Nome da Atividade
HISTÓRIA E FILOSOFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
CÓDIGO
12000426
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1

Ementa

História e filosofia da Ciência: a natureza e o papel do conhecimento científico. Categorias epistemológicas e a relação com o ensino. Especificidades entre conhecimento cotidiano, escolar e científico. História da ciência na produção do conhecimento científico. Questões de gênero e étnico-raciais na Ciência. A cultura de diferentes grupos sociais (afrobrasileira, indígena, etc.) e seu papel na Ciência e escola. Relações entre sociedades, culturas, conhecimentos científicos e tecnológicos. Vinculação ao Projeto de Extensão: “Professores de Química em formação com e na comunidade escolar” (código 3827).

Objetivos

Objetivo Geral:

GERAL:
-Discutir sobre questões associadas aos processos históricos e sociais de produção e validação do conhecimento científico e a distinção de outros conhecimentos culturalmente presentes na sociedade.

ESPECÍFICOS:
- Propiciar compreensões e debates sobre a natureza da ciência e as relações entre sujeito e objeto do conhecimento.
- Refletir sobre implicações de diferentes categorias epistemológicas e diferentes visões de ciência, associadas ao processo de ensino e de aprendizagem de Ciências.
- Estudar especificidades e diferenças entre o conhecimento cotidiano, científico e escolar, bem como a valorização da cultura de diferentes grupos sociais (afrobrasileira, indígena, etc.) e de gênero.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • 1. BORGES, Regina M. R. Em debate: cientificidade e educação em ciências. Porto Alegre: SE/CECIRS, 1996.
  • 2. LOPES, Alice R. C. Currículo e epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2007.
  • 3. Revista “Química Nova na Escola” (http://qnesc.sbq.org.br/)

Bibliografia Complementar:

  • 1. CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliensis, 1993.
  • 2. CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 2004. 280 p.
  • 3. BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Trad. Estela S. Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
  • 4. BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. -. Orientações e ações para a educação das relações étnicos-raciais. Brasilia, DF: SECAD, 2006. 260 p. ISBN 85- 296-0042-8.
  • 5. Revista Ciência & Educação.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
HISTÓRIA, FILOSOFIA E EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA Química (Licenciatura)

Página gerada em 19/04/2024 13:23:52 (consulta levou 0.121126s)