Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO A (ECS A)
CÓDIGO
11270081
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Ementa:
Vivenciar a realidade do espaço escolar em uma escola pública da educação básica que contemple os anos finais do ensino fundamental, observando as rotinas dos diversos espaços (secretaria, direção, supervisão e orientação pedagógica, orientação psicológica, etc.) e compartilhando uma sala de aula com um professor de matemática.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral
Compreender a realidade de uma escola da educação básica que contemple os anos finais do ensino fundamental a partir da convivência com a comunidade escolar. Planejar e executar atividades de docência com conteúdos matemáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, considerando os princípios da dignidade humana, igualdade de direitos, reconhecimento e valorização das diferenças étnicas, culturais e diversidades.

Objetivos Específicos
• Vivenciar e observar as rotinas dos diversos espaços dentro da escola (secretaria, direção, supervisão, orientação, biblioteca, sala de aula, etc);
• Analisar o Projeto Político Pedagógico da escola;
• Participar/observar Conselho(s) de Classe;
• Planejar e implementar atividades matemáticas (oficinas, jogos matemáticos) para a comunidade na escola;
• Compartilhar o espaço de uma sala de aula com, pelo menos, um professor da disciplina de matemática escola;
• Organizar e elaborar um relatório de prática sobre a atividade implementada junto à comunidade escolar e sobre a docência compartilhada.

Conteúdo Programático

Programa
• Conhecimento do público alvo e do espaço escolar onde o projeto/prática será desenvolvido;
• Planejamento da prática/projeto considerando os conteúdos matemáticos, o público e a tendência metodologia mais adequada;
• Desenvolvimento e acompanhamento da prática/projeto, adequando-a realidade e ao objetivo da aprendizagem;
• Avaliação crítica da prática/projeto desenvolvido, bem como elaborar instrumentos para que os participantes avaliem;
• Escrita de uma produção textual científica na forma de relatório de estágio.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MEC 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_sit e.pdf LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. rev. Campinas: Autores Associados, 2010. 140 p.(Formação de Professores) ISBN 9788574961545. NACARATO, Adair Mendes. A formação do professor que ensina matemática perspectivas e pesquisas. São Paulo Autêntica 2007 1 recurso online ISBN 9788582178782.

Bibliografia Complementar:

  • CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. 119p. (Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788575262542. DAVID, Maria Manuela M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. São Paulo Autêntica 2008 1 recurso online ISBN 9788582170885. NACARATO, Adair Mendes. Escritas e leituras na educação matemática. São Paulo Autêntica 2007 1 recurso online ISBN 9788582179086. PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2002. 200 p. ISBN 9788524905339. SMOLE, Kátia Stocco. Cadernos do Mathema ensino fundamental: jogos de matemática de 6º a 9º ano. v.2. Porto Alegre: ArtMed 2007 1 recurso online ISBN 9788536311487.

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