Nome do Curso / Conceitos (*)
Geografia
Enade (2017)1CPC (2017)2CC (2013)5
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Código UFPel
3110
Código e-MEC
113606
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1572 de 06 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 433 de 30/07/2014. Publicada no D.O.U. de 01/08/2014.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 1097 de 24/12/2015. Publicada no D.O.U. de 30/12/2015.
Curso reconhecido pela Portaria nº 433 de 30/07/2014. Publicada no D.O.U. de 01/08/2014.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 1097 de 24/12/2015. Publicada no D.O.U. de 30/12/2015.
Contextualização
O curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal de Pelotas tem como objetivo principal a formação de profissionais habilitados a atuarem no desenvolvimento de atividades de pesquisa e de aplicação técnica. Contribuindo, de forma qualificada, para a compreensão do espaço geográfico – de seus objetos e processos naturais e sociais - em constante transformação. Objetivos Específicos Formar profissionais para o exercício da Geografia aplicada ao ambiente, oportunizando condições teórico-reflexivas necessárias às experiências interdisciplinares. Capacitar os profissionais para identificar problemas, propor soluções, acompanhar e participar do desenvolvimento da ciência geográfica, bem como se constituir em agentes de construção de uma nova sociedade, fundamentada em conhecimentos, habilidades e atitudes críticas e criativas. Desenvolver a capacidade para produzir conhecimentos e analisar o espaço geográfico, de maneira crítica e reflexiva.
Objetivos
5.1. Objetivo Geral
O curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal de Pelotas tem como objetivo principal a formação de profissionais habilitados a atuarem no desenvolvimento de atividades de pesquisa e de aplicação técnica. Contribuindo, de forma qualificada, para a compreensão do espaço geográfico – de seus objetos e processos naturais e sociais - em constante transformação.
5.2. Objetivos Específicos
Formar profissionais para o exercício da Geografia aplicada ao ambiente, oportunizando condições teórico-reflexivas necessárias às experiências interdisciplinares.
Capacitar os profissionais para identificar problemas, propor soluções, acompanhar e participar do desenvolvimento da ciência geográfica, bem como se constituir em agentes de construção de uma nova sociedade, fundamentada em conhecimentos, habilidades e atitudes críticas e criativas.
Desenvolver a capacidade para produzir conhecimentos e analisar o espaço geográfico, de maneira crítica e reflexiva.
O curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal de Pelotas tem como objetivo principal a formação de profissionais habilitados a atuarem no desenvolvimento de atividades de pesquisa e de aplicação técnica. Contribuindo, de forma qualificada, para a compreensão do espaço geográfico – de seus objetos e processos naturais e sociais - em constante transformação.
5.2. Objetivos Específicos
Formar profissionais para o exercício da Geografia aplicada ao ambiente, oportunizando condições teórico-reflexivas necessárias às experiências interdisciplinares.
Capacitar os profissionais para identificar problemas, propor soluções, acompanhar e participar do desenvolvimento da ciência geográfica, bem como se constituir em agentes de construção de uma nova sociedade, fundamentada em conhecimentos, habilidades e atitudes críticas e criativas.
Desenvolver a capacidade para produzir conhecimentos e analisar o espaço geográfico, de maneira crítica e reflexiva.
Perfil do Egresso
O perfil desejado para o Bacharel em Geografia da UFPEL é de um profissional capaz de analisar as problemáticas do mundo atual em constante transformação. Este deve estar apto a participar no desenvolvimento da ciência geográfica, constituindo-se em agente de transformação da sociedade. Para tanto, a formação do bacharel deve contemplar sólida formação na área das humanidades e das geociências, criando possibilidades de identificação, análise e interpretação dos processos sociais e das relações existentes entre a natureza e a sociedade. Em outras palavras, segundo Milton Santos, criar consciência de uma época, compreender o meio técnico-científico e informacional e, desenvolver a percepção da simultaneidade de tempos e processos. O bacharel deverá conhecer e atuar na realidade, na perspectiva da inclusão dos setores sociais não-privilegiados ou menos privilegiados. Ênfase especial também será dispensada às problemáticas das realidades regionais, nacionais e mundiais, bem como à compreensão, domínio e aplicação das novas tecnologias, inerentes ao processo de globalização. Nesta perspectiva o ensino, a pesquisa e a extensão devem ser indissociáveis, pois o profissional deve ser capaz de produzir conhecimento a partir da prática, em diálogo com as distintas abordagens teóricas, exercitando a interdisciplinaridade.
Competências e habilidades
Com base na legislação em vigor (proposição MEC/Diretrizes Curriculares Nacionais) e atendendo a proposta político-pedagógica do Curso, são listadas a seguir as competências do bacharel em Geografia formado na UFPel. É preciso salientar que as competências expressam as possibilidades que se podem concretizar por intermédio dos percursos que os alunos realizam nesta etapa de formação inicial.
7.1. COMPETÊNCIAS DO BACHAREL EM GEOGRAFIA
a) Desenvolver investigações científicas sobre aspectos socioeconômicos, políticos e/ou ambientais e os processos deles resultantes, que constituem a realidade complexa abordada pela Geografia;
b) Utilizar a metodologia científica na realização de atividades acadêmicas e trabalhos científicos;
c) Reconhecer, selecionar e utilizar as linguagens científicas e gráficas mais adequadas para tratar a informação geográfica;
d) Construir, executar e avaliar projetos e programas interdisciplinares;
e) Desenvolver uma postura crítica, de questionamento e reflexão em relação aos elementos que dão identidade ao espaço geográfico;
f) Compreender conceitualmente que os fenômenos geográficos têm uma espacialidade e que as paisagens geográficas expressam diferentes temporalidades da sociedade e da natureza.
