUIS HECK SIMON
T152
10060126 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: MAURICIO MEURER
T1251
10060126 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: ROBINSON SANTOS PINHEIRO
T1451
10060126 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: EDVANIA APARECIDA CORREA ALVES
T452
10060126 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: ERIKA COLLISCHONN
T551

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100028 - ESTATÍSTICA DESCRITIVAProfessor responsável pela turma: GISELDA MARIA PEREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T25522

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
19610011 - CLIMATOLOGIAProfessor responsável pela turma: DÉBORA DE SOUZA SIMÕES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T25519

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
10060089 - ECOLOGIA DE SISTEMASProfessor responsável pela turma: AUGUSTO NOBRE GONCALVES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T2559

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
10060188 - CARTOGRAFIA GERALProfessor responsável pela turma: EDVANIA APARECIDA CORREA ALVES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M25528
19610011 - CLIMATOLOGIAProfessor responsável pela turma: DÉBORA DE SOUZA SIMÕES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T25519
10060190 - EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIAProfessor responsável pela turma: SIDNEY GONÇALVES VIEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M25525
11100028 - ESTATÍSTICA DESCRITIVAProfessor responsável pela turma: GISELDA MARIA PEREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T25522
10060189 - FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASILProfessor responsável pela turma: MARIA REGINA CAETANO COSTA
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T25523

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
10060200 - GEOGRAFIA ECONÔMICAProfessor responsável pela turma: THEO SOARES DE LIMA
Professor Regente: GIOVANA MENDES DE OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T2559
10060198 - GEOPROCESSAMENTO IProfessor responsável pela turma: ERIKA COLLISCHONN
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M2558
10060201 - METODOLOGIA DA PESQUISA EM GEOGRAFIAProfessor responsável pela turma: CESAR AUGUSTO FERRARI MARTINEZ
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T25518
10060197 - PEDOLOGIAProfessor responsável pela turma: LUIZ FERNANDO SPINELLI PINTO
Professor Regente: RYAN NOREMBERG SCHUBERT
Professor Regente: PABLO MIGUEL
Professor Regente: LIZETE STUMPF
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M25519
10060199 - SENSORIAMENTO REMOTOProfessor responsável pela turma: MOISES ORTEMAR REHBEIN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M25516

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
10060208 - EIA-RIMAProfessor responsável pela turma: MAURICIO MEURER
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M25012
10060207 - GEOMORFOLOGIA IIProfessor responsável pela turma: ADRIANO LUIS HECK SIMON
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M25011
10060209 - GEOPROCESSAMENTO IIProfessor responsável pela turma: EDVANIA APARECIDA CORREA ALVES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M2502
10060211 - GESTÃO DE NEGÓCIOS EM GEOGRAFIAProfessor responsável pela turma: MAURICIO MEURER
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M2505
10060210 - TEORIA DA REGIÃO E DA REGIONALIZAÇÃOProfessor responsável pela turma: TIARAJU SALINI DUARTE
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T2508

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
10060215 - MONOGRAFIA IProfessor responsável pela turma: CESAR AUGUSTO FERRARI MARTINEZ
Professor Regente: SANDRO DE CASTRO PITANO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M23015
10060212 - PLANEJAMENTO AMBIENTALProfessor responsável pela turma: ADRIANO LUIS HECK SIMON
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M25011
10060214 - PLANEJAMENTO RURALProfessor responsável pela turma: GIANCARLA SALAMONI
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M2311014
10060213 - PLANEJAMENTO URBANOProfessor responsável pela turma: THEO SOARES DE LIMA
Professor Regente: GIOVANA MENDES DE OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M2502

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
10060216 - ESTÁGIO SUPERVISIONADOProfessor responsável pela turma: TIARAJU SALINI DUARTE
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
P2207

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
10060222 - GEODIVERSIDADE, GEOPATRIMÔNIO E GEOCONSERVAÇÃOProfessor responsável pela turma: AUGUSTO NOBRE GONCALVES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M2259
10060225 - JUVENTUDE RURAL E ESPAÇO GEOGRÁFICOProfessor responsável pela turma: MARIA REGINA CAETANO COSTA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T2254

