Nome do Curso / Conceitos (*)
Jornalismo
Enade (2022)4CPC (2022)4CC (2015)4
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Código UFPel
3690
Código e-MEC
1102184
Unidade
Coordenador
AC | L01 | L02 | L05 | L06 | L09 | L10 | L13 | L14 | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2024/1 | 1 | 1 | 2 | 1 | 2 | 1 | 1 | 1 | 1 | 11 |
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
SISU 2024/1 | 22 | 3 | 1 | 6 | 1 | 4 | 1 | 6 | 44 |
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1573 de 06 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 428 de 30/08/2013. Publicada no D.O.U. de 03/09/2013.
Renovação do reconhecimento Portaria nº 387 de 13/08/2024. Publicada na Seção 1, página 60 do D.O.U. de 14/08/2024.
Curso reconhecido pela Portaria nº 428 de 30/08/2013. Publicada no D.O.U. de 03/09/2013.
Renovação do reconhecimento Portaria nº 387 de 13/08/2024. Publicada na Seção 1, página 60 do D.O.U. de 14/08/2024.
Contextualização
O Curso de Jornalismo da UFPel caracteriza-se por promover uma formação capaz de dotar o profissional jornalista de competências teórica, técnica, tecnológica, ética e estética para atuar criticamente e criativamente na profissão, de modo responsável, contribuindo para o seu aprimoramento em consonância com as exigências contemporâneas e na perspectiva de ampliar a atuação profissional a novos campos, reconhecendo as especificidades do contexto regional de integração dos países do Mercosul. Para isso, busca desenvolver a autonomia, a criatividade e o espírito de iniciativa, articulando teoria e prática por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com base numa formação elementar em jornalismo e comunicação, o curso oferece ao estudante condições de estabelecer seu próprio percurso formativo em quatro áreas de atuação no jornalismo: impresso, rádio, televisão e web. Caracteriza-se, ainda, pela exigência de domínio da língua portuguesa e pelo desenvolvimento da capacidade de leitura e interpretação dos fatos presentes, reconhecendo a hierarquia dos acontecimentos e suas relações com o passado e o futuro.
Objetivos
Formar profissionais habilitados para o exercício do jornalismo em diferentes contextos, atuando com ética, criatividade e iniciativa, sabendo refletir criticamente sobre os processos de comunicação mais amplos da sociedade bem como sobre seu próprio fazer jornalístico, sendo capazes de compreender e interpretar os processos sociais da atualidade e suas relações com o passado e o futuro.
São objetivos específicos, com base na proposta de Diretrizes Curriculares:
a) formar profissionais dotados de competência teórica, técnica, tecnológica, ética, estética para atuar criticamente na profissão, de modo responsável, contribuindo para o seu aprimoramento;
b) dar ênfase ao espírito empreendedor e ao domínio científico que gerem pesquisas ao conceber, executar e avaliar projetos inovadores capazes de dar conta das exigências contemporâneas e de ampliar a atuação profissional a novos campos, projetando a função social da profissão em contextos ainda não delineados no presente;
c) focar teórica e tecnicamente na especificidade do jornalismo, com grande atenção à prática profissional, dentro de padrões internacionalmente reconhecidos, comprometidos com a liberdade de expressão, o direito à informação, a dignidade do seu exercício e o interesse público;
d) proporcionar a integração dos estudantes de jornalismo com a comunidade, através de atividades de extensão, aproximando o ambiente universitário da sociedade e dando visibilidade às produções acadêmicas;
e) promover a articulação e o intercâmbio com práticas jornalísticas com os países do Mercosul;
f) pensar a graduação como uma etapa de formação profissional continuada e permanente;
g) proporcionar uma formação focada na reflexão acerca do papel das tecnologias nos processos de transformação da sociedade e do próprio jornalismo.
São objetivos específicos, com base na proposta de Diretrizes Curriculares:
a) formar profissionais dotados de competência teórica, técnica, tecnológica, ética, estética para atuar criticamente na profissão, de modo responsável, contribuindo para o seu aprimoramento;
b) dar ênfase ao espírito empreendedor e ao domínio científico que gerem pesquisas ao conceber, executar e avaliar projetos inovadores capazes de dar conta das exigências contemporâneas e de ampliar a atuação profissional a novos campos, projetando a função social da profissão em contextos ainda não delineados no presente;
c) focar teórica e tecnicamente na especificidade do jornalismo, com grande atenção à prática profissional, dentro de padrões internacionalmente reconhecidos, comprometidos com a liberdade de expressão, o direito à informação, a dignidade do seu exercício e o interesse público;
d) proporcionar a integração dos estudantes de jornalismo com a comunidade, através de atividades de extensão, aproximando o ambiente universitário da sociedade e dando visibilidade às produções acadêmicas;
e) promover a articulação e o intercâmbio com práticas jornalísticas com os países do Mercosul;
f) pensar a graduação como uma etapa de formação profissional continuada e permanente;
g) proporcionar uma formação focada na reflexão acerca do papel das tecnologias nos processos de transformação da sociedade e do próprio jornalismo.
Perfil do Egresso
O egresso do Curso de Jornalismo é o jornalista profissional diplomado, com formação universitária ao mesmo tempo generalista, humanista, crítica e reflexiva. Como produtor intelectual e agente da cidadania, o jornalista formado pela UFPel terá desenvolvido competências para atuar em quaisquer áreas do jornalismo, ciente de que sua formação é um processo contínuo e constante. Terá aprendido a articular as técnicas do ofício com a reflexão crítica sobre sua prática, dando conta da complexidade e do pluralismo característicos da sociedade e da cultura contemporâneas, sendo também capaz de contribuir para o aprimoramento e desenvolvimento da sua profissão. É elementar que tenha domínio do uso da língua portuguesa em suas diferentes modalidades, na expressão tanto oral como escrita em diversos contextos sociais.
Competências e habilidades
O jornalista (Bacharel em Jornalismo) deverá desenvolver múltiplas competências e habilidades durante sua formação acadêmica. Segundo a proposta de Diretrizes, “o egresso do Curso de Jornalismo é o jornalista profissional diplomado, com formação universitária ao mesmo tempo generalista, humanista, crítica e reflexiva” (DIRETRIZES, p. 16). Com esta formação, ele se credencia a “atuar como produtor intelectual e agente da cidadania, dando conta, por um lado, da complexidade e do pluralismo característicos da sociedade e da cultura contemporâneas e, por outro, dos fundamentos teóricos e técnicos especializados. Dessa forma terá clareza e segurança para o exercício de sua função social específica no contexto de sua identidade profissional singular e diferenciada dentro do campo maior da Comunicação” (DIRETRIZES, p. 16).
Ao lado disso, o Jornalista deverá dominar o uso da língua portuguesa em suas diferentes modalidades, na expressão tanto oral como escrita em diversos contextos sociais. O jornalista é, antes de tudo, um profissional que deve ter espírito de pesquisador, o que fará dele um leitor e um escritor diferenciado – com olhos tanto para a superfície linguística do texto quanto para as suas várias camadas de significação, devendo então ser conhecedor do contexto da área de conhecimento na qual o texto se insere. Isso porque do jornalista espera-se o domínio dos aspectos lexicais, gramaticais e discursivos de um texto, com adequação terminológica e atenção à coerência e à coesão textual.
É necessário, também, e de acordo com princípios éticos, que o jornalista domine procedimentos e técnicas elementares para atuar na imprensa, em radiojornalismo, telejornalismo e webjornalismo, seja em empresas de comunicação como jornais, revistas, emissoras de rádio e de TV, portais de notícias ou em assessorias de imprensa. O Bacharel em Jornalismo também precisa ser um profissional ciente de que sua formação é e será um processo contínuo e autônomo, que não acaba ao fim do curso de graduação, mas receberá continuidade e aprimoramento constantes a partir de sua inserção no mercado de trabalho.
O jornalista formado pela UFPel caracteriza-se pela capacidade de investigação, de análise da realidade e de leitura e escrita diferenciadas. Além de dominar as técnicas jornalísticas, deve atuar com ética e consciência da função social da profissão. É um profissional constantemente aberto a aprender.
Ao lado disso, o Jornalista deverá dominar o uso da língua portuguesa em suas diferentes modalidades, na expressão tanto oral como escrita em diversos contextos sociais. O jornalista é, antes de tudo, um profissional que deve ter espírito de pesquisador, o que fará dele um leitor e um escritor diferenciado – com olhos tanto para a superfície linguística do texto quanto para as suas várias camadas de significação, devendo então ser conhecedor do contexto da área de conhecimento na qual o texto se insere. Isso porque do jornalista espera-se o domínio dos aspectos lexicais, gramaticais e discursivos de um texto, com adequação terminológica e atenção à coerência e à coesão textual.
É necessário, também, e de acordo com princípios éticos, que o jornalista domine procedimentos e técnicas elementares para atuar na imprensa, em radiojornalismo, telejornalismo e webjornalismo, seja em empresas de comunicação como jornais, revistas, emissoras de rádio e de TV, portais de notícias ou em assessorias de imprensa. O Bacharel em Jornalismo também precisa ser um profissional ciente de que sua formação é e será um processo contínuo e autônomo, que não acaba ao fim do curso de graduação, mas receberá continuidade e aprimoramento constantes a partir de sua inserção no mercado de trabalho.
O jornalista formado pela UFPel caracteriza-se pela capacidade de investigação, de análise da realidade e de leitura e escrita diferenciadas. Além de dominar as técnicas jornalísticas, deve atuar com ética e consciência da função social da profissão. É um profissional constantemente aberto a aprender.
