Nome do Curso / Conceitos (*)
Jornalismo
Enade (2018)4CPC (2018)3CC (2015)4
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Código UFPel
3690
Código e-MEC
1102184
Unidade
Coordenador
ACL01L02L05L06L09L10L13L14Total
PAVE 2024/111212111111
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QTotal
SISU 2024/122316141644
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1573 de 06 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 428 de 30/08/2013. Publicada no D.O.U. de 03/09/2013.
Renovação do reconhecimento Portaria nº 211 de 25/06/2020. Publicada na Seção 1, página 118 do D.O.U. de 07/07/2020.

Contextualização

O Curso de Jornalismo da UFPel caracteriza-se por promover uma formação capaz de dotar o profissional jornalista de competências teórica, técnica, tecnológica, ética e estética para atuar criticamente e criativamente na profissão, de modo responsável, contribuindo para o seu aprimoramento em consonância com as exigências contemporâneas e na perspectiva de ampliar a atuação profissional a novos campos, reconhecendo as especificidades do contexto regional de integração dos países do Mercosul. Para isso, busca desenvolver a autonomia, a criatividade e o espírito de iniciativa, articulando teoria e prática por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com base numa formação elementar em jornalismo e comunicação, o curso oferece ao estudante condições de estabelecer seu próprio percurso formativo em quatro áreas de atuação no jornalismo: impresso, rádio, televisão e web. Caracteriza-se, ainda, pela exigência de domínio da língua portuguesa e pelo desenvolvimento da capacidade de leitura e interpretação dos fatos presentes, reconhecendo a hierarquia dos acontecimentos e suas relações com o passado e o futuro.

Objetivos

Formar profissionais habilitados para o exercício do jornalismo em diferentes contextos, atuando com ética, criatividade e iniciativa, sabendo refletir criticamente sobre os processos de comunicação mais amplos da sociedade bem como sobre seu próprio fazer jornalístico, sendo capazes de compreender e interpretar os processos sociais da atualidade e suas relações com o passado e o futuro.
São objetivos específicos, com base na proposta de Diretrizes Curriculares:
a) formar profissionais dotados de competência teórica, técnica, tecnológica, ética, estética para atuar criticamente na profissão, de modo responsável, contribuindo para o seu aprimoramento;
b) dar ênfase ao espírito empreendedor e ao domínio científico que gerem pesquisas ao conceber, executar e avaliar projetos inovadores capazes de dar conta das exigências contemporâneas e de ampliar a atuação profissional a novos campos, projetando a função social da profissão em contextos ainda não delineados no presente;
c) focar teórica e tecnicamente na especificidade do jornalismo, com grande atenção à prática profissional, dentro de padrões internacionalmente reconhecidos, comprometidos com a liberdade de expressão, o direito à informação, a dignidade do seu exercício e o interesse público;
d) proporcionar a integração dos estudantes de jornalismo com a comunidade, através de atividades de extensão, aproximando o ambiente universitário da sociedade e dando visibilidade às produções acadêmicas;
e) promover a articulação e o intercâmbio com práticas jornalísticas com os países do Mercosul;
f) pensar a graduação como uma etapa de formação profissional continuada e permanente;
g) proporcionar uma formação focada na reflexão acerca do papel das tecnologias nos processos de transformação da sociedade e do próprio jornalismo.

Perfil do Egresso

O egresso do Curso de Jornalismo é o jornalista profissional diplomado, com formação universitária ao mesmo tempo generalista, humanista, crítica e reflexiva. Como produtor intelectual e agente da cidadania, o jornalista formado pela UFPel terá desenvolvido competências para atuar em quaisquer áreas do jornalismo, ciente de que sua formação é um processo contínuo e constante. Terá aprendido a articular as técnicas do ofício com a reflexão crítica sobre sua prática, dando conta da complexidade e do pluralismo característicos da sociedade e da cultura contemporâneas, sendo também capaz de contribuir para o aprimoramento e desenvolvimento da sua profissão. É elementar que tenha domínio do uso da língua portuguesa em suas diferentes modalidades, na expressão tanto oral como escrita em diversos contextos sociais.

