Nome da Atividade
PROSPECÇÃO GEOQUÍMICA
CÓDIGO
15000159
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Geoquímica como método de investigação direta das rochas, dos solos, das águas e da vegetação. Conceitos gerais, propriedades geoquímicas das rochas e dos solos e a aplicabilidade dos métodos geoquímicos. Bases teóricas dos métodos de prospecção geoquímicos: processos de concentração, mobilidade e de dispersão dos elementos químicos nas rochas, nos solos e na água. Contraste de propriedade e anomalias geoquímicas. Princípios que governam o planejamento, a aquisição, o processamento e a interpretação dos resultados de investigações geoquímicas. Classificação dos métodos de prospecção geoquímicos. Princípios do processamento e da interpretação de dados. Interpretação integrada de dados geoquímicos, geofísicos e geológicos. Aplicações dos métodos de prospecção geoquímica em pesquisa mineral, hidrogeologia e meio ambiente.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):

Conhecer os princípios e os principais métodos de investigação geoquímica direta das rochas, dos solos, das águas e da vegetação.

Objetivo(s) específico(s):

o aluno deverá ser capaz de planejar e executar as investigações geoquímicas das rochas, dos solos, das águas e da vegetação, bem como interpretar os resultados obtidos. O aluno deverá ser capaz de aplicar tais conceitos tanto na pesquisa mineral, quanto na pesquisa ambiental e na hidrogeologia.

 

Objetivos Específicos:

o aluno deverá ser capaz de planejar e executar as investigações geoquímicas das rochas, dos solos, das águas e da vegetação, bem como interpretar os resultados obtidos. O aluno deverá ser capaz de aplicar tais conceitos tanto na pesquisa mineral, quanto na pesquisa ambiental e na hidrogeologia.

Conteúdo Programático

Unidade 1 – Geoquímica como método de investigação direta das rochas, dos solos, das águas e da vegetação.
Unidade 2 – Conceitos gerais, propriedades geoquímicas das rochas e dos solos e a aplicabilidade dos métodos geoquímicos. Bases teóricas dos métodos de prospecção geoquímicos: processos de concentração, mobilidade e de dispersão dos elementos químicos nas rochas, nos solos e na água.
Unidade 3 – Contraste de propriedade e anomalias geoquímicas.
Unidade 4 – Princípios que governam o planejamento, a aquisição, o processamento e a interpretação dos resultados de investigações geoquímicas.
Unidade 5 – Técnicas de amostragem, acondicionamento e preparação de amostras.
Unidade 6 – Classificação dos métodos de prospecção geoquímica.
Unidade 7 – Prospecção geoquímica por sedimentos de corrente.
Unidade 8 – Pedogeoquímica.
Unidade 9 – Litogeoquímica.
Unidade 10 – Hidrogeoquímica.
Unidade 11 – Biogeoquímica.
Unidade 12 – Princípios do processamento e da interpretação de dados. Interpretação integrada de dados geoquímicos, geofísicos e geológicos.
Unidade 13 – Aplicações dos métodos de prospecção geoquímica em pesquisa mineral, hidrogeologia e meio ambiente.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GOVETT, G. J. S. 1981. Handbook of geochemistry exploration. Amsterdan (Holanda), Elsevier Science Publisher, 7 volumes.
  • ROSE, A. W.; HAWKES, H. E. & WEBB, J. S. 1991. Geochemistry in mineral exploration. 2a. ed., Londres (U.K.), Academic Press, 657 p., il.

Bibliografia Complementar:

  • LICHT, O. A. B. 1998. Prospecção geoquímica: princípios, técnicas e métodos. Rio de Janeiro (Brasil), Edição CPRM, 216 p.
  • LICHT, O. A. B.; MELLO, C. S. B. & SILVA, C. R. Eds. 2007. Prospecção geoquímica: depósitos minerais metálicos, não metálicos, óleo e gás. Rio de Janeiro (Brasil), Edição Sociedade Brasileira de Geoquímica, 780p., il.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PROSPECÇÃO GEOQUÍMICA Engenharia Geológica (Bacharelado)

Página gerada em 23/01/2021 12:12:29 (consulta levou 0.147664s)