Organização Curricular
http://wp.ufpel.edu.br/jornalismo/grade-curricular/
Procedimentos e metodologias de ensino
Sendo o jornalismo uma atividade profissional que envolve as dimensões sócioantropológicas, tecnológicas e semio-discursivas, o processo de ensinar e aprender jornalismo implica mobilizar metodologias que contemplem a reflexão sobre as mútuas implicações dessas três dimensões na profissão. Nesse sentido, ensinar e aprender jornalismo implica reconhecer que as questões que envolvem a sociedade, os fatos – matéria-prima do jornalismo – são apropriadas discursivamente pelo jornalista, produzindo sentidos que, por sua vez, não estão descolados dos meios tecnológicos utilizados no processo de comunicação.
Essa perspectiva está presente nas salas de aula e integra as atividades dos docentes, promovendo o aprendizado das técnicas e do manuseio das tecnologias contemporâneas utilizadas no campo jornalístico. Ao mesmo tempo, mobiliza-se a reflexão sobre as implicações éticas e estéticas desse uso, destacando o papel social do jornalista na qualificação da cidadania, no respeito às diferenças, na preservação do meio ambiente e na defesa da liberdade e em favor da justiça social.
Os atores do processo de ensino e aprendizagem devem integrar em suas atividades as práticas de jornalismo, da pauta à redação e edição, passando pela apuração e checagem das informações. As metodologias devem valorizar a iniciativa individual e, ao mesmo tempo, promover a produção coletiva do conhecimento, relacionando prática acadêmica e prática jornalística com a capacidade de pensar e refletir ambas em suas relações.
Ensinar e aprender jornalismo é um processo coletivo, que implica numa troca de saberes que se atualizam constantemente, ora pela dinâmica da sociedade, ora pela introdução de novas tecnologias, ora pela necessidade de novas formas de dizer e fazer sentido.
A dinâmica que envolve não só a profissão de jornalista, mas a própria concepção de formação profissional, tem reflexos sobre a concepção do curso, atualizando-o sempre que necessário para melhor atender aos interesses e expectativas da sociedade em relação aos seus profissionais de imprensa.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
Para cumprir com os propósitos de uma avaliação ampla, abrangente e, ao mesmo tempo, objetiva, embora complexa, o Bacharelado em Jornalismo opta por instrumentos que subsidiam uma avaliação a partir dos seguintes princípios norteadores:
Permanente: a avaliação não pode transformar-se em instrumento de preocupação para o aluno, levando-o, muitas vezes, a diminuir seu rendimento devido a fatores psicológicos. Quando a avaliação é permanente, em vez de criar um constante medo, o ambiente escolar passa a ser todo valorizado. Desta forma, não há supervalorização de conteúdos ou momentos, nem umas ações ou palavras valem mais que outras. O aluno passa a ter mais oportunidade de mostrar seu potencial e habilidades em diferentes momentos; nessa perspectiva, todo o trabalho realizado ao longo do processo de aprendizagem é igualmente importante.
Continuada: a avaliação deve ser capaz de verificar o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Como tal, também só pode acontecer em forma de processo. Assim, não pode haver lacunas avaliativas, e toda a ação e manifestação do aprendiz devem fazer parte dos critérios a subsidiar uma avaliação continuada.
Abrangente: o professor deve levar em conta os mais diversos aspectos que compõem a formação do professor e explicitá-los em seus instrumentos de avaliação. Não pode pontuar, em nenhuma hipótese, aspectos que o aluno não saiba de antemão que estarão sendo levados em conta em seu desempenho acadêmico. A avaliação abrangente pode ser complexa, porém não pode ser subjetiva, pois deste aspecto à arbitrariedade o caminho é curto.
Dinâmica: o aluno não pode ser visto fora de seu contexto de vida, seja ele social e particular, ou escolar e intelectual. Uma avaliação dinâmica evita que se reduza a momentos específicos, muitas vezes isolados assepticamente, a análise do domínio que o aluno tem dos conhecimentos e habilidades trabalhadas ao longo de períodos escolares.
Pedagógica: o mais importante de todo o processo avaliativo assumido é sair de mero dever burocrático e servir de instrumento de apoio para o próprio estudante para melhorar seu desempenho. Desta forma, os resultados devem retornar sempre ao aluno, não se reduzindo meramente a notas ou conceitos, mas especialmente em forma de pareceres e sugestões para que possa melhorar seu desempenho.
A orientação geral para o processo de avaliação das disciplinas do Curso de Bacharelado em Jornalismo é de que tal processo deva ocorrer durante o desenvolvimento das disciplinas (avaliação formativa) para que ajustes possam ser feitos visando ao desenvolvimento das competências profissionais do futuro jornalista.
O objetivo da avaliação, neste contexto, não é apenas a verificação da quantidade de conhecimentos adquiridos pelo estudante, mas da sua capacidade de fazer uso desses conhecimentos, das competências, habilidades, técnicas e recursos para enfrentar situações relacionadas ao exercício da profissão, de acordo com o estágio em que se encontra no curso.
A avaliação também deve ser mediadora do processo de ensino e de aprendizagem. Os resultados da avaliação processual devem servir para os docentes validarem ou reverem suas estratégias de formação e, para os futuros profissionais, devem servir para que tomem consciência de seu processo de aprendizagem, de seus talentos e de suas limitações.
A aprendizagem dos discentes será avaliada considerando quatro tipos de avaliação: a) diagnóstica, b) formativa, c) somativa e d) de recuperação. A avaliação diagnóstica envolve a verificação do conhecimento prévio do estudante quanto aos conteúdos da disciplina. Cabe ao docente determinar os instrumentos mais adequados para realizar esse diagnóstico. O resultado dessa avaliação não será contabilizado para fins de aprovação na disciplina. A avaliação formativa considera o empenho e o comprometimento dos acadêmicos com as atividades da disciplina e poderá ser considerada como um dois critérios para aprovação. O docente deverá estabelecer os instrumentos e os critérios para essa avaliação. A avaliação somativa corresponde à verificação da aprendizagem realizada pelo acadêmico no curso da disciplina de acordo com os objetivos propostos. O docente atribuirá ao discente, a cada bimestre, uma nota de 0 a 10 (zero a dez), correspondendo a primeira ao Grau A e a segunda ao Grau B, sendo considerado aprovado o estudante que, ao final do semestre, obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e tiver frequência mínima de 75%. A forma, os instrumentos e os critérios de avaliação para atribuição dos graus A e B ficam a critério do docente.
O estudante que tiver obtido média final inferior a 7 (sete) e superior a 3 (três) será permito a realização de exame. A nota do exame é somada à média das notas anteriores e o resultado é dividido por dois. Serão aprovados os acadêmicos que, após a realização do exame, obtiverem essa média final maior que ou igual a 5 (cinco).
Os critérios de avaliação utilizados pelo docente devem estar expressos nos respectivos planos de ensino das disciplinas, respeitando os artigos 65, 66, 67, 68 e 69 do Regulamento do Ensino da Graduação da UFPel.
Permanente: a avaliação não pode transformar-se em instrumento de preocupação para o aluno, levando-o, muitas vezes, a diminuir seu rendimento devido a fatores psicológicos. Quando a avaliação é permanente, em vez de criar um constante medo, o ambiente escolar passa a ser todo valorizado. Desta forma, não há supervalorização de conteúdos ou momentos, nem umas ações ou palavras valem mais que outras. O aluno passa a ter mais oportunidade de mostrar seu potencial e habilidades em diferentes momentos; nessa perspectiva, todo o trabalho realizado ao longo do processo de aprendizagem é igualmente importante.
Continuada: a avaliação deve ser capaz de verificar o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Como tal, também só pode acontecer em forma de processo. Assim, não pode haver lacunas avaliativas, e toda a ação e manifestação do aprendiz devem fazer parte dos critérios a subsidiar uma avaliação continuada.
Abrangente: o professor deve levar em conta os mais diversos aspectos que compõem a formação do professor e explicitá-los em seus instrumentos de avaliação. Não pode pontuar, em nenhuma hipótese, aspectos que o aluno não saiba de antemão que estarão sendo levados em conta em seu desempenho acadêmico. A avaliação abrangente pode ser complexa, porém não pode ser subjetiva, pois deste aspecto à arbitrariedade o caminho é curto.
Dinâmica: o aluno não pode ser visto fora de seu contexto de vida, seja ele social e particular, ou escolar e intelectual. Uma avaliação dinâmica evita que se reduza a momentos específicos, muitas vezes isolados assepticamente, a análise do domínio que o aluno tem dos conhecimentos e habilidades trabalhadas ao longo de períodos escolares.
Pedagógica: o mais importante de todo o processo avaliativo assumido é sair de mero dever burocrático e servir de instrumento de apoio para o próprio estudante para melhorar seu desempenho. Desta forma, os resultados devem retornar sempre ao aluno, não se reduzindo meramente a notas ou conceitos, mas especialmente em forma de pareceres e sugestões para que possa melhorar seu desempenho.
A orientação geral para o processo de avaliação das disciplinas do Curso de Bacharelado em Jornalismo é de que tal processo deva ocorrer durante o desenvolvimento das disciplinas (avaliação formativa) para que ajustes possam ser feitos visando ao desenvolvimento das competências profissionais do futuro jornalista.
O objetivo da avaliação, neste contexto, não é apenas a verificação da quantidade de conhecimentos adquiridos pelo estudante, mas da sua capacidade de fazer uso desses conhecimentos, das competências, habilidades, técnicas e recursos para enfrentar situações relacionadas ao exercício da profissão, de acordo com o estágio em que se encontra no curso.
A avaliação também deve ser mediadora do processo de ensino e de aprendizagem. Os resultados da avaliação processual devem servir para os docentes validarem ou reverem suas estratégias de formação e, para os futuros profissionais, devem servir para que tomem consciência de seu processo de aprendizagem, de seus talentos e de suas limitações.
