Nome da Atividade
HISTÓRIA DO BRASIL ENTRE O IMPÉRIO E 1ª REPÚBLICA
CÓDIGO
10770032
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina trata da história da escravidão no Brasil, do tratamento aos
cativos, as formas de luta e resistência, a crise do escravismo, o processo de abolição, a
formação do mercado de trabalho e o disciplinamento da mão de obra, além das formas de
luta do trabalhador livre na República Velha.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Estudar à escravidão em seus condicionantes econômicos e sociais e identificar os traços
distintivos da sociedade brasileira da colônia e do império das demais sociedades
escravistas. Analisar a forma como se deu a transição para o trabalho livre e as experiências
que os trabalhadores escravizados trouxeram ao trabalho livre.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • - ALONSO, Ângela. O Abolicionismo como Movimento social. Novos Estudos. CEBRAP. n. 100, p. 115-137, Novembro 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-33002014000300007 - BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SECA. Disponível: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes- diversas/temas-interdisciplinares/diretrizes-curriculares-nacionais-para-a-educacao-das- relacoes-etnico-raciais-e-para-o-ensino-de-historia-e-cultura-afro-brasileira-e-africana - GOMES, Nilma Lino. Alguns Termos e Conceitos Presentes no Debate sobre Relações Raciais no Brasil: uma Breve Discussão. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação Anti-Racista: Caminhos Abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília, 2005, p. 39-62. Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2017/03/Alguns-termos-e-conceitos- presentes-no-debate-sobre-Rela%C3%A7%C3%B5es-Raciais-no-Brasil-uma-breve- discuss%C3%A3o.pdf - MOEHLECKE, Sabrina. Ação Afirmativa: história e debates no Brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 197-217, novembro 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/n117/15559. Acesso em: 27 Set. 2020. - SANTOS, Lorene dos. Ensino de História e a Lei 10.639/03: diálogos entre campos de 80 conhecimento, diretrizes curriculares e os desafios da prática. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 12, n. 17, p. 59-92, 2º. Sem. 2011, Disponível em: http://periodicos.pucminas.b

Bibliografia Complementar:

  • -GOMES, Nilma Lino. Educação, relações étnico-raciais e a Lei 10.639/03. Disponível em: https://www.geledes.org.br/educacao-relacoes-etnico-raciais-e-a-lei-1063903/ - PEREIRA, Amilcar Araújo. O movimento negro brasileiro e a Lei 10.639/2003: da criação aos desafios para a implementação. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, vol. 11, n. 22, p. 13-30, ago/dez de 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/3452. - Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf - BERSANI, Humberto. Aportes teóricos e reflexões sobre o racismo estrutural no Brasil. Extraprensa, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 175 – 196, jan./jun. 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/148025 - HOOKS, Bell. Escolarizando Homens Negros. Estudos Feministas, Florianópolis, 23(3): p.677-689, setembro-dezembro/2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/41784. - Diversidade na Educação: reflexões e experiências. (org) Marise Nogueira Ramos. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2003. p. 27- 34. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/diversidade_universidade.pdf - SABALLA, Viviane A. Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana – o papel da Extensão Universitária na formação continuada de professores em interface com a implementação da Lei Federal nº 10.639/2003: por uma Educação Antirracista. Revista Educação e Políticas em Debate – v. 9, n. 3, p. 692 - 707, set/dez. 2020.

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