Nome do Curso / Conceitos (*)
Geografia
Enade (2014)2CPC (2014)3CC (2013)5
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Código UFPel
3110
Código e-MEC
113606
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14Total
PAVE 2018/2411118
SISU 2018/2 - Lista de Espera - Décima Primeira Convocação18454536
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1572 de 06 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 433 de 30/07/2014. Publicada no D.O.U. de 01/08/2014.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 1097 de 24/12/2015. Publicada no D.O.U. de 30/12/2015.

Contextualização

O curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal de Pelotas tem como objetivo principal a formação de profissionais habilitados a atuarem no desenvolvimento de atividades de pesquisa e de aplicação técnica. Contribuindo, de forma qualificada, para a compreensão do espaço geográfico – de seus objetos e processos naturais e sociais - em constante transformação. Objetivos Específicos Formar profissionais para o exercício da Geografia aplicada ao ambiente, oportunizando condições teórico-reflexivas necessárias às experiências interdisciplinares. Capacitar os profissionais para identificar problemas, propor soluções, acompanhar e participar do desenvolvimento da ciência geográfica, bem como se constituir em agentes de construção de uma nova sociedade, fundamentada em conhecimentos, habilidades e atitudes críticas e criativas. Desenvolver a capacidade para produzir conhecimentos e analisar o espaço geográfico, de maneira crítica e reflexiva.

Objetivos

5.1. Objetivo Geral
O curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal de Pelotas tem como objetivo principal a formação de profissionais habilitados a atuarem no desenvolvimento de atividades de pesquisa e de aplicação técnica. Contribuindo, de forma qualificada, para a compreensão do espaço geográfico – de seus objetos e processos naturais e sociais - em constante transformação.
5.2. Objetivos Específicos
 Formar profissionais para o exercício da Geografia aplicada ao ambiente, oportunizando condições teórico-reflexivas necessárias às experiências interdisciplinares.
 Capacitar os profissionais para identificar problemas, propor soluções, acompanhar e participar do desenvolvimento da ciência geográfica, bem como se constituir em agentes de construção de uma nova sociedade, fundamentada em conhecimentos, habilidades e atitudes críticas e criativas.
 Desenvolver a capacidade para produzir conhecimentos e analisar o espaço geográfico, de maneira crítica e reflexiva.

Perfil do Egresso

O perfil desejado para o Bacharel em Geografia da UFPEL é de um profissional capaz de analisar as problemáticas do mundo atual em constante transformação. Este deve estar apto a participar no desenvolvimento da ciência geográfica, constituindo-se em agente de transformação da sociedade. Para tanto, a formação do bacharel deve contemplar sólida formação na área das humanidades e das geociências, criando possibilidades de identificação, análise e interpretação dos processos sociais e das relações existentes entre a natureza e a sociedade. Em outras palavras, segundo Milton Santos, criar consciência de uma época, compreender o meio técnico-científico e informacional e, desenvolver a percepção da simultaneidade de tempos e processos. O bacharel deverá conhecer e atuar na realidade, na perspectiva da inclusão dos setores sociais não-privilegiados ou menos privilegiados. Ênfase especial também será dispensada às problemáticas das realidades regionais, nacionais e mundiais, bem como à compreensão, domínio e aplicação das novas tecnologias, inerentes ao processo de globalização. Nesta perspectiva o ensino, a pesquisa e a extensão devem ser indissociáveis, pois o profissional deve ser capaz de produzir conhecimento a partir da prática, em diálogo com as distintas abordagens teóricas, exercitando a interdisciplinaridade.

Competências e habilidades

Com base na legislação em vigor (proposição MEC/Diretrizes Curriculares Nacionais) e atendendo a proposta político-pedagógica do Curso, são listadas a seguir as competências do bacharel em Geografia formado na UFPel. É preciso salientar que as competências expressam as possibilidades que se podem concretizar por intermédio dos percursos que os alunos realizam nesta etapa de formação inicial.
7.1. COMPETÊNCIAS DO BACHAREL EM GEOGRAFIA
a) Desenvolver investigações científicas sobre aspectos socioeconômicos, políticos e/ou ambientais e os processos deles resultantes, que constituem a realidade complexa abordada pela Geografia;
b) Utilizar a metodologia científica na realização de atividades acadêmicas e trabalhos científicos;
c) Reconhecer, selecionar e utilizar as linguagens científicas e gráficas mais adequadas para tratar a informação geográfica;
d) Construir, executar e avaliar projetos e programas interdisciplinares;
e) Desenvolver uma postura crítica, de questionamento e reflexão em relação aos elementos que dão identidade ao espaço geográfico;
f) Compreender conceitualmente que os fenômenos geográficos têm uma espacialidade e que as paisagens geográficas expressam diferentes temporalidades da sociedade e da natureza.
7.2. HABILIDADES DO BACHAREL EM GEOGRAFIA
a) Identificar e analisar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento;
b) Articular o empírico e o conceitual relacionando o conhecimento dos processos espaciais;
c) Reconhecer, identificar e interpretar a escala social de análise dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;
d) Organizar e realizar atividades de campo para a investigação geográfica;
e) Participar de atividades profissionais, de maneira integrada e contributiva, em equipes interdisciplinares;
f) Observar, descrever, representar, investigar, interpretar, comparar e construir o entendimento das inter-relações das dinâmicas socioeconômicas e naturais no processo de produção e, organização do espaço geográfico;
g) Identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções relativas ao processo de produção e organização do espaço;
h) Caracterizar regiões e sub-regiões geográficas naturais e zonas geoeconômicas (organização físico-espacial).