Competências e habilidades

O jornalista (Bacharel em Jornalismo) deverá desenvolver múltiplas competências e habilidades durante sua formação acadêmica. Segundo a proposta de Diretrizes, “o egresso do Curso de Jornalismo é o jornalista profissional diplomado, com formação universitária ao mesmo tempo generalista, humanista, crítica e reflexiva” (DIRETRIZES, p. 16). Com esta formação, ele se credencia a “atuar como produtor intelectual e agente da cidadania, dando conta, por um lado, da complexidade e do pluralismo característicos da sociedade e da cultura contemporâneas e, por outro, dos fundamentos teóricos e técnicos especializados. Dessa forma terá clareza e segurança para o exercício de sua função social específica no contexto de sua identidade profissional singular e diferenciada dentro do campo maior da Comunicação” (DIRETRIZES, p. 16).
Ao lado disso, o Jornalista deverá dominar o uso da língua portuguesa em suas diferentes modalidades, na expressão tanto oral como escrita em diversos contextos sociais. O jornalista é, antes de tudo, um profissional que deve ter espírito de pesquisador, o que fará dele um leitor e um escritor diferenciado – com olhos tanto para a superfície linguística do texto quanto para as suas várias camadas de significação, devendo então ser conhecedor do contexto da área de conhecimento na qual o texto se insere. Isso porque do jornalista espera-se o domínio dos aspectos lexicais, gramaticais e discursivos de um texto, com adequação terminológica e atenção à coerência e à coesão textual.
É necessário, também, e de acordo com princípios éticos, que o jornalista domine procedimentos e técnicas elementares para atuar na imprensa, em radiojornalismo, telejornalismo e webjornalismo, seja em empresas de comunicação como jornais, revistas, emissoras de rádio e de TV, portais de notícias ou em assessorias de imprensa. O Bacharel em Jornalismo também precisa ser um profissional ciente de que sua formação é e será um processo contínuo e autônomo, que não acaba ao fim do curso de graduação, mas receberá continuidade e aprimoramento constantes a partir de sua inserção no mercado de trabalho.
O jornalista formado pela UFPel caracteriza-se pela capacidade de investigação, de análise da realidade e de leitura e escrita diferenciadas. Além de dominar as técnicas jornalísticas, deve atuar com ética e consciência da função social da profissão. É um profissional constantemente aberto a aprender. 
 

