Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA D (LEMA D)
CÓDIGO
11270077
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Teoria de Van Hiele. Metodologia do Ensino de Geometria Plana e Geometria Espacial por meio de experimentação em Laboratório de Matemática.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral
Discutir metodologias de ensino e aprendizagem que envolvam conteúdos de geometria plana e geometria espacial.

Objetivos Específicos:
• Executar a partir da Teoria de Van Hiele metodologias de ensino e de aprendizagem que contemplem Geometria Plana e Geometria Espacial para a Educação básica.
• Confeccionar materiais didáticos, jogos e atividades diferenciadas para o ensino de Geometria.

Conteúdo Programático

Programa:
• Teoria de Van Hiele
• Estudo, construção e análise de materiais didáticos que desenvolvam os conceitos e aplicações, bem como a organização de roteiros didáticos.
• Geometria Plana: classificação e propriedades das figuras geométricas, área e perímetro, diagonais, soma dos ângulos internos, relações entre figuras geométricas.
• Geometria Espacial: classificação e propriedades das figuras geométricas, relação de Euler, superfície e volume, relações entre figuras geométricas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Bibliografia básica: DOLCE, Osvaldo e POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de matemática elementar 9: geometria plana. São Paulo: Atual, 2013. IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar 7: geometria analítica. 6. ed. São Paulo: Atual, 2013. LEDUR, Elsa Alice. Metodologia do ensino-aprendizagem da geometria plana. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 19-60 p. NACARATO, Adair Mendes. Aprendizagem em geometria na educação básica. São Paulo Autêntica 2014 1 recurso online ISBN 9788582174586.

Bibliografia Complementar:

  • Bibliografia complementar: BARBOSA, Ruy Madsen. Geoplanos e redes de pontos, v.4 conexões e educação matemática. São Paulo Autêntica 2013 1 recurso online ISBN 9788582171219. FAINGUELERNT, Estela Kaufman. Fazendo arte com a matemática. 2. Porto Alegre Penso 2015 1 recurso online ISBN 9788584290338. FAINGUELERNT, Estela Kaufman. Descobrindo matemática na arte atividades para o ensino fundamental e médio. Porto Alegre ArtMed 2015 1 recurso online ISBN 9788536325064. IMENES, Luiz Márcio. Geometria das dobraduras. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1992. 64 p. (Vivendo a matemática). O ENSINO de geometria na escola fundamental três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. São Paulo Autêntica 2007 1 recurso online ISBN 9788582179055. SMOLE, Kátia Stocco. Materiais manipulativos para o ensino de figuras planas. Porto Alegre Penso 2016 1 recurso online (Mathemateca v.4). ISBN 9788584290772.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 210 101 Matemática - Polo Agudo (Licenciatura)
Matemática - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
Matemática - Polo Gramado (Licenciatura)
Matemática - Polo Gravataí (Licenciatura)
Matemática - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
Matemática - Polo Jacuizinho (Licenciatura)
Matemática - Polo Jaguarão (Licenciatura)
Matemática - Polo Mostardas (Licenciatura)
Matemática - Polo Panambi (Licenciatura)
Matemática - Polo Picada Café (Licenciatura)
Matemática - Polo Quaraí (Licenciatura)
Matemática - Polo Santana da Boa Vista (Licenciatura)
Matemática - Polo Santa Vitória do Palmar (Licenciatura)
Matemática - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
Matemática - Polo São Lourenço do Sul (Licenciatura)
Matemática - Polo Sapiranga (Licenciatura)
Matemática - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
Matemática - Polo Três Passos (Licenciatura)
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos
Professor responsável pela turma

LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor Regente

Página gerada em 22/04/2024 07:26:20 (consulta levou 0.062805s)