Organização Curricular

A estrutura curricular do curso de Bacharelado em Geografia será organizada com base em três dimensões formativas, tais como, Formação Específica, Formação Complementar e Formação Livre1.
A Formação Específica abrange um conjunto de disciplinas obrigatórias, TCC e Estágio supervisionado, a serem cursadas por todos os alunos do Curso, trata-se de uma formação básica indispensável a todo o aluno. Esta formação é estruturada a partir do perfil do profissional egresso do Curso, nas suas potencialidades e áreas de atuação.
A grade curricular é organizada de forma a dar sustentação e qualidade a formação do Acadêmico do Curso de Bacharelado. Para tanto, as disciplinas que apresentam pré-requitos fazem parte de um bojo de conhecimento especifico, tendo como premissa a linearidade e o aprofundamento das discussões teóricas e práticas, não podendo ser alterada sua ordem, sob pena de prejuízo no processo ensino-aprendizagem.
A Formação Complementar tem na sua constituição a dimensão obrigatória no currículo do Curso e abrange um conjunto de saberes que darão ao estudante uma formação mais específica numa sub-área do Curso, o mesmo abrange três possibilidades
1 Coletânia Pedagógica da Universidade Federal de Pelotas – Caderno Temático 01, 2008 p. 17-18.
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a saber, atividades complementares direcionadas (pesquisa, extensão e ensino), disciplinares optativas.(obrigatórias no currículo) e optativas.
O Curso de Bacharelado em Geografia oferece uma série de disciplinas de caráter optativo geral, entre as quais o aluno poderá optar para ampliar a sua formação, tendo o estudante que cursar no mínimo dez créditos, podendo ser integralizado por disciplinas cursadas em outros cursos, mediante análise e aprovação do Colegiado dos Cursos de Geografia. Será verificada a pertinência de aprovação de disciplinas oferecidas por outros departamentos, considerando, fundamentalmente, a aplicabilidade do conteúdo na formação acadêmica do estudante.
A Formação Livre abrange um conjunto de disciplinas no âmbito da instituição e/ou do instituto a ser escolhido pelo estudante com o acompanhamento do professor orientador, ou aprovação do colegiado. As atividades complementares ou atividades de enriquecimento curricular se referem ao elenco de oportunidades que os acadêmicos podem participar de forma a complementar os seus estudos. Incluem atividades de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão (cadastrados no COCEPE), estudos dirigidos e outras modalidades que deverão ser submetidas à apreciação do Colegiado do Curso. Poderão ser contempladas depois de submetidas à apreciação do Colegiado do Curso, as participações dos alunos em encontros de Geografia e áreas afins de âmbito municipal, estadual, nacional ou internacional. Demais atividades complementares serão realizadas aos sábados e de acordo com as possibilidades dos estudantes. Aqui estão compreendidas, também, as atividades extracurriculares realizadas pelos estudantes. Ao todo, devem ser integralizadas, no mínimo, duzentas horas de atividades complementares até a conclusão do Curso.

Procedimentos e metodologias de ensino

Os procedimentos pedagógicos adotados consideram que neste mundo (real, mas também virtual) em que estamos vivendo, são necessárias novas práticas. Assim, longe de procurar conformar/enquadrar os estudantes em formas pré-estabelecidas, pretendem libertá-los para ter criatividade, serem críticos, ter acesso às informações e de usar os referenciais teóricos. Assim como o instrumental técnico que estiver disponível, de construir o seu próprio pensamento e estabelecer os elos entre todas as informações, para que possa, assim, produzir o seu conhecimento.
 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

