Nome do Curso / Conceitos (*)
Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis
CC (2013)4
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Código UFPel
5900
Código e-MEC
1113654
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
Nota do ENEM 2025/11112111210
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
PAVE 2025/11111111119
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
SISU 2025/115214131431
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1609 de 15 de outubro de 2009.
Curso reconhecido pela Portaria nº 428 de 30/08/2013. Publicada na Seção 1, página 27 do D.O.U. de 03/09/2013.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 326 de 29/08/2023. Publicada no D.O.U. de 30/08/2023.

Contextualização

O Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis da UFPel objetiva formar profissionais com capacidade para planejar e implementar processos de conservação e restauração de bens culturais móveis e integrados. Enfatiza uma prática não dissociada de uma sólida base cultural, além do uso de metodologias de intervenção adequadas à realidade brasileira, sem deixar de respeitar as políticas que regulam a área e os conceitos vigentes já consolidados.

Objetivos

O Curso de Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis deverá qualificar profissionais capacitados para atuar de forma autônoma, ou junto de instituições culturais – públicas e privadas – voltadas para a preservação sustentável da memória e do patrimônio, atuando em pesquisa, elaboração e execução de propostas de conservação, restauração e conservação preventiva do patrimônio cultural móvel e integrado, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa, equânime e respeitosa das diferenças e das diversidades.

Perfil do Egresso

O curso de Conservação e Restauro da UFPel objetiva formar um profissional dotado de ampla visão humanista e capacidade técnica específica no campo da conservação e da restauração de bens culturais móveis, além de envolvimento com as questões da prática e da percepção da arte e estudos sobre o patrimônio cultural. Este profissional deverá ser consciente de que a conservação-restauração não se resume a meros procedimentos manuais. Os processos que envolvem os trabalhos de conservação e restauração pedem por profissionais conscientes e eticamente atuantes, para que de forma suficiente, possam realizar o planejamento e ações práticas, que possuam a meta maior que é assegurar a transmissão da herança cultural das comunidades locais, ou mesmo da humanidade. O profissional conservador/restaurador deve agir de forma a exercer a proteção dos bens patrimoniais de acordo com critérios internacionais, tais como os de mínima intervenção e da reversibilidade. Deve também optar pela compatibilidade de produtos e técnicas e sempre partir de uma documentação escrita e fotográfica em suas atividades de trabalho.

Competências e habilidades

O Conservador-Restaurador deve ter competências e habilidades relacionadas aos seguintes aspectos:
- Identificar, analisar e solucionar problemas de conservação e de restauração de bens culturais móveis e integrados, respeitando e discutindo as peculiaridades de cada situação;
- Ser capaz de aplicar uma metodologia criteriosa e rigorosa para a tomada de decisão e execução de procedimentos de conservação e restauração, baseando-se na necessária integração de conhecimentos teóricos, científicos e éticos;
- Ter capacidade crítica para interpretar resultados de análises científicas e laboratoriais, que possam auxiliar na tomada de decisão adequada para cada tratamento e situação;
- Ter discernimento e sensibilidade em relação aos sentidos e valores atribuídos pelos agentes sociais aos bens culturais;
- Possuir destreza manual e domínio de técnicas para fazer intervenções minuciosas em bens culturais de valores inestimáveis;
- Trabalhar de forma cooperativa em equipes multidisciplinares, mantendo o necessário diálogo e troca de conhecimentos com as demais áreas que atuam em benefício da preservação dos bens culturais;
- Manter-se atualizado sobre as inovações das pesquisas sobre materiais, técnicas e procedimentos em conservação e restauração.

Organização Curricular

A lista que segue apresenta a grade curricular do Curso de Conservação e Restauração e Bens Culturais Móveis.
 
Química aplicada à Conservação e Restauração   
Conservação Preventiva I
História e Teoria da Conservação e Restauração  
Introdução à Produção do Conhecimento em Patrimônio Cultural  
Metodologia, Materiais e Técnicas para Conservação e Restauração
Química Aplicada à Conservação e Restauração I
Conservação Preventiva II
Materiais e Técnicas I
História da Arte I
Métodos, Exames e Análise de Materiais  
Conservação Preventiva III
Materiais e Técnicas II
História da Arte II
Conservação e Restauração de Papel I
Documentação e Registro Aplicados à Conservação e Restauração
Materiais e Técnicas III
Conservação e Restauração de Papel II
Conservação e Restauração de Madeira I  
Iconografia e Iconologia  
Conservação e Restauração de Madeira II
Conservação e Restauração de Pintura I
Gestão do Patrimônio e Políticas Públicas de Preservação
História da Arte no Brasil
Conservação e Restauração de Pintura II
Seminário Memória e Patrimônio
Metodologia da Pesquisa
 Optativa I  
Seminários de Orientação
 Optativa II
 Optativa III 
 Optativa IV
 Atividades Complementares  
 Estágio Curricular Obrigatório