A aprendizagem dos discentes será avaliada considerando quatro tipos de avaliação: a) diagnóstica, b) formativa, c) somativa e d) de recuperação. A avaliação diagnóstica envolve a verificação do conhecimento prévio do estudante quanto aos conteúdos da disciplina. Cabe ao docente determinar os instrumentos mais adequados para realizar esse diagnóstico. O resultado dessa avaliação não será contabilizado para fins de aprovação na disciplina. A avaliação formativa considera o empenho e o comprometimento dos acadêmicos com as atividades da disciplina e poderá ser considerada como um dois critérios para aprovação. O docente deverá estabelecer os instrumentos e os critérios para essa avaliação. A avaliação somativa corresponde à verificação da aprendizagem realizada pelo acadêmico no curso da disciplina de acordo com os objetivos propostos. O docente atribuirá ao discente, a cada bimestre, uma nota de 0 a 10 (zero a dez), correspondendo a primeira ao Grau A e a segunda ao Grau B, sendo considerado aprovado o estudante que, ao final do semestre, obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e tiver frequência mínima de 75%. A forma, os instrumentos e os critérios de avaliação para atribuição dos graus A e B ficam a critério do docente.
O estudante que tiver obtido média final inferior a 7 (sete) e superior a 3 (três) será permito a realização de exame. A nota do exame é somada à média das notas anteriores e o resultado é dividido por dois. Serão aprovados os acadêmicos que, após a realização do exame, obtiverem essa média final maior que ou igual a 5 (cinco).
Os critérios de avaliação utilizados pelo docente devem estar expressos nos respectivos planos de ensino das disciplinas, respeitando os artigos 65, 66, 67, 68 e 69 do Regulamento do Ensino da Graduação da UFPel.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
Ainda que não tenhamos um curso de Pós-graduação na área constituído, o currículo que aqui se apresenta tem como um de seus objetivos qualificar o graduando para o dar seguimento ao seu processo formativo em alguma Pós-Graduação. Nesse sentido, cabe ressaltar aqui a criação da Linha de Pesquisa Estudos em Comunicação, no Centro de Letras e Comunicação, que visa articular as pesquisas dos docentes em torno de um eixo comum, abrindo, assim, possibilidade para a participação discente em grupos de pesquisas dentro do curso e orientados pelos professores. Além disso, ao estabelecer uma proposta formativa que culmina com disciplinas como pesquisa em jornalismo e TCC, o curso busca encaminhar o estudante para a pequisa. Além disso, há a preocupação que, nas disciplinas os alunos sejam desafiados a produzirem artigos e resenhas e que os submetam a eventos científicos e revistas, a fim de divulgar a produção científica do curso.
Acompanhamento de Egressos
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) e o Colegiado do Curso desenvolvem um projeto para o acompanhamento de egressos, buscando instrumentos próprios para obtenção dos dados que revelem o impacto da formação recebida na UFPel sobre as suas atividades. A implantação desse projeto visa também subsidiar o curso para o aperfeiçoamento do seu currículo. Além de obter dados e manter contato com os ex-alunos, o curso também pretende obter informações dos empregadores sobre esses alunos. No ano de 2014, o NDE promoveu um colóquio de jornalismo, em que empregadores e ex-alunos puderam expor as suas impressões e experiências sobre a formação oferecida pelo Curso de Jornalismo da UFPel. Essa modalidade poderá vir a ser consolidada no curso, como uma forma de manter os vínculos com seus alunos e, até mesmo, para verificar as carências e oferecer programas específicos de formação na forma de projetos de extensão.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000255 | FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO DIGITAL | Obrigatória | 4 | 60 |
20000007 | INTRODUÇÃO AO JORNALISMO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000258 | LÍNGUA PORTUGUESA PARA O JORNALISMO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000309 | PRODUÇÃO DA NOTÍCIA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000257 | TEMAS LATINO AMERICANOS | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000207 | FOTOJORNALISMO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000368 | INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000321 | JORNALISMO IMPRESSO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000304 | PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO ACADÊMICO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000313 | WEBJORNALISMO | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000326 | ASSESSORIA DE IMPRENSA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000325 | JORNALISMO ESPECIALIZADO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000256 | RÁDIO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000254 | TELEVISÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000260 | TEORIAS DA COMUNICAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000411 | COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE | Obrigatória | 4 | 60 |
20000415 | PRÁTICAS LABORATORIAIS I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000176 | RADIOJORNALISMO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000209 | TELEJORNALISMO | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000178 | ESTÉTICA E TEORIA DA IMAGEM | Obrigatória | 4 | 60 |
20000416 | PRÁTICAS LABORATORIAIS 2 | Obrigatória | 4 | 60 |
20000013 | PROCESSOS EDITORIAIS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000308 | TEORIAS DO JORNALISMO | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000241 | COMUNICAÇÃO E CIDADANIA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000352 | PESQUISA EM JORNALISMO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000418 | PRÁTICAS LABORATORIAIS 3 | Obrigatória | 4 | 60 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000417 | PRÁTICAS LABORATORIAIS 4 | Obrigatória | 4 | 60 |
20000179 | SEMIÓTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000224 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | Obrigatória | 4 | 60 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000181 | ESTÁGIO | Obrigatória | 240 | |
20000180 | ESTUDOS AVANÇADOS EM JORNALISMO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000351 | JORNALISMO MERC TRABALHO EMPREENDEDORISMO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000182 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II20000224 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | Obrigatória | 4 | 60 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000187 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 220 |
