Nome da Atividade
TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (TDEM)
CÓDIGO
11270078
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Fases das tecnologias digitais no ensino da matemática. Uso da calculadora e do computador no ensino fundamental e médio. Softwares, aplicativos, ambientes virtuais e objetos de aprendizagem no ensino da matemática. Produção de vídeos, pelos estudantes sobre conteúdos matemáticos. Textos (artigos, dissertações e/ou teses) sobre tecnologias digitais no ensino de matemática.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir o potencial das tecnologias digitais, identificando-as e contextualizando-as no processo de ensino e aprendizagem da matemática.

● Compreender a importância das tecnologias digitais no contexto do século XXI;
● Reconhecer a matemática como uma área do conhecimento que favorece o uso de diversas tecnologias digitais;
● Conhecer o potencial pedagógico das tecnologias digitais: Softwares aplicativos, ambientes virtuais, objetos de aprendizagem e produção de vídeos, bem como, do computador e da calculadora;
● Elaborar e desenvolver estratégias pedagógicas que envolvam as tecnologias digitais no ensino da matemática;
● Avaliar as estratégias de ensino da matemática com tecnologias digitais.

Conteúdo Programático

● Leitura e discussão de materiais acerca do uso pedagógico das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem de matemática;
● Elaboração e experimentação das tecnologias digitais no ensino de matemática;
● Planejamento de estratégias de ensino e aprendizagem de matemática pautada no uso das tecnologias.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BORBA, Marcelo de Carvalho; CHIARI, Aparecida (Org.). Tecnologias digitais e educação matemática. São Paulo: LF, 2013. 382 p. ISBN 9788578611941. BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. 155 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788551303009. MORAN, José Manuel. Mudanças na comunicação pessoal: gerenciamento integrado da comunicação pessoal, social e tecnologica. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2000. 191 p. (Comunicação e estudos).

Bibliografia Complementar:

  • BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e educação matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 103 p. (Coleção Tendências em educação matemática). ISBN 9788575260210. FERREIRA, Armindo Ribeiro. Comunicação e aprendizagem mecanismos, ferramentas e comunidades digitais. São Paulo Erica 2014 1 recurso online ISBN 9788536522180. GABRIEL, Martha. Educar a (r)evolução digital na educação. São Paulo Saraiva 2013 1 recurso online ISBN 9788502204881LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010. 206 p. ISBN 9788585490157. PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. 153 p. TAJRA, Sanmya Feitosa. Desenvolvimento de projetos educacionais mídias e tecnologias. São Paulo Erica 2014 1 recurso online ISBN 9788536522203. TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 9. São Paulo Erica 2012 1 recurso online ISBN 9788536522265.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2023 / 1 180 44 Matemática - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
Matemática - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
Matemática - Polo Jacuizinho (Licenciatura)
Matemática - Polo Jaguarão (Licenciatura)
Matemática - Polo Panambi (Licenciatura)
Matemática - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
ROZANE DA SILVEIRA ALVES
Professor responsável pela turma

SILVIA PRIETSCH WENDT
Professor Regente

LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor Regente

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA Matemática - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICA Matemática - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICA Matemática - Polo Panambi (Licenciatura)
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICA Matemática - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICA Matemática - Polo Jaguarão (Licenciatura)
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICA Matemática - Polo Jacuizinho (Licenciatura)
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICA Matemática - Polo Agudo (Licenciatura)
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICA Matemática - Polo Gramado (Licenciatura)
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICA Matemática - Polo Gravataí (Licenciatura)
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICA Matemática - Polo Mostardas (Licenciatura)
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICA Matemática - Polo Quaraí (Licenciatura)
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICA Matemática - Polo Santa Vitória do Palmar (Licenciatura)
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICA Matemática - Polo Santana da Boa Vista (Licenciatura)
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICA Matemática - Polo São Lourenço do Sul (Licenciatura)
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICA Matemática - Polo Sapiranga (Licenciatura)
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICA Matemática - Polo Três Passos (Licenciatura)
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICA Matemática - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICA Matemática - Polo Picada Café (Licenciatura)

Página gerada em 31/03/2023 14:06:11 (consulta levou 0.122081s)