Nome do Curso / Conceitos (*)
Geografia
Enade (2017)1CPC (2017)2CC (2013)5
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Código UFPel
3110
Código e-MEC
113606
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14Total
PAVE 2020/21111111119
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1572 de 06 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 433 de 30/07/2014. Publicada no D.O.U. de 01/08/2014.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 1097 de 24/12/2015. Publicada no D.O.U. de 30/12/2015.

Contextualização

O curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal de Pelotas tem como objetivo principal a formação de profissionais habilitados a atuarem no desenvolvimento de atividades de pesquisa e de aplicação técnica. Contribuindo, de forma qualificada, para a compreensão do espaço geográfico – de seus objetos e processos naturais e sociais - em constante transformação. Objetivos Específicos Formar profissionais para o exercício da Geografia aplicada ao ambiente, oportunizando condições teórico-reflexivas necessárias às experiências interdisciplinares. Capacitar os profissionais para identificar problemas, propor soluções, acompanhar e participar do desenvolvimento da ciência geográfica, bem como se constituir em agentes de construção de uma nova sociedade, fundamentada em conhecimentos, habilidades e atitudes críticas e criativas. Desenvolver a capacidade para produzir conhecimentos e analisar o espaço geográfico, de maneira crítica e reflexiva.

Objetivos

5.1. Objetivo Geral
O curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal de Pelotas tem como objetivo principal a formação de profissionais habilitados a atuarem no desenvolvimento de atividades de pesquisa e de aplicação técnica. Contribuindo, de forma qualificada, para a compreensão do espaço geográfico – de seus objetos e processos naturais e sociais - em constante transformação.
5.2. Objetivos Específicos
 Formar profissionais para o exercício da Geografia aplicada ao ambiente, oportunizando condições teórico-reflexivas necessárias às experiências interdisciplinares.
 Capacitar os profissionais para identificar problemas, propor soluções, acompanhar e participar do desenvolvimento da ciência geográfica, bem como se constituir em agentes de construção de uma nova sociedade, fundamentada em conhecimentos, habilidades e atitudes críticas e criativas.
 Desenvolver a capacidade para produzir conhecimentos e analisar o espaço geográfico, de maneira crítica e reflexiva.

Perfil do Egresso

O perfil desejado para o Bacharel em Geografia da UFPEL é de um profissional capaz de analisar as problemáticas do mundo atual em constante transformação. Este deve estar apto a participar no desenvolvimento da ciência geográfica, constituindo-se em agente de transformação da sociedade. Para tanto, a formação do bacharel deve contemplar sólida formação na área das humanidades e das geociências, criando possibilidades de identificação, análise e interpretação dos processos sociais e das relações existentes entre a natureza e a sociedade. Em outras palavras, segundo Milton Santos, criar consciência de uma época, compreender o meio técnico-científico e informacional e, desenvolver a percepção da simultaneidade de tempos e processos. O bacharel deverá conhecer e atuar na realidade, na perspectiva da inclusão dos setores sociais não-privilegiados ou menos privilegiados. Ênfase especial também será dispensada às problemáticas das realidades regionais, nacionais e mundiais, bem como à compreensão, domínio e aplicação das novas tecnologias, inerentes ao processo de globalização. Nesta perspectiva o ensino, a pesquisa e a extensão devem ser indissociáveis, pois o profissional deve ser capaz de produzir conhecimento a partir da prática, em diálogo com as distintas abordagens teóricas, exercitando a interdisciplinaridade.

