Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II
CÓDIGO
11270026
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Planejamento e execução de um Projeto de Ensino ou Extensão, com atividades de docência com conteúdos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, contemplando, sempre que possível, os temas transversais propostos nos PCNs, com especial atenção às questões próprias da Educação Ambiental. Produção textual.

Objetivos

Objetivo Geral:

• Planejar e executar atividades de docência com conteúdos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, a partir de um projeto.
• Refletir e escrever sobre a sua prática docente.

Conteúdo Programático

• Reconhecimento do ambiente escolar e dos sujeitos envolvidos.
• Planejamento de aulas, a partir da escrita de um projeto, com conteúdos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.
• Regência em Matemática a partir do projeto proposto.
• Discussão sobre os elementos constituintes dos diferentes processos de aprendizagem desenvolvidos pelos alunos.
• Reflexão e escrita sobre a prática docente.
• Compartilhar as experiências da prática docente com os colegas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Material Didático Produzido pelo LEMAD para essa disciplina (material impresso, vídeos, sites,...) BICUDO. Maria A. Viggiani (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1999. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. MOURA, Manoel Oriosvaldo. (Coord.). O Estágio na Formação Compartilhada do Professor: retratos de uma experiência. São Paulo: USP, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio Brasília – MEC, 2000. BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394. Brasília: 1996. FIORENTINI, Dario, NACARATO, Adair Mendes. (Orgs.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. Campinas, SP: Musa, 2005, p. 89-105. GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro. V. 14, n. 50, jan./mar., 2006. JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Revista Em Extensão, Uberlândia. V. 7, 2008, pág. 55-66. MOURA, Manoel Oriosvaldo. (coord). O estágio na formação compartilhada do professor. USP. Faculdade de Educação. São Paulo. 1999. UFPel. Pró-Reitoria de Graduação. Manual de Estágios da UFPel. UFPel. Resolução do COCEPE nº4/2009. YUS, Rafael. Temas Transversais. Em busca de uma nova escola. Porto Alegre: ARTMED. Tradução de Ernani F. da F. Rosa. 1998.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II Matemática - Polo Restinga Sêca (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II Matemática - Polo Novo Hamburgo (Licenciatura)

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