Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
CÓDIGO
10770026
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Práticas de estágio curricular supervisionado no Ensino Fundamental, com ênfase na observação do espaço escolar e na regência de classe na disciplina de História.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver competência didática para o ensino escolar de História no Ensino Fundamental ao articular os saberes pedagógicos e específicos da área.
Objetivos específicos:
Criar espaços de observação crítico-reflexiva a respeito dos aspectos que envolvem a organização e a gestão das instituições escolares;
Planejar atividades práticas de ensino que contemplem fazeres e conhecimentos históricos e pedagógicos;
Articular os saberes científicos/ pedagógicos e os saberes da profissão de forma a reconhecer o estágio como atividade integradora entre teoria e prática, que permite análise reflexiva sobre a práxis educativa;
Possibilitar a experiência de regência de turma nos anos finais do Ensino Fundamental, em instituições escolares.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
  • CAMPI. Helenice. Ensinar história no século XXI: dilemas curriculares. Exposição na Mesa Redonda ocorrida no XX Encontro Regional da ANPUH - Seção São Paulo, em Franca, em 10/09/2010. Disponível em: https://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=11917
  • BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd, n. 19, p. 20-28, Abr. 2002. Disponível em: .
  • DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: Múltiplos olhares sobre a educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996. Disponível em: https://eminclusao.files.wordpress.com/2013/01/dayrell-1996.pdf
  • LIMA, Maria. Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, Catalão, Goiás, 3(3 e 4), 5-24, 2006. Disponível em:

Bibliografia Complementar:

  • RIBEIRO, Regina Maria de Oliveira. A “máquina do tempo”. Representações do passado e memória na sala de aula. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2006 (dissertação de mestrado). https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5699199/mod_resource/content/1/AULA%203_RIBEIRO%2C%20R.%20M.%20O.%20A%20m%C3%A1quina%20do%20tempo.%20Representa%C3%A7%C3%B5es%20do%20passado%20e%20mem%C3%B3ria%20na%20sala%20de%20aula.pdf
  • CAINELLI, Marlene. Educação Histórica: perspectivas de aprendizagem da história no Ensino fundamental. In. Educar em Revista. Curitiba, PR: Ed. EFPR, n. 164, especial 2006 (Dossiê: Educação Histórica https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5548
  • ABUD, K. M. A construção da didática da História: algumas ideias sobre o uso do cinema no ensino de História. Revista História. São Paulo: Unesp, v. 22, n. 1, 2003.

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