7.2. HABILIDADES DO BACHAREL EM GEOGRAFIA
a) Identificar e analisar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento;
b) Articular o empírico e o conceitual relacionando o conhecimento dos processos espaciais;
c) Reconhecer, identificar e interpretar a escala social de análise dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;
d) Organizar e realizar atividades de campo para a investigação geográfica;
e) Participar de atividades profissionais, de maneira integrada e contributiva, em equipes interdisciplinares;
f) Observar, descrever, representar, investigar, interpretar, comparar e construir o entendimento das inter-relações das dinâmicas socioeconômicas e naturais no processo de produção e, organização do espaço geográfico;
g) Identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções relativas ao processo de produção e organização do espaço;
h) Caracterizar regiões e sub-regiões geográficas naturais e zonas geoeconômicas (organização físico-espacial).
7.1. COMPETÊNCIAS DO BACHAREL EM GEOGRAFIA
a) Desenvolver investigações científicas sobre aspectos socioeconômicos, políticos e/ou ambientais e os processos deles resultantes, que constituem a realidade complexa abordada pela Geografia;
b) Utilizar a metodologia científica na realização de atividades acadêmicas e trabalhos científicos;
c) Reconhecer, selecionar e utilizar as linguagens científicas e gráficas mais adequadas para tratar a informação geográfica;
d) Construir, executar e avaliar projetos e programas interdisciplinares;
e) Desenvolver uma postura crítica, de questionamento e reflexão em relação aos elementos que dão identidade ao espaço geográfico;
f) Compreender conceitualmente que os fenômenos geográficos têm uma espacialidade e que as paisagens geográficas expressam diferentes temporalidades da sociedade e da natureza.
7.2. HABILIDADES DO BACHAREL EM GEOGRAFIA
a) Identificar e analisar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento;
b) Articular o empírico e o conceitual relacionando o conhecimento dos processos espaciais;
c) Reconhecer, identificar e interpretar a escala social de análise dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;
d) Organizar e realizar atividades de campo para a investigação geográfica;
e) Participar de atividades profissionais, de maneira integrada e contributiva, em equipes interdisciplinares;
f) Observar, descrever, representar, investigar, interpretar, comparar e construir o entendimento das inter-relações das dinâmicas socioeconômicas e naturais no processo de produção e, organização do espaço geográfico;
g) Identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções relativas ao processo de produção e organização do espaço;
h) Caracterizar regiões e sub-regiões geográficas naturais e zonas geoeconômicas (organização físico-espacial).
Organização Curricular
A estrutura curricular do curso de Bacharelado em Geografia será organizada com base em três dimensões formativas, tais como, Formação Específica, Formação Complementar e Formação Livre1.
A Formação Específica abrange um conjunto de disciplinas obrigatórias, TCC e Estágio supervisionado, a serem cursadas por todos os alunos do Curso, trata-se de uma formação básica indispensável a todo o aluno. Esta formação é estruturada a partir do perfil do profissional egresso do Curso, nas suas potencialidades e áreas de atuação.
A grade curricular é organizada de forma a dar sustentação e qualidade a formação do Acadêmico do Curso de Bacharelado. Para tanto, as disciplinas que apresentam pré-requitos fazem parte de um bojo de conhecimento especifico, tendo como premissa a linearidade e o aprofundamento das discussões teóricas e práticas, não podendo ser alterada sua ordem, sob pena de prejuízo no processo ensino-aprendizagem.
A Formação Complementar tem na sua constituição a dimensão obrigatória no currículo do Curso e abrange um conjunto de saberes que darão ao estudante uma formação mais específica numa sub-área do Curso, o mesmo abrange três possibilidades
1 Coletânia Pedagógica da Universidade Federal de Pelotas – Caderno Temático 01, 2008 p. 17-18.
20
a saber, atividades complementares direcionadas (pesquisa, extensão e ensino), disciplinares optativas.(obrigatórias no currículo) e optativas.
O Curso de Bacharelado em Geografia oferece uma série de disciplinas de caráter optativo geral, entre as quais o aluno poderá optar para ampliar a sua formação, tendo o estudante que cursar no mínimo dez créditos, podendo ser integralizado por disciplinas cursadas em outros cursos, mediante análise e aprovação do Colegiado dos Cursos de Geografia. Será verificada a pertinência de aprovação de disciplinas oferecidas por outros departamentos, considerando, fundamentalmente, a aplicabilidade do conteúdo na formação acadêmica do estudante.
A Formação Livre abrange um conjunto de disciplinas no âmbito da instituição e/ou do instituto a ser escolhido pelo estudante com o acompanhamento do professor orientador, ou aprovação do colegiado. As atividades complementares ou atividades de enriquecimento curricular se referem ao elenco de oportunidades que os acadêmicos podem participar de forma a complementar os seus estudos. Incluem atividades de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão (cadastrados no COCEPE), estudos dirigidos e outras modalidades que deverão ser submetidas à apreciação do Colegiado do Curso. Poderão ser contempladas depois de submetidas à apreciação do Colegiado do Curso, as participações dos alunos em encontros de Geografia e áreas afins de âmbito municipal, estadual, nacional ou internacional. Demais atividades complementares serão realizadas aos sábados e de acordo com as possibilidades dos estudantes. Aqui estão compreendidas, também, as atividades extracurriculares realizadas pelos estudantes. Ao todo, devem ser integralizadas, no mínimo, duzentas horas de atividades complementares até a conclusão do Curso.
A Formação Específica abrange um conjunto de disciplinas obrigatórias, TCC e Estágio supervisionado, a serem cursadas por todos os alunos do Curso, trata-se de uma formação básica indispensável a todo o aluno. Esta formação é estruturada a partir do perfil do profissional egresso do Curso, nas suas potencialidades e áreas de atuação.
A grade curricular é organizada de forma a dar sustentação e qualidade a formação do Acadêmico do Curso de Bacharelado. Para tanto, as disciplinas que apresentam pré-requitos fazem parte de um bojo de conhecimento especifico, tendo como premissa a linearidade e o aprofundamento das discussões teóricas e práticas, não podendo ser alterada sua ordem, sob pena de prejuízo no processo ensino-aprendizagem.