Organização Curricular

http://wp.ufpel.edu.br/jornalismo/grade-curricular/

Procedimentos e metodologias de ensino

 
Sendo o jornalismo uma atividade profissional que envolve as dimensões sócioantropológicas, tecnológicas e semio-discursivas, o processo de ensinar e aprender jornalismo implica mobilizar metodologias que contemplem a reflexão sobre as mútuas implicações dessas três dimensões na profissão. Nesse sentido, ensinar e aprender jornalismo implica reconhecer que as questões que envolvem a sociedade, os fatos – matéria-prima do jornalismo – são apropriadas discursivamente pelo jornalista, produzindo sentidos que, por sua vez, não estão descolados dos meios tecnológicos utilizados no processo de comunicação.
Essa perspectiva está presente nas salas de aula e integra as atividades dos docentes, promovendo o aprendizado das técnicas e do manuseio das tecnologias contemporâneas utilizadas no campo jornalístico. Ao mesmo tempo, mobiliza-se a reflexão sobre as implicações éticas e estéticas desse uso, destacando o papel social do jornalista na qualificação da cidadania, no respeito às diferenças, na preservação do meio ambiente e na defesa da liberdade e em favor da justiça social.
Os atores do processo de ensino e aprendizagem devem integrar em suas atividades as práticas de jornalismo, da pauta à redação e edição, passando pela apuração e checagem das informações. As metodologias devem valorizar a iniciativa individual e, ao mesmo tempo, promover a produção coletiva do conhecimento, relacionando prática acadêmica e prática jornalística com a capacidade de pensar e refletir ambas em suas relações. 
Ensinar e aprender jornalismo é um processo coletivo, que implica numa troca de saberes que se atualizam constantemente, ora pela dinâmica da sociedade, ora pela introdução de novas tecnologias, ora pela necessidade de novas formas de dizer e fazer sentido.
A dinâmica que envolve não só a profissão de jornalista, mas a própria concepção de formação profissional, tem reflexos sobre a concepção do curso, atualizando-o sempre que necessário para melhor atender aos interesses e expectativas da sociedade em relação aos seus profissionais de imprensa.
 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Para cumprir com os propósitos de uma avaliação ampla, abrangente e, ao mesmo tempo, objetiva, embora complexa, o Bacharelado em Jornalismo opta por instrumentos que subsidiam uma avaliação a partir dos seguintes princípios norteadores:
Permanente: a avaliação não pode transformar-se em instrumento de preocupação para o aluno, levando-o, muitas vezes, a diminuir seu rendimento devido a fatores psicológicos. Quando a avaliação é permanente, em vez de criar um constante medo, o ambiente escolar passa a ser todo valorizado. Desta forma, não há supervalorização de conteúdos ou momentos, nem umas ações ou palavras valem mais que outras. O aluno passa a ter mais oportunidade de mostrar seu potencial e habilidades em diferentes momentos; nessa perspectiva, todo o trabalho realizado ao longo do processo de aprendizagem é igualmente importante.
Continuada: a avaliação deve ser capaz de verificar o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Como tal, também só pode acontecer em forma de processo. Assim, não pode haver lacunas avaliativas, e toda a ação e manifestação do aprendiz devem fazer parte dos critérios a subsidiar uma avaliação continuada.
Abrangente: o professor deve levar em conta os mais diversos aspectos que compõem a formação do professor e explicitá-los em seus instrumentos de avaliação. Não pode pontuar, em nenhuma hipótese, aspectos que o aluno não saiba de antemão que estarão sendo levados em conta em seu desempenho acadêmico. A avaliação abrangente pode ser complexa, porém não pode ser subjetiva, pois deste aspecto à arbitrariedade o caminho é curto.
Dinâmica: o aluno não pode ser visto fora de seu contexto de vida, seja ele social e particular, ou escolar e intelectual. Uma avaliação dinâmica evita que se reduza a momentos específicos, muitas vezes isolados assepticamente, a análise do domínio que o aluno tem dos conhecimentos e habilidades trabalhadas ao longo de períodos escolares.
Pedagógica: o mais importante de todo o processo avaliativo assumido é sair de mero dever burocrático e servir de instrumento de apoio para o próprio estudante para melhorar seu desempenho. Desta forma, os resultados devem retornar sempre ao aluno, não se reduzindo meramente a notas ou conceitos, mas especialmente em forma de pareceres e sugestões para que possa melhorar seu desempenho.
A orientação geral para o processo de avaliação das disciplinas do Curso de Bacharelado em Jornalismo é de que tal processo deva ocorrer durante o desenvolvimento das disciplinas (avaliação formativa) para que ajustes possam ser feitos visando ao desenvolvimento das competências profissionais do futuro jornalista.
O objetivo da avaliação, neste contexto, não é apenas a verificação da quantidade de conhecimentos adquiridos pelo estudante, mas da sua capacidade de fazer uso desses conhecimentos, das competências, habilidades, técnicas e recursos para enfrentar situações relacionadas ao exercício da profissão, de acordo com o estágio em que se encontra no curso.
A avaliação também deve ser mediadora do processo de ensino e de aprendizagem. Os resultados da avaliação processual devem servir para os docentes validarem ou reverem suas estratégias de formação e, para os futuros profissionais, devem servir para que tomem consciência de seu processo de aprendizagem, de seus talentos e de suas limitações.
A aprendizagem dos discentes será avaliada considerando quatro tipos de avaliação: a) diagnóstica, b) formativa, c) somativa e d) de recuperação. A avaliação diagnóstica envolve a  verificação do conhecimento prévio do estudante quanto aos conteúdos da disciplina. Cabe ao docente determinar os instrumentos mais adequados para realizar esse diagnóstico. O resultado dessa avaliação não será contabilizado para fins de aprovação na disciplina. A avaliação formativa considera o empenho e o comprometimento dos acadêmicos com as atividades da disciplina e poderá ser considerada como um dois critérios para aprovação. O docente deverá estabelecer os instrumentos e os critérios para essa avaliação. A avaliação somativa corresponde à verificação da aprendizagem realizada pelo acadêmico no curso da disciplina de acordo com os objetivos propostos. O docente atribuirá ao discente, a cada bimestre, uma nota de 0 a 10 (zero a dez), correspondendo a primeira ao Grau A e a segunda ao Grau B, sendo considerado aprovado o estudante que, ao final do semestre, obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e tiver frequência mínima de 75%. A forma, os instrumentos e os critérios de avaliação para atribuição dos graus A e B ficam a critério do docente. 
O estudante que tiver obtido média final inferior a 7 (sete) e superior a 3 (três) será permito a realização de exame. A nota do exame é somada à média das notas anteriores e o resultado é dividido por dois. Serão aprovados os acadêmicos que, após a realização do exame, obtiverem essa média final maior que ou igual a 5 (cinco).
Os critérios de avaliação utilizados pelo docente devem estar expressos nos respectivos planos de ensino das disciplinas, respeitando os artigos 65, 66, 67, 68 e 69 do Regulamento do Ensino da Graduação da UFPel.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Ainda que não tenhamos um curso de Pós-graduação na área constituído, o currículo que aqui se apresenta tem como um de seus objetivos qualificar o graduando para o dar seguimento ao seu processo formativo em alguma Pós-Graduação. Nesse sentido, cabe ressaltar aqui a criação da Linha de Pesquisa Estudos em Comunicação, no Centro de Letras e Comunicação, que visa articular as pesquisas dos docentes em torno de um eixo comum, abrindo, assim, possibilidade para a participação discente em grupos de pesquisas dentro do curso e orientados pelos professores. Além disso, ao estabelecer uma proposta formativa que culmina com disciplinas como pesquisa em jornalismo e TCC, o curso busca encaminhar o estudante para a pequisa. Além disso, há a preocupação que, nas disciplinas os alunos sejam desafiados a produzirem artigos e resenhas e que os submetam a eventos científicos e revistas, a fim de divulgar a produção científica do curso.  