Competências e habilidades

Com base na legislação em vigor (proposição MEC/Diretrizes Curriculares Nacionais) e atendendo a proposta político-pedagógica do Curso, são listadas a seguir as competências do bacharel em Geografia formado na UFPel. É preciso salientar que as competências expressam as possibilidades que se podem concretizar por intermédio dos percursos que os alunos realizam nesta etapa de formação inicial.
7.1. COMPETÊNCIAS DO BACHAREL EM GEOGRAFIA
a) Desenvolver investigações científicas sobre aspectos socioeconômicos, políticos e/ou ambientais e os processos deles resultantes, que constituem a realidade complexa abordada pela Geografia;
b) Utilizar a metodologia científica na realização de atividades acadêmicas e trabalhos científicos;
c) Reconhecer, selecionar e utilizar as linguagens científicas e gráficas mais adequadas para tratar a informação geográfica;
d) Construir, executar e avaliar projetos e programas interdisciplinares;
e) Desenvolver uma postura crítica, de questionamento e reflexão em relação aos elementos que dão identidade ao espaço geográfico;
f) Compreender conceitualmente que os fenômenos geográficos têm uma espacialidade e que as paisagens geográficas expressam diferentes temporalidades da sociedade e da natureza.
7.2. HABILIDADES DO BACHAREL EM GEOGRAFIA
a) Identificar e analisar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento;
b) Articular o empírico e o conceitual relacionando o conhecimento dos processos espaciais;
c) Reconhecer, identificar e interpretar a escala social de análise dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;
d) Organizar e realizar atividades de campo para a investigação geográfica;
e) Participar de atividades profissionais, de maneira integrada e contributiva, em equipes interdisciplinares;
f) Observar, descrever, representar, investigar, interpretar, comparar e construir o entendimento das inter-relações das dinâmicas socioeconômicas e naturais no processo de produção e, organização do espaço geográfico;
g) Identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções relativas ao processo de produção e organização do espaço;
h) Caracterizar regiões e sub-regiões geográficas naturais e zonas geoeconômicas (organização físico-espacial).

Organização Curricular

A estrutura curricular do curso de Bacharelado em Geografia será organizada com base em três dimensões formativas, tais como, Formação Específica, Formação Complementar e Formação Livre1.
A Formação Específica abrange um conjunto de disciplinas obrigatórias, TCC e Estágio supervisionado, a serem cursadas por todos os alunos do Curso, trata-se de uma formação básica indispensável a todo o aluno. Esta formação é estruturada a partir do perfil do profissional egresso do Curso, nas suas potencialidades e áreas de atuação.
A grade curricular é organizada de forma a dar sustentação e qualidade a formação do Acadêmico do Curso de Bacharelado. Para tanto, as disciplinas que apresentam pré-requitos fazem parte de um bojo de conhecimento especifico, tendo como premissa a linearidade e o aprofundamento das discussões teóricas e práticas, não podendo ser alterada sua ordem, sob pena de prejuízo no processo ensino-aprendizagem.
A Formação Complementar tem na sua constituição a dimensão obrigatória no currículo do Curso e abrange um conjunto de saberes que darão ao estudante uma formação mais específica numa sub-área do Curso, o mesmo abrange três possibilidades
1 Coletânia Pedagógica da Universidade Federal de Pelotas – Caderno Temático 01, 2008 p. 17-18.
20
a saber, atividades complementares direcionadas (pesquisa, extensão e ensino), disciplinares optativas.(obrigatórias no currículo) e optativas.
O Curso de Bacharelado em Geografia oferece uma série de disciplinas de caráter optativo geral, entre as quais o aluno poderá optar para ampliar a sua formação, tendo o estudante que cursar no mínimo dez créditos, podendo ser integralizado por disciplinas cursadas em outros cursos, mediante análise e aprovação do Colegiado dos Cursos de Geografia. Será verificada a pertinência de aprovação de disciplinas oferecidas por outros departamentos, considerando, fundamentalmente, a aplicabilidade do conteúdo na formação acadêmica do estudante.
A Formação Livre abrange um conjunto de disciplinas no âmbito da instituição e/ou do instituto a ser escolhido pelo estudante com o acompanhamento do professor orientador, ou aprovação do colegiado. As atividades complementares ou atividades de enriquecimento curricular se referem ao elenco de oportunidades que os acadêmicos podem participar de forma a complementar os seus estudos. Incluem atividades de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão (cadastrados no COCEPE), estudos dirigidos e outras modalidades que deverão ser submetidas à apreciação do Colegiado do Curso. Poderão ser contempladas depois de submetidas à apreciação do Colegiado do Curso, as participações dos alunos em encontros de Geografia e áreas afins de âmbito municipal, estadual, nacional ou internacional. Demais atividades complementares serão realizadas aos sábados e de acordo com as possibilidades dos estudantes. Aqui estão compreendidas, também, as atividades extracurriculares realizadas pelos estudantes. Ao todo, devem ser integralizadas, no mínimo, duzentas horas de atividades complementares até a conclusão do Curso.

