Nome da Atividade
PROFISSÃO DOCENTE:SER PROF/PROFESSORA HOJE
CÓDIGO
17350025
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da profissão docente nos seus aspectos pedagógicos, políticos, históricos, antropológicos, culturais, econômicos e éticos. As diferentes abordagens teóricas que têm buscado compreender como vem se constituindo a profissão docente, considerando os matizes de classe, etnia, gênero e outros.

Objetivos

Objetivo Geral:

.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GATTI, Bernardete, A. (coord.); BARRETO, Elba de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, UNESCO, 2009 GAUTHIER, Clermont. Apresentação. Ensinar: ofício estável, identidade profissional vacilante. In: ____. Por uma teoria da Pedagogia; pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, 1998. p. 17-37. NÓVOA, António. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa. In: FAZENDA, Ivani. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 2. ed. Campinas: Papirus, 1997. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ : Vozes, 2002. TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente; elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

Bibliografia Complementar:

  • CHARLOT, Bernard. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 30, p. 17-31, jul./dez. 2008. FERREIRA JR. Amarílio; BITTAR, Marisa. A ditadura militar e a proletarização dos professores. Educação & Sociedade, v.27, n. 97, Campinas, p. 1159-1179, set./dez. 2006. NÓVOA, António. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 109-139, 1991. TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber; esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991. TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano 21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PROFISSÃO DOCENTE:SER PROF/PROFESSORA HOJE Artes Visuais (Licenciatura)
PROFISSÃO DOCENTE:SER PROF/PROFESSORA HOJE Ciências Biológicas (Bacharelado)

Página gerada em 27/10/2020 03:43:22 (consulta levou 0.735065s)