A avaliação é etapa do processo de formação, devendo garantir o desenvolvimento das competências profissionais. È fundamental para diagnosticar questões relevantes, aferir resultados e identificar mudanças necessárias relacionadas a problemas teórico-metodológicos.
Com o objetivo de construção do conhecimento, mais do que assimilação de conteúdos tradicionais, abre-se a possibilidade para reflexão escrita sobre aspectos estudados, elaboração de projeto com o objetivo de realizar intervenções contextualizadas, no campo socioambiental, rural e urbano.
9.1. PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
O processo de formação do profissional em Geografia bacharel deve garantir o desenvolvimento das competências e habilidades apontadas nesse projeto político pedagógico. Mas, para que isso se cumpra, torna-se necessário a presença de instrumentos de avaliação periódica do processo ensino-aprendizagem, com o intuito de alcançar os objetivos propostos, reajustando, quando se fizer necessário, as estratégias de ensino.
A avaliação não deve ser pensada apenas como um instrumento classificatório de aprovação ou reprovação, mas, principalmente, como um instrumento voltado à formação do aluno. Assim, deve-se avaliar tanto o conhecimento adquirido quanto a capacidade de pô-los em prática e expandi-los, garantindo, desse modo, o uso funcional e contextualizado das competências e habilidades necessárias à formação profissional do geógrafo.
Para tanto, a elaboração dos instrumentos de avaliação por parte do professor deve ser precedida de uma reflexão sobre que critérios adotar. Vasconcelos (1998:68),
53
ao estudar as mudanças na avaliação da aprendizagem, recomenda que os instrumentos de avaliação devam ser:
• Reflexivos – que superem a simples repetição de informações e estabeleçam relações;
• Abrangentes – que contenha uma mostra significativa do que está sendo trabalhado;
• Contextualizadas – que permita a compreensão do que está sendo solicitado em relação ao que será praticado profissionalmente, e;
• Claros e compatíveis – em relação aos conteúdos trabalhados
A conjugação desses instrumentos proporcionarão ao professor os elementos necessários a um bom processo de avaliação. Nos próprios programas de ensino das disciplinas devem estar evidenciadas as formas de avaliar os domínios do conteúdo e as competências e habilidades profissionais esperadas.
Em relação à avaliação dos domínios do conteúdo poderão ser utilizados instrumentos como:
• Provas (dissertivas e orais);
• Seminários;
• Debates;
• Resenhas;
• Análise de textos;
• Atividades referentes à saída de campo;
• Atividades em grupo;
• Outras atividades
Tudo isso, supondo que ocorra discussão, análise crítica, explicação, interpretação e avaliação de conteúdos das aulas, dos conceitos, das categorias, das teorias, das metodologias, das idéias das fontes, dos textos e dos livros estudados.
Quanto à avaliação das competências e habilidades profissionais poderão ser realizadas via:
• Projetos de pesquisa;
• Relatórios de viagem de estudo;
• Relatórios de contextos observados através de entrevistas;
• Reflexão da prática docente através da análise da própria prática profissional (em especial aos licenciados);
• Relatórios finais de estágio supervisionado;
• Seleção e organização de fontes primárias ou de material didático;
• Produção de materiais e recursos para utilização didática ou de difusão do conhecimento e da pesquisa;
• Reflexão escrita sobre aspectos estudados, discutidos e observados em situação de estágio, pesquisa e extensão;
• Participação em encontros de geografia ou ciências afins com intuito de aprofundar o conhecimento e a análise crítica, favorecendo assim à utilização dos resultados em sua prática profissional;
• Avaliação da pesquisa, da produção e/ou difusão do conhecimento geográfico em instituições de ensino, órgãos (públicos/privados) voltados a análises sócio-espaciais, e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão e planejamento sócio-ambiental;
• Desenvolver, junto a órgãos de pesquisa e extensão, atividades voltadas a compreensão e análise crítica de instrumentalizações cartográficas, de fotointerpretação, de geoprocessamento e de sistemas de informação geográfica;
• Proceder, junto aos órgãos públicos, e junto a outros profissionais, a produção, análise e crítica a Planos tantos voltados para o urbano, quanto para o regional.
​Cabe ressaltar, em todo o processo de ensino-aprendizagem, que a avaliação não tem um fim em si mesmo. Ela se apresenta, junto àquele, como um meio a ser utilizado para o seu aperfeiçoamento.
O rendimento do aluno será verificado através de uma freqüência mínima obrigatória de 75% das aulas, com um aproveitamento de 70% para as demais avaliações aplicadas. Será considerado como aproveitamento em cada disciplina, notas que varia de Zero a Dez. O direito à recuperação do processo ensino-aprendizagem para alunos em dificuldades de avaliação seguirá o disposto na legislação vigente na Universidade Federal de Pelotas.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

A integração com a pesquisa ocorre através da participação dos discentes junto aos diversos laboratórios existentes no curso. Com relação à integração com a pós-graudação, ocorre junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia existente no Departamento de Geografia, onde a maioria dos pós-graduandos são egressos da nossa graduação, tanto em licenciatura quanto bacharelado.

Acompanhamento de Egressos

Em relação ao acompanhamento dos egressos, este processo ocorre mediante a atualização daqueles através dos eventos realizados tanto pelo colegiado quanto pelos laboratórios.