Optativas
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 1015
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000296 - ESTUDOS LITERÁRIOS IProfessor responsável pela turma: EDUARDO RITTER Horários
| T1 | 30 | 9 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000311 - ANÁLISE DO DISCURSO EM TEXTOS JORNALÍSTICOSProfessor responsável pela turma: PAULO EDUARDO SILVA LINS CAJAZEIRA Horários
| T1 | 60 | 15 | ||||||
20000309 - PRODUÇÃO DA NOTÍCIAProfessor responsável pela turma: GILMAR ADOLFO HERMES Horários
| T1 | 55 | 4 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000321 - JORNALISMO IMPRESSOProfessor responsável pela turma: EDUARDO RITTER Horários
| T1 | 35 | 35 | ||||||
20000321 - JORNALISMO IMPRESSOProfessor responsável pela turma: EDUARDO RITTER Horários
| T2 | 35 | 32 |
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000209 - TELEJORNALISMOProfessor responsável pela turma: MICHELE NEGRINI Horários
| T1 | 60 | 34 | ||||||
20000209 - TELEJORNALISMOProfessor responsável pela turma: MICHELE NEGRINI Horários
| T2 | 60 | 10 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000207 - FOTOJORNALISMOProfessor responsável pela turma: LARA NASI Horários
| T1 | 30 | 30 | ||||||
20000207 - FOTOJORNALISMOProfessor responsável pela turma: CARLOS ANDRE ECHENIQUE DOMINGUEZ Horários
| T2 | 30 | 30 | ||||||
20000351 - JORNALISMO MERC TRABALHO EMPREENDEDORISMOProfessor responsável pela turma: MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO Horários
| T1 | 60 | 32 | ||||||
20000352 - PESQUISA EM JORNALISMOProfessor responsável pela turma: CIRO AUGUSTO FRANCISCONI GOTZ Horários
| T1 | 55 | 39 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000241 - COMUNICAÇÃO E CIDADANIAProfessor responsável pela turma: SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE Horários
| T1 | 55 | 33 | ||||||
20000310 - JORNALISMO COMUNITÁRIOProfessor responsável pela turma: CIRO AUGUSTO FRANCISCONI GOTZ Horários
| T1 | 30 | 4 | ||||||
20000214 - JORNALISMO IMPRESSO - REVISTAProfessor responsável pela turma: LARA NASI Horários
| T1 | 30 | 30 | ||||||
20000240 - JORNALISMO INVESTIGATIVOProfessor responsável pela turma: CARLOS ANDRE ECHENIQUE DOMINGUEZ Horários
| T1 | 30 | 30 | ||||||
20000369 - MÍDIA E RECEPÇÃOProfessor responsável pela turma: FABIO SOUZA DA CRUZ Horários
| T1 | 30 | 30 | ||||||
20000211 - RADIOJORNALISMO IIProfessor responsável pela turma: CIRO AUGUSTO FRANCISCONI GOTZ Horários
| T1 | 30 | 10 | ||||||
20000313 - WEBJORNALISMOProfessor responsável pela turma: SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE Horários
| T1 | 35 | 28 | ||||||
20000313 - WEBJORNALISMOProfessor responsável pela turma: SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE Horários
| T2 | 35 | 33 |
Versão do Currículo: 1016 (ATUAL)
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000309 - PRODUÇÃO DA NOTÍCIAProfessor responsável pela turma: GILMAR ADOLFO HERMES Horários
| T1 | 55 | 4 |
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000207 - FOTOJORNALISMOProfessor responsável pela turma: LARA NASI Horários
| T1 | 30 | 30 | ||||||
20000207 - FOTOJORNALISMOProfessor responsável pela turma: CARLOS ANDRE ECHENIQUE DOMINGUEZ Horários
| T2 | 30 | 30 | ||||||
20000368 - INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃOProfessor responsável pela turma: MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO Horários
| T1 | 60 | 60 | ||||||
20000321 - JORNALISMO IMPRESSOProfessor responsável pela turma: EDUARDO RITTER Horários
| T1 | 35 | 35 | ||||||
20000321 - JORNALISMO IMPRESSOProfessor responsável pela turma: EDUARDO RITTER Horários
| T2 | 35 | 32 | ||||||
20000304 - PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO ACADÊMICOProfessor responsável pela turma: ANDRÉ FIRPO BEVILÁQUA Horários
| T1 | 30 | 30 | ||||||
20000304 - PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO ACADÊMICOProfessor responsável pela turma: FELIPE ALVES PEREIRA AVILA Horários
| T2 | 30 | 30 | ||||||
20000313 - WEBJORNALISMOProfessor responsável pela turma: SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE Horários
| T1 | 35 | 28 | ||||||
20000313 - WEBJORNALISMOProfessor responsável pela turma: SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE Horários
| T2 | 35 | 33 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000411 - COMUNICAÇÃO E SOCIEDADEProfessor responsável pela turma: CIRO AUGUSTO FRANCISCONI GOTZ Horários
| T1 | 60 | 45 | ||||||
20000415 - PRÁTICAS LABORATORIAIS IProfessor responsável pela turma: MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO | P1 | 30 | 9 | ||||||
20000415 - PRÁTICAS LABORATORIAIS IProfessor responsável pela turma: SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE | P2 | 20 | 20 | ||||||
20000415 - PRÁTICAS LABORATORIAIS IProfessor responsável pela turma: GILMAR ADOLFO HERMES | P3 | 20 | 20 | ||||||
20000176 - RADIOJORNALISMOProfessor responsável pela turma: RICARDO ZIMMERMANN FIEGENBAUM Horários
| M1 | 30 | 30 | ||||||
20000176 - RADIOJORNALISMOProfessor responsável pela turma: RICARDO ZIMMERMANN FIEGENBAUM Horários
| M2 | 30 | 10 | ||||||
20000209 - TELEJORNALISMOProfessor responsável pela turma: MICHELE NEGRINI Horários
| T1 | 60 | 34 | ||||||
20000209 - TELEJORNALISMOProfessor responsável pela turma: MICHELE NEGRINI Horários
| T2 | 60 | 10 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000241 - COMUNICAÇÃO E CIDADANIAProfessor responsável pela turma: SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE Horários
| T1 | 55 | 33 | ||||||
20000352 - PESQUISA EM JORNALISMOProfessor responsável pela turma: CIRO AUGUSTO FRANCISCONI GOTZ Horários
| T1 | 55 | 39 | ||||||
20000418 - PRÁTICAS LABORATORIAIS 3Professor responsável pela turma: MICHELE NEGRINI | P1 | 30 | 14 | ||||||
20000418 - PRÁTICAS LABORATORIAIS 3Professor responsável pela turma: CARLOS ANDRE ECHENIQUE DOMINGUEZ | P2 | 30 | 7 | ||||||
20000418 - PRÁTICAS LABORATORIAIS 3Professor responsável pela turma: EDUARDO RITTER | P3 | 10 | 5 | ||||||
20000418 - PRÁTICAS LABORATORIAIS 3Professor responsável pela turma: RICARDO ZIMMERMANN FIEGENBAUM | P4 | 30 | 13 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000181 - ESTÁGIOProfessor responsável pela turma: MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO | P1 | 60 | 29 | ||||||