A Formação Complementar tem na sua constituição a dimensão obrigatória no currículo do Curso e abrange um conjunto de saberes que darão ao estudante uma formação mais específica numa sub-área do Curso, o mesmo abrange três possibilidades
1 Coletânia Pedagógica da Universidade Federal de Pelotas – Caderno Temático 01, 2008 p. 17-18.
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a saber, atividades complementares direcionadas (pesquisa, extensão e ensino), disciplinares optativas.(obrigatórias no currículo) e optativas.
O Curso de Bacharelado em Geografia oferece uma série de disciplinas de caráter optativo geral, entre as quais o aluno poderá optar para ampliar a sua formação, tendo o estudante que cursar no mínimo dez créditos, podendo ser integralizado por disciplinas cursadas em outros cursos, mediante análise e aprovação do Colegiado dos Cursos de Geografia. Será verificada a pertinência de aprovação de disciplinas oferecidas por outros departamentos, considerando, fundamentalmente, a aplicabilidade do conteúdo na formação acadêmica do estudante.
A Formação Livre abrange um conjunto de disciplinas no âmbito da instituição e/ou do instituto a ser escolhido pelo estudante com o acompanhamento do professor orientador, ou aprovação do colegiado. As atividades complementares ou atividades de enriquecimento curricular se referem ao elenco de oportunidades que os acadêmicos podem participar de forma a complementar os seus estudos. Incluem atividades de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão (cadastrados no COCEPE), estudos dirigidos e outras modalidades que deverão ser submetidas à apreciação do Colegiado do Curso. Poderão ser contempladas depois de submetidas à apreciação do Colegiado do Curso, as participações dos alunos em encontros de Geografia e áreas afins de âmbito municipal, estadual, nacional ou internacional. Demais atividades complementares serão realizadas aos sábados e de acordo com as possibilidades dos estudantes. Aqui estão compreendidas, também, as atividades extracurriculares realizadas pelos estudantes. Ao todo, devem ser integralizadas, no mínimo, duzentas horas de atividades complementares até a conclusão do Curso.
Procedimentos e metodologias de ensino
Os procedimentos pedagógicos adotados consideram que neste mundo (real, mas também virtual) em que estamos vivendo, são necessárias novas práticas. Assim, longe de procurar conformar/enquadrar os estudantes em formas pré-estabelecidas, pretendem libertá-los para ter criatividade, serem críticos, ter acesso às informações e de usar os referenciais teóricos. Assim como o instrumental técnico que estiver disponível, de construir o seu próprio pensamento e estabelecer os elos entre todas as informações, para que possa, assim, produzir o seu conhecimento.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
A avaliação é etapa do processo de formação, devendo garantir o desenvolvimento das competências profissionais. È fundamental para diagnosticar questões relevantes, aferir resultados e identificar mudanças necessárias relacionadas a problemas teórico-metodológicos.
Com o objetivo de construção do conhecimento, mais do que assimilação de conteúdos tradicionais, abre-se a possibilidade para reflexão escrita sobre aspectos estudados, elaboração de projeto com o objetivo de realizar intervenções contextualizadas, no campo socioambiental, rural e urbano.
9.1. PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
O processo de formação do profissional em Geografia bacharel deve garantir o desenvolvimento das competências e habilidades apontadas nesse projeto político pedagógico. Mas, para que isso se cumpra, torna-se necessário a presença de instrumentos de avaliação periódica do processo ensino-aprendizagem, com o intuito de alcançar os objetivos propostos, reajustando, quando se fizer necessário, as estratégias de ensino.
A avaliação não deve ser pensada apenas como um instrumento classificatório de aprovação ou reprovação, mas, principalmente, como um instrumento voltado à formação do aluno. Assim, deve-se avaliar tanto o conhecimento adquirido quanto a capacidade de pô-los em prática e expandi-los, garantindo, desse modo, o uso funcional e contextualizado das competências e habilidades necessárias à formação profissional do geógrafo.
Para tanto, a elaboração dos instrumentos de avaliação por parte do professor deve ser precedida de uma reflexão sobre que critérios adotar. Vasconcelos (1998:68),
53
ao estudar as mudanças na avaliação da aprendizagem, recomenda que os instrumentos de avaliação devam ser:
• Reflexivos – que superem a simples repetição de informações e estabeleçam relações;
• Abrangentes – que contenha uma mostra significativa do que está sendo trabalhado;
• Contextualizadas – que permita a compreensão do que está sendo solicitado em relação ao que será praticado profissionalmente, e;
• Claros e compatíveis – em relação aos conteúdos trabalhados
A conjugação desses instrumentos proporcionarão ao professor os elementos necessários a um bom processo de avaliação. Nos próprios programas de ensino das disciplinas devem estar evidenciadas as formas de avaliar os domínios do conteúdo e as competências e habilidades profissionais esperadas.
Em relação à avaliação dos domínios do conteúdo poderão ser utilizados instrumentos como:
• Provas (dissertivas e orais);
• Seminários;
• Debates;
• Resenhas;
• Análise de textos;
• Atividades referentes à saída de campo;
• Atividades em grupo;
• Outras atividades
Tudo isso, supondo que ocorra discussão, análise crítica, explicação, interpretação e avaliação de conteúdos das aulas, dos conceitos, das categorias, das teorias, das metodologias, das idéias das fontes, dos textos e dos livros estudados.
Quanto à avaliação das competências e habilidades profissionais poderão ser realizadas via:
• Projetos de pesquisa;
• Relatórios de viagem de estudo;
• Relatórios de contextos observados através de entrevistas;
• Reflexão da prática docente através da análise da própria prática profissional (em especial aos licenciados);
• Relatórios finais de estágio supervisionado;
• Seleção e organização de fontes primárias ou de material didático;
• Produção de materiais e recursos para utilização didática ou de difusão do conhecimento e da pesquisa;
• Reflexão escrita sobre aspectos estudados, discutidos e observados em situação de estágio, pesquisa e extensão;
• Participação em encontros de geografia ou ciências afins com intuito de aprofundar o conhecimento e a análise crítica, favorecendo assim à utilização dos resultados em sua prática profissional;
• Avaliação da pesquisa, da produção e/ou difusão do conhecimento geográfico em instituições de ensino, órgãos (públicos/privados) voltados a análises sócio-espaciais, e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão e planejamento sócio-ambiental;
• Desenvolver, junto a órgãos de pesquisa e extensão, atividades voltadas a compreensão e análise crítica de instrumentalizações cartográficas, de fotointerpretação, de geoprocessamento e de sistemas de informação geográfica;
• Proceder, junto aos órgãos públicos, e junto a outros profissionais, a produção, análise e crítica a Planos tantos voltados para o urbano, quanto para o regional.