Matriz Curricular

1º Semestre

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0060270CARTOGRAFIA GERAL - BObrigatória468
0060272EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA - B0060340 - TEORIA DA CIÊNCIA - BObrigatória468
0060329FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA0060260 - INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA FÍSICA - BObrigatória468
0060268ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL I - BObrigatória468
0560105SOCIOLOGIAObrigatória468

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0060283CARTOGRAFIA TEMÁTICA0060270 - CARTOGRAFIA GERAL - BObrigatória468
0610018CLIMATOLOGIA0060260 - INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA FÍSICA - BObrigatória468
0060309FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL - BObrigatória468
0060341GEOMORFOLOGIA0060329 - FUNDAMENTOS DE GEOLOGIAObrigatória468
0060290ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL II - B0060268 - ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL I - BObrigatória468

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0060342BIOGEOGRAFIA0060260 - INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA FÍSICA - BObrigatória234
0060295GEOGRAFIA RURAL - BObrigatória468
0060294GEOGRAFIA URBANA - BObrigatória468
0060297HIDROGEOGRAFIA - B0060341 - GEOMORFOLOGIAObrigatória468
0060298INTRODUÇÃO AO SIG0060270 - CARTOGRAFIA GERAL - BObrigatória468
0230064PEDOLOGIA0060341 - GEOMORFOLOGIAObrigatória234

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0060242GEOGRAFIA DO COMÉRCIO E DO CONSUMOObrigatória234
0060080GEOGRAFIA ECONÔMICAObrigatória234
0060299GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS E LEG. AMBIENTALObrigatória468
0060349LEGISLAÇÃO URBANAObrigatória234
0060343SENSORIAMENTO REMOTO - B0060298 - INTRODUÇÃO AO SIGObrigatória234
0060344TOPOGRAFIA0060270 - CARTOGRAFIA GERAL - BObrigatória468

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0060346ANÁLISE E GESTÃO INTEGRADA DE BACIAS HIDROGR0060299 - GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS E LEG. AMBIENTALObrigatória234
0060347EIA - RIMA: ESTUDO DO IMPACTO AMBIENTAL0060297 - HIDROGEOGRAFIA - BObrigatória234
0060305GEOPROCESSAMENTO0060343 - SENSORIAMENTO REMOTO - BObrigatória468
0060306METODOLOGIA DA PESQUISA EM GEOGRAFIA0060328 - TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO TRABALHO CIENTÍFICOObrigatória468
0060345PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO NO BRASIL0060294 - GEOGRAFIA URBANA - BObrigatória468

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0060304ECOLOGIA DE SISTEMAS0060295 - GEOGRAFIA RURAL - BObrigatória468
0060320MONOGRAFIA0060306 - METODOLOGIA DA PESQUISA EM GEOGRAFIAObrigatória468
0060319PLANEJAMENTO AMBIENTAL0060305 - GEOPROCESSAMENTO0060328 - TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO TRABALHO CIENTÍFICO0060341 - GEOMORFOLOGIA0060342 - BIOGEOGRAFIA0610018 - CLIMATOLOGIAObrigatória468
0060317PLANEJAMENTO RURAL0060295 - GEOGRAFIA RURAL - B0060328 - TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO TRABALHO CIENTÍFICO0100228 - ESTATÍSTICA DESCRITIVAObrigatória468
0060318PLANEJAMENTO URBANO0060294 - GEOGRAFIA URBANA - B0060328 - TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO TRABALHO CIENTÍFICO0100228 - ESTATÍSTICA DESCRITIVAObrigatória468

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0060330ESTÁGIO SUPERVISIONADOTodas Disciplinas até o 7 semestreTodas Disciplinas até o 7 semestreObrigatória153
0060348SEMINÁRIO DE MONOGRAFIA0060320 - MONOGRAFIAObrigatória468

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0060350ANÁLISE E INTERPRET. DE CARTAS TOPOGRÁFICASOptativa234
0060292CLÁSSICOS DO PENSAMENTO MODERNOOptativa351
0060336CLIMATOLOGIA APLICADA0060260 - INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA FÍSICA - B0610018 - CLIMATOLOGIAOptativa468
0060303ELEMENTOS DE URBANISMO - B0060294 - GEOGRAFIA URBANA - BOptativa468
0060310FOTOGEOGRAFIAOptativa351
0060286GEOGRAFIA DAS ENERGIASOptativa234
0060334GEOGRAFIA DAS INDÚSTRIAS0060294 - GEOGRAFIA URBANA - BOptativa351
0060300GEOGRAFIA DO TURISMO0060295 - GEOGRAFIA RURAL - BOptativa351
0060252GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO0060341 - GEOMORFOLOGIAOptativa234
0060356IMPACTO AMBIENTAL DE AGROTÓXICOSOptativa234
0060219INFORMÁTICA APLICADA À GEOGRAFIAOptativa234
0060324JUVENTUDE RURAL E O ESPAÇO GEOGRÁFICOOptativa234
1310277LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa468
1310403LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL - INGLÊSOptativa468
0060332MOVIMENTOS SOCIAIS:FORMAÇÃO E TERRITORIALI.Optativa351
0060301ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL III0060290 - ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL II - BOptativa351
0060311PERCEPÇÃO E ANÁLISE DA PAISAGEMOptativa234
0060333TEORIA DA REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO0060272 - EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA - BOptativa351
0060335URBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO MUNDO MODER.0060294 - GEOGRAFIA URBANA - BOptativa351