20000180 - ESTUDOS AVANÇADOS EM JORNALISMOProfessor responsável pela turma: PAULO EDUARDO SILVA LINS CAJAZEIRA Horários
| T1 | 60 | 47 | ||||||
20000351 - JORNALISMO MERC TRABALHO EMPREENDEDORISMOProfessor responsável pela turma: MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO Horários
| T1 | 60 | 32 | ||||||
20000182 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IIProfessor responsável pela turma: MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO | T1 | 65 | 65 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000311 - ANÁLISE DO DISCURSO EM TEXTOS JORNALÍSTICOSProfessor responsável pela turma: PAULO EDUARDO SILVA LINS CAJAZEIRA Horários
| T1 | 60 | 15 | ||||||
20000008 - COMUNICAÇÃO PÚBLICAProfessor responsável pela turma: LARA NASI Horários
| T1 | 30 | 30 | ||||||
20000006 - ESTUDOS CULTURAISProfessor responsável pela turma: FABIO SOUZA DA CRUZ Horários
| T1 | 30 | 14 | ||||||
20000296 - ESTUDOS LITERÁRIOS IProfessor responsável pela turma: EDUARDO RITTER Horários
| T1 | 30 | 9 | ||||||
20000457 - HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIROProfessor responsável pela turma: GILMAR ADOLFO HERMES Horários
| T1 | 50 | 8 | ||||||
20000199 - HISTÓRIA SOCIAL DO ROCK IIProfessor responsável pela turma: FABIO SOUZA DA CRUZ Horários
| T1 | 30 | 12 | ||||||
20000185 - JORNALISMO AMBIENTALProfessor responsável pela turma: CARLOS ANDRE ECHENIQUE DOMINGUEZ Horários
| T1 | 30 | 15 | ||||||
20000310 - JORNALISMO COMUNITÁRIOProfessor responsável pela turma: CIRO AUGUSTO FRANCISCONI GOTZ Horários
| T1 | 30 | 4 | ||||||
20000184 - JORNALISMO CULTURALProfessor responsável pela turma: GILMAR ADOLFO HERMES Horários
| T1 | 50 | 27 | ||||||
20000196 - JORNALISMO DE DADOSProfessor responsável pela turma: PAULO EDUARDO SILVA LINS CAJAZEIRA Horários
| T1 | 30 | 20 | ||||||
20000414 - JORNALISMO ESPORTIVOProfessor responsável pela turma: RICARDO ZIMMERMANN FIEGENBAUM Horários
| T1 | 30 | 30 | ||||||
20000214 - JORNALISMO IMPRESSO - REVISTAProfessor responsável pela turma: LARA NASI Horários
| T1 | 30 | 30 | ||||||
20000240 - JORNALISMO INVESTIGATIVOProfessor responsável pela turma: CARLOS ANDRE ECHENIQUE DOMINGUEZ Horários
| T1 | 30 | 30 | ||||||
20000369 - MÍDIA E RECEPÇÃOProfessor responsável pela turma: FABIO SOUZA DA CRUZ Horários
| T1 | 30 | 30 | ||||||
20000211 - RADIOJORNALISMO IIProfessor responsável pela turma: CIRO AUGUSTO FRANCISCONI GOTZ Horários
| T1 | 30 | 10 | ||||||
20000012 - TELEJORNALISMO IIIProfessor responsável pela turma: MICHELE NEGRINI Horários
| T1 | 60 | 9 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
ADILSON CAMARGO PEREIRA | 2024 | 1 |
Adriana Muniz da Cunha | 2024 | 1 |
ADRYEL PAIM ZDRADEK | 2024 | 1 |
ANA ALICE VARGAS OLIVEIRA | 2024 | 1 |
ANDRE DA ROSA DE LIMA | 2024 | 1 |
ARIEL MOTA FERNANDES | 2024 | 1 |
ARTHUR SCHWAB VEIRAS | 2024 | 1 |
Beatriz Afonso Castro | 2024 | 1 |
BEATRIZ ALT LAGES | 2024 | 1 |
BRENDA PEREIRA PARANHOS | 2024 | 1 |
BRUNA WEBER PALHARINI | 2024 | 1 |
CAINA SANTANA ABREU LIMA | 2024 | 1 |
CARLOS EDUARDO DOS SANTOS BORGES | 2024 | 1 |
CAUA PEREIRA FARIAS | 2024 | 1 |
DANIEL DA SILVA DOS SANTOS | 2024 | 1 |
DANIELLE SANTOS OLIVEIRA | 2024 | 1 |
DAVI AMARAL DUARTE | 2024 | 1 |
EMILY DO AMARAL RODRIGUES DOS SANTOS | 2024 | 1 |
GEOVANA NUNES WEEGE ELIZALDE | 2024 | 1 |
GUSTAVO SILVA FUCHS | 2024 | 1 |
HENRI PORTO DIAS | 2024 | 1 |
ISAAC SILVA DE SOUZA | 2024 | 1 |
JESSIE ELLEN LOPES PASSOS | 2024 | 1 |
JOAO LUCAS RODRIGUES DA SILVA | 2024 | 1 |
JOAO VITOR RODRIGUES MADEIRA | 2024 | 1 |
JORDANA DOS SANTOS CORREA | 2024 | 1 |
JULIA SILVA BUNDCHEN | 2024 | 1 |
Juli Marroni Miller Hoff | 2024 | 1 |
KAREN CARDOSO DAS NEVES | 2024 | 1 |
LAURA SCHENQUE CRIZEL | 2024 | 1 |
Laurena Araujo Tavares | 2024 | 1 |
LIVIA MARTINS SILVEIRA | 2024 | 1 |
LUANA ALMEIDA ORTIZ | 2024 | 1 |
LUCAS DUARTE MACIEL | 2024 | 1 |
LUCAS FABIAO VARZIM | 2024 | 1 |
LUIZ INACIO AMORIM MARTINS | 2024 | 1 |
MAIKELLY DE SOUZA DA SILVA | 2024 | 1 |
MARCO LAPOLLI AYALA | 2024 | 1 |
MARIA ANTONIA PORTO DE AVILA | 2024 | 1 |
MARIA EDUARDA DIAS FRANCA | 2024 | 1 |
MATHEUS GOULARTE MESQUITA | 2024 | 1 |
NAJARA SILVA LEAL | 2024 | 1 |
Nathani Moura Nunes | 2024 | 1 |
NICOLLY FERNANDES PINTO | 2024 | 1 |
NIKOLAS VINHAS DE SOUSA | 2024 | 1 |
OTAVIO DE MATTOS PINTO | 2024 | 1 |
PAMELA BEIERSDORF DA SILVA | 2024 | 1 |
PAOLA OLIVEIRA CAMARGO | 2024 | 1 |
PEDRO DE CAMPOS FERREIRA | 2024 | 1 |
PEDRO EZEQUIEL BAUER NUNES DE ALMEIDA | 2024 | 1 |
Rafaela Araujo da Silveira | 2024 | 1 |
RAISSA CLASEN IEPSEN | 2024 | 1 |
SOFIA MAZZA MACHADO | 2024 | 1 |
Thiago das Neves Lopes | 2024 | 1 |
THIAGO DAVID BUENO DA SILVA | 2024 | 1 |
VANESSA STONE FERRO | 2024 | 1 |
VICTOR JOSE GUMBA QUIBUTAMENE | 2024 | 1 |
AMANDA MARIN | 2023 | 1 |
ANDRINE TEIXEIRA GARCIA | 2023 | 1 |
ARTHUR DOS REIS REZER | 2023 | 1 |
AUGUSTO LETTNIN FERRI | 2023 | 1 |
BARBARA BEATRIZ ALBUQUERQUE CARVALHO | 2023 | 1 |
BRYAN SANCHES KERN | 2023 | 1 |
CAROLINA CRUZ ABREU | 2023 | 1 |
CLARISSA RIBEIRO PINTO | 2023 | 1 |
ECHYLEN FERNANDES DUARTE | 2023 | 1 |
EMILY GABRIELLE PINEIRO RODRIGUES | 2023 | 1 |
ENZZO LOPES RODRIGUES | 2023 | 1 |
ERICK BORGES LOPES | 2023 | 1 |
FABIO VIEIRA RIBEIRO | 2023 | 1 |
GABRIELLE RODRIGUES PERES | 2023 | 1 |
GIULIA LEMONS BRUM | 2023 | 1 |
Gustavo Vieira Oliveira | 2023 | 1 |
HENRIQUE COELHO BOETEGE | 2023 | 1 |
ISADORA ALCANTARA ROSA | 2023 | 1 |
JOÃO MIGUEL BUENO DA ROSA | 2023 | 1 |
JOSE VITOR PEREIRA E SILVA | 2023 | 1 |
JULIA RADMANN TOMM | 2023 | 1 |
JULIO ANTONIO DE MATOS GEMIAKI | 2023 | 1 |
LAIS CAROLINA BASSO ZANELLA | 2023 | 1 |
LARISSA RIBEIRO DUARTE | 2023 | 1 |
LILITI GOULART DE FREITAS | 2023 | 1 |
LUIS ESTEVES SILVA GARCEZ | 2023 | 1 |
LUIZA DOMINGUES ACOSTA | 2023 | 1 |
LYLIAN BASTOS DOS SANTOS | 2023 | 1 |
MANUELA CORREA BRAGAMONTE | 2023 | 1 |
MANUELA DOS SANTOS SANTOS | 2023 | 1 |
MARIA EDUARDA BARCELLOS DOS SANTOS | 2023 | 1 |
MARIANA PEREIRA BICA | 2023 | 1 |
NATALLI NOTT BONOW | 2023 | 1 |
PEDRO VARGAS DA SILVA MOREIRA | 2023 | 1 |
RUAN KRUGER OLSON | 2023 | 1 |
SAMUEL CRUZ DE AVILA MARQUES | 2023 | 1 |
TAISSA SIQUEIRA DE AVILA | 2023 | 1 |
Thaison da SIlva Villar | 2023 | 1 |
THAMIRES BASTOS PEREIRA GIL | 2023 | 1 |
THEODORA NUNES MARQUES | 2023 | 1 |
VITORIA SCHEFFER DE SOUZA | 2023 | 1 |
ALENKA RODRIGUES WYSE | 2022 | 1 |
AMANDA ALVES LEITZKE | 2022 | 1 |
ANELISE DE FREITAS RAMOS | 2022 | 1 |
BARBARA VENCATO OLIVEIRA | 2022 | 1 |
BRUNA LIMA FARIAS | 2022 | 1 |
BRUNO DE OLIVEIRA ALVES | 2022 | 1 |
CAROLINA FARIAS TAPIA | 2022 | 1 |
CAROLINA SCISLEWSKI BERTOLDI MATTOS | 2022 | 1 |