Cabe ressaltar, em todo o processo de ensino-aprendizagem, que a avaliação não tem um fim em si mesmo. Ela se apresenta, junto àquele, como um meio a ser utilizado para o seu aperfeiçoamento.
O rendimento do aluno será verificado através de uma freqüência mínima obrigatória de 75% das aulas, com um aproveitamento de 70% para as demais avaliações aplicadas. Será considerado como aproveitamento em cada disciplina, notas que varia de Zero a Dez. O direito à recuperação do processo ensino-aprendizagem para alunos em dificuldades de avaliação seguirá o disposto na legislação vigente na Universidade Federal de Pelotas.
Com o objetivo de construção do conhecimento, mais do que assimilação de conteúdos tradicionais, abre-se a possibilidade para reflexão escrita sobre aspectos estudados, elaboração de projeto com o objetivo de realizar intervenções contextualizadas, no campo socioambiental, rural e urbano.
9.1. PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
O processo de formação do profissional em Geografia bacharel deve garantir o desenvolvimento das competências e habilidades apontadas nesse projeto político pedagógico. Mas, para que isso se cumpra, torna-se necessário a presença de instrumentos de avaliação periódica do processo ensino-aprendizagem, com o intuito de alcançar os objetivos propostos, reajustando, quando se fizer necessário, as estratégias de ensino.
A avaliação não deve ser pensada apenas como um instrumento classificatório de aprovação ou reprovação, mas, principalmente, como um instrumento voltado à formação do aluno. Assim, deve-se avaliar tanto o conhecimento adquirido quanto a capacidade de pô-los em prática e expandi-los, garantindo, desse modo, o uso funcional e contextualizado das competências e habilidades necessárias à formação profissional do geógrafo.
Para tanto, a elaboração dos instrumentos de avaliação por parte do professor deve ser precedida de uma reflexão sobre que critérios adotar. Vasconcelos (1998:68),
53
ao estudar as mudanças na avaliação da aprendizagem, recomenda que os instrumentos de avaliação devam ser:
• Reflexivos – que superem a simples repetição de informações e estabeleçam relações;
• Abrangentes – que contenha uma mostra significativa do que está sendo trabalhado;
• Contextualizadas – que permita a compreensão do que está sendo solicitado em relação ao que será praticado profissionalmente, e;
• Claros e compatíveis – em relação aos conteúdos trabalhados
A conjugação desses instrumentos proporcionarão ao professor os elementos necessários a um bom processo de avaliação. Nos próprios programas de ensino das disciplinas devem estar evidenciadas as formas de avaliar os domínios do conteúdo e as competências e habilidades profissionais esperadas.
Em relação à avaliação dos domínios do conteúdo poderão ser utilizados instrumentos como:
• Provas (dissertivas e orais);
• Seminários;
• Debates;
• Resenhas;
• Análise de textos;
• Atividades referentes à saída de campo;
• Atividades em grupo;
• Outras atividades
Tudo isso, supondo que ocorra discussão, análise crítica, explicação, interpretação e avaliação de conteúdos das aulas, dos conceitos, das categorias, das teorias, das metodologias, das idéias das fontes, dos textos e dos livros estudados.
Quanto à avaliação das competências e habilidades profissionais poderão ser realizadas via:
• Projetos de pesquisa;
• Relatórios de viagem de estudo;
• Relatórios de contextos observados através de entrevistas;
• Reflexão da prática docente através da análise da própria prática profissional (em especial aos licenciados);
• Relatórios finais de estágio supervisionado;
• Seleção e organização de fontes primárias ou de material didático;
• Produção de materiais e recursos para utilização didática ou de difusão do conhecimento e da pesquisa;
• Reflexão escrita sobre aspectos estudados, discutidos e observados em situação de estágio, pesquisa e extensão;
• Participação em encontros de geografia ou ciências afins com intuito de aprofundar o conhecimento e a análise crítica, favorecendo assim à utilização dos resultados em sua prática profissional;
• Avaliação da pesquisa, da produção e/ou difusão do conhecimento geográfico em instituições de ensino, órgãos (públicos/privados) voltados a análises sócio-espaciais, e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão e planejamento sócio-ambiental;
• Desenvolver, junto a órgãos de pesquisa e extensão, atividades voltadas a compreensão e análise crítica de instrumentalizações cartográficas, de fotointerpretação, de geoprocessamento e de sistemas de informação geográfica;
• Proceder, junto aos órgãos públicos, e junto a outros profissionais, a produção, análise e crítica a Planos tantos voltados para o urbano, quanto para o regional.
Cabe ressaltar, em todo o processo de ensino-aprendizagem, que a avaliação não tem um fim em si mesmo. Ela se apresenta, junto àquele, como um meio a ser utilizado para o seu aperfeiçoamento.
O rendimento do aluno será verificado através de uma freqüência mínima obrigatória de 75% das aulas, com um aproveitamento de 70% para as demais avaliações aplicadas. Será considerado como aproveitamento em cada disciplina, notas que varia de Zero a Dez. O direito à recuperação do processo ensino-aprendizagem para alunos em dificuldades de avaliação seguirá o disposto na legislação vigente na Universidade Federal de Pelotas.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
A integração com a pesquisa ocorre através da participação dos discentes junto aos diversos laboratórios existentes no curso. Com relação à integração com a pós-graudação, ocorre junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia existente no Departamento de Geografia, onde a maioria dos pós-graduandos são egressos da nossa graduação, tanto em licenciatura quanto bacharelado.
