Nome da Atividade
GEOTECNIA E SONDAGENS
CÓDIGO
15000137
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A interação entre as obras de engenharia e o ambiente geológico. Estudos geológicos e geotécnicos aplicados a obras civis e planos diretores. Propriedades físicas dos solos. Pressões e tensões nos solos. Movimento de água através dos solos. Pressões neutras e efetivas, propagação e distribuição das pressões, adensamento, resistência do cisalhamento, estabilização e compactação dos solos. Empuxos da terra: teorias, efeitos d'água, aplicações a muros e cortinas. Percolação de águas em obras de terra. Aterros sobre terrenos compressíveis. Estudos geológicos e geotécnicos para fundações. Ensaios geotécnicos. Sondagens geotécnicas e amostragem de solos. Investigação de subsolo. Instrumentação geotécnica em sondagens. Amostragem e acondicionamento de amostras. Descrição e caracterização geotécnica dos materiais naturais e de seus agregados. Coleta, análise, tratamento e interpretação de dados geotécnicos e de sondagens. Legislação e normas técnicas aplicadas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):
Conhecer e utilizar adequadamente as propriedades mecânicas e físicas dos solos, a influência da água na modificação dessas propriedades, as pressões e tensões atuantes em maciços de solo, com a finalidade de fornecer soluções em termos de obras geotécnicas para contenção e estabilização dos maciços.
Objetivo(s) específico(s):
o aluno deverá ser capaz de projetar e executar levantamentos de dados geotécnicos sobre os solos, bem como dimensionar a intervenção adequada nos maciços de solo e as obras de contenção que se fizerem necessárias.

 

Objetivos Específicos:

o aluno deverá ser capaz de projetar e executar levantamentos de dados geotécnicos sobre os solos, bem como dimensionar a intervenção adequada nos maciços de solo e as obras de contenção que se fizerem necessárias.

Conteúdo Programático

Unidade 1 – A interação entre as obras de engenharia e o ambiente geológico.
Unidade 2 – Estudos geológicos e geotécnicos aplicados a obras civis e planos diretores.
Unidade 3 – Propriedades físicas dos solos. Constituição, textura, forma e estrutura dos solos. Plasticidades e consistência dos solos. Colapsividade, compressibilidade e expansão dos solos.
Unidade 4 – Pressões e tensões nos solos. Movimento de água através dos solos.
Unidade 5 – Pressões neutras e efetivas, propagação e distribuição das pressões, adensamento, resistência do cisalhamento, estabilização e compactação dos solos.
Unidade 6 – Empuxos da terra: teorias, efeitos d'água, aplicações a muros e cortinas. Percolação de águas em obras de terra.
Unidade 7 – Aterros sobre terrenos compressíveis.
Unidade 8 – Estudos geológicos e geotécnicos para fundações.
Unidade 9 – Ensaios geotécnicos. Investigação de subsolo: métodos e técnicas diretos de sondagens geotécnicas. Instrumentação geotécnica aplicada em sondagens.
Unidade 10 – Amostragem e acondicionamento de amostras de solo. Descrição e caracterização geotécnica dos materiais naturais e de seus agregados.
Unidade 11 – Coleta, análise, interpretação e apresentação de dados de sondagens.
Unidade 12 – Legislação e normas técnicas aplicadas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • • CAPUTO, H. P. 1975. Mecânica dos Solos e Suas Aplicações. Vols. 1, 2 e 3, LTC Editora.
  • • KOERNER, R. M. 1998. Designing with Geosynthetics, Prentice-Hall, USA.

Bibliografia Complementar:

  • • Vários Autores 2004. Handbook of Slope Estabilization. Springer-Verlag, J.A.R. Ortigão and A. Sayão Editores.
  • • VARGAS, M. 1977. Introdução à Mecânica dos Solos. McGraw-Hill.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
GEOTECNIA E SONDAGENS Engenharia Geológica (Bacharelado)

Página gerada em 23/01/2021 11:54:59 (consulta levou 0.227357s)