CHAIANE ROMER VOLZ | 2022 | 1 |
EMILY GILCIELE DE OLIVEIRA ALVES | 2022 | 1 |
FERNANDA NICHES FARINHA | 2022 | 1 |
FRANCIELE SANCHES VARGAS | 2022 | 1 |
GIOVANA DE SA COSTA | 2022 | 1 |
GUSTAVO PINO TARTA | 2022 | 1 |
ISAAC ANTONIO COSTA MORAES | 2022 | 1 |
ISADORA CARREIRA JAEGER | 2022 | 1 |
JACKSON OLIVEIRA DOS SANTOS MOURA | 2022 | 1 |
JOAO PEDRO NEITZKE GOULART | 2022 | 1 |
KAILAINE VIGORITO QUEVEDO | 2022 | 1 |
LARISSA RODRIGUES DE AGUIAR | 2022 | 1 |
LEONARDO MOITA GAUBERT | 2022 | 1 |
LEONARDO MONQUELAT TAVARES ARMENDARIS | 2022 | 1 |
LIDIANE PINTO LOPES | 2022 | 1 |
LORENZO GOULART BONONE | 2022 | 1 |
LUISA BRITO DA COSTA | 2022 | 1 |
MARCELE DA CRUZ LOPES | 2022 | 1 |
MARIA CLARA VALERIO GOULART | 2022 | 1 |
MARLA DA SILVA DUARTE | 2022 | 1 |
MARTHA CRISTINA MELO FURTADO DE MENDONCA | 2022 | 1 |
MURILO SCHURT ALVES | 2022 | 1 |
PEDRO MORALES FARIAS | 2022 | 1 |
RENATA ESTREITO AVILA | 2022 | 1 |
RIDLEY MADRID DA SILVA | 2022 | 1 |
RONALDO QUADRADO GOMES | 2022 | 1 |
SARA LOPES DA SILVA | 2022 | 1 |
VANESSA CENTENO FERREIRA | 2022 | 1 |
VICTOR LARROSSA PEIL | 2022 | 1 |
VINICIUS DE SENA HEIDEMANN | 2022 | 1 |
VINICIUS TERRA ARAUJO | 2022 | 1 |
YASMIN ARROYO MACHADO | 2022 | 1 |
ALINE LEMES BITENCOURT SOUZA | 2021 | 1 |
ANDREI GONCALVES VILELA | 2021 | 1 |
BRENDA LEAL SILVA | 2021 | 1 |
BRUNA MEOTTI SOUZA | 2021 | 1 |
DANIEL COSTA DE OLIVEIRA | 2021 | 1 |
EDUARDA RODRIGUES SARAIVA | 2021 | 1 |
ENRIQUE CARVALHO BOHM | 2021 | 1 |
EVERTON IBERSE | 2021 | 1 |
FRANCISCO IUNES ABDALLA MHAMED MAIHUB OPPITZ | 2021 | 1 |
GABRIEL RIBEIRO DA SILVA | 2021 | 1 |
GUILHERME SANTANA GONCALVES | 2021 | 1 |
ISABELA SPIEKER SILVA | 2021 | 1 |
JOANA LAUTENSCHLAGER MOREIRA | 2021 | 1 |
JOAO VICTOR FIGUEIREDO FAGUNDES | 2021 | 1 |
JOHN EDEN DOS SANTOS DA SILVA | 2021 | 1 |
JULIA TIMM BARCELOS | 2021 | 1 |
KAHUA DA ROSA MINHOS | 2021 | 1 |
KAIQUE CANGIRANA TROVAO | 2021 | 1 |
LAURA SOARES COSME | 2021 | 1 |
LEONARDO DE JESUS CARDOSO | 2021 | 1 |
LUISA DE BORBA FERNANDES | 2021 | 1 |
MANUELLA DE CASTRO CENTENO | 2021 | 1 |
MARIA EDUARDA MELO DA SILVA LOPES | 2021 | 1 |
MARIA EDUARDA RODRIGUES TEIXEIRA | 2021 | 1 |
MATHEUS BENTO PIRES | 2021 | 1 |
MELISSA DE LIMA MORAES | 2021 | 1 |
PEDRO HENRIQUE MACHADO BARCELOS | 2021 | 1 |
RICARDO BANDAR DE SOUZA | 2021 | 1 |
TOBIAS BERNARDO FRANCO | 2021 | 1 |
WELLINGTON NUNES DA SILVA | 2021 | 1 |
YAN FREITAS CAVALLIN | 2021 | 1 |
YASSER FONSECA HASSAN | 2021 | 1 |
ANTONIO AUGUSTO PINHEIRO BERNDT | 2020 | 1 |
BRENDA FARIAS PACHECO | 2020 | 1 |
CAETANO RETZLAFF DOS SANTOS | 2020 | 1 |
CAIO NOGUEIRA DE LIMA GONCALVES RIBEIRO | 2020 | 1 |
CAROLINA PEREIRA SOARES | 2020 | 1 |
CAROLINE GARCIA QUINCOZES | 2020 | 1 |
DANIELA SIMOES ALVES | 2020 | 1 |
EVERSON GABRIEL MESQUITA DA MARTHA | 2020 | 1 |
FELIPE BOETTGE DOS SANTOS | 2020 | 1 |
GABRIEL DIAS DE MEDEIROS | 2020 | 1 |
GABRIELE SOARES BRITTES | 2020 | 1 |
IGOR TEIXEIRA DA COSTA SALGUEIRO | 2020 | 1 |
JAIME LUCAS CARAMAO DE MATTOS | 2020 | 1 |
JOAO MIGUEL RICO DONINI | 2020 | 1 |
JOAO VICTOR DA SILVEIRA RODRIGUES | 2020 | 1 |
LEONARDO CASTANHEIRA OLIVEIRA | 2020 | 1 |
LUCAS RHAMON ANDRE DE CARVALHO | 2020 | 1 |
LUIS COLLAT BENTO JUNIOR | 2020 | 1 |
MARIA CLARA MORAIS SOUSA | 2020 | 1 |
MARIA RITA DA COSTA ROLIM | 2020 | 1 |
MARISA VIEIRA DE CAMPOS | 2020 | 1 |
PEDRO BITTENCOURT DE OLIVEIRA | 2020 | 1 |
RAFAELA STARK VIEIRA | 2020 | 1 |
SARAH CREMONINI DE OLIVEIRA | 2020 | 1 |
STÉFANE COSTA SANTOS | 2020 | 1 |
Vanessa de Oliveira Silva | 2020 | 1 |
VICTORIA TAVARES DA SILVA | 2020 | 1 |
ANA JULIA FERREIRA NACHTIGAL | 2019 | 1 |
BEATRIZ REGINA GOMES PEREIRA | 2019 | 1 |
BRUNA GARCIA RODRIGUES | 2019 | 1 |
DIULIA PELUFFE DA ROCHA | 2019 | 1 |
ELENA BOM REIS ABREU DOS SANTOS | 2019 | 1 |
ERICK BARRETO DIAS | 2019 | 1 |
GABRIEL ANTUNES GONCALVES | 2019 | 1 |
HELENA ISQUIERDO ROCHA | 2019 | 1 |
PAULO PEREIRA DA SILVA | 2019 | 1 |
PEDRO DE ALMEIDA FIGUEIREDO | 2019 | 1 |
PRISCILA DE ARAUJO FAGUNDES | 2019 | 1 |
RAYLA RIBEIRO VELHO | 2019 | 1 |
VITOR VALENTE DA ROSA | 2019 | 1 |
CARLOS EDUARDO JORGE INACIO | 2018 | 1 |
JULIA DAVILA KOENIG | 2018 | 1 |
PAULO OTÁVIO DE QUADRO BIGLIARDI | 2018 | 1 |
PEDRO XAVIER LOPES | 2018 | 1 |
DANIELA MELLO DE OLIVEIRA | 2017 | 1 |
FERNANDO DA SILVA DE MESQUITA | 2017 | 1 |
HILLARY ORESTES KOSBY | 2017 | 1 |
LIA JANICE BRAHM XAVIER | 2017 | 1 |
DAIESER JOSÉ TONINI FERREIRA | 2016 | 1 |
LUÍS ARTUR JANES SILVA | 2014 | 1 |
PAULO RENATO SOUZA IENCZAK | 2014 | 1 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
ALEX SAMPAIO PIRES | 2010 | 2013 |
ÂNDERSON DE MOREIRA LARGUE | 2010 | 2013 |
ANDRIA VOLZ ANDREIA | 2010 | 2013 |
ANTONIELA RODRIGUEZ MARTINS | 2010 | 2013 |
CAMILA HORNE MATTOS | 2010 | 2013 |
CAMILA REQUIÃO FARACO | 2010 | 2013 |
DOUGLAS MELO DE LIMA | 2010 | 2013 |
Eduardo Rohden Reis | 2010 | 2013 |
ELANA JACUNIAK MAZON | 2010 | 2013 |
ESTHER DA ROSA LOURO | 2010 | 2013 |
JONATHAN COSTA DA SILVA | 2010 | 2013 |
LUIS ALEXANDRE DA SILVA ALVES | 2010 | 2013 |
MARCELA LOREA GOMES | 2010 | 2013 |
MÁRCIO DOMINGUES FURTADO | 2010 | 2013 |
MARIA DA GRACA VIGNOLO DE SIQUEIRA | 2010 | 2013 |
MÔNICA OLIVEIRA RAMOS BANDEIRA | 2010 | 2013 |
PAOLA DOMINGUES FERNANDES | 2010 | 2013 |
RITA DE CÁSSIA BRAGA PEREIRA | 2010 | 2013 |
VANESSA LILJA DAS NEVES | 2010 | 2013 |
VINÍCIUS WALTZER ROCHA | 2010 | 2013 |
ARIADNE SIQUEIRA DE MEDEIROS | 2011 | 2014 |
BÁRBARA HELLER | 2011 | 2014 |
CAMILA COSTA FEIJÓ | 2011 | 2014 |
CARLOS GUILHERME GUIMARAES FETTER | 2010 | 2014 |
CASSIO LILGE | 2011 | 2014 |
CRISTINA TRAPAGA FARIAS | 2011 | 2014 |
EDUARDA SCHNEIDER LEMES | 2011 | 2014 |
EZEKIEL DALL'BELLO DOS SANTOS | 2010 | 2014 |
FLÁVIA GONÇALVES DE GARCIA | 2012 | 2014 |
FRANCINE NEUSCHRANK | 2011 | 2014 |
FRANCINE SOARES DIAS | 2011 | 2014 |
GABRIEL ALVES BRESQUE | 2011 | 2014 |
GABRIELE ORESTES GAYGUER | 2011 | 2014 |
GIORGIO ROSSO GUEDIN | 2010 | 2014 |
IGOR MORAES DE CAMPOS | 2010 | 2014 |
JÉSSICA HAMMES BARZ | 2011 | 2014 |
JOÃO INÁCIO PRIOR PRIETSCH | 2011 | 2014 |
JULIANA MOURA DA SILVA | 2010 | 2014 |
KARINE GOBBI | 2011 | 2014 |
LAIS SOARES CAMARGO | 2011 | 2014 |
LUÍZA SPERRHAKE | 2011 | 2014 |
LUIZ RICARDO GOULART HUTTNER | 2011 | 2014 |
MARINA BENJAMIN CORRÊA | 2011 | 2014 |
MATEUS GUIMARÃES BUNDE | 2011 | 2014 |
PÂMELA DROSE MENDES LAUTENSCHLAGER | 2010 | 2014 |
PAULA ADAMOLI MARQUES DA SILVA | 2012 | 2014 |
PEDRO HENRIQUE COSTA KRÜGER | 2011 | 2014 |
PEDRO HENRIQUE OTTEN DIEMER | 2010 | 2014 |
RAIZA SILVEIRA MEDINA | 2011 | 2014 |
RAPHAELA ORLANDI SUZIN | 2011 | 2014 |
VICENTE CENTENO PARDO | 2011 | 2014 |
