Nome da Atividade
PRÁTICA ORIENTADA V: ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CÓDIGO
17350166
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Docência compartilhada na Educação Infantil, com ênfase no planejamento e no trabalho colaborativo. Observação e participação na organização da rotina escolar e em atividades diversificadas relativas à docência em sala de aula. Reflexões sobre práticas de educação e cuidado de bebês e crianças pequenas e realização de atividades de apoio ao trabalho pedagógico na creche e na pré-escola. Registro e documentação das experiências das crianças e da ação docente. Análise dos contextos de docência na Educação Infantil. Elaboração do Protocolo Orientador, comprometido com uma abordagem pedagógica participativa, que embasa a docência na educação infantil. Projeto de extensão relacionado: Falando em Educação: Fazendo história na e com a FaE (4609).
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudar aspectos teórico-metodológicos que sustentam a docência e as práticas educativas na educação infantil, refletindo sobre características e demandas dos sujeitos e contextos, metodologias e materiais pedagógicos. Realizar inserção em escola de educação infantil para desenvolver atividades de observação e análise de práticas com vistas ao planejamento do Protocolo Orientador.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GANDINI, Lella; HILL, Lynn; CADWELL, Louise; SCHWALL, Charles. O papel do ateliê na educação infantil: a inspiração de Reggio Emilia. 2ed. Porto Alegre: Penso, 2019.
- HORN, Maria da G. Souza. Sabores, Cores, Sons, Aromas: A organização dos espaços na educação infantil. 2ed. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
- KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
Bibliografia Complementar:
- FREIRE, Madalena. A Paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
- RAPOPORT, Andrea et al. O dia a dia na educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2012.
- REGGIO CHILDREN; ESCOLAS E CRECHES DA INFÂNCIA DE REGGIO EMILIA. As cem linguagens em mini-histórias: contadas por professores e crianças de Reggio Emilia. Trad. Guilherme Adami. Porto Alegre: Penso, 2020.
- RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. São Paulo: Summus, 1982.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
P1 | 2024 / 1 | 40 | 26 |
Pedagogia (Licenciatura) Horários
|
RODRIGO DA SILVA VITAL Professor Regente RITA DE CASSIA TAVARES MEDEIROS Professor responsável pela turma MARCELO OLIVEIRA DA SILVA Professor Regente ROGERIO COSTA WURDIG Professor Regente ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES Professor Regente GEORGINA HELENA XAVIER LIMA Professor Regente |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
DOCÊNCIA COMPARTILHADA EI-AI-EJA | Pedagogia (Licenciatura) |