Acompanhamento de Egressos
Em relação ao acompanhamento dos egressos, este processo ocorre mediante a atualização daqueles através dos eventos realizados tanto pelo colegiado quanto pelos laboratórios.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10060184 | GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
10060186 | GEÓGRAFO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL | Obrigatória | 4 | 60 |
10060182 | GEOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
10060185 | ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL | Obrigatória | 4 | 60 |
10060183 | SOCIEDADE E NATUREZA | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10060188 | CARTOGRAFIA GERAL | Obrigatória | 4 | 60 |
19610011 | CLIMATOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
10060190 | EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA | Obrigatória | 4 | 60 |
11100028 | ESTATÍSTICA DESCRITIVA | Obrigatória | 4 | 60 |
10060189 | FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10060192 | CARTOGRAFIA TEMÁTICA DIGITAL10060188 - CARTOGRAFIA GERAL | Obrigatória | 4 | 60 |
10060196 | GEOGRAFIA RURAL | Obrigatória | 4 | 60 |
10060194 | GEOGRAFIA URBANA | Obrigatória | 4 | 60 |
10060191 | GEOMORFOLOGIA I10060182 - GEOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
10060193 | TOPOGRAFIA10060188 - CARTOGRAFIA GERAL | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10060200 | GEOGRAFIA ECONÔMICA | Obrigatória | 4 | 60 |
10060198 | GEOPROCESSAMENTO I10060188 - CARTOGRAFIA GERAL10060192 - CARTOGRAFIA TEMÁTICA DIGITAL | Obrigatória | 4 | 60 |
10060201 | METODOLOGIA DA PESQUISA EM GEOGRAFIA10060186 - GEÓGRAFO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL | Obrigatória | 4 | 60 |
10060197 | PEDOLOGIA10060191 - GEOMORFOLOGIA I | Obrigatória | 4 | 60 |
10060199 | SENSORIAMENTO REMOTO10060188 - CARTOGRAFIA GERAL | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10060202 | BIOGEOGRAFIA10060182 - GEOLOGIA10060191 - GEOMORFOLOGIA I19610011 - CLIMATOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
10060205 | GEOGRAFIA POLÍTICA E GEOPOLÍTICA10060185 - ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL | Obrigatória | 4 | 60 |
10060204 | HIDROGEOGRAFIA10060191 - GEOMORFOLOGIA I | Obrigatória | 4 | 60 |
10060203 | LEGISLAÇÃO AMBIENTAL | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10060208 | EIA-RIMA10060203 - LEGISLAÇÃO AMBIENTAL | Obrigatória | 4 | 60 |
10060207 | GEOMORFOLOGIA II10060191 - GEOMORFOLOGIA I | Obrigatória | 4 | 60 |
10060209 | GEOPROCESSAMENTO II10060198 - GEOPROCESSAMENTO I | Obrigatória | 4 | 60 |
10060211 | GESTÃO DE NEGÓCIOS EM GEOGRAFIA10060186 - GEÓGRAFO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL | Obrigatória | 4 | 60 |
10060210 | TEORIA DA REGIÃO E DA REGIONALIZAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10060215 | MONOGRAFIA I10060201 - METODOLOGIA DA PESQUISA EM GEOGRAFIA | Obrigatória | 4 | 60 |
10060212 | PLANEJAMENTO AMBIENTAL10060209 - GEOPROCESSAMENTO II10060207 - GEOMORFOLOGIA II10060202 - BIOGEOGRAFIA19610011 - CLIMATOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
10060214 | PLANEJAMENTO RURAL10060196 - GEOGRAFIA RURAL10060209 - GEOPROCESSAMENTO II11100028 - ESTATÍSTICA DESCRITIVA | Obrigatória | 4 | 60 |
10060213 | PLANEJAMENTO URBANO10060209 - GEOPROCESSAMENTO II10060194 - GEOGRAFIA URBANA | Obrigatória | 4 | 60 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10060216 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO10060212 - PLANEJAMENTO AMBIENTAL10060213 - PLANEJAMENTO URBANO10060214 - PLANEJAMENTO RURAL | Obrigatória | 9 | 135 |
10060217 | MONOGRAFIA II10060215 - MONOGRAFIA I | Obrigatória | 4 | 60 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10060218 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 200 |
Optativas
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10060220 | A GEOPOLÍTICA E O MUNDO CONTEMPORÂNEO | Optativa | 4 | 60 |