ALEXANDRE QUEVÊDO DA CUNHA | 2011 | 2015 |
ANDERSON DIAS SILVEIRA | 2012 | 2015 |
ANDRESSA GALVÃO MACHADO | 2012 | 2015 |
BIBIANA DA SILVA DE PAULA | 2013 | 2015 |
CAROLINA BORGES GONÇALVES | 2012 | 2015 |
DAIANE BALÃO BRITES | 2012 | 2015 |
DÉBORA JESKE MARTINS | 2012 | 2015 |
DIEGO RAFAEL KRÜGER MACHT | 2012 | 2015 |
EDUARDO LUZARDO DA COSTA | 2012 | 2015 |
ELISE AZAMBUJA SOUZA | 2012 | 2015 |
ELISON ANDRÉ SÁ BRITTO BITENCOURT | 2012 | 2015 |
EMELLEM VELEDA DA ROSA | 2012 | 2015 |
EMMANUELLE SCHIAVON MELGAREJO | 2012 | 2015 |
FERNANDA FLORES | 2012 | 2015 |
HENRIQUE TAVARES BARUM | 2012 | 2015 |
ISABELA ALMEIDA NOGUEIRA | 2012 | 2015 |
JEAN CARLO SILVA DOS SANTOS | 2012 | 2015 |
JÉSSICA BEATRIZ BACKER GEBHARDT | 2011 | 2015 |
JULIANA DOS SANTOS DA ROSA | 2012 | 2015 |
JULIANA LUZ DE CAMARGO | 2013 | 2015 |
KARINA GONÇALVES VAZ | 2012 | 2015 |
KATIELEN SIEFERT HARTWIG | 2012 | 2015 |
LAERCIO DINIZ GUIMARAES MARQUES | 2012 | 2015 |
LIZANDRA OLIVEIRA VILELA | 2012 | 2015 |
LUÍS GUSTAVO DE PINHO AMARAL | 2012 | 2015 |
LUIZA VAZ MEIRELLES | 2012 | 2015 |
LUIZA VICTORIA TRÁPAGA | 2012 | 2015 |
MANOELA MARTINS NOGUEIRA | 2012 | 2015 |
MANUELLE MOTTA MARQUES DE LIMA | 2010 | 2015 |
MARIA ROSÂNGELA OLIVEIRA DA SILVA | 2012 | 2015 |
MAURÍCIO MADRUGA DE MESQUITA | 2012 | 2015 |
MAYARA RIBEIRO FERNANDES | 2011 | 2015 |
NATÁLIA SHEIKHA REDÜ | 2012 | 2015 |
NICOLE SOARES VAZ | 2012 | 2015 |
PATRÍCIA SILVA DOS SANTOS | 2012 | 2015 |
RAFAELLE MOLINA ROSS | 2012 | 2015 |
RAQUEL MÜLLER THORMANN | 2012 | 2015 |
ROBERTO TRESOLDI GIOVANAZ | 2011 | 2015 |
TALLIS PEREIRA MACHADO | 2012 | 2015 |
THAIGOR JANKE BOEIRA | 2012 | 2015 |
THUANNY PRADO CAPPELLARI | 2012 | 2015 |
VALQUÍRIA LOPES STEPHAN | 2012 | 2015 |
VANESSA LÜDTKE COLOMBY | 2013 | 2015 |
VICTÓRIA DE SOUZA RENNER | 2012 | 2015 |
VINÍCIUS PEREIRA COLARES | 2012 | 2015 |
YASMIN HARDTKE YUNES | 2012 | 2015 |
YASMIN VIERHELLER BENEDETTI | 2013 | 2015 |
ALÉXIA ALESSANDRA TAVARES DA COSTA | 2013 | 2016 |
ANAHÍ FAGUNDES SILVEIRA | 2013 | 2016 |
ANTONIÉLA THEIL FONSECA | 2013 | 2016 |
ARIEL JOSUÉ PEDONE DE SOUZA | 2013 | 2016 |
CAMILA DUARTE PORTO | 2013 | 2016 |
CARLOS EDUARDO HOLZ | 2013 | 2016 |
CAROLINE CASTANHA DE AVILA DE LEMOS | 2013 | 2016 |
CAROLINE TORTELLI ALBAINI | 2012 | 2016 |
DANIEL GONZALEZ CORRÊA | 2013 | 2016 |
DÉBORA VASCONCELLOS KLEIN | 2013 | 2016 |
EDNA SOUZA MACHADO | 2013 | 2016 |
EMANUELLE ARAUJO DA SILVEIRA | 2012 | 2016 |
ENDRIO PEREIRA CHAVES | 2013 | 2016 |
ESTEVAN DE FREITAS GARCIA | 2013 | 2016 |
HELENA MENDONÇA COSTA | 2013 | 2016 |
HENRIQUE FENZKE KÖNIG | 2013 | 2016 |
INGRID MACHADO D'AVILA | 2013 | 2016 |
JANAÍNA DA SILVA PEREIRA | 2013 | 2016 |
JOÃO PEDRO RODRIGUES ALVES | 2012 | 2016 |
JULIANA ESCOUTO DOS SANTOS | 2013 | 2016 |
LAUREN GUEDES LENCINA TRINDADE | 2013 | 2016 |
LETÍCIA ELOI PINTO | 2013 | 2016 |
MAIARA DOS SANTOS MARINHO | 2013 | 2016 |
MAIARA PEIXOTO SILVA | 2012 | 2016 |
MATHEUS NUNES MUNIZ | 2013 | 2016 |
MONIQUE HEEMANN | 2013 | 2016 |
PAULO GEOVANE DE CASTRO MATIAS | 2013 | 2016 |
RAYSSA DANTAS LIMA NATALE | 2013 | 2016 |
TANARA SANTOS HORMAIN | 2013 | 2016 |
VANESSA OLIVEIRA KLEBER | 2013 | 2016 |
VITORIA TRESCASTRO PACHECO | 2013 | 2016 |
WAGNER FILIPE LEITZKE | 2013 | 2016 |
WILLIAM MACHADO DA SILVA | 2013 | 2016 |
ALEXIA FERREIRA RIBEIRO | 2013 | 2017 |
ALINE VOHLBRECHT SOUZA | 2011 | 2017 |
AMANDA DE MATTOS GONÇALVES | 2014 | 2017 |
Ana Maria de Oliveira Fernandes | 2014 | 2017 |
ANDRÉ LUIZ PEREIRA MACHADO DA SILVA | 2014 | 2017 |
CALVIN DA SILVA COUSIN | 2014 | 2017 |
CARINA DOS REIS | 2014 | 2017 |
CAROLINA ÁVILA GOTTHILF | 2014 | 2017 |
CLARA CELINA RIBEIRO DA ROSA | 2014 | 2017 |
DIOGO FUNARI DI LUCIA | 2014 | 2017 |
EDUARDO UHLMANN | 2014 | 2017 |
ELIANE DE OLIVEIRA RUBIM | 2013 | 2017 |
FERNANDA PATZDORF CADAVAL DE MACEDO | 2014 | 2017 |
FERNANDA WINCK MORAES | 2013 | 2017 |
GABRIELA SCHANDER BRAGA | 2014 | 2017 |
GABRIELA SCHMALFUSS BORGES | 2015 | 2017 |
GIOVANNI BRANCO MACHADO DA SILVA | 2012 | 2017 |
GISLENE SANTOS FARION | 2014 | 2017 |
IGOR PORTO VIANNA | 2014 | 2017 |
Isabelle Domingues dos Santos | 2013 | 2017 |
JÚLIA MORAES DE ANDRADE | 2013 | 2017 |
JULIANA RÖSSLER RAMIRES | 2013 | 2017 |
LARISSA PATINES DE MEDEIROS | 2013 | 2017 |
LUCAS DA SILVA PEREIRA | 2014 | 2017 |
LUÍS OTÁVIO LANGUER SCHEBEK | 2014 | 2017 |
LUIZ OLI EBERSOL JÚNIOR | 2014 | 2017 |
MANOELA BOHLMANN DUARTE | 2013 | 2017 |
MANUELA SERRA SOARES | 2014 | 2017 |
MARIANA ANDRADE FLORENCIO | 2014 | 2017 |
MARIANA ARGOUD DIAS | 2014 | 2017 |
MARIANA LEITE PASINATO | 2012 | 2017 |
MATHEUS CRUZ PEREIRA | 2014 | 2017 |
MATHEUS FONTOURA GARCIA | 2014 | 2017 |
MICHEL FARIAS DOS SANTOS | 2012 | 2017 |
NAIARA DA SILVA KHASTASMOKIA | 2014 | 2017 |
RAFAEL MIRAPALHETA GOULART | 2014 | 2017 |
RAFAEL OLIVEIRA VIANA | 2014 | 2017 |
RAYANE LACERDA VIEIRA DA SILVA | 2014 | 2017 |
RICARDO BORGES LEITE | 2014 | 2017 |
ROBERTA KEGLES CHIESA | 2013 | 2017 |
ROBERTA MATIAS PEREIRA | 2014 | 2017 |
SÍLVIA DE OLIVEIRA CAMARGO | 2013 | 2017 |
YAGO BORGES MOREIRA | 2014 | 2017 |
ANDRESSA PAIVA NUNES | 2014 | 2018 |
BEATRIZ COAN PETERLE | 2015 | 2018 |
BIBIANA DE MORAES DIAS | 2015 | 2018 |
BRENDA DA SILVA VIEIRA | 2015 | 2018 |
BRUNA GONÇALVES SILVEIRA | 2015 | 2018 |
CASSIANE RIBEIRO FONSECA | 2015 | 2018 |
CLAUDINE SUELLEN ZINGLER | 2014 | 2018 |
DOUGLAS GARCIA DUTRA | 2015 | 2018 |
GUSTAVO PEREIRA DE PAIVA | 2015 | 2018 |
HEITOR MIRANDA DE ARAUJO | 2013 | 2018 |
HIAGO MACHADO REISDOERFER | 2015 | 2018 |
JESSÉ XAVIER KRÜGER | 2015 | 2018 |
JÉSSICA CORRÊA PEREIRA | 2015 | 2018 |
JÚLIA DA SILVA WASIELESKI | 2015 | 2018 |
JÚLIA MELLO DOS SANTOS | 2015 | 2018 |
JÚLIA RAUPP SASSI | 2015 | 2018 |
KAREN COSTA KRÜGER | 2015 | 2018 |
KÍMBERLLY MIKAELA KAPPENBERG | 2015 | 2018 |
LARISSA TEIXEIRA MEDEIROS | 2014 | 2018 |
LUCIANO ENGELKES COELHO | 2014 | 2018 |
LUIS FERNANDO DE VARGAS JUNIOR | 2015 | 2018 |
MARIANA DE MORAES LEALDINO | 2015 | 2018 |
MARIELLE SILVEIRA GAUTÉRIO | 2015 | 2018 |
MARINA PEREIRA FAGUNDES | 2015 | 2018 |
MYLENA RODRIGUES ACOSTA | 2015 | 2018 |
NICOLE MENDIZABAL COLLARES | 2015 | 2018 |
RENATA MACHADO BORGES | 2015 | 2018 |
SARA CARULINA SILVA DA ROSA | 2015 | 2018 |
STÉFANY BITTENCOURT DA SILVA SANTOS | 2014 | 2018 |
WILMA DE ARAÚJO SILVA | 2015 | 2018 |
ANANDA DANIELLE DE OLIVEIRA VERGARA CARDOSO | 2014 | 2019 |
ARILDO VIEIRA PALERMO | 2016 | 2019 |
ARTHUR FREIRE SIMÕES PIRES | 2016 | 2019 |
CHAYENNE CADAVAL FIGUEIRA | 2016 | 2019 |
ELENICE FOUCHY BAPTISTA | 2016 | 2019 |
ELIANA LEITE CORRÊA DA SILVA | 2013 | 2019 |
FELIPE DOS SANTOS MADEIRA | 2014 | 2019 |
