Nome da Atividade
CURRÍCULO: TEORIAS E POLÍTICAS
CÓDIGO
17360155
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina trata de problematizar o currículo escolar, a partir de seus significados ao longo da história e as teorias que sustentam as diferentes interpretações e práticas curriculares. Aproxima-se das discussões contemporâneas no campo do currículo, problematizando suas implicações na produção de conhecimento e na criação de identidades e diferenças sociais e culturais. Aborda as relações de gênero e a narrativa étnica e racial e suas implicações na organização da política curricular.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estudar os diferentes significados do currículo e suas implicações sobre a educação escolar. Discutir as diferentes perspectivas teóricas que informam o debate curricular. Analisar os conceitos de identidade, diferença, interculturalidade e suas implicações nas políticas curriculares na escolaridade brasileira. Problematizar o currículo como narrativa étnica, racial historicamente construída.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da Silva. Currículo, Cultura e Sociedade. 10º edição. São Paulo: Cortez. 2008.
  • SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999
  • SILVA, Tomaz Tadeu da. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 11ed. Petrópolis: Vozes, 2013

Bibliografia Complementar:

  • CORAZZA, Sandra Mara. O que quer um currículo? Pesquisas pós-críticas em educação. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2004
  • LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
  • TURA, Maria de Lourdes Rangel; GARCIA, Maria Manuela Alves (Org.). Currículo, políticas e ação docente. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2013. 293.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE VII Pedagogia (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 25/04/2024 08:22:39 (consulta levou 0.111025s)