DISCIPLINA OPTATIVAS
Peritagem de Obras de Arte 
Diagnósticos e Planos de Prevenção
Prática Profissional e Empreendedorismo
Formação, Desenvolvimento e Preservação de Acervos
Segurança em Laboratórios de Conservação e Restauração
Fundamentos da Linguagem Visual
Técnicas de Moldagem
Seminário Temático I  
Seminário Temático II  
Seminário Temático III  
Análise Crítica da Obra de Arte  
História da Arquitetura 
Conservação de Materiais Arqueológicos
História da Fotografia  
História da Arte Moderna e Contemporânea  
História da Arte no Rio Grande do Sul  
Curadoria de Coleções Biológicas  
Introdução à Conservação de Fotografias  
Introdução à Conservação e Restauração de Materiais Pétreos  
Introdução à Conservação e Restauração de Materiais Cerâmicos  
Introdução à Conservação e Restauração de Arte Contemporânea  
Introdução à Conservação e Restauração de Livros e Encadernações
Introdução à Conservação e Restauração de Metais
Introdução à Conservação e Restauração de Têxteis
Introdução à Conservação e Restauração de Estuques
Introdução à Conservação e Restauração de Pintura Decorativa
Língua Brasileira de Sinais I   
      

Procedimentos e metodologias de ensino

Para cumprir os objetivos do Curso e formar Conservadores-Restauradores que demonstram todas as aptidões acima relacionadas, o Bacharelado em Conservação e  Restauração de Bens Culturais busca valorizar uma metodologia de ensino dinâmica, atualizada no que diz respeito às orientações internacionais da área da preservação do patrimônio cultural e contextualizada na realidade vivenciada no Brasil e no Rio Grande do Sul.
Acredita-se que todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem devem estar cientes da importância de uma formação continuada, fundamentada na interação multidisciplinar e transdisciplinar, voltada para a formação de um profissional sensível às demandas de natureza econômica, social, cultural, política e ambiental da sociedade brasileira. Na prática, a metodologia da aprendizagem do Curso prevê as seguintes propostas:
- Valorização de aspectos relacionados com a ética, cidadania, sustentabilidade, diversidade e pluralidade étnico-racial, indissociavelmente relacionados com o respeito aos distintos valores estabelecidos socialmente aos objetos que se constituem em bens culturais;
- Apresentação e discussão sobre os problemas mais relevantes da preservação de bens culturais, visando explorar e promover a articulação entre teoria, prática, ensino e prestação de serviços, desenvolvendo-se assim a consciência crítica do estudante eexercitando a sua capacidade de propor soluções contextualizadas e aplicáveis às realidades em nível do país, da região ou da cidade de Pelotas.
- Presença do professor como orientador do processo de ensino-aprendizagem e, principalmente, como facilitador da construção do conhecimento; 
- Ensino centrado no estudante como sujeito ativo na construção do seu conhecimento;
- Incentivo à pesquisa técnica e científica para ampliar os conhecimentos relativos à aplicação de inovações no campo de trabalho, na área da conservação, da restauração e da conservação preventiva;
- Integração das diversas disciplinas teóricas e práticas que oferecem ao estudante conhecimentos relativos às três áreas de abrangências que estruturam o curso: Conhecimento Humanístico, Científico e Técnico/Prático;
- Ênfase nas atividades práticas realizadas nos vários laboratórios do curso como principais meios do exercício da futura profissão, e também como experiência de trabalho cooperativo e em equipe;
- Associação dos conteúdos teóricos e práticos através do estímulo à participação em grupos de estudos, eventos acadêmicos e profissionais e em projetos de ensino, de pesquisa e de extensão coordenados e realizados pelo corpo docente e técnicos do Curso;
- Estímulo ao uso das bibliotecas da universidade e também da internet, como ferramentapara acessar os conteúdos mais atualizados sobre a preservação, conservação e restauração produzido em outros centros e instituições;
- Introdução do ensino semipresencial, quando possível, com o uso da plataforma Moodle, que facilita o acesso de conteúdos teóricos à distância, aproximando docentes e discentespara além das horas de sala de aula;
- Realização de ações de integração dos discentes, com o apoio do Grupo PET Conservação e Restauração ou por iniciativa do corpo docente, como a recepção e acolhimento dos calouros, da semana acadêmica, de organização de eventos e palestras com presença de convidados, de visitas guiadas em instituições de outras cidades, de sessões de cinema com filmes da área, etc;
- Aproximação dos graduandos com a pós-graduação, estimulando a participação em eventos, defesas de teses e dissertações ou compondo equipes de pesquisas desenvolvidas pelos docentes;
- Estímulo para que os discentes participem de projetos de ensino, pesquisa e extensão como bolsistas de iniciação científica, monitores, etc;
- Orientação e acompanhamento dos estágios obrigatórios de forma a garantir a complementação entre conteúdos trabalhados no currículo e a experiência prática dentro de instituições de salvaguarda de acervos;
- Integração com instituições culturais da cidade, estimulando os discentes a participarem dos projetos de extensão e de pesquisa coordenados pelos docentes do curso.
- Reconhecimento do direito à diferença, promovendo condições para atendimento adequado, quando necessário, eliminando barreiras e criando condições de igualdade de oportunidades para o aluno que apresente necessidades educativas especiais, sem caracterizar uma situação de privilégio.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