Procedimentos e metodologias de ensino

Os procedimentos pedagógicos adotados consideram que neste mundo (real, mas também virtual) em que estamos vivendo, são necessárias novas práticas. Assim, longe de procurar conformar/enquadrar os estudantes em formas pré-estabelecidas, pretendem libertá-los para ter criatividade, serem críticos, ter acesso às informações e de usar os referenciais teóricos. Assim como o instrumental técnico que estiver disponível, de construir o seu próprio pensamento e estabelecer os elos entre todas as informações, para que possa, assim, produzir o seu conhecimento.
 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

A avaliação é etapa do processo de formação, devendo garantir o desenvolvimento das competências profissionais. È fundamental para diagnosticar questões relevantes, aferir resultados e identificar mudanças necessárias relacionadas a problemas teórico-metodológicos.
Com o objetivo de construção do conhecimento, mais do que assimilação de conteúdos tradicionais, abre-se a possibilidade para reflexão escrita sobre aspectos estudados, elaboração de projeto com o objetivo de realizar intervenções contextualizadas, no campo socioambiental, rural e urbano.
9.1. PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
O processo de formação do profissional em Geografia bacharel deve garantir o desenvolvimento das competências e habilidades apontadas nesse projeto político pedagógico. Mas, para que isso se cumpra, torna-se necessário a presença de instrumentos de avaliação periódica do processo ensino-aprendizagem, com o intuito de alcançar os objetivos propostos, reajustando, quando se fizer necessário, as estratégias de ensino.
A avaliação não deve ser pensada apenas como um instrumento classificatório de aprovação ou reprovação, mas, principalmente, como um instrumento voltado à formação do aluno. Assim, deve-se avaliar tanto o conhecimento adquirido quanto a capacidade de pô-los em prática e expandi-los, garantindo, desse modo, o uso funcional e contextualizado das competências e habilidades necessárias à formação profissional do geógrafo.
Para tanto, a elaboração dos instrumentos de avaliação por parte do professor deve ser precedida de uma reflexão sobre que critérios adotar. Vasconcelos (1998:68),
53
ao estudar as mudanças na avaliação da aprendizagem, recomenda que os instrumentos de avaliação devam ser:
• Reflexivos – que superem a simples repetição de informações e estabeleçam relações;
• Abrangentes – que contenha uma mostra significativa do que está sendo trabalhado;
• Contextualizadas – que permita a compreensão do que está sendo solicitado em relação ao que será praticado profissionalmente, e;
• Claros e compatíveis – em relação aos conteúdos trabalhados
A conjugação desses instrumentos proporcionarão ao professor os elementos necessários a um bom processo de avaliação. Nos próprios programas de ensino das disciplinas devem estar evidenciadas as formas de avaliar os domínios do conteúdo e as competências e habilidades profissionais esperadas.
Em relação à avaliação dos domínios do conteúdo poderão ser utilizados instrumentos como:
• Provas (dissertivas e orais);
• Seminários;
• Debates;
• Resenhas;
• Análise de textos;
• Atividades referentes à saída de campo;
• Atividades em grupo;
• Outras atividades
Tudo isso, supondo que ocorra discussão, análise crítica, explicação, interpretação e avaliação de conteúdos das aulas, dos conceitos, das categorias, das teorias, das metodologias, das idéias das fontes, dos textos e dos livros estudados.
Quanto à avaliação das competências e habilidades profissionais poderão ser realizadas via:
• Projetos de pesquisa;
• Relatórios de viagem de estudo;
• Relatórios de contextos observados através de entrevistas;
• Reflexão da prática docente através da análise da própria prática profissional (em especial aos licenciados);
• Relatórios finais de estágio supervisionado;
• Seleção e organização de fontes primárias ou de material didático;
• Produção de materiais e recursos para utilização didática ou de difusão do conhecimento e da pesquisa;
• Reflexão escrita sobre aspectos estudados, discutidos e observados em situação de estágio, pesquisa e extensão;
• Participação em encontros de geografia ou ciências afins com intuito de aprofundar o conhecimento e a análise crítica, favorecendo assim à utilização dos resultados em sua prática profissional;
• Avaliação da pesquisa, da produção e/ou difusão do conhecimento geográfico em instituições de ensino, órgãos (públicos/privados) voltados a análises sócio-espaciais, e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão e planejamento sócio-ambiental;
• Desenvolver, junto a órgãos de pesquisa e extensão, atividades voltadas a compreensão e análise crítica de instrumentalizações cartográficas, de fotointerpretação, de geoprocessamento e de sistemas de informação geográfica;
• Proceder, junto aos órgãos públicos, e junto a outros profissionais, a produção, análise e crítica a Planos tantos voltados para o urbano, quanto para o regional.
​Cabe ressaltar, em todo o processo de ensino-aprendizagem, que a avaliação não tem um fim em si mesmo. Ela se apresenta, junto àquele, como um meio a ser utilizado para o seu aperfeiçoamento.
O rendimento do aluno será verificado através de uma freqüência mínima obrigatória de 75% das aulas, com um aproveitamento de 70% para as demais avaliações aplicadas. Será considerado como aproveitamento em cada disciplina, notas que varia de Zero a Dez. O direito à recuperação do processo ensino-aprendizagem para alunos em dificuldades de avaliação seguirá o disposto na legislação vigente na Universidade Federal de Pelotas.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

