Nome da Atividade
ENSINO DE HISTÓRIA
CÓDIGO
10770008
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina visa o ensino escolar de História, em seus aspectos didático-pedagógicos, políticos, legais e curriculares, as funções sociais atribuídas à História e a seu ensino, as finalidades do ensino de História e os usos do passado, as formas de aquisição e construção de conhecimentos históricos e controle social, a produção e a utilização de materiais didáticos para essa disciplina, os aspectos históricos acerca da escolarização da História, além de outros aspectos e temas relativos ao ensino-aprendizagem da História.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Desenvolver no aluno competência didático-pedagógica para o ensino escolar de História.
- Permitir ao aluno perceber as especificidades dos conhecimentos históricos como objeto de ensino-aprendizagem escolar.
- Colocar os alunos em contato com a produção intelectual pertinente ao campo da Educação, especialmente no que respeita ao ensino escolar de História.
- Possibilitar ao aluno o desenvolvimento de uma compreensão acerca das funções sociais atribuídas ao ensino escolar de História, a partir do exame de aspectos didático-pedagógicos, políticos, legais e curriculares pertinentes a esse ensino.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História & ensino de história. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online. Disponível no site da biblioteca da UFPel: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582172124/cfi/4!/4/4@0.00:68.0 OLIVEIRA, Regina Soares de. História. A reflexão e a prática no ensino. São Paulo: Blucher, 2012. Recurso online. Disponível no site da biblioteca da UFPel: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521206750/cfi/4!/4/4@0.00:39.1 PORTES, Écio Antônio. História da educação: ensino e pesquisa. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online. Disponível no site da biblioteca da UFPel: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582179437/cfi/0!/4/4@0.00:10.2

Bibliografia Complementar:

  • BARRETO, Flavio Chame. Educação escolar: evolução histórica, teorias, práticas docentes e reflexões. São Paulo: Érica, 2014. Recurso online. Disponível no site da biblioteca da UFPel: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536522227/cfi/2!/4/4@0.00:0.00 BARROSO, Vera Lúcia Maciel. Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: ANPUH/RS, 2010. Recurso online. Disponível no Repositório Digital da UFRGS: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/163894/000757416.pdf?sequence=1&isAllowed=y FONSECA, Thais. História e Historiografia da Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. Recurso online. Disponível no site da biblioteca da UFPel: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582179444/cfi/4!/4/4@0.00:33 GOMES, Carla Renata. Metodologia do ensino de história. Porto Alegre: SAGAH, 2016. Recurso online. Disponível no site da biblioteca da UFPel: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595020016/cfi/1!/4/4@0.00:56.8 SHIGUNOV NETO, Alexandre. História da educação brasileira do período colonial ao predomínio das políticas educacionais neoliberais. Rio de Janeiro: Atlas, 2015. Recurso online. Disponível no site da biblioteca da UFPel: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522498390

Página gerada em 18/04/2024 20:15:20 (consulta levou 0.079660s)