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0060337ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar200

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ADAO JOSE VITAL DA COSTAInstituto de Ciências Humanas
ADRIANO LUIS HECK SIMONInstituto de Ciências Humanas
ALCIR NEI BACHInstituto de Ciências Humanas
ALLAN DE OLIVEIRA DE OLIVEIRAInstituto de Ciências Humanas
ANA CLAUDIA RODRIGUES DE LIMAFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
DEBORA DE SOUZA SIMOESFaculdade de Meteorologia
DIONE DUTRA LIHTNOVInstituto de Ciências Humanas
EDVANIA APARECIDA CORREA ALVESInstituto de Ciências Humanas
ELAINE DA SILVEIRA LEITEInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
ELISIA RODRIGUES CORREAInstituto de Física e Matemática
ERIKA COLLISCHONNInstituto de Ciências Humanas
GIANCARLA SALAMONIInstituto de Ciências Humanas
GIOVANA MENDES DE OLIVEIRAInstituto de Ciências Humanas
HELVIO DEBLI CASALINHOFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
JOSE ALVARO QUINCOZES MARTINSInstituto de Ciências Humanas
JULIO RENATO QUEVEDO MARQUESFaculdade de Meteorologia
LIZ CRISTIANE DIASInstituto de Ciências Humanas
LUCAS MANASSI PANITZInstituto de Ciências Humanas
MARIA REGINA CAETANO COSTAInstituto de Ciências Humanas
MAURICIO MEURERInstituto de Ciências Humanas
MIGUEL PINTO DE OLIVEIRAInstituto de Ciências Humanas
MOISES ORTEMAR REHBEINInstituto de Ciências Humanas
ROBINSON SANTOS PINHEIROInstituto de Ciências Humanas
RODRIGO GIRALDI COCCOInstituto de Ciências Humanas
ROGERIO AMARAL PEREIRAInstituto de Ciências Humanas
ROSA ELENA NOALInstituto de Ciências Humanas
ROSANGELA LURDES SPIRONELLOInstituto de Ciências Humanas
SANDRO DE CASTRO PITANOInstituto de Ciências Humanas
SIDNEY GONÇALVES VIEIRAInstituto de Ciências Humanas
TIARAJU SALINI DUARTEInstituto de Ciências Humanas
VICTÓRIA SABBADO MENEZESInstituto de Ciências Humanas

Turmas ofertadas em 2018 / 2

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0060259 - ANTROPOLOGIA ECOLÓGICA I - BProfessor responsável pela turma: ADAO JOSE VITAL DA COSTA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T15034
0100228 - ESTATÍSTICA DESCRITIVAProfessor responsável pela turma: ELISIA RODRIGUES CORREA
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1642
0100228 - ESTATÍSTICA DESCRITIVAProfessor responsável pela turma: ELISIA RODRIGUES CORREA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T25040
0060285 - GEOGRAFIA DA POPULAÇÃOProfessor Regente: JOSE ALVARO QUINCOZES MARTINS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M15038
0060260 - INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA FÍSICA - BProfessor Regente: ADRIANO LUIS HECK SIMON
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T15035
0060328 - TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO TRABALHO CIENTÍFICOProfessor responsável pela turma: MIGUEL PINTO DE OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T15040
0060340 - TEORIA DA CIÊNCIA - BProfessor Regente: SANDRO DE CASTRO PITANO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
T15039

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0060283 - CARTOGRAFIA TEMÁTICAProfessor Regente: ROSA ELENA NOAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M14519
0610018 - CLIMATOLOGIAProfessor Regente: DEBORA DE SOUZA SIMOES
Professor responsável pela turma: JULIO RENATO QUEVEDO MARQUES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T15036
0060309 - FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL - BProfessor Regente: MARIA REGINA CAETANO COSTA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T14539
0060341 - GEOMORFOLOGIAProfessor Regente: MAURICIO MEURER
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M14529
0060290 - ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL II - BProfessor Regente: TIARAJU SALINI DUARTE
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T14533

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0060242 - GEOGRAFIA DO COMÉRCIO E DO CONSUMOProfessor Regente: TIARAJU SALINI DUARTE
Horários
ManhãTardeNoite
TER20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T14535
0060080 - GEOGRAFIA ECONÔMICAProfessor Regente: GIOVANA MENDES DE OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T14532
0060299 - GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS E LEG. AMBIENTALProfessor Regente: EDVANIA APARECIDA CORREA ALVES
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M14525
0060349 - LEGISLAÇÃO URBANAProfessor responsável pela turma: ROBINSON SANTOS PINHEIRO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
T14537
0060343 - SENSORIAMENTO REMOTO - BProfessor Regente: MOISES ORTEMAR REHBEIN
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
M14513
0060344 - TOPOGRAFIAProfessor Regente: EDVANIA APARECIDA CORREA ALVES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M14515