A integração com a pesquisa ocorre através da participação dos discentes junto aos diversos laboratórios existentes no curso. Com relação à integração com a pós-graudação, ocorre junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia existente no Departamento de Geografia, onde a maioria dos pós-graduandos são egressos da nossa graduação, tanto em licenciatura quanto bacharelado.

Acompanhamento de Egressos

Em relação ao acompanhamento dos egressos, este processo ocorre mediante a atualização daqueles através dos eventos realizados tanto pelo colegiado quanto pelos laboratórios.

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10060184GEOGRAFIA DA POPULAÇÃOObrigatória460
10060186GEÓGRAFO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONALObrigatória460
10060182GEOLOGIAObrigatória460
10060185ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIALObrigatória460
10060183SOCIEDADE E NATUREZAObrigatória460

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10060188CARTOGRAFIA GERALObrigatória460
19610011CLIMATOLOGIAObrigatória460
10060190EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIAObrigatória460
11100028ESTATÍSTICA DESCRITIVAObrigatória460
10060189FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASILObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10060192CARTOGRAFIA TEMÁTICA DIGITAL10060188 - CARTOGRAFIA GERALObrigatória460
10060196GEOGRAFIA RURALObrigatória460
10060194GEOGRAFIA URBANAObrigatória460
10060191GEOMORFOLOGIA I10060182 - GEOLOGIAObrigatória460
10060193TOPOGRAFIA10060188 - CARTOGRAFIA GERALObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10060200GEOGRAFIA ECONÔMICAObrigatória460
10060198GEOPROCESSAMENTO I10060188 - CARTOGRAFIA GERAL10060192 - CARTOGRAFIA TEMÁTICA DIGITALObrigatória460
10060201METODOLOGIA DA PESQUISA EM GEOGRAFIA10060186 - GEÓGRAFO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONALObrigatória460
10060197PEDOLOGIA10060191 - GEOMORFOLOGIA IObrigatória460
10060199SENSORIAMENTO REMOTO10060188 - CARTOGRAFIA GERALObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10060202BIOGEOGRAFIA10060182 - GEOLOGIA10060191 - GEOMORFOLOGIA I19610011 - CLIMATOLOGIAObrigatória460
10060205GEOGRAFIA POLÍTICA E GEOPOLÍTICA10060185 - ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIALObrigatória460
10060204HIDROGEOGRAFIA10060191 - GEOMORFOLOGIA IObrigatória460
10060203LEGISLAÇÃO AMBIENTALObrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10060208EIA-RIMA10060203 - LEGISLAÇÃO AMBIENTALObrigatória460
10060207GEOMORFOLOGIA II10060191 - GEOMORFOLOGIA IObrigatória460
10060209GEOPROCESSAMENTO II10060198 - GEOPROCESSAMENTO IObrigatória460
10060211GESTÃO DE NEGÓCIOS EM GEOGRAFIA10060186 - GEÓGRAFO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONALObrigatória460
10060210TEORIA DA REGIÃO E DA REGIONALIZAÇÃOObrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10060215MONOGRAFIA I10060201 - METODOLOGIA DA PESQUISA EM GEOGRAFIAObrigatória460
10060212PLANEJAMENTO AMBIENTAL10060209 - GEOPROCESSAMENTO II10060207 - GEOMORFOLOGIA II10060202 - BIOGEOGRAFIA19610011 - CLIMATOLOGIAObrigatória460
10060214PLANEJAMENTO RURAL10060196 - GEOGRAFIA RURAL10060209 - GEOPROCESSAMENTO II11100028 - ESTATÍSTICA DESCRITIVAObrigatória460
10060213PLANEJAMENTO URBANO10060209 - GEOPROCESSAMENTO II10060194 - GEOGRAFIA URBANAObrigatória460

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10060216ESTÁGIO SUPERVISIONADO10060212 - PLANEJAMENTO AMBIENTAL10060213 - PLANEJAMENTO URBANO10060214 - PLANEJAMENTO RURALObrigatória9135
10060217MONOGRAFIA II10060215 - MONOGRAFIA IObrigatória460

