Nome da Atividade
UNIDADE DO CUIDADO DE ENFERMAGEM II
CÓDIGO
18880004
Carga Horária
180 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
12
CRÉDITOS
12
Avança, Retém,
Infrequente
Ementa
Desenvolve atividades relacionadas a identificação das necessidades de saúde da comunidade e educação em saúde; identificação das necessidades da família e planejamento de intervenções; e instrumentaliza o aluno para a realização do processo de enfermagem, vigilância epidemiológica, Modelo Calgary, exame físico específico.
Objetivos
Objetivo Geral:
Realizar o cuidado às necessidades individuais, coletivas e de educação em saúde; Identificar as necessidades da família e realizar o planejamento de intervenções Demonstrar habilidade para buscar dados ou informações na observação, leitura, análise e síntese, embasada na literatura científica.Realizar o processo de enfermagem e da vigilância em saúde
Conteúdo Programático
Atenção à saúde Modelos de Atenção à Saúde e Cuidado: Atenção primária; ESF; Sistemas de saúde, formal e informal; determinantes de saúde doença; Necessidades em saúde Individual e coletiva. Políticas Públicas de Saúde: Práticas integrativas e complementares (política e utilização); Promoção de Saúde; Políticas de saúde em álcool e drogas (conceitos gerais e dados epidemiológicos). Parasitologia: Diagnóstico e profilaxia de helmintos, protozoários, entomologia e acarologia, Taenia solium, Taenia saginata, cisticercose e doença de chagas. Fatores de risco na vida adulta: Introdução aos fatores de risco na saúde do adulto - HAS, álcool, fumo, hipercolesterolemia, sedentarismo, nutrição (sem entrar na fisiopatologia). Família: Cuidado – cuidador (dentro da família); Avaliação de Famílias e Modelo Calgary. Ética e Bioética: Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem; Ética na pesquisa, TCLE; Mídias digitais/redes sociais. Teorias da Personalidade: Estrutura da personalidade. Tomada de Decisão.
Exame Físico Específico. Fisiologia dos sinais vitais e fisio/anatomia/ exame. SOAP. Necessidades em Saúde: Levantamento de necessidades coletivas e individuais. Epidemiologia descritiva, bases estatísticas, utilização de dados de saúde, modelos de processo saúde/doença. Vigilância em saúde (endemias, epidemias, medidas de bloqueio). Doenças Imunopreveníveis (tuberculose). Medidas descritivas de morbimortalidade articulado com parasitoses. Sistema de Informação, fluxo de informações (consolidar os dados e fluxo Ficha A utilização para diagnostico situacional; análise das fichas B). Planejamento. Plano de cuidado e intervenção na comunidade (grupo e didática). Comunicação. Escuta dialógica. Comunicação dialógica. Registro de intervenção no território. Portfólio. Educação Permanente. Metodologia Científica: Estudos qualitativos (conceitos básicos, abordagens e técnicas -entrevista/ observação/análise documental); Estudos quantitativos descritivos conceitos básicos (frequência, média, mediana); Leitura e interpretação da literatura cientifica; Descritores (DECS) – apresentação; Busca em base de dados científicos (Medline, Pubmed); Utilização de normas técnicas (UFPel/Vancouver). Educação em Saúde: Educação em saúde conceitos emancipatórios X prescritiva e punitiva (diferentes cenários, atores e sujeitos) e pessoa.
