Nome da Atividade
HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE ORIENTAL
CÓDIGO
10770046
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A Disciplina propõe o estudo da geografia e cronologia do Oriente Próximo antigo, com destaque ao Vale do Nilo (Egito) e Vale do Tigre e Eufrates (Mesopotâmia), e suas interfaces com os povos vizinhos, entre o final do quarto milênio AEC e o início do primeiro milênio EC..; aspectos político-jurídicos e socioeconômicos do Egito em profundidade e da Mesopotâmia em perspectiva panorâmica (destaque ao direito babilônico); aspectos culturais, religiosos, funerários e imaginários e a recepção da Antiguidade oriental na posteridade e mundo contemporâneo.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Compreender o processo de formação das primeiras civilizações (baseadas no trabalho hidráulico, na organização do Estado teocrático centralizado e no uso da escrita), na região do Crescente Fértil (também denominado Oriente Próximo).
- Compreender o quadro geral de desenvolvimento das diversas culturas da região do Oriente Próximo, entre o IV e o I Milênio a.C.
- Aprofundar-se no estudo da história do Egito e da Mesopotâmia antigos.
- Abordar uma pluralidade de aspectos destas culturas, com ênfase na organização do Estado, nos trabalhos hidráulidos, na organização social, na arte, nos mitos e religiosidade, nos cultos funerários, no direito e na literatura.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOUZON, Emanuel. O código de Hamurabi. Petrópolis: Vozes, 1980. JOHNSON, Paul. A história ilustrada do Egito Antigo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. MELLA, Frederico Arborio. O Egito dos Faraós. São Paulo: Hemus, 1981. WALLIS BUDGE, E. A. A religião egípcia. Idéias Egípcias sobre a Vida Futura. São Paulo: Editora Cultrix, 1995. MELLA, Frederico Arborio. Dos Sumérios a Babel. São Paulo: Hemus, S/D.

Bibliografia Complementar:

  • ARAUJO, Emanuel. Escrito para a eternidade. A literatura no Egito faraônico. Brasília: Editora UNB, 2000. BAKOS, Margareth Marchiori. Fatos e mitos do Egito Antigo. Coleção História 03. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. CARDOSO, Ciro Flamarion. Sete olhares sobre a antiguidade. Brasília: Editora UNB, 1994. HOOKER, J. T. et alli. Lendo o passado. Do cuneiforme ao alfabeto. A história da escrita antiga. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Editora da Companhia Melhoramentos, 1996. MANNICHE, Lise. A vida sexual no Egito Antigo. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T3 2022 / 2 440 0 História - Polo Balneário Pinhal (Licenciatura)
História - Polo Gramado (Licenciatura)
História - Polo Herval (Licenciatura)
História - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
História - Polo Jacuizinho (Licenciatura)
História - Polo Mostardas (Licenciatura)
História - Polo Panambi (Licenciatura)
História - Polo Picada Café (Licenciatura)
História - Polo Sapiranga (Licenciatura)
História - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
História - Polo Três Passos (Licenciatura)

Página gerada em 06/07/2022 18:45:20 (consulta levou 0.058715s)