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10060218ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar200

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ADRIANO LUIS HECK SIMONInstituto de Ciências Humanas
ANA PAULA FERREIRA D´ AVILA
BRUNO NUNES BATISTAInstituto de Ciências Humanas
CESAR AUGUSTO FERRARI MARTINEZInstituto de Ciências Humanas
EDVANIA APARECIDA CORREA ALVESInstituto de Ciências Humanas
ELAINE DA SILVEIRA LEITEInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
ELISIA RODRIGUES CORREAInstituto de Física e Matemática
ERIKA COLLISCHONNInstituto de Ciências Humanas
FERNANDA TUMELEROInstituto de Física e Matemática
FRANCISCO EDUARDO BECKENKAMP VARGASInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
GABRIELA DAMBROSInstituto de Ciências Humanas
GIANCARLA SALAMONIInstituto de Ciências Humanas
GIOVANA MENDES DE OLIVEIRAInstituto de Ciências Humanas
HELVIO DEBLI CASALINHOFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
JOSE ALVARO QUINCOZES MARTINSInstituto de Ciências Humanas
LIZ CRISTIANE DIASInstituto de Ciências Humanas
LIZETE STUMPFFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
LUIS CARLOS IUNES DE OLIVEIRA FILHOFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
LUIZ FERNANDO SPINELLI PINTOFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
MARCO ANDRE PALDES DA COSTAInstituto de Física e Matemática
MARIA REGINA CAETANO COSTAInstituto de Ciências Humanas
MAURICIO MEURERInstituto de Ciências Humanas
MIGUEL PINTO DE OLIVEIRAInstituto de Ciências Humanas
MOISES ORTEMAR REHBEINInstituto de Ciências Humanas
PABLO MIGUELFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
ROBINSON SANTOS PINHEIROInstituto de Ciências Humanas
ROGERIO AMARAL PEREIRAInstituto de Ciências Humanas
ROSA ELENA NOALInstituto de Ciências Humanas
ROSANGELA LURDES SPIRONELLOInstituto de Ciências Humanas
ROSE ANE PEREIRA DE FREITASFaculdade de Meteorologia
SANDRO DE CASTRO PITANOInstituto de Ciências Humanas
SIDNEY GONÇALVES VIEIRAInstituto de Ciências Humanas
TIARAJU SALINI DUARTEInstituto de Ciências Humanas
WILLIAM HECTOR GOMEZ SOTOInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
WILLIAN SILVA BARROSInstituto de Física e Matemática

Turmas ofertadas em 2020 / 1

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
10060184 - GEOGRAFIA DA POPULAÇÃOProfessor responsável pela turma: JOSE ALVARO QUINCOZES MARTINS
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T15038
10060184 - GEOGRAFIA DA POPULAÇÃOProfessor responsável pela turma: JOSE ALVARO QUINCOZES MARTINS
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
T713021
10060186 - GEÓGRAFO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONALProfessor responsável pela turma: ADRIANO LUIS HECK SIMON
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M15036
10060182 - GEOLOGIAProfessor responsável pela turma: MIGUEL PINTO DE OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M15036
10060182 - GEOLOGIAProfessor responsável pela turma: MIGUEL PINTO DE OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
M713521
10060185 - ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIALProfessor responsável pela turma: TIARAJU SALINI DUARTE
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T15036
10060185 - ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIALProfessor responsável pela turma: TIARAJU SALINI DUARTE
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
T713019
10060183 - SOCIEDADE E NATUREZAProfessor responsável pela turma: ADRIANO LUIS HECK SIMON
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T15040
10060183 - SOCIEDADE E NATUREZAProfessor responsável pela turma: ADRIANO LUIS HECK SIMON
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
T714025

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100028 - ESTATÍSTICA DESCRITIVAProfessor responsável pela turma: WILLIAN SILVA BARROS
Professor Regente: FERNANDA TUMELERO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
T512036

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
10060220 - A GEOPOLÍTICA E O MUNDO CONTEMPORÂNEOProfessor responsável pela turma: ROBINSON SANTOS PINHEIRO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
T511511