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0060304 - ECOLOGIA DE SISTEMASProfessor responsável pela turma: EDVANIA APARECIDA CORREA ALVES
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T14514
0060320 - MONOGRAFIAProfessor Regente: SANDRO DE CASTRO PITANO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T14515
0060319 - PLANEJAMENTO AMBIENTALProfessor Regente: ADRIANO LUIS HECK SIMON
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M14517
0060317 - PLANEJAMENTO RURALProfessor Regente: GIANCARLA SALAMONI
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T14515
0060318 - PLANEJAMENTO URBANOProfessor responsável pela turma: GIOVANA MENDES DE OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T14514

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0060348 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: ADAO JOSE VITAL DA COSTA
T1100
0060348 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: VICTÓRIA SABBADO MENEZES
T10100
0060348 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: MARIA REGINA CAETANO COSTA
T11100
0060348 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: MAURICIO MEURER
T12100
0060348 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: MIGUEL PINTO DE OLIVEIRA
T13101
0060348 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: ROSA ELENA NOAL
T15100
0060348 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: ROBINSON SANTOS PINHEIRO
T16102
0060348 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: SANDRO DE CASTRO PITANO
T17100
0060348 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: SIDNEY GONÇALVES VIEIRA
T18101
0060348 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: ROSANGELA LURDES SPIRONELLO
T19100
0060348 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: ADRIANO LUIS HECK SIMON
T2102
0060348 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: ROGERIO AMARAL PEREIRA
T20100
0060348 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: TIARAJU SALINI DUARTE
T3100
0060348 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: EDVANIA APARECIDA CORREA ALVES
T5103
0060348 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: GIANCARLA SALAMONI
T6100
0060348 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: GIOVANA MENDES DE OLIVEIRA
T7102
0060348 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: JOSE ALVARO QUINCOZES MARTINS
T8100
0060348 - SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAT9100

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0060300 - GEOGRAFIA DO TURISMOProfessor responsável pela turma: ROGERIO AMARAL PEREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
T1109
0060252 - GEOLOGIA DO QUATERNÁRIOProfessor Regente: MIGUEL PINTO DE OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
T12531

