Nome da Atividade
A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
CÓDIGO
10060311
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
As diferentes concepções de linguagem para o ensino de Geografia. Fundamentos da comunicação cartográfica e da Cartografia Escolar para o processo de ensinoaprendizagem. Articulações entre pensamento espacial, pensamento geográfico e linguagem cartográfica. Cartografias sociais e Cartografia inclusivas como práticas significativas na Geografia escolar. Metodologias de ensino voltadas à mobilização da linguagem cartográfica em contextos educativos. Potencialidades pedagógicas das geotecnologias no campo da linguagem cartográfica.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Unidade 1 – Linguagem e ensino de Geografia: fundamentos e abordagens
Unidade 2 – Comunicação cartográfica, Cartografia Escolar, pensamento espacial e pensamento geográfico
Unidade 3 – Cartografia Social e produção de mapas participativos
Unidade 4 – Cartografia Inclusiva e acessibilidade na educação geográfica
Unidade 5 – Metodologias para o ensino com e pela linguagem cartográfica
Unidade 2 – Comunicação cartográfica, Cartografia Escolar, pensamento espacial e pensamento geográfico
Unidade 3 – Cartografia Social e produção de mapas participativos
Unidade 4 – Cartografia Inclusiva e acessibilidade na educação geográfica
Unidade 5 – Metodologias para o ensino com e pela linguagem cartográfica
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARCHELA, Rosely Sampaio; THÉRY, Hervé. Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos. Confins, n. 3, 2008, p. 1-23. Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/3483. Acesso em: 22 mar. 2024. 1 CAZETTA, Valéria. Aproximações e distanciamentos entre a linguagem cartográfica e outras linguagens. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, vol. XIV, n. 847, 2009. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/b3w-847.htm. Acesso em: 22 mar. 2024. 2 DUARTE, Ronaldo Goulart. A cartografia escolar e o pensamento (geo) espacial: alicerces da educação geográfica. In: Roque Ascenção, V.O.; Valadão, R.C.; Del Galdio, R.S.; Souza, C.J.O. (orgs.) Conhecimentos da Geografia: percursos de formação docente e práticas na educação básica. Belo Horizonte: IGC, p. 28-52, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Roberto-Valadao/publication/324798242_Conhecimentos_da_Geografia_percursos_de_formacao_docente_e_praticas_na_Educacao_Basica/links/5ae30b5c0f7e9b28594a44e9/Conhecimentos-da-Geografia-percursos-de- formacao-docente-e-praticas-na-Educacao-Basica.pdf#page=45. Acesso em: 22 mar. 2024. 3 GOMES, Marquiana de Freitas Vilas Boas. Cartografia Social e Geografia Escolar: aproximações e possibilidades. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, n. 13, p. 97-110, 2017. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/ article/view/488. Acesso em: 22 mar. 2024. 4 HARLEY, J. Brian. Mapas, saber e poder. Confins, v. 5, p. 2-24, 2009. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/agosto2011/geografia_artigos/ 6art_mapas_saber_poder.pdf. Acesso em 22 de março 2024. 5 KOZEL, Salete. Comunicando e representando: mapas como construções socioculturais. Geograficidade, v. 3, n. 1, p. 58-70, 2013. Disponível em: https:// dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4734899. Acesso em: 22 mar. 2024. 6 LÉVY, Jacques. Uma virada cartográfica? In: ACSELRAD, H. (org.). Cartografias sociais e
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
7 | 2025 / 2 | 10 | 5 |
Geografia (Mestrado acadêmico) |
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO Professor responsável pela turma |