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ADRIANE DO AMARAL RODRIGUES20201
ADRIANI GOMES LOUREIRO20201
ALEX SANDRO CARDOSO FERREIRA20201
Ana Carolina Bilhalva Drehmer20201
BRUNA PEREIRA E SILVA20201
BRUNO BELEM SILVEIRA20201
Bruno Santos Noguez20201
CAMILA DE SOUZA MESQUITA20201
DARYK FABRA DA COSTA20201
EDISON DUARTE DA SILVA20201
Elizabete Goulart Simões de Simões 20201
ESTELA MONTES DE OLIVEIRA JORGE20201
FELIPE ANTHONY ARCE LEIVAS20201
Flávia Soares Ferreira20201
FLORA COELHO JEROZOLIMSKI20201
GABRIEL DIAS MESQUITA20201
GILMAR THOMAS SILVEIRA DE CASTILHO20201
GLADIS DUTRA LIHTNOV20201
GUSTAVO FERREIRA ISLABAO20201
ISABEL FERNANDES FERREIRA20201
ISMAEL DA ROCHA RODRIGUES20201
JÚLIO URRUTIA PEREIRA20201
JURANDIR VIEIRA FRANCO20201
Leandro da Silva Félix20201
LEONARDO TURATTI FONSECA20201
LUCIANO LEMOS VIEIRA20201
MAURO PINTO DE OLIVEIRA20201
MAYHALA KRUGER BONATO20201
RENAN PEREIRA MACHADO20201
ROBERTA DOS SANTOS SOUZA20201
RODRIGO DA SILVEIRA BASTOS20201
RODRIGO DE MOURA SOUZA20201
SABRINA ARAÚJO HARTWIG20201
SABRINA BLANK SCHNEIDER20201
SAMANTA VARGAS GONÇALVES20201
SAMUEL DE JESUS CABRAL20201
Taiane Duarte Moraes20201
THAINÃ RODRIGUES PINTO20201
THALLES PINHEIRO BESSA20201
Vaneza Barreto Pereira20201
vângela regina martins de paiva20201
VÍTOR EMANUEL SILVA DE OLIVEIRA20201
YASMIN KÖHLER EICHOLZ20201
YULA BARBIERI BARBOSA20201
Ana Paula Melo Da Silva20192
ANDREY SCHAFER SCHELLIN20192
ARMANY APOLO ALCARA CORREA20192
BRUNA RAFAELA DA CRUZ PANAMATANG20192
CARINA CORREA BOEIRA20192
Clea Menna Pinto20192
EDUARDO DA SILVA20192
FELIPE MOURA GOULART20192
GABRIEL GORGA CARDOSO20192
GEORGE LEONARDO DE LIMA RITTA20192
GICELMA MARCELLO DE AVILA20192
JESSICA ALVES LOPES20192
JOAO MANOEL ACOSTA GOMES20192
JONATHA BURLE BARROSO SOTORIVA LIMA20192
LAIDINER RUTZ TRETTIN20192
LEONARDO FIGUEIREDO DA SILVA20192
LETICIA OLIVEIRA DOS SANTOS20192
LIDIANE BRUM DA SILVA20192
LIONARDO FONSECA DA ROSA20192
LIZIANE KERCHINER DA SILVA20192
LUCAS PIRES FERREIRA20192
MARIA IZABEL DOS SANTOS BRUM20192
MARIANA DE ALMEIDA FONSECA20192
OTAVIO LIMA CHAGAS20192
PEDRO HINZ DOS SANTOS20192
SOLANO DA SILVA LESSA20192
TIAGO GOMES DE OLIVEIRA20192
ANDERSON DA SILVA DUARTE20191
Fabio Furtado Saraiva20191
José Luiz Lourenço Ribeiro20191
PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA IRIBARREM20191
ALEXANDRE FELIPE BRUCH20182
ANGÉLICA CIROLINI20182
CARLA REJANE VALADAO CRIZEL20182