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
GABRIELA KLERING DIAS20222
LUISA DA ROSA OLIVEIRA20222
MARCELI TEIXEIRA DOS SANTOS20222
MARCELO UARTHE GRIMMLER20222
WILLIAM TEIXEIRA DOS SANTOS20222
YAGO JACONDINO NUNES20222
DELCE DO AMARAL PETRY20221
GABRIEL VELOSO ROCHA LEMOS20221
GILSON LUIS KOHLER HALL20221
HIERRO LUIZ DOS SANTOS DE ASSIS20221
HILMAR FRANZ JUNIOR20221
July Weber Garcia20221
KARINA ISLABAO FURTADO20221
LAURA ALMEIDA DOS SANTOS20221
LEONARDO SEBASTIAN PEREIRA AMATO20221
LUCAS DE CASTRO MASCARENHAS20221
LUIZ FELIPE WASSMANSDORF20221
OTAVIO AUGUSTO MARTINS DE MOURA20221
RAFAEL RAMON MACHADO DOS SANTOS20221
VAGNER ANTONIO SANTAREM20221
VICTOR DIAS FONSECA20221
VITORIA SALDANHA PEREIRA20221
VIVIAN ROCHELY DO CARMO NUNES20221
ANDRÉA BRITO ALVES20212
ANTONIO CARLOS LUZ GOMES E SILVA20211
CAMILA SIAS GOMES20211
GUSTAVO SACCO ZUTTION20211
HAKREN XAVIER MENDES20211
JOANA TRAPP JUNG DE SOUZA20211
JUAN PABLO MADRUGA DA SILVA20211
MARIELE AFONSO DOMINGUES20211
MONICA KLUG BORGES20211
REJANE LEMOS DE AZAMBUJA GOMES20211
RYAN MENDES DOS SANTOS20211
SANDI XAVIER MANCILIA20211
Stéfany Solari Maciel20211
TALITA CASTRO AZEVEDO20211
WILLIAN COUTINHO SILVEIRA20211
ADRIANE DO AMARAL SAMPAIO20201
Ana Carolina Bilhalva Drehmer20201
CAMILA DE SOUZA MESQUITA20201
JURANDIR VIEIRA FRANCO20201
MAURO PINTO DE OLIVEIRA20201
MURILO FREDA SILVEIRA20201
RENAN PEREIRA MACHADO20201
SABRINA BLANK SCHNEIDER20201
SAMUEL DE JESUS CABRAL20201
Vaneza Barreto Pereira20201
vângela regina martins de paiva20201
VÍTOR EMANUEL SILVA DE OLIVEIRA20201
GABRIEL GORGA CARDOSO20192
GICELMA MARCELLO DE AVILA20192
JOAO MANOEL ACOSTA GOMES20192
LAIDINER RUTZ TRETTIN20192
LEONARDO FIGUEIREDO DA SILVA20192
LIZIANE KERCHINER DA SILVA20192
LUCAS PIRES FERREIRA20192
MARIA IZABEL DOS SANTOS BRUM20192
OTAVIO LIMA CHAGAS20192
TIAGO GOMES DE OLIVEIRA20192
Fabio Furtado Saraiva20191
DÉBORA AZEVEDO WERHLI20182
GEREMIAS GIRARDI LOPES20182
KAUA BRISOLARA FLORES20182
MARTHA REGINA OLIVEIRA COPELLO DA CRUZ20182
MICHEL DA SILVA KNUTH20182
PEDRO HENRIQUE GONCALVES DA LUZ20182
PEDRO VIEIRA SAMPAIO20182
ROSANE DE AQUINO VALADAO20182
SAMANTA TOLENTINO CECCONELLO20182
SUZANA DOS SANTOS SOARES20182
VAGNER SANTOS REIS20182
YVES PEREIRA DE SOUSA TAVARES20182
GUILHERME MARTINS20172
JAILTON GONCALVES FERNANDES20172
LEONARDO KEGLES20172
MATHEUS MIDON DOS PASSOS20172
PAULO ROBERTO BORGES TEIXEIRA JUNIOR20172
RODRIGO SALVADOR BENEDETTO CHIRIBAO20172
ANALU NERY JACCOUD20162
ANDREIA CARDOSO DA MARTHA20162
LEONARDO WENCESLAU SOSA ELY20162
RENIE SANTOS DE MATTOS20162
ROSANGELA RIBEIRO MEIRELES20162
DANIELA DA SILVA20152
GABRIEL HORNER RODRIGUES20152
WILLIAN AZEREDO DA COSTA20152
SABRINA DOMINGUES MORALES20142
ANDREIA MONKS XAVIER20132
CÁTIA CIRLENE DA SILVA TEIXEIRA20132
KARINA PERALDO DA SILVA20102
SANDRO HILARIO LEITZKE20102

