Nome da Atividade
PRÁTICA ORIENTADA VII: ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DO TRABALHO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS
CÓDIGO
17350223
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Docência compartilhada nos Anos Iniciais, com ênfase no planejamento e trabalho colaborativo. Observação e participação na organização da rotina escolar e em atividades diversificadas relativas à docência em sala de aula. Reflexões coletivas sobre as dinâmicas de sala de aula e as possibilidades pedagógicas para os anos iniciais. Escolarização e organização do ensino nos anos iniciais. Registro e documentação do processo de inserção e análise do contexto de docência compartilhada. Elaboração de projeto de ensino a ser executado no estágio de docência nos anos iniciais em semestre posterior. Os projetos relacionados a esta PO são:
Memórias da alfabetização (301)
Banco de dados e acervos de alfabetização (264)

Objetivos

Objetivo Geral:

Estudar aspectos teórico-metodológicos que sustentam a docência e as práticas educativas nos anos iniciais, refletindo sobre características e demandas dos sujeitos e contextos. Organizar conteúdos curriculares, metodologias e materiais pedagógicos. Realizar inserção em escola para desenvolver atividades de observação e análise de práticas com vistas ao planejamento do projeto de estágio.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANDRÉ, Marli. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar.11ª ed. Campinas: Papirus. 2004.
  • CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, Formação dos professores e Globalização. Porto Alegre: Artmed, 2005.
  • WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro. Uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. 4ed. São Paulo: 2002.

Bibliografia Complementar:

  • ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • DAYRELL, Juarez (org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMH, 2006.
  • FONTANA, Roseli A. C. Mediação pedagógica na sala de aula. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.
  • PLATONE, Françoise; HARDY, Marianne (org.) Ninguém ensina sozinho: responsabilidade coletiva na creche, no ensino fundamental e no ensino médio. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRÁTICA ORIENTADA VI: ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS Pedagogia (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 18/11/2024 11:36:47 (consulta levou 0.122761s)