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ADRIELE ORTIZ DOS SANTOS20182
ALEXANDRE FELIPE BRUCH20182
ANGÉLICA CIROLINI20182
CARLA REJANE VALADAO CRIZEL20182
CAROLINE DE CASTRO BANDEIRA20182
DENNIS ALMEIDA DE SA BRITTO20182
GABRIELE TEIXEIRA LEMOS20182
GEREMIAS GIRARDI LOPES20182
JOÃO HENRIQUE DE OLIVEIRA COLLATO20182
JOHN LENNON BARROS RODRIGUES20182
LENI HARTWIG20182
LUIS OTAVIO DA SILVA DUARTE20181
MARTHA REGINA OLIVEIRA COPELLO DA CRUZ20182
MICHEL DA SILVA KNUTH20182
PEDRO VIEIRA SAMPAIO20182
RAFAEL DOS ANJOS VALENTE20182
RENATO JOB DOS SANTOS SILVEIRA20182
ROSANE DE AQUINO VALADAO20182
ROSANGELA RODRIGUES CHAGAS20182
SAMANTA TOLENTINO CECCONELLO20182
TALITA SCHWANZ PAULSEN20182
VAGNER SANTOS REIS20182
YAN LUIS DE OLIVEIRA PINTO20182
YURI RODRIGUEZ DE FREITAS20182
YVES PEREIRA DE SOUSA TAVARES20182
ALISSON DA CUNHA E SILVA PORTO20182
ANA CLARA FREIRE BATISTA20182
ANA CLARA TEIXEIRA DE SOUSA20182
DEBORA DA SILVA DE AZEVEDO20182
GLEIDISON MELLOS E SILVA20182
JADIR ELVANGER GARCIA DA SILVA20182
JEAN FERREIRA PERES20182
JEFFERSON EBERSOL DA SILVA20182
JOAO VICTOR GARCIA DUTRA20182
KAUA BRISOLARA FLORES20182
LISSANDRA DA SILVEIRA SOARES20182
LUISA DA ROSA OLIVEIRA20182
MARCIANA LUANA KRUGER20182
MARIANA DA SILVA MUNOZ20182
MILENA DUARTE LUBKE20182
MILENA VASCONCELOS LUIZ20182
PEDRO HENRIQUE GONCALVES DA LUZ20182
SUZANA DOS SANTOS SOARES20182
TATIANE OLIVEIRA DELAMARE20182
THALES DE FREITAS ROCHA20182
VITORIA COREIXAS AUNE20182
ALINE LOPES CONSENTINS20172
ARI CARLOS FERNANDES DA SILVEIRA20172
BRUNA GABRIELA RODRIGUES ZIRBES BUENO20172
CAMILA GRIEP GUIMARAES20172
CASSIELY DA ROZA PACHECO20172
CHARLES BICA GONCALVES20172
DANIEL BASILIO DA SILVEIRA20172
DANIELE PRATES MACEDO20171
EDUARDO SCHUMANN20172
GUILHERME MARTINS20172
HENRIQUE NOGUEZ DA CUNHA20172
ISAAC RODRIGUES DOS SANTOS20172
JAILTON GONCALVES FERNANDES20172
LAIS BRONZI ROCHA20172
LEONARDO KEGLES20172
LUCAS RICHARD CORREA BRUM20172
LUIS HENRIQUE NEGREIROS DA SILVA MENDES20172
MAICON ROBERTO PACHECO DE OLIVEIRA20172
MARINA VENCATO IRIBARREM20172
MATHEUS DA COSTA MADEIRA20172
MATHEUS MIDON DOS PASSOS20172
PATRICK DAME DA ROSA20172
PAULO RICARDO MORAES CASTRO FILHO20172
PAULO ROBERTO BORGES TEIXEIRA JUNIOR20172
RAFAELA BOTELHO TAVARES20172
RICARDO PACHECO ROCHA20172
RODRIGO SALVADOR BENEDETTO CHIRIBAO20172
SERGIO LUIS DA SILVEIRA MELLO20172
TIAGO DAS NEVES RIBEIRO20172
YURI RUAS DIAS20172
AMANDA FERREIRA MOREIRA20162
ANALU NERY JACCOUD20162
ANDREIA CARDOSO DA MARTHA20162
ARTHUR GUILHERME VITAL DE OLIVEIRA20162
CLAUDIOMAR BORGES FERREIRA JUNIOR20162
DANIELA DE BORBA FERNANDES20162
FERNANDO DE OLIVEIRA GONCALVES20162
GABRIELA CORREA RODRIGUEZ20162
IVAN DOS SANTOS TATAGIBA20162
LEONARDO WENCESLAU SOSA ELY20162
MARIANA DE ALMEIDA FONSECA20162
RENA DA SILVA ORTIZ20162
RENIE SANTOS DE MATTOS20162
SAMUEL MOREIRA SILVEIRA FERNANDES20162
ANA JULIA VOLZ DA SILVA20152
ANTHONI PEIXOTO LEAL20152
ARLENE FEHRENBACH20152
CLARISSA SANTOS DE MIRANDA20152
DANIELA DA SILVA20152
GABRIEL HORNER RODRIGUES20152
GUINTER SCHEUNEMANN20152
GUSTAVO BROD RIBEIRO20152
MARION MOISES DA ROSA GRILLO20152
NATHANY MIRANDA BLANK20152
RAFAELA PAGLIARINI ALVES20152
TIAGO OLIVEIRA MARTINS20152
VENICE MARIA MEAZZA DE CAMARGO20152
VICTORIA DEJAN PAGANOTTO20152
WILLIAN AZEREDO DA COSTA20152
YURI CAMARGO SILVEIRA20152
ABRAAO LUIZ VILELA DA SILVA20142
DIANDRA DRAWANZ BOSEL20141
ELIANA ALVES MADEIRA20142
ELIVELTON DORO RODRIGUES20142
GISLAINE DE SOUZA TORTELLI20142
JONATHAN FREITAS OLIVEIRA20142
KELVIN DUTRA XAVIER20142
LISIANE DE SOUSA LEMOS20142
LUCAS DA CUNHA BITENCORT20142
MARIA DE FATIMA BURKERST LEITE20142
SABRINA DOMINGUES MORALES20142
SERGIO LUÍS SOARES AIRES20142
STEPHANIE FREITAS DA SILVA20142
VANESSA PRESTES20142
AMÓS JUVÊNCIO PEREIRA DE MOURA20132
ANDREIA MONKS XAVIER20132
ANDRE STRINGHI MARQUES20132
CÁTIA CIRLENE DA SILVA TEIXEIRA20132
EVERSON GABRIEL MESQUITA DA MARTHA20132
MÁRCIA NOGUEIRA DOS SANTOS20132
TULIO MATHEUS AMARILLO SOUZA20132
VANESSA DA SILVA SCHUG20132
WILLIAM TEIXEIRA DOS SANTOS20132
JOHANNES BLANK20122
MARCIA FABIANI20122
ODAIR DA FONSECA LEIVAS20122
RENAN DE ANDRADE BORGES20122
ANDREI BASTOS DE CASTRO20112
JOSÉ CARLOS CAVALHEIRO DOS SANTOS20112
KARINA PERALDO DA SILVA20102
LUIZ EDUARDO DO SACRAMENTO WALLY20102
NELCI BRITOS JAMBEIRO20102
SANDRO HILARIO LEITZKE20102
CLAUDIO POST THUMÉ20092
TAMIRES GOULART RIBEIRO20092