10060226 | CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA | Optativa | 4 | 60 |
10060221 | FOTOGEOGRAFIA | Optativa | 4 | 60 |
10060222 | GEODIVERSIDADE, GEOPATRIMÔNIO E GEOCONSERVAÇÃO | Optativa | 4 | 60 |
10060219 | GEOGRAFIA DO COMÉRCIO E DO CONSUMO E LEGISLAÇÃO URBANA | Optativa | 4 | 60 |
10060223 | GEOGRAFIA DO TURISMO | Optativa | 4 | 60 |
10060224 | GEOLOGIA DO QUATEMÁRIO | Optativa | 4 | 60 |
10060225 | JUVENTUDE RURAL E ESPAÇO GEOGRÁFICO | Optativa | 4 | 60 |
20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Optativa | 4 | 60 |
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2021 / 2
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10060182 - GEOLOGIAProfessor responsável pela turma: AUGUSTO NOBRE GONCALVES Horários
| M1 | 12 | 5 |
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10060188 - CARTOGRAFIA GERALProfessor responsável pela turma: ROSANGELA LURDES SPIRONELLO Horários
| M1 | 22 | 16 | ||||||
19610011 - CLIMATOLOGIAProfessor responsável pela turma: DÉBORA DE SOUZA SIMÕES Horários
| T1 | 50 | 28 | ||||||
10060190 - EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIAProfessor responsável pela turma: SIDNEY GONÇALVES VIEIRA Horários
| M1 | 35 | 28 | ||||||
11100028 - ESTATÍSTICA DESCRITIVAProfessor responsável pela turma: GUSTAVO SESSA FIALHO Horários
| T1 | 50 | 34 | ||||||
10060189 - FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASILProfessor responsável pela turma: MARIA REGINA CAETANO COSTA Horários
| T1 | 28 | 26 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10060200 - GEOGRAFIA ECONÔMICAProfessor responsável pela turma: ROBINSON SANTOS PINHEIRO Horários
| T1 | 17 | 15 | ||||||
10060198 - GEOPROCESSAMENTO IProfessor responsável pela turma: ERIKA COLLISCHONN Horários
| M1 | 5 | 4 | ||||||
10060201 - METODOLOGIA DA PESQUISA EM GEOGRAFIAProfessor responsável pela turma: CESAR AUGUSTO FERRARI MARTINEZ Horários
| T1 | 7 | 6 | ||||||
10060197 - PEDOLOGIAProfessor Regente: RYAN NOREMBERG SCHUBERT Professor Regente: LIZETE STUMPF Professor responsável pela turma: LUIZ FERNANDO SPINELLI PINTO Horários
| M1 | 50 | 15 | ||||||
10060199 - SENSORIAMENTO REMOTOProfessor responsável pela turma: MOISES ORTEMAR REHBEIN Horários
| M1 | 13 | 11 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
ANDRÉA BRITO ALVES | 2021 | 2 |
HENRIQUE GOTALDO LEMOS BATISTA | 2021 | 2 |
ANTONIO CARLOS LUZ GOMES E SILVA | 2021 | 1 |
BRUNO FEIJO DA COSTA | 2021 | 1 |
CAMILA SIAS GOMES | 2021 | 1 |
CASSIO BLAAS AIRES | 2021 | 1 |
GUSTAVO DOS SANTOS DA FONTOURA | 2021 | 1 |
GUSTAVO SACCO ZUTTION | 2021 | 1 |
HAKREN XAVIER MENDES | 2021 | 1 |
ITALO CAVALHEIRO DA ROSA | 2021 | 1 |
JENNIFER ROSA DA SILVA | 2021 | 1 |
JOANA TRAPP JUNG DE SOUZA | 2021 | 1 |
JUAN PABLO MADRUGA DA SILVA | 2021 | 1 |
MARCELA FERREIRA THONCKE | 2021 | 1 |
MARIELE AFONSO DOMINGUES | 2021 | 1 |
MATHEUS CAMARGO LONGHI | 2021 | 1 |
MIRIAM DAME FAGUNDES | 2021 | 1 |
MONICA KLUG BORGES | 2021 | 1 |
RAQUEL CRESCENTE PEREIRA | 2021 | 1 |
REJANE LEMOS DE AZAMBUJA GOMES | 2021 | 1 |
RENAN RAEL MOREIRA PEREIRA | 2021 | 1 |
RYAN MENDES DOS SANTOS | 2021 | 1 |
SANDI XAVIER MANCILIA | 2021 | 1 |
Stéfany Solari Maciel | 2021 | 1 |
TALITA CASTRO AZEVEDO | 2021 | 1 |
WILLIAN COUTINHO SILVEIRA | 2021 | 1 |
ADRIANE DO AMARAL RODRIGUES | 2020 | 1 |
ADRIANI GOMES LOUREIRO | 2020 | 1 |
Ana Carolina Bilhalva Drehmer | 2020 | 1 |
CAMILA DE SOUZA MESQUITA | 2020 | 1 |
DARYK FABRA DA COSTA | 2020 | 1 |
GABRIEL DIAS MESQUITA | 2020 | 1 |
GLADIS DUTRA LIHTNOV | 2020 | 1 |
JURANDIR VIEIRA FRANCO | 2020 | 1 |
MAURO PINTO DE OLIVEIRA | 2020 | 1 |
MURILO FREDA SILVEIRA | 2020 | 1 |
RENAN PEREIRA MACHADO | 2020 | 1 |
RODRIGO DA SILVEIRA BASTOS | 2020 | 1 |
RODRIGO DE MOURA SOUZA | 2020 | 1 |
SABRINA BLANK SCHNEIDER | 2020 | 1 |
SAMUEL DE JESUS CABRAL | 2020 | 1 |
Vaneza Barreto Pereira | 2020 | 1 |
vângela regina martins de paiva | 2020 | 1 |
VÍTOR EMANUEL SILVA DE OLIVEIRA | 2020 | 1 |