Exame Físico Específico. Fisiologia dos sinais vitais e fisio/anatomia/ exame. SOAP. Necessidades em Saúde: Levantamento de necessidades coletivas e individuais. Epidemiologia descritiva, bases estatísticas, utilização de dados de saúde, modelos de processo saúde/doença. Vigilância em saúde (endemias, epidemias, medidas de bloqueio). Doenças Imunopreveníveis (tuberculose). Medidas descritivas de morbimortalidade articulado com parasitoses. Sistema de Informação, fluxo de informações (consolidar os dados e fluxo Ficha A utilização para diagnostico situacional; análise das fichas B). Planejamento. Plano de cuidado e intervenção na comunidade (grupo e didática). Comunicação. Escuta dialógica. Comunicação dialógica. Registro de intervenção no território. Portfólio. Educação Permanente. Metodologia Científica: Estudos qualitativos (conceitos básicos, abordagens e técnicas -entrevista/ observação/análise documental); Estudos quantitativos descritivos conceitos básicos (frequência, média, mediana); Leitura e interpretação da literatura cientifica; Descritores (DECS) – apresentação; Busca em base de dados científicos (Medline, Pubmed); Utilização de normas técnicas (UFPel/Vancouver). Educação em Saúde: Educação em saúde conceitos emancipatórios X prescritiva e punitiva (diferentes cenários, atores e sujeitos) e pessoa.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARROS, A. L. B. Anamnese e Exame Físico. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. (Disponível na biblioteca online da UFPel: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/)
- DUNCAN, B. B; SCHMIDT, M. I., GIUGLIANI, E. R. J. Medicina Ambulatorial: Condutas de atenção primária baseadas em evidências. 4ª ed. - Porto Alegre: Artmed, 2013.1952 p. (Disponível na biblioteca online da UFPel: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/)
Bibliografia Complementar:
- GUSSO, G., LOPES, J. M. C. Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. Porto Alegre: Artmed, 2012. 1354 p. (Disponível na biblioteca online da UFPel: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/)
- NEVES, D. P. Parasitologia Humana. 12ª ed. São Paulo: Atheneu, 2012. (Disponível na biblioteca de Medicina e na Biblioteca de Ciência e Tecnologia – UFPel: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/)
- OLIVEIRA, C.M.; CRUZ, M.M. Sistema de Vigilância em Saúde no Brasil: avanços e desafios. Saúde debate [online]. 2015, vol.39, n.104, pp.255-267 (Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042015000100255&lng=en&nrm=iso)
- PORTO, C.C. Exame Clínico. 7ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012 (Disponível na biblioteca online da UFPel: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/).
- SOUZA, M. C. M. R. Enfermagem em saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. (Disponível na biblioteca online da UFPel: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/)
- WRIGHT, L.M.; LEASHEY, M. Enfermeiras e Famílias: Um guia para Avaliação e Intervenção na Família. 4ª ed. São Paulo: Roca, 2008 (Disponível na Biblioteca do Campus Porto – UFPel: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/)
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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M1 | 2023 / 1 | 8 | 7 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS Professor Regente MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA Professor responsável pela turma BRUNO PEREIRA NUNES Professor Regente DIANA CECAGNO Professor Regente |
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M2 | 2023 / 1 | 8 | 6 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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BRUNO PEREIRA NUNES Professor Regente MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA Professor responsável pela turma DIANA CECAGNO Professor Regente LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS Professor Regente |
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M3 | 2023 / 1 | 8 | 6 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
|
DIANA CECAGNO Professor Regente BRUNO PEREIRA NUNES Professor Regente LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS Professor Regente MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA Professor Regente |
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M4 | 2023 / 1 | 8 | 7 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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BRUNO PEREIRA NUNES Professor Regente LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS Professor Regente DIANA CECAGNO Professor Regente MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA Professor responsável pela turma |
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M5 | 2023 / 1 | 8 | 7 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA Professor responsável pela turma BRUNO PEREIRA NUNES Professor Regente LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS Professor Regente DIANA CECAGNO Professor Regente |
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M6 | 2023 / 1 | 8 | 4 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA Professor responsável pela turma LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS Professor Regente BRUNO PEREIRA NUNES Professor Regente DIANA CECAGNO Professor Regente |
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M7 | 2023 / 1 | 8 | 8 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA Professor responsável pela turma DIANA CECAGNO Professor Regente BRUNO PEREIRA NUNES Professor Regente LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS Professor Regente |
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M8 | 2023 / 1 | 9 | 6 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA Professor responsável pela turma DIANA CECAGNO Professor Regente BRUNO PEREIRA NUNES Professor Regente LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS Professor Regente |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
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UNIDADE DO CUIDADO DE ENFERMAGEM II | Enfermagem (Bacharelado) |