FILIPE BORGES CERQUEIRA | 2016 | 2019 |
GABRIEL HENRIQUES GRACIANO | 2016 | 2019 |
GABRIELLE DE CASTRO TORMA | 2012 | 2019 |
GISLAINE DE AGUIAR RODRIGUES | 2016 | 2019 |
GUILHERME DA ROSA GUERREIRO | 2016 | 2019 |
ISABELLI DE PAULA NECKEL | 2016 | 2019 |
JAQUELINE LAMEGO PINHO | 2016 | 2019 |
JEFFERSON PERLEBERG RUBIRA | 2016 | 2019 |
JULIA MENARÉ ZSCHORNACK | 2016 | 2019 |
KEROLIN CARDOSO LULHIER | 2016 | 2019 |
LARYSSA YASMIN DE OLIVEIRA | 2016 | 2019 |
LAURA KUHN MARQUES | 2015 | 2019 |
LENISE SLAWSKI SOARES | 2016 | 2019 |
LUCAS CASARIN KURZ | 2016 | 2019 |
LUNARA ROSA DUARTE | 2014 | 2019 |
MARCELA SILVA DE OLIVEIRA | 2016 | 2019 |
MARIANA DOS SANTOS HALLAL DA SILVA | 2016 | 2019 |
MARINA GRILLO PEREIRA AMARAL | 2016 | 2019 |
MARINA PINTO TOMAZ | 2016 | 2019 |
NÁGILA FERNANDA DOS SANTOS RODRIGUES | 2013 | 2019 |
NATÁLIA GUTERRES PONTES | 2016 | 2019 |
NATALIA QUINTAS DE ALMEIDA | 2016 | 2019 |
PABLO HENRIQUE GIMENES PINHEIRO | 2015 | 2019 |
PEDRO NEVES DIAS | 2012 | 2019 |
PRISCILA MACHADO DA SILVA | 2013 | 2019 |
RAFAEL TECHERA DE MELO GONÇALVES | 2016 | 2019 |
RENATA DA CUNHA ULGUIM | 2016 | 2019 |
RUI GLESSANDER OLEIRO VASCONCELOS JUNIOR | 2016 | 2019 |
THAIS BOA NOVA LETTNIN | 2016 | 2019 |
VERNIHU OSWALDO PEREIRA NETO | 2016 | 2019 |
VITÓRIA LEITZKE FONSECA | 2016 | 2019 |
ANA CLÁUDIA RODRIGUES BOTÃO | 2017 | 2020 |
DANIELI MACHADO SCHIAVON | 2017 | 2020 |
DIEGO PLAMER LARROSSA | 2016 | 2020 |
ELIAS SURITA WOJAHN | 2013 | 2020 |
FABIO DINIZ ANTUNES DE ÁVILA | 2013 | 2020 |
FERNANDA PIRES DUPONT | 2017 | 2020 |
JORDAN DOS SANTOS ROMANO | 2013 | 2020 |
JÚLIA MÜLLER PEREIRA | 2017 | 2020 |
LUIZA CARVALHO MATTEA | 2017 | 2020 |
MARYANA DORNELES CARVALHO | 2015 | 2020 |
MATHEUS CABISTANY VARGAS | 2017 | 2020 |
RAFAELA COELHO DA ROSA | 2018 | 2020 |
RAFAELA MARTINS DOS SANTOS | 2017 | 2020 |
RAFAEL DUVAL PINTO | 2013 | 2020 |
THAISA VALDEZ DUARTE DE JESUS | 2017 | 2020 |
VALESCA SILVA DE DEUS | 2017 | 2020 |
VITOR AZOCAR PASTOR | 2015 | 2020 |
ANARELLI MARTINEZ DIAS DE OLIVEIRA | 2017 | 2021 |
CAMILA PERGENTINO ALMEIDA | 2017 | 2021 |
CAMILA SILVA DOS SANTOS | 2018 | 2021 |
CHRISTIAN DIAS NUNES | 2016 | 2021 |
DANIEL BATISTA DE JESUS DA SILVA | 2017 | 2021 |
GIANCARLO SANTORUM | 2017 | 2021 |
GIORDANNA BENKENSTEIN VALLEJOS | 2018 | 2021 |
GIORGIA OSSANES JAQUES | 2017 | 2021 |
GRACIELE GONÇALVES GARCIA | 2012 | 2021 |
JÉSSICA CRISTINA ALVES | 2018 | 2021 |
JÉSSICA GRIEP TIMM | 2018 | 2021 |
JÉSSICA MOREIRA LOPES DE SOUSA | 2018 | 2021 |
JORDY PINTO VANIEL | 2017 | 2021 |
JUAN ALEJANDRO TASSO SOUZA | 2017 | 2021 |
LIZIANE MARIA STOELBEN RODRIGUES | 2018 | 2021 |
LUANA MARTINI CORRÊA | 2017 | 2021 |
MARCELA LIMA DE MORAES | 2017 | 2021 |
MICAEL MACHADO DA SILVA | 2017 | 2021 |
MICHEL CORVELLO MARTINS | 2014 | 2021 |
Milena Schivittez Pedroso | 2017 | 2021 |
Milene Lages Louzada | 2018 | 2021 |
NADOLPHO FERREIRA RIBEIRO NETO | 2018 | 2021 |
NATHALIA FARIAS BORGES | 2017 | 2021 |
Nathianni Gomes da Cruz | 2018 | 2021 |
NICOLAS COELHO VIEIRA | 2016 | 2021 |
PAULO LOPES MARQUES | 2018 | 2021 |
TALYSSA NEVES MACHADO | 2017 | 2021 |
VICTOR GABRIEL LANGMANTEL SILVEIRA | 2018 | 2021 |
AMANDA FREITAS KUHN | 2018 | 2022 |
ANA CAROLINE ROSSETTO | 2018 | 2022 |
ANDRÉA CARDOSO DA SILVA | 2018 | 2022 |
AUGUSTO DOS SANTOS CABRAL | 2019 | 2022 |
BRÍGIDA SODRÉ JOHN | 2018 | 2022 |
CAMILA SARAIVA MASCARENHAS | 2015 | 2022 |
CAROLINA DE PINHO FERREIRA | 2019 | 2022 |
CRISTINE DOS SANTOS MIRAPALHETA | 2018 | 2022 |
FÁTIMA MARLI TAUIL NDIAYE BERNARDO | 2018 | 2022 |
GISELE MORAES DIAS | 2018 | 2022 |
GUILHERME ALVES RAJÃO | 2017 | 2022 |
HELAÍNE FAGUNDES DOS SANTOS | 2018 | 2022 |
JOANNA MANHAGO ANDRADE | 2019 | 2022 |
JOÃO ANTONIO NUNES FERREIRA | 2018 | 2022 |
JOÃO PEDRO CARDOZO MACEDO | 2018 | 2022 |
JOSÉ BRUNO BRATTI | 2018 | 2022 |
JULIA CRISTINA MARQUES VILAS BOAS | 2017 | 2022 |
JÚLIA MOREIRA RODRIGUES DOS SANTOS | 2018 | 2022 |
JULIA PINTO GONÇALVES | 2018 | 2022 |
JULYA BARTZ BOEMEKE SCHMECHEL | 2018 | 2022 |
LISANDRA ROLDÃO MIRANDA | 2018 | 2022 |
LUMA RAMOS DA COSTA | 2017 | 2022 |
MARCO ANTÔNIO GAVIÃO DE MESQUITA ARROXELLAS | 2018 | 2022 |
MICAEL DE OLIVEIRA CARVALHO | 2018 | 2022 |
NAIANE FURTADO KONRADT | 2017 | 2022 |
NÍCOLAS PINHEIRO ESPILMAN | 2018 | 2022 |
RAFAELA DUTRA DA SILVA | 2018 | 2022 |
RONALDO LUÍS FERREIRA DE SIQUEIRA | 2018 | 2022 |
SAMIRA LUCAS SILVEIRA | 2018 | 2022 |
VICTORIA MEDEIROS MEGGIATO | 2019 | 2022 |
VITÓRIA CAROLINE DE GÓES COSTA | 2019 | 2022 |
VIVIAN DOMINGUES MATTOS | 2018 | 2022 |
WILLIAM TAVARES ENGEL | 2018 | 2022 |
ANA BEATRIZ ASSUNÇÃO GARRAFIEL | 2019 | 2023 |
ANDRESSA SIEMIONKO LACERDA | 2019 | 2023 |
BIANCA BICHET RAMIRES | 2022 | 2023 |
CARLOS VANDERLEI XAVIER MENDES | 2016 | 2023 |
DOUGLAS RAFAEL ANTUNES ORTIZ DUARTE | 2019 | 2023 |
ESTER DO NASCIMENTO CAETANO | 2018 | 2023 |
FABIANO STÉPHANO ROUX CORDEIRO LAUTENSCHLÄGER | 2018 | 2023 |
GABRIELA SANTOS PEREIRA | 2019 | 2023 |
GABRIELLA MILITÃO CAZAROTTI | 2018 | 2023 |
HELENA DA ROCHA SCHUSTER | 2019 | 2023 |
ISABELLI DA SILVA VIEIRA MARQUES | 2019 | 2023 |
ISADORA DE LIMA MONTANARI | 2018 | 2023 |
ISADORA MARIKO OGAWA | 2019 | 2023 |
JOSIMARA MEGIATO RODRIGUES | 2019 | 2023 |
JULIANA NEVES PONTES | 2020 | 2023 |
LARISSA RODRIGUES BRUNO | 2019 | 2023 |
LETÍCIA VIEIRA DOS SANTOS | 2020 | 2023 |
LUANA DE ALMEIDA MEDEIROS | 2018 | 2023 |
MARCIO EVERSON DA SILVA RODRIGUES | 2022 | 2023 |
MARIAH COELHO COI | 2019 | 2023 |
SABRINA LACERDA BORGES | 2018 | 2023 |
TAIS CAROLINA AMARAL PEREIRA | 2019 | 2023 |
THAYLOR GABRIEL AMARILLO SOUZA | 2021 | 2023 |
THIAGO MORALES LEHN | 2019 | 2023 |
THIERRI CUNHA SILVEIRA | 2019 | 2023 |
VICTORIA FONSECA DUTRA | 2019 | 2023 |
VITORIA GABRIELE ALVES DOS SANTOS | 2019 | 2023 |
VITOR JARDIM PORTO | 2019 | 2023 |
WESLEY DE QUEVEDO PEREIRA | 2018 | 2023 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
AC | Ampla concorrência |
L01 | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L02 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L05 | Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L06 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L09 | Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L10 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) |
L13 | Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L14 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
Localização e contatos
- Rua Gomes Carneiro, 01 Prédio da Reitoria - Anexo B
96010-610 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
10h às 22h - (53) 3284-3815
- clique para ver o e-mail