Nome da Atividade
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA FÍSICA I
CÓDIGO
11090085
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Aprovado, Reprovado, Infrequente, Dispensado,
Trancamento

Ementa

Do mito aos primórdios da filosofia natural. A física pré-socrática. Platão e
seguidores. A ciência aristotélica. Noções de Epistemologia em Platão e Aristóteles. A ciência
greco-romana. A filosofia natural e a astronomia na Idade Média. O Renascimento. A Revolução
Copernicana: Copérnico, Thyco Brae, Galileu, Keppler. A Filosofis da Ciência Segundo Karl
Popper e Gaston Bachelard. A Revolução Científica segundo Koyre e Kuhn. A Física
Newtoniana. A evolução pedagógica destes eventos. Lakatos e a metodologia dos programas de
pesquisa.

Objetivos

Objetivo Geral:

Preparar o aluno para situar a Física em seu contexto filosóficopedagógico, no sentido de articular historicamente o desenvolvimento de conceitos fundamentais com as visões de mundo vigentes em cada período, no intervalo histórico da antiguidade clássica à Revolução Copernicana. Introduzindo conceitos filosóficos fundamentais
no escopo da Epistemologia e da Filosofia da Ciência, apresentando as abordagens de Popper,
Bachelard, Kuhn, Koyre e Lakatos
Preparar o aluno para situar a Física em seu contexto histórico, no sentido de articular o
desenvolvimento de conceitos fundamentais com as visões de mundo vigentes em cada período,
no intervalo histórico da antiguidade clássica à Revolução Copernicana. Visa também introduzir
conceitos filosóficos fundamentais no escopo da Epistemologia e da Filosofia da Ciência,
apresentando as abordagens de Popper, Bachelard, Kuhn, Koyre e Lakatos.

Conteúdo Programático

Unidade I - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
a) Por que estudar a história e a Filosofia da Ciência?
b) Fontes de informação histórica. Fontes primárias e secundárias.
c) Períodos históricos a serem estudados e as respectivas teorias científicas vigentes e
suas relações com a pedagogia;
Unidade II - HISTORIA DOS CONCEITOS FÍSICOS DOS PRÉ-SOCRÁTICOS À FILOSOFIA
NATURAL E COSMOLOGIA MEDIEVAL;
d) A noção de Física dos filósofos pré-socráticos;
e) A Física, Astronomia e a epistemologia Platônica;
f) A ciência aristotélica, dando especial ênfase à Física e a Cosmologia;
g) A Filosofia Natural e Cosmologia Medieval;
h) Elementos da Teoria do Impetus.
Unidade III - A REVOLUÇÃO COPERNICANA:
i) As contribuições de Copérnico, Thyco Brae, Galileu, Keppler e Newton;
j) As análises históricas e epistemológicas de Karl Poper, Gaston Bachelard, Alexandre
Koyre, Thomas Kuhn e Imre Lakatus

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHALMERS, Alan Francis. O que é ciência, afinal?. São Paulo: Brasiliense, 1993.
  • KOYRE, Alexandre. Estudos de história do pensamento científico. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitaria, 1991. 388 p. (Coleção Campo Teórico). ISBN 85 218 00754.
  • BURTT, Edwin Arthur. As bases metafísicas da ciência moderna. Brasília: Ed. da UnB, 1983. 267 p. ISBN 8523000453
  • ROCHA, J. F. (Org.) Origens e evolução das ideias da física. Salvador: EDUFBA, 2011.
  • JAMMER, Max. Conceitos de força: estudo sobre os fundamentos da dinâmica. Rio de Janeiro: Contraponto; Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2011..
  • POPPER, Karl Raimund Sir,. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix : Ed. Univ. de Sao Paulo, 1975, 2007. 567 p. ISBN 9788531602368.
  • LAKATOS, Imre. Historia de la ciencia y sus reconstrucciones racionales: simposio. 4. ed. Madrid: Tecnos, 2011. 158 p. (Serie de filosofía y ensayo) ISBN 9788430951581
  • KUHN, Thomas S. O caminho desde a estrutura: ensaios filosóficos, 1970-1993, com uma entrevista autobiográfica. São Paulo: Ed. UNESP, 2006. 402 p. ISBN 8571396582.
  • KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 10.ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

Bibliografia Complementar:

  • POPPER, Karl Raimund Sir,. Conjecturas e refutações. 2. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982. 449 p. (Coleção pensamento científico; 1).
  • BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
  • EINSTEIN, Albert. A evolução da física. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976
  • RONAN, Colin A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 1987. 4v.
  • KIRK, G. S. Os filósofos pré-Socráticos: História e critica com seleção de textos. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994
  • LAKATOS, Imre. La metodología de los programas de investigación científica. Madrid: Alianza, 1993
  • EINSTEIN, Albert. A evolução da física. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976
  • RONAN, Colin A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 1987. 4v
  • KOYRE, Alexandre. Estudos Galilaicos. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992
  • KOYRE, Alexandre. Do Mundo Fechado ao Universo Infinito. .4° Edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T51 2020 / 1 12 7 Física (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
QUI10:00 - 10:50
EDUARDO FONTES HENRIQUES
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA FÍSICA I Física (Licenciatura)

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