A avaliação do processo de Ensino e Aprendizagem é feita de acordo com o Regimento da Universidade Federal de Pelotas e suas determinações quanto ao número de presenças em sala de aula, de faltas e de notas mínimas exigidas. Em concordância com as normas da UFPel o curso realiza o número mínimo de duas avaliações por semestre. No entanto, deve-se ressaltar que idealmente a avaliação já se inicia no processo de estudo e formação, pois o acompanhamento dos alunos deverá ser constante para o saneamento de dúvidas ou a verificação de conhecimentos que se desenvolvem ou se apresentam em sala de aula.
A avaliação com o uso de provas, de exercícios, de seminários, além da realização de projetos e outras maneiras de avaliar os conhecimentos assimilados pelos alunos, será realizada com a atribuição de nota constituída em grau numérico, variando entre o mínimo de 0 (zero pontos) e o máximo de 10 (dez pontos). O aluno atingirá média satisfatória para cada disciplina, quando obtiver média semestral igual ou superior a 7 (sete pontos). O aluno sofrerá reprovação, sem a possibilidade de realizar exame final, caso o valor da média semestral seja inferior a 3 (três pontos).
Todos os alunos que obtiverem média semestral entre 3 (três) e 6,9 (seis vírgula nove) terão direito a realização de um exame final. A média final resultará da média entre a nota total do semestre e a nota do exame final, sendo que ambas somadas e divididas por 2 (dois), deverão resultar em uma nota com no mínimo 5 (cinco) ou mais pontos, para aprovação do aluno. O aluno que obtiver média final de 4,9 (quatro pontos e nove décimos), ou menor, será reprovado.
Como a atuação do Conservador-Restaurador é de natureza multidisciplinar, avaliar as competências profissionais no processo de formação é da mesma forma, uma tarefa diversificada. As competências para o trabalho coletivo têm importância igual à competências individuais, uma vez que é um princípio educativo dos mais relevantes e, portanto, avaliar também esse processo de aprendizagem é fundamental. Embora seja mais difícil avaliar competências profissionais que a assimilação de conteúdos convencionais, há muitos instrumentos para isso. Nesse sentido, apesar de a aplicação de provas ser o método mais recorrente, o curso sempre que possível irá também se
valer de outros métodos para a avaliação do aluno. Seguem, então, algumas possibilidades:
– Realização de exercícios de reflexão, que propiciem um feedback de dados aprendidos, da produção intelectual realizada a partir de atividade de pesquisa, empírica ou teórica, realizada de acordo com a especificidade do trabalho e do assunto proposto;
– Avaliação por meio de testes ou provas específicas;
– Análise com apresentação de parecer sobre trabalho desenvolvido em sala de aula ou em atividade extraclasse;
Sejam quais forem os métodos utilizados nos processos de avaliação dos alunos, eles deverão obedecer aos parâmetros de pontuação solicitados pela Universidade Federal de Pelotas. Quanto à frequência em sala de aula, independentemente dos demais resultados obtidos, é considerado reprovado na disciplina o aluno que não obtenha frequência de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades programadas, de forma que se obedeça às normas da UFPel.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, com o Curso de Mestrado criado em 2006 e o de Doutorado em 2012, tem em seu quadro de professores permanentes doutores que integram o colegiado dos Cursos de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e de Museologia.
Na linha de pesquisa Gestão de Acervos e Patrimônio do PPG, questões referentes à conservação de acervos constituem temáticas tangenciais ou basilares de projetos em desenvolvimento. Outros docentes desses CursosStricto Sensu, não vinculados ao colegiado dos cursos de graduação, desenvolvem projetos com acervos focados para a conservação e estudo de materiais. Em outra linha de pesquisa denominada Patrimônio, Espaço e Território, outros projetos em desenvolvimento traçam temáticas
concernentes à conservação e a restauração. Esses projetos de pesquisa da pós-graduação tendem a compor equipes nas quais os alunos do Curso de Conservação e Restauração podem atuar como pesquisadores ou colaboradores. Os alunos da graduação também participam de palestras e de eventos organizados pelo Programa de Pós-
Graduação. Vários egressos dos cursos de graduação seguem seus estudos no PPG Memória Social e Patrimônio Cultural. Deve-se ressaltar que o PPG também se constitui em uma instância importante para que vários docentes do Curso de Conservação e Restauração obtenham sua titulação de doutoramento, firmando-se assim uma linha de pesquisa claramente e fortemente voltada para a conservação e restauração de bens culturais. Além disso, vários eventos e ações pedagógicas promovidos pelo PPG em Memória e Patrimônio são abertos a participação dos graduandos dos cursos de bacharelado em Museologia e Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. A vinculação do Programa de Pós-Graduação com os cursos de graduação de Museologia e de Conservação e Restauração constitui-se assim em um núcleo forte de formação de profissionais e de espaço para discussões das questões patrimoniais.