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ANDERSSON RODRIGUES PETER20072011
CÁTIA FANKA BORGES20072011
JULIANA DUMMER20072011
JULIA VICTORIA CASALINHO20072011
LUIZA CHRISTMANN20072011
MANOEL GOMES DA SILVA NETO20072011
NATÁLIA WINTER DE FREITAS20072011
ALCIDES CRISTIANO MORAIS SEVERO20082012
CRISTIANE TAVARES FEIJÓ20082012
EDER PEREIRA DA SILVA20082012
GILCIANE JANSEN RECONDO20082012
HUMBERTO GAUTÉRIO DE SOUZA20072012
LÍVIA HAHN DURGANTE20082012
LUÍS HENRIQUE FERREIRA DIAS20082012
MARIANA DE OLIVEIRA CASALINHO20082012
NILVA GEORGINA LARROZA LOPES20082012
PAULA NEUMANN NOVACK BANDEIRA20082012
SAMUEL FLECK20082012
TAMARA FELIPIM20092012
VAGNER MESQUITA DE OLIVEIRA20082012
ADRIANO LUIZ DA CUNHA CRUZ20092013
ÂNDREA LENISE DE OLIVEIRA LOPES20092013
BIANCA MARQUES MAIO20092013
CARMEN APARECIDA WASKIEVICZ20092013
CEMILA PANSERA20082013
CESAR BAUER GOMES20092013
CRISLENE AGUIAR DA ROSA20092013
ÉMERSON PINTO GALHO20092013
FRANCIÉLIS FERREIRA VARGAS20082013
GREGOR RODRIGUES DE OLIVEIRA20092013
HELEN JULIANA LERM DUTRA20092013
JÉSSICA VENZKE KERSTNER20092013
JULIANA CRISTINA FRANZ20092013
LEONEL MORAIS RIBEIRO DA SILVA20092013
MARA LUCIA FONSECA GOMES20092013
MARIA LECI DRAWANZ GÖTZKE20092013
MARIBEL DOS SANTOS MACHADO20082013
NELSON CICCONET20092013
RENATA LIMA PEREIRA20092013
SILVANA PEREIRA RÖDEL20092013
ANDERSON RODRIGO ESTEVAM DA SILVA20102014
ANELIZE MILANO CARDOSO20102014
ANTÔNIO AUGUSTO RODRIGUES FRANCO20092014
CRISTINA WEIRICH BOSENBECKER20102014
FRANCISCO CARLOS GARCIA LUÇARDO20102014
GABRIELA RODRIGUES GOIS20102014
GIL PASSOS DE MATTOS20072014
JOSÉ RENATO MELO TAVARES20102014
LISANDRA COIMBRA FONSECA20102014
MAIARA BITTENCOURT BÖETTGE20102014
RAFAEL JUNIOR VALADÃO20082014
RODRIGO DE OLIVEIRA SIQUEIRA20112014
SILVIA LETÍCIA OTTO VENSKE20102014
VIVIANE SPIERING 20102014
CARINA DA SILVA20112015
DOUGLAS GONÇALVES DA SILVA20112015
FELIPE SOUZA DE SOUZA20102015
FRANCIÉLE VOLZ DA FONSECA20102015
GISELE SAMPAIO CALEARO20132015
GUILHERME AUGUSTO CABREIRA20112015
JERUSA CASSAL DE ALMEIDA20112015
JOSÉ CARLOS GUTERRES SOUZA20112015
JULIANA TAVARES PEREIRA20112015
LAZARO FERREIRA DA CRUZ20112015
MÁRCIA FERRAZ GONÇALVES20102015
MÁRCIO PILATTI20112015
MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA20112015
Maria Alice Mattos Ramis Pontes20112015
MARIA DE FATIMA FERNANDES PACHECO20102015
MAURA JAQUELINE GONÇALVES DE SOUZA20092015
PAULA ECHEVENGUÁ CARDOSO DA ROSA20112015
PAULO ROBER DA SILVA PEREIRA20102015
CAIO VINÍCIUS OLIVEIRA FERREIRA20142016
EDIVÂNIA OLIVEIRA LIMA FERREIRA20112016
JANINE BERGMANN LOPES20122016
JUSCELINO VIEIRA DA CUNHA20102016
MARIA NOECI ALVES NICHES20112016
MATEUS SILVA DA ROSA20122016
AMILTON LUIS DOS SANTOS FURTADO20132017
CENIRA DAS GRAÇAS LOY MOURA20102017
FRANCISCO JOSÉ SOARES CUNHA20132017
RICARDO BRANDOLT DE JESUS20142017
SAMIRA FLÁVIA GUEDES DE SOUZA20122017
SAMIR HUSEIN ABDALLA SAMARA20082017
SILVANA DE MATOS BANDEIRA20122017
SÍLVIO DOS SANTOS LUÍS JÚNIOR20132017
VANESSA CORRÊA20122017
CLÁUDIA WERNER FLACH20142018
FRANCISCO SCHWANTZ RICARDO20142018
LUIZA DOS ANJOS LOPES20122018
MÁRLON ROXO MADEIRA20122018

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

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