DÉBORA DA SILVA DE AZEVEDO20182
DENNIS ALMEIDA DE SA BRITTO20182
GEREMIAS GIRARDI LOPES20182
JADIR ELVANGER GARCIA DA SILVA20182
KAUA BRISOLARA FLORES20182
LENI HARTWIG20182
MARIANA DA SILVA MUNOZ20182
MARTHA REGINA OLIVEIRA COPELLO DA CRUZ20182
MICHEL DA SILVA KNUTH20182
MILENA DUARTE LUBKE20182
PEDRO HENRIQUE GONCALVES DA LUZ20182
PEDRO VIEIRA SAMPAIO20182
RAFAEL DOS ANJOS VALENTE20182
RENATO JOB DOS SANTOS SILVEIRA20182
ROSANE DE AQUINO VALADAO20182
SAMANTA TOLENTINO CECCONELLO20182
SUZANA DOS SANTOS SOARES20182
TALITA SCHWANZ PAULSEN20182
TATIANE OLIVEIRA DELAMARE20182
VAGNER SANTOS REIS20182
YVES PEREIRA DE SOUSA TAVARES20182
ARI CARLOS FERNANDES DA SILVEIRA20172
CAMILA GRIEP GUIMARAES20172
CASSIELY DA ROZA PACHECO20172
DANIEL BASILIO DA SILVEIRA20172
EDUARDO SCHUMANN20172
GUILHERME MARTINS20172
HENRIQUE NOGUEZ DA CUNHA20172
ISAAC RODRIGUES DOS SANTOS20172
JAILTON GONCALVES FERNANDES20172
LEONARDO KEGLES20172
LUIS HENRIQUE NEGREIROS DA SILVA MENDES20172
MAICON ROBERTO PACHECO DE OLIVEIRA20172
MATHEUS MIDON DOS PASSOS20172
PAULO RICARDO MORAES CASTRO FILHO20172
PAULO ROBERTO BORGES TEIXEIRA JUNIOR20172
RICARDO PACHECO ROCHA20172
RODRIGO SALVADOR BENEDETTO CHIRIBAO20172
SERGIO LUIS DA SILVEIRA MELLO20172
TIAGO DAS NEVES RIBEIRO20172
ANALU NERY JACCOUD20162
ANDREIA CARDOSO DA MARTHA20162
CLAUDIOMAR BORGES FERREIRA JUNIOR20162
DANIELA DE BORBA FERNANDES20162
FERNANDO DE OLIVEIRA GONCALVES20162
GABRIELA CORREA RODRIGUEZ20162
IVAN DOS SANTOS TATAGIBA20162
LEONARDO WENCESLAU SOSA ELY20162
RENA DA SILVA ORTIZ20162
RENIE SANTOS DE MATTOS20162
ROSANGELA RIBEIRO MEIRELES20162
SAMUEL MOREIRA SILVEIRA FERNANDES20162
ANA JÚLIA VOLZ DA SILVA20152
ANTHONI PEIXOTO LEAL20152
DANIELA DA SILVA20152
GABRIEL HORNER RODRIGUES20152
GUINTER SCHEUNEMANN20152
NATHANY MIRANDA BLANK20152
TIAGO OLIVEIRA MARTINS20152
VENICE MARIA MEAZZA DE CAMARGO20152
WILLIAN AZEREDO DA COSTA20152
GISLAINE DE SOUZA TORTELLI20142
JONATHAN FREITAS OLIVEIRA20142
LISIANE DE SOUSA LEMOS20142
LUCAS DA CUNHA BITENCORT20142
SABRINA DOMINGUES MORALES20142
SERGIO LUÍS SOARES AIRES20142
ANDREIA MONKS XAVIER20132
CÁTIA CIRLENE DA SILVA TEIXEIRA20132
MÁRCIA NOGUEIRA DOS SANTOS20132
WILLIAM TEIXEIRA DOS SANTOS20132
MARCIA FABIANI20122
RENAN DE ANDRADE BORGES20122
ANDREI BASTOS DE CASTRO20112
JOSÉ CARLOS CAVALHEIRO DOS SANTOS20112
KARINA PERALDO DA SILVA20102
SANDRO HILARIO LEITZKE20102
CLAUDIO POST THUMÉ20092

