Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO
CÓDIGO
20000368
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O que é comunicação. Comunicação como processo. Conceitos essenciais da comunicação humana, no contexto do curso de Comunicação Social e suas habilitações. O exercício profissional nas áreas da comunicação social.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral- Analisar e pesquisar o ato comunicativo em seus diferentes aspectos.

Específicos.
- Analisar os fenômenos da comunicação social.
- Identificar os conceitos, abrangência e complexidade da comunicação.
- Compreender o papel da comunicação na sociedade.
- Discutir os modelos e processos da comunicação e como cada teoria dos meios de comunicação se apresentam.
- Verificar as pesquisas sobre as teorias da comunicação.
- Entender o exercício profissional de cada área da comunicação dentro do composto da comunicação integrada.

Conteúdo Programático

1. Introdução aos estudos da comunicação.
2. O processo da comunicação.
3. Conceitos básicos do estudo de comunicação humana. Conceitos e fundamentos gerais da comunicação. Comunicação interpessoal.
4. A Comunicação Social e suas habilitações profissionais: jornalismo, publicidade e propaganda, rádio, televisão, cinema meios audiovisuais e "novos meios".
5. Breve história da comunicação.
6. Evolução dos meios de comunicação de massa.
7. Ética em Comunicação social.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ADORNO, Theodor W. e HORKHEIMER, Max. A Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986. BARRETO, Evandro. Abóboras ao Vento: tudo o que a gente sabia sobre propaganda mas está esquecendo. São Paulo: Globo, 1994. BARROS FILHO, Clóvis. Ética na Comunicação: da informação ao receptor. São Paulo: Moderna, 1995 BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. BUCCI, Eugênio e KEHL, Maria Rita. Videologias. São Paulo: Boitempo, 2004. CRUZ, Fábio Souza da. A cultura da mídia no Rio Grande do Sul: o caso MST e Jornal do Almoço. Pelotas: EDUCAT, 2006. MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria da Comunicação- ideias, conceitos e métodos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. RAMONET, Ignácio. A Tirania da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 1999. RUDIGER, Francisco. As Teorias da Comunicação. Porto Alegre: Penso, 2001. SANTOS, Roberto Elísio dos. As Teorias da comunicação. Da fala à Internet. São Paulo: Paulinas, 2003.

Bibliografia Complementar:

  • AZEVEDO, Israel Belo. Primeira Viagem ao Mundo da Comunicação. Rio de Janeiro: Editora Prazer da Palavra, 2011. (e-book) BAUMAN, Zygmunt. 44 Cartas do Mundo Líquido Moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. ________________. A Ética é possível num mundo de Consumidores?. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. ECO, Umberto. Número Zero. Rio de Janeiro: Record, 2015. HOHLFELDT, ANTONIO. MARTINO, Luiz c. FRANÇA, Vera. Teorias da Comunicação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. São Paulo: EDUSC, 2001. SILVA, Juremir Machado da. A Miséria do Jornalismo Brasileiro: as (in)certezas da mídia. Petrópolis: Vozes, 2000. THOMPSON, John B. Ideologia e Cultura Moderna. Petrópolis: Vozes, 1995. THOMPSON, John B. Mídia e Modernidade. Petrópolis: Vozes, 1998. WOLF, Mario. Teorias da comunicação. Lisboa:Editorial Presença, 2001.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO Jornalismo (Bacharelado - Noturno)

Página gerada em 19/04/2024 15:51:17 (consulta levou 0.144627s)