Nome da Atividade
GEOFÍSICA APLICADA
CÓDIGO
15000164
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Métodos geofísicos por propagação de ondas mecânicas: refração e reflexão. Planejamento e execução de levantamentos geofísicos por refração e reflexão. Radar de penetração no subsolo (georradar): planejamento e execução de levantamentos geofísicos de georradar; limitações de uso e integração com outros métodos geofísicos. Processamento e interpretação de dados geofísicos baseados na propagação de ondas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer os princípios específicos e os principais métodos de investigação geofísica do subsolo por meio da propagação de ondas (reflexão, refração e GPR).

 

Objetivos Específicos:

o aluno deverá ser capaz de planejar e executar as investigações geofísicas de subsolo, bem como processar e interpretar os resultados obtidos. O aluno deverá ser capaz de aplicar tais conceitos tanto na pesquisa mineral, quanto na pesquisa ambiental e em obras de engenharia.

Conteúdo Programático

1) Métodos geofísicos por propagação de ondas mecânicas: refração e reflexão.
2) Planejamento e execução de levantamentos geofísicos por refração e reflexão.
3) Radar de penetração no subsolo (georradar): planejamento e execução de levantamentos geofísicos de georradar; limitações de uso e integração com outros métodos geofísicos.
4) Processamento de dados geofísicos baseados na propagação de ondas: ajustamento de observações, conversão tempo profundidade, métodos de filtragens aplicadas, correções estáticas.
5) Interpretação de dados geofísicos baseados na propagação de ondas: análise de dados em 2D e em 3D, modelagem 2D e 3D dos dados geofísicos, fatiamento de seções e planos para interpretação de dados.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DOBRIN, M. B. & SAVIT, C. H. 1988. Introduction to geophysical prospecting, 4ª ed., McGraw-Hill, Inc., New York (USA), 867 p.
  • REYNOLDS, J. M. 1997. An Introduction to Applied and Environmental Geophysics. John Wiley & Sons, England (UK), 806 pp.

Bibliografia Complementar:

  • GRANT, F. S. & WEST, G. F. 1965. Interpretation theory in applied geophysics. McGraw-Hill Book Company, New York (U.S.A.), 584 p.
  • PARASNIS, D. S. 1986. Principles of applied geophysics. 4ª ed., Chapman & Hall Ltd., London (U.K.), 402 p.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
GEOFÍSICA APLICADA Engenharia Geológica (Bacharelado)

Página gerada em 23/01/2021 10:52:30 (consulta levou 0.178609s)