Acompanhamento de Egressos

O acompanhamento dos profissionais egressos deve permitir ao Curso conhecer os resultados da formação propiciada no que tange à inserção do profissional no campo de trabalho e nas ações das quais os mesmos são capazes no âmbito da sua área de conhecimento. Um sistema eficiente de acompanhamento fornece informações importantes pelas quais se podem julgar e operar mudanças e ajustes em estruturas curriculares, ementas, planos de ensino, além da análise em relação ao perfil profissional pretendido e o atingido pelos egressos. Também esse acompanhamento fornece parâmetros para a proposição de novas ações acadêmicas nas esferas da extensão e
pesquisa.Sendo indiscutível a importância de um sistema de acompanhamento de egressos, já que se pode considerá-lo sob os objetivos expostos, faz-se necessário pensar no sistema como um conjunto de ações compatíveis com a capacidade de execução da Instituição. Para a obtenção de dados anuais das turmas formadasa Coordenação
do Curso busca manter o cadastro de cada egresso atualizado. Essa conferência e atualização de dados pessoais, objetiva viabilizar o contato com o egresso. Através de correio-eletrônico, anualmente, a secretaria do curso solicita a atualização do cadastro, no qual, através de campos específicos, é possível averiguar se o egresso trabalha em atividade que possa ser classificada como da área, quantos estão trabalhando em outras áreas e quem não está trabalhando. Esse mesmo instrumento de cadastro e entrevista pergunta sobre quem está cursando outra graduação, especialização/pósgraduação ou tem planos de vir a fazê-lo. Para os solicitados, que aceitarem o convite, aplica-se outro instrumento de caráter qualitativo, consistindo de uma entrevista formada por quatro blocos de questões definidos pelos seguintes conteúdos gerais: 
1) identificação de atuação do profissional na sua área e das características do trabalho realizado nessa;
2) atualização, pós-graduação e educação continuada;
3) busca e convivência com a área tanto pela atualização através de livros, como pela participação em associações e grupos de classe ou classes afins;
4) análises de como a formação acadêmica contribuiu para facilitar a inserção deste profissional no mercado de trabalho.

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada

Localização e contatos

  • Rua Almirante Barroso, 1202 Campus II, sala 109 (secretaria)
    96010-280 Pelotas, Rio Grande do Sul
  • Horário de Atendimento:
    segunda a sexta-feira das 15:30 às 21:30 - Secretária Ângela
  • (53) 32844308
  • clique para ver o e-mail

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