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ANDERSSON RODRIGUES PETER20072011
CÁTIA FANKA BORGES20072011
JULIANA DUMMER20072011
JÚLIA VICTORIA CASALINHO PEREIRA20072011
LUIZA CHRISTMANN20072011
MANOEL GOMES DA SILVA NETO20072011
NATÁLIA WINTER DE FREITAS20072011
ALCIDES CRISTIANO MORAIS SEVERO20082012
CRISTIANE TAVARES FEIJÓ20082012
EDER PEREIRA DA SILVA20082012
GILCIANE JANSEN RECONDO20082012
HUMBERTO GAUTÉRIO DE SOUZA20072012
LÍVIA HAHN DURGANTE20082012
LUÍS HENRIQUE FERREIRA DIAS20082012
MARIANA DE OLIVEIRA CASALINHO20082012
NILVA GEORGINA LARROZA LOPES20082012
PAULA NEUMANN NOVACK BANDEIRA20082012
SAMUEL FLECK20082012
TAMARA FELIPIM20092012
VAGNER MESQUITA DE OLIVEIRA20082012
ADRIANO LUIZ DA CUNHA CRUZ20092013
ÂNDREA LENISE DE OLIVEIRA LOPES20092013
BIANCA MARQUES MAIO20092013
CARMEN APARECIDA WASKIEVICZ20092013
CEMILA PANSERA20082013
CESAR BAUER GOMES20092013
CRISLENE AGUIAR DA ROSA20092013
ÉMERSON PINTO GALHO20092013
FRANCIÉLIS FERREIRA VARGAS20082013
GREGOR RODRIGUES DE OLIVEIRA20092013
HELEN JULIANA LERM DUTRA20092013
JESSICA VENZKE KERSTNER20092013
JULIANA CRISTINA FRANZ20092013
LEONEL MORAIS RIBEIRO DA SILVA20092013
MARA LUCIA FONSECA GOMES20092013
MARIA LECI DRAWANZ GÖTZKE20092013
MARIBEL DOS SANTOS MACHADO20082013
NELSON CICCONET20092013
RENATA LIMA PEREIRA20092013
SILVANA PEREIRA RÖDEL20092013
ANDERSON RODRIGO ESTEVAM DA SILVA20102014
ANELIZE MILANO CARDOSO20102014
ANTÔNIO AUGUSTO RODRIGUES FRANCO20092014
CRISTINA WEIRICH BOSENBECKER20102014
FRANCISCO CARLOS GARCIA LUÇARDO20102014
GABRIELA RODRIGUES GOIS20102014
GIL PASSOS DE MATTOS20072014
JOSÉ RENATO MELO TAVARES20102014
LISANDRA COIMBRA FONSECA20102014
MAIARA BITTENCOURT BÖETTGE20102014
RAFAEL JUNIOR VALADÃO20082014
RODRIGO DE OLIVEIRA SIQUEIRA20112014
SILVIA LETÍCIA OTTO VENSKE20102014
VIVIANE SPIERING20102014
CARINA DA SILVA20112015
DOUGLAS GONÇALVES DA SILVA20112015
FELIPE SOUZA DE SOUZA20102015
FRANCIÉLE VOLZ DA FONSECA20102015
GISELE SAMPAIO CALEARO20132015
GUILHERME AUGUSTO CABREIRA20112015
JERUSA CASSAL DE ALMEIDA20112015
JOSÉ CARLOS GUTERRES SOUZA20112015
JULIANA TAVARES PEREIRA20112015
LAZARO FERREIRA DA CRUZ20112015
MÁRCIA FERRAZ GONÇALVES20102015
MÁRCIO PILATTI20112015
MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA20112015
Maria Alice Mattos Ramis Pontes20112015
MARIA DE FATIMA FERNANDES PACHECO20102015
MAURA JAQUELINE GONÇALVES DE SOUZA20092015
PAULA ECHEVENGUÁ CARDOSO DA ROSA20112015
PAULO ROBER DA SILVA PEREIRA20102015
CAIO VINÍCIUS OLIVEIRA FERREIRA20142016
EDIVÂNIA OLIVEIRA LIMA FERREIRA20112016
JANINE BERGMANN LOPES20122016
JUSCELINO VIEIRA DA CUNHA20102016
MARIA NOECI ALVES NICHES20112016
MATEUS SILVA DA ROSA20122016
AMILTON LUIS DOS SANTOS FURTADO20132017
Cenira das Graças Loy Moura20102017
FRANCISCO JOSÉ SOARES CUNHA20132017
RICARDO BRANDOLT DE JESUS20142017
SAMIRA FLÁVIA GUEDES DE SOUZA20122017
SAMIR HUSEIN ABDALLA SAMARA20082017
SILVANA DE MATOS BANDEIRA20122017
SÍLVIO DOS SANTOS LUÍS JÚNIOR20132017
VANESSA CORRÊA20122017
CLÁUDIA WERNER FLACH20142018
FRANCISCO SCHWANTZ RICARDO20142018
KELVIN DUTRA XAVIER20142018
LUIZA DOS ANJOS LOPES20122018
Márlon Roxo Madeira20122018
NELCI BRITOS JAMBEIRO20102018
Vanessa Prestes20142018
AMÓS JUVÊNCIO PEREIRA DE MOURA20132019
CLARISSA SANTOS DE MIRANDA20152019
JOHANNES BLANK20122019
ODAIR DA FONSECA LEIVAS20122019
STEPHANIE FREITAS DA SILVA20142019
TULIO MATHEUS AMARILLO SOUZA20132019
VICTÓRIA DEJAN PAGANOTTO20152019
ALEXANDRE FELIPE BRUCH20182020
ANGÉLICA CIROLINI20182020
DANIELA DE BORBA FERNANDES20162020
LISIANE DE SOUSA LEMOS20142020
NATHANY MIRANDA BLANK20152020
SAMUEL MOREIRA SILVEIRA FERNANDES20162020
TIAGO OLIVEIRA MARTINS20152020
ANA JÚLIA VOLZ DA SILVA20152021
EDUARDO SCHUMANN20172021
GABRIELA CORRÊA RODRIGUEZ20162021
HENRIQUE NOGUEZ DA CUNHA20172021
CASSIELY DA ROZA PACHECO20172022
TIAGO DAS NEVES RIBEIRO20172022

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

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