YASMIN KÖHLER EICHOLZ | 2020 | 1 |
ANDREY SCHAFER SCHELLIN | 2019 | 2 |
ANDRIUS CANABARRO DA COSTA | 2019 | 2 |
ARMANY APOLO ALCARA CORREA | 2019 | 2 |
CARINA CORREA BOEIRA | 2019 | 2 |
EDUARDO DA SILVA | 2019 | 2 |
GABRIEL GORGA CARDOSO | 2019 | 2 |
GICELMA MARCELLO DE AVILA | 2019 | 2 |
JESSICA ALVES LOPES | 2019 | 2 |
JOAO MANOEL ACOSTA GOMES | 2019 | 2 |
JONATHA BURLE BARROSO SOTORIVA LIMA | 2019 | 2 |
LAIDINER RUTZ TRETTIN | 2019 | 2 |
LEONARDO FIGUEIREDO DA SILVA | 2019 | 2 |
LETICIA OLIVEIRA DOS SANTOS | 2019 | 2 |
LIONARDO FONSECA DA ROSA | 2019 | 2 |
LIZIANE KERCHINER DA SILVA | 2019 | 2 |
LUCAS PIRES FERREIRA | 2019 | 2 |
MARIA IZABEL DOS SANTOS BRUM | 2019 | 2 |
OTAVIO LIMA CHAGAS | 2019 | 2 |
TIAGO GOMES DE OLIVEIRA | 2019 | 2 |
Fabio Furtado Saraiva | 2019 | 1 |
PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA IRIBARREM | 2019 | 1 |
DÉBORA DA SILVA DE AZEVEDO | 2018 | 2 |
GEREMIAS GIRARDI LOPES | 2018 | 2 |
KAUA BRISOLARA FLORES | 2018 | 2 |
MARTHA REGINA OLIVEIRA COPELLO DA CRUZ | 2018 | 2 |
MICHEL DA SILVA KNUTH | 2018 | 2 |
PEDRO HENRIQUE GONCALVES DA LUZ | 2018 | 2 |
PEDRO VIEIRA SAMPAIO | 2018 | 2 |
RENATO JOB DOS SANTOS SILVEIRA | 2018 | 2 |
ROSANE DE AQUINO VALADAO | 2018 | 2 |
SAMANTA TOLENTINO CECCONELLO | 2018 | 2 |
SUZANA DOS SANTOS SOARES | 2018 | 2 |
TALITA SCHWANZ PAULSEN | 2018 | 2 |
VAGNER SANTOS REIS | 2018 | 2 |
VITORIA COREIXAS AUNE | 2018 | 2 |
YVES PEREIRA DE SOUSA TAVARES | 2018 | 2 |
CAMILA GRIEP GUIMARAES | 2017 | 2 |
CASSIELY DA ROZA PACHECO | 2017 | 2 |
DANIEL BASILIO DA SILVEIRA | 2017 | 2 |
GUILHERME MARTINS | 2017 | 2 |
ISAAC RODRIGUES DOS SANTOS | 2017 | 2 |
JAILTON GONCALVES FERNANDES | 2017 | 2 |
LEONARDO KEGLES | 2017 | 2 |
LUIS HENRIQUE NEGREIROS DA SILVA MENDES | 2017 | 2 |
MATHEUS MIDON DOS PASSOS | 2017 | 2 |
PAULO RICARDO MORAES CASTRO FILHO | 2017 | 2 |
PAULO ROBERTO BORGES TEIXEIRA JUNIOR | 2017 | 2 |
RODRIGO SALVADOR BENEDETTO CHIRIBAO | 2017 | 2 |
SERGIO LUIS DA SILVEIRA MELLO | 2017 | 2 |
TIAGO DAS NEVES RIBEIRO | 2017 | 2 |
ANALU NERY JACCOUD | 2016 | 2 |
ANDREIA CARDOSO DA MARTHA | 2016 | 2 |
LEONARDO WENCESLAU SOSA ELY | 2016 | 2 |
RENIE SANTOS DE MATTOS | 2016 | 2 |
ROSANGELA RIBEIRO MEIRELES | 2016 | 2 |
DANIELA DA SILVA | 2015 | 2 |
GABRIEL HORNER RODRIGUES | 2015 | 2 |
GUINTER SCHEUNEMANN | 2015 | 2 |
WILLIAN AZEREDO DA COSTA | 2015 | 2 |
GISLAINE DE SOUZA TORTELLI | 2014 | 2 |
LUCAS DA CUNHA BITENCORT | 2014 | 2 |
SABRINA DOMINGUES MORALES | 2014 | 2 |
ANDREIA MONKS XAVIER | 2013 | 2 |
CÁTIA CIRLENE DA SILVA TEIXEIRA | 2013 | 2 |
MÁRCIA NOGUEIRA DOS SANTOS | 2013 | 2 |
MARCIA FABIANI | 2012 | 2 |
JOSÉ CARLOS CAVALHEIRO DOS SANTOS | 2011 | 2 |
KARINA PERALDO DA SILVA | 2010 | 2 |
SANDRO HILARIO LEITZKE | 2010 | 2 |
CLAUDIO POST THUMÉ | 2009 | 2 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
ANDERSSON RODRIGUES PETER | 2007 | 2011 |
CÁTIA FANKA BORGES | 2007 | 2011 |
JULIANA DUMMER | 2007 | 2011 |
JÚLIA VICTORIA CASALINHO | 2007 | 2011 |
LUIZA CHRISTMANN | 2007 | 2011 |
MANOEL GOMES DA SILVA NETO | 2007 | 2011 |
NATÁLIA WINTER DE FREITAS | 2007 | 2011 |
ALCIDES CRISTIANO MORAIS SEVERO | 2008 | 2012 |
CRISTIANE TAVARES FEIJÓ | 2008 | 2012 |
EDER PEREIRA DA SILVA | 2008 | 2012 |
GILCIANE JANSEN RECONDO | 2008 | 2012 |
HUMBERTO GAUTÉRIO DE SOUZA | 2007 | 2012 |
LÍVIA HAHN DURGANTE | 2008 | 2012 |
LUÍS HENRIQUE FERREIRA DIAS | 2008 | 2012 |
MARIANA DE OLIVEIRA CASALINHO | 2008 | 2012 |
NILVA GEORGINA LARROZA LOPES | 2008 | 2012 |
PAULA NEUMANN NOVACK BANDEIRA | 2008 | 2012 |
SAMUEL FLECK | 2008 | 2012 |
TAMARA FELIPIM | 2009 | 2012 |
VAGNER MESQUITA DE OLIVEIRA | 2008 | 2012 |
ADRIANO LUIZ DA CUNHA CRUZ | 2009 | 2013 |
ÂNDREA LENISE DE OLIVEIRA LOPES | 2009 | 2013 |
BIANCA MARQUES MAIO | 2009 | 2013 |
CARMEN APARECIDA WASKIEVICZ | 2009 | 2013 |
CEMILA PANSERA | 2008 | 2013 |
CESAR BAUER GOMES | 2009 | 2013 |
CRISLENE AGUIAR DA ROSA | 2009 | 2013 |
ÉMERSON PINTO GALHO | 2009 | 2013 |
