Nome da Atividade
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID)
CÓDIGO
11270084
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Educação Inclusiva e a Diversidade (Indígena, Quilombola, Relações étnico- racionais).
Educação de Jovens e Adultos. O desafio da desigualdade social e educacional na
Educação Matemática. A mudança dos paradigmas da Educação Matemática, a
inclusão e as reformas da escola. Pessoas com necessidades educacionais especiais.
Tecnologia como aliada no processo de inclusão.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral:

Discutir os princípios norteadores da Educação Inclusiva e diversidade
contextualizando historicamente e, proporcionando ao aluno um espaço de reflexão
sobre as políticas públicas no contexto da Educação e na Educação Matemática.

Objetivos específicos:

 Compreender historicamente a Educação inclusiva e a diversidade como
referência para repensar as construções políticas e legais;
 Pensar sobre o desafio da desigualdade social e educacional;
 Repensar a educação a partir do contexto de inclusão e diversidade;
 Estudar questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos;
 Perceber as tecnologias como aliadas no processo de inclusão e, portanto,
fundamental no processo de ensino e aprendizagem.

Conteúdo Programático

 Educação inclusiva e a diversidade como referência para repensar as
construções políticas e legais na Educação Matemática;
Contexto sócio histórico e Políticas Públicas de Educação Inclusiva.
 Inclusão social e Inclusão Educacional;
 Grupos minoritários que, por condição social, credo, orientação sexual, ou
quaisquer outras diferenças significativas, sejam excluídos de seus direitos à
cidadania plena;
 Deficientes, Transtornos Globais de Desenvolvimento, Altas Habilidades/
Superdotação e Transtornos Funcionais Específicos e a inserção na Educação
Matemática;
 Políticas públicas e educacionais voltada a EJA;
 Tecnologia como aliada no processo de inclusão.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MITTLER, Peter. Educação inclusiva. Porto Alegre ArtMed 2015 1 recurso online ISBN 9788536311883.
  • DRAGO, Sonia Lopes Victor; CHICON, José Franscisco (Orgs.) (Org.). A educação inclusiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos: avanços e desafios avanços e desafios. Vitória: EDUFES, 2010. 366 p. ISBN 9788577720613.
  • BARRETO, Maria Angela de Oliveira Champion. Educação inclusiva contexto social e histórico, análise das deficiências e uso das tecnologias no processo de ensinoaprendizagem. São Paulo Erica 2014 1 recurso online ISBN 9788536522234.
  • ALIAS, Gabriela. Desenvolvimento da aprendizagem na educação especial princípios, fundamentos e procedimentos na educação inclusiva. São Paulo Cengage Learning 2016 1 recurso online ISBN 9788522123544.

Bibliografia Complementar:

  • VIZIM, M.; SILVA, S. (org). Políticas Públicas: educação, tecnologias e pessoas com deficiência. Campinas: Mercado das Letras/Associação de Leitura do Brasil, 2003
  • MITTLER, Peter J. Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003, 2008. xi, 264 p. (Biblioteca Artmed). ISBN 9788573079609.
  • MADRUGA, Sidney. Pessoas com deficiência e direitos humanos ótica da diferença e ações afirmativas. 2. São Paulo Saraiva 2016 1 recurso online ISBN 9788547202514.
  • LOURENÇO, Érika. Conceitos e práticas para refletir sobre a educação inclusiva. São Paulo Autêntica 2010 1 recurso online ISBN 9788582178942.
  • DINIZ, Margareth. Inclusão de pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas avanços e desafios. São Paulo Autêntica 2012 1 recurso online ISBN 9788565381543
  • DINIZ, Margareth. Inclusão de pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas avanços e desafios. São Paulo Autêntica 2012 1 recurso online ISBN 9788565381543.
  • DINIZ, Margareth. Inclusão de pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas avanços e desafios. São Paulo Autêntica 2012 1 recurso online ISBN 9788565381543.
  • COLL, C. Desenvolvimento psicológico e educação. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 3 v. (Biblioteca Artmed). ISBN 8536302275 (v.1).

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2023 / 2 540 60 Matemática - Polo Agudo (Licenciatura)
Matemática - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
Matemática - Polo Gramado (Licenciatura)
Matemática - Polo Gravataí (Licenciatura)
Matemática - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
Matemática - Polo Jacuizinho (Licenciatura)
Matemática - Polo Jaguarão (Licenciatura)
Matemática - Polo Mostardas (Licenciatura)
Matemática - Polo Panambi (Licenciatura)
Matemática - Polo Picada Café (Licenciatura)
Matemática - Polo Quaraí (Licenciatura)
Matemática - Polo Santana da Boa Vista (Licenciatura)
Matemática - Polo Santa Vitória do Palmar (Licenciatura)
Matemática - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
Matemática - Polo São Lourenço do Sul (Licenciatura)
Matemática - Polo Sapiranga (Licenciatura)
Matemática - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
Matemática - Polo Três Passos (Licenciatura)
THAÍS PHILIPSEN GRUTZMANN
Professor responsável pela turma

LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor Regente

Página gerada em 07/12/2023 13:21:24 (consulta levou 0.159523s)