Nome da Atividade
METODOLOGIA DE PESQUISA
CÓDIGO
10790127
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Trabalho acadêmico, projeto de pesquisa e relatório técnico-científico. Estrutura do trabalho científico. Funções e estrutura básica do projeto de pesquisa. Delimitação do tema, revisão bibliográfica, justificativa, objetivos, fundamentação teórica, problema e hipóteses, métodos e recursos, fontes. A redação científica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais): Discutir e analisar os conceitos de ciência, metodologia da pesquisa e pesquisa científica, conhecendo as etapas do projeto de pesquisa para ulterior desenvolvimento do projeto de TCC.

Objetivo(s) específico(s): Traçar a trajetória do conceito de ciência ao longo da história; Conceituar metodologia científica, método científico e pesquisa científica; Estudar os quesitos para produção de resumos, resumos expandidos e artigos científicos; Analisar a estrutura do trabalho científico em monografias e artigos científicos; Identificar a caracterização do problema ;Situar os elementos essenciais da justificativa; Estabelecer critérios para elaboração dos objetivos; Definir a metodologia e diferenciar métodos e recursos. Selecionar as técnicas de pesquisa; Reconhecer a finalidade do cronograma no projeto de pesquisa; Conhecer e aplicar as normas brasileiras técnicas para a produção de trabalhos acadêmicos; Elaborar revisão bibliográfica; Estabelecer o tema do projeto de pesquisa; Escrever o projeto de pesquisa.

Conteúdo Programático

Trabalho acadêmico, projeto de pesquisa e relatório técnico-científico;
Estrutura do trabalho científico;
Funções e estrutura básica do projeto de pesquisa;
Delimitação do tema, revisão bibliográfica, justificativa, objetivos, fundamentação teórica, problema e hipóteses, métodos e recursos, fontes;
A redação científica.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Bibliografia básica: ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 15287, 2011. [ABNT online, acesso pelo proxy da UFPel] LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 7. Rio de Janeiro Atlas 2017. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 8. Rio de Janeiro Atlas 2017. MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. 15.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2010. 2014.

Bibliografia Complementar:

  • Bibliografia complementar: BRAGA, Marco. Breve história da ciência moderna, v.4. Rio de Janeiro Zahar 2008. GIL, Antonio Carlos. Estudo de caso fundamentação científica; subsídios para coleta e análise de dados; como redigir o relatório. São Paulo Atlas 2009. FEIJÓ, Ricardo. Metodologia e Filosofia da Ciência: Aplicação da teoria social e estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2003. MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 12 ed. São Paulo: Atlas, 2014. SQUARISI, Dad. A arte de escrever bem: um guia para jornalistas e profissionais do texto. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2008. 105 p. OLSEN, Wendy. Coleta de dados debates e métodos fundamentais em pesquisa social. Porto Alegre Penso 2015. DIEHL, Astor Antônio; TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

Página gerada em 19/04/2024 05:03:56 (consulta levou 0.104553s)