FRANCIÉLIS FERREIRA VARGAS | 2008 | 2013 |
GREGOR RODRIGUES DE OLIVEIRA | 2009 | 2013 |
HELEN JULIANA LERM DUTRA | 2009 | 2013 |
JESSICA VENZKE KERSTNER | 2009 | 2013 |
JULIANA CRISTINA FRANZ | 2009 | 2013 |
LEONEL MORAIS RIBEIRO DA SILVA | 2009 | 2013 |
MARA LUCIA FONSECA GOMES | 2009 | 2013 |
MARIA LECI DRAWANZ GÖTZKE | 2009 | 2013 |
MARIBEL DOS SANTOS MACHADO | 2008 | 2013 |
NELSON CICCONET | 2009 | 2013 |
RENATA LIMA PEREIRA | 2009 | 2013 |
SILVANA PEREIRA RÖDEL | 2009 | 2013 |
ANDERSON RODRIGO ESTEVAM DA SILVA | 2010 | 2014 |
ANELIZE MILANO CARDOSO | 2010 | 2014 |
ANTÔNIO AUGUSTO RODRIGUES FRANCO | 2009 | 2014 |
CRISTINA WEIRICH BOSENBECKER | 2010 | 2014 |
FRANCISCO CARLOS GARCIA LUÇARDO | 2010 | 2014 |
GABRIELA RODRIGUES GOIS | 2010 | 2014 |
GIL PASSOS DE MATTOS | 2007 | 2014 |
JOSÉ RENATO MELO TAVARES | 2010 | 2014 |
LISANDRA COIMBRA FONSECA | 2010 | 2014 |
MAIARA BITTENCOURT BÖETTGE | 2010 | 2014 |
RAFAEL JUNIOR VALADÃO | 2008 | 2014 |
RODRIGO DE OLIVEIRA SIQUEIRA | 2011 | 2014 |
SILVIA LETÍCIA OTTO VENSKE | 2010 | 2014 |
VIVIANE SPIERING | 2010 | 2014 |
CARINA DA SILVA | 2011 | 2015 |
DOUGLAS GONÇALVES DA SILVA | 2011 | 2015 |
FELIPE SOUZA DE SOUZA | 2010 | 2015 |
FRANCIÉLE VOLZ DA FONSECA | 2010 | 2015 |
GISELE SAMPAIO CALEARO | 2013 | 2015 |
GUILHERME AUGUSTO CABREIRA | 2011 | 2015 |
JERUSA CASSAL DE ALMEIDA | 2011 | 2015 |
JOSÉ CARLOS GUTERRES SOUZA | 2011 | 2015 |
JULIANA TAVARES PEREIRA | 2011 | 2015 |
LAZARO FERREIRA DA CRUZ | 2011 | 2015 |
MÁRCIA FERRAZ GONÇALVES | 2010 | 2015 |
MÁRCIO PILATTI | 2011 | 2015 |
MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA | 2011 | 2015 |
Maria Alice Mattos Ramis Pontes | 2011 | 2015 |
MARIA DE FATIMA FERNANDES PACHECO | 2010 | 2015 |
MAURA JAQUELINE GONÇALVES DE SOUZA | 2009 | 2015 |
PAULA ECHEVENGUÁ CARDOSO DA ROSA | 2011 | 2015 |
PAULO ROBER DA SILVA PEREIRA | 2010 | 2015 |
CAIO VINÍCIUS OLIVEIRA FERREIRA | 2014 | 2016 |
EDIVÂNIA OLIVEIRA LIMA FERREIRA | 2011 | 2016 |
JANINE BERGMANN LOPES | 2012 | 2016 |
JUSCELINO VIEIRA DA CUNHA | 2010 | 2016 |
MARIA NOECI ALVES NICHES | 2011 | 2016 |
MATEUS SILVA DA ROSA | 2012 | 2016 |
AMILTON LUIS DOS SANTOS FURTADO | 2013 | 2017 |
Cenira das Graças Loy Moura | 2010 | 2017 |
FRANCISCO JOSÉ SOARES CUNHA | 2013 | 2017 |
RICARDO BRANDOLT DE JESUS | 2014 | 2017 |
SAMIRA FLÁVIA GUEDES DE SOUZA | 2012 | 2017 |
SAMIR HUSEIN ABDALLA SAMARA | 2008 | 2017 |
SILVANA DE MATOS BANDEIRA | 2012 | 2017 |
SÍLVIO DOS SANTOS LUÍS JÚNIOR | 2013 | 2017 |
VANESSA CORRÊA | 2012 | 2017 |
CLÁUDIA WERNER FLACH | 2014 | 2018 |
FRANCISCO SCHWANTZ RICARDO | 2014 | 2018 |
KELVIN DUTRA XAVIER | 2014 | 2018 |
LUIZA DOS ANJOS LOPES | 2012 | 2018 |
Márlon Roxo Madeira | 2012 | 2018 |
NELCI BRITOS JAMBEIRO | 2010 | 2018 |
Vanessa Prestes | 2014 | 2018 |
AMÓS JUVÊNCIO PEREIRA DE MOURA | 2013 | 2019 |
CLARISSA SANTOS DE MIRANDA | 2015 | 2019 |
JOHANNES BLANK | 2012 | 2019 |
ODAIR DA FONSECA LEIVAS | 2012 | 2019 |
STEPHANIE FREITAS DA SILVA | 2014 | 2019 |
TULIO MATHEUS AMARILLO SOUZA | 2013 | 2019 |
VICTÓRIA DEJAN PAGANOTTO | 2015 | 2019 |
ALEXANDRE FELIPE BRUCH | 2018 | 2020 |
ANGÉLICA CIROLINI | 2018 | 2020 |
DANIELA DE BORBA FERNANDES | 2016 | 2020 |
LISIANE DE SOUSA LEMOS | 2014 | 2020 |
NATHANY MIRANDA BLANK | 2015 | 2020 |
SAMUEL MOREIRA SILVEIRA FERNANDES | 2016 | 2020 |
TIAGO OLIVEIRA MARTINS | 2015 | 2020 |
ANA JÚLIA VOLZ DA SILVA | 2015 | 2021 |
EDUARDO SCHUMANN | 2017 | 2021 |
GABRIELA CORRÊA RODRIGUEZ | 2016 | 2021 |
HENRIQUE NOGUEZ DA CUNHA | 2017 | 2021 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Vagas e formas de ingresso:
- A0 - Ampla concorrência;
- L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
- L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
Localização e contatos
- Rua Almirante Barroso, 1202 Campus II
96010-280 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
das 16:00 horas às 22:00 horas - 32844307
- clique para ver o e-mail