Nome da Atividade
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II - EDUCAÇÃO INFANTIL
CÓDIGO
17350172
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo de espaços, tempos, quantidades, relações e transformações e suas marcas na Educação Infantil e nos processos de subjetivação da criança. A matemática na cultura infantil. Estratégias didáticas para o estímulo ao desenvolvimento do conhecimento matemático na infância.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender o desenvolvimento de conceitos e habilidades matemáticas na infância. Desenvolver conhecimento matemático relativo à contagem, ordenação, relações entre quantidades, dimensões, medidas, comparação de pesos e de comprimentos, avaliação de distâncias, reconhecimento de formas geométricas, conhecimento e reconhecimento de numerais cardinais e ordinais, entre outros. Oportunizar o desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, tomada de decisão, argumentação e organização, relacionadas ao raciocínio lógico. Construir estratégias didáticas que proporcionem o desenvolvimento do conhecimento matemático das crianças, a partir de práticas próprias à infância, tais como brincadeiras, literatura infantil, jogos e uso de materiais concretos manipuláveis.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SILVA, Adelmo Carvalho da; DINIZ, Eder Carlos Cardoso; MACIEL, Viviane Barros (Organizadores). Formação do professor e os diálogos necessários para ensinar e aprender matemática. Cuiabá: EdUFMT, Editora Sustentável, 2017. Disponível em: https://editorasustentavel.com.br/formacao-do-professor-e-os-dialogos-necessariosparaensinar-e-aprender-matematica/
  • SMOLE, Kátia Stocco. Figuras e formas matemáticas de 0 a 6. [recurso eletrônico]. V.3. 2. Porto Alegre: Penso, 2014.
  • SMOLE, Kátia Stocco. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2014.

Bibliografia Complementar:

  • BORBA, Rute e GUIMARÃES, Gilda (org.). Pesquisa e atividades para o aprendizado matemático na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. [livro eletrônico]. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2018.
  • PAIS, Luiz Carlos. Ensinar e aprender matemática. [recurso eletrônico]. São Paulo: Autêntica 2007.
  • SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Brincadeiras infantis nas aulas de matemática [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2014.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ENSINO-APRENDIZAGEM CONHEC.ESCOLARIZAÇÃO IV Pedagogia (Licenciatura)

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