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ANDERSSON RODRIGUES PETER20072011
CÁTIA FANKA BORGES20072011
JULIANA DUMMER20072011
JÚLIA VICTORIA CASALINHO20072011
LUIZA CHRISTMANN20072011
MANOEL GOMES DA SILVA NETO20072011
NATÁLIA WINTER DE FREITAS20072011
ALCIDES CRISTIANO MORAIS SEVERO20082012
CRISTIANE TAVARES FEIJÓ20082012
EDER PEREIRA DA SILVA20082012
GILCIANE JANSEN RECONDO20082012
HUMBERTO GAUTÉRIO DE SOUZA20072012
LÍVIA HAHN DURGANTE20082012
LUÍS HENRIQUE FERREIRA DIAS20082012
MARIANA DE OLIVEIRA CASALINHO20082012
NILVA GEORGINA LARROZA LOPES20082012
PAULA NEUMANN NOVACK BANDEIRA20082012
SAMUEL FLECK20082012
TAMARA FELIPIM20092012
VAGNER MESQUITA DE OLIVEIRA20082012
ADRIANO LUIZ DA CUNHA CRUZ20092013
ÂNDREA LENISE DE OLIVEIRA LOPES20092013
BIANCA MARQUES MAIO20092013
CARMEN APARECIDA WASKIEVICZ20092013
CEMILA PANSERA20082013
CESAR BAUER GOMES20092013
CRISLENE AGUIAR DA ROSA20092013
ÉMERSON PINTO GALHO20092013
FRANCIÉLIS FERREIRA VARGAS20082013
GREGOR RODRIGUES DE OLIVEIRA20092013
HELEN JULIANA LERM DUTRA20092013
JESSICA VENZKE KERSTNER20092013
JULIANA CRISTINA FRANZ20092013
LEONEL MORAIS RIBEIRO DA SILVA20092013
MARA LUCIA FONSECA GOMES20092013
MARIA LECI DRAWANZ GÖTZKE20092013
MARIBEL DOS SANTOS MACHADO20082013
NELSON CICCONET20092013
RENATA LIMA PEREIRA20092013
SILVANA PEREIRA RÖDEL20092013
ANDERSON RODRIGO ESTEVAM DA SILVA20102014
ANELIZE MILANO CARDOSO20102014
ANTÔNIO AUGUSTO RODRIGUES FRANCO20092014
CRISTINA WEIRICH BOSENBECKER20102014
FRANCISCO CARLOS GARCIA LUÇARDO20102014
GABRIELA RODRIGUES GOIS20102014
GIL PASSOS DE MATTOS20072014
JOSÉ RENATO MELO TAVARES20102014
LISANDRA COIMBRA FONSECA20102014
MAIARA BITTENCOURT BÖETTGE20102014
RAFAEL JUNIOR VALADÃO20082014
RODRIGO DE OLIVEIRA SIQUEIRA20112014
SILVIA LETÍCIA OTTO VENSKE20102014
VIVIANE SPIERING 20102014
CARINA DA SILVA20112015
DOUGLAS GONÇALVES DA SILVA20112015
FELIPE SOUZA DE SOUZA20102015
FRANCIÉLE VOLZ DA FONSECA20102015
GISELE SAMPAIO CALEARO20132015
GUILHERME AUGUSTO CABREIRA20112015
JERUSA CASSAL DE ALMEIDA20112015
JOSÉ CARLOS GUTERRES SOUZA20112015
JULIANA TAVARES PEREIRA20112015
LAZARO FERREIRA DA CRUZ20112015
MÁRCIA FERRAZ GONÇALVES20102015
MÁRCIO PILATTI20112015
MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA20112015
Maria Alice Mattos Ramis Pontes20112015
MARIA DE FATIMA FERNANDES PACHECO20102015
MAURA JAQUELINE GONÇALVES DE SOUZA20092015
PAULA ECHEVENGUÁ CARDOSO DA ROSA20112015
PAULO ROBER DA SILVA PEREIRA20102015
CAIO VINÍCIUS OLIVEIRA FERREIRA20142016
EDIVÂNIA OLIVEIRA LIMA FERREIRA20112016
JANINE BERGMANN LOPES20122016
JUSCELINO VIEIRA DA CUNHA20102016
MARIA NOECI ALVES NICHES20112016
MATEUS SILVA DA ROSA20122016
AMILTON LUIS DOS SANTOS FURTADO20132017
Cenira das Graças Loy Moura20102017
FRANCISCO JOSÉ SOARES CUNHA20132017
RICARDO BRANDOLT DE JESUS20142017
SAMIRA FLÁVIA GUEDES DE SOUZA20122017
SAMIR HUSEIN ABDALLA SAMARA20082017
SILVANA DE MATOS BANDEIRA20122017
SÍLVIO DOS SANTOS LUÍS JÚNIOR20132017
VANESSA CORRÊA20122017
CLÁUDIA WERNER FLACH20142018
FRANCISCO SCHWANTZ RICARDO20142018
KELVIN DUTRA XAVIER20142018
LUIZA DOS ANJOS LOPES20122018
Márlon Roxo Madeira20122018
NELCI BRITOS JAMBEIRO20102018
Vanessa Prestes20142018
AMÓS JUVÊNCIO PEREIRA DE MOURA20132019
CLARISSA SANTOS DE MIRANDA20152019
JOHANNES BLANK20122019
ODAIR DA FONSECA LEIVAS20122019
STEPHANIE FREITAS DA SILVA20142019
TULIO MATHEUS AMARILLO SOUZA20132019
VICTÓRIA DEJAN PAGANOTTO20152019

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

Página gerada em 27/10/2020 04:55:28 (consulta levou 3.210971s)