Acompanhamento de Egressos

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) e o Colegiado do Curso desenvolvem um projeto  para o acompanhamento de egressos, buscando  instrumentos próprios para obtenção dos dados que revelem o impacto da formação recebida na UFPel sobre as suas atividades. A implantação desse projeto visa também subsidiar o curso para o aperfeiçoamento do seu currículo. Além de obter dados e manter contato com os ex-alunos, o curso também pretende obter informações dos empregadores sobre esses alunos. No ano de 2014, o  NDE promoveu um colóquio de jornalismo, em que empregadores e ex-alunos puderam expor as suas impressões e experiências sobre a formação oferecida pelo Curso de Jornalismo da UFPel. Essa modalidade poderá vir a ser consolidada no curso, como uma forma de manter os vínculos com seus alunos e, até mesmo, para verificar as carências e oferecer programas específicos de formação na forma de projetos de extensão. 

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000255FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO DIGITALObrigatória460
20000007INTRODUÇÃO AO JORNALISMOObrigatória460
20000258LÍNGUA PORTUGUESA PARA O JORNALISMOObrigatória460
20000309PRODUÇÃO DA NOTÍCIAObrigatória460
20000257TEMAS LATINO AMERICANOSObrigatória460

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000207FOTOJORNALISMOObrigatória460
20000368INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃOObrigatória460
20000321JORNALISMO IMPRESSOObrigatória460
20000304PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO ACADÊMICOObrigatória460
20000313WEBJORNALISMOObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000326ASSESSORIA DE IMPRENSAObrigatória460
20000325JORNALISMO ESPECIALIZADOObrigatória460
20000256RÁDIOObrigatória460
20000254TELEVISÃOObrigatória460
20000260TEORIAS DA COMUNICAÇÃOObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000411COMUNICAÇÃO E SOCIEDADEObrigatória460
20000415PRÁTICAS LABORATORIAIS IObrigatória460
20000176RADIOJORNALISMOObrigatória460
20000209TELEJORNALISMOObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000178ESTÉTICA E TEORIA DA IMAGEMObrigatória460
20000416PRÁTICAS LABORATORIAIS 2Obrigatória460
20000013PROCESSOS EDITORIAISObrigatória460
20000308TEORIAS DO JORNALISMOObrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000241COMUNICAÇÃO E CIDADANIAObrigatória460
20000352PESQUISA EM JORNALISMOObrigatória460
20000418PRÁTICAS LABORATORIAIS 3Obrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000417PRÁTICAS LABORATORIAIS 4Obrigatória460
20000179SEMIÓTICAObrigatória460
20000224TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IObrigatória460

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000181ESTÁGIOObrigatória240
20000180ESTUDOS AVANÇADOS EM JORNALISMOObrigatória460
20000351JORNALISMO MERC TRABALHO EMPREENDEDORISMOObrigatória460
20000182TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II20000224 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IObrigatória460

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000187ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar220

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000311ANÁLISE DO DISCURSO EM TEXTOS JORNALÍSTICOSOptativa460
20000193ANÁLISE FÍLMICAOptativa460
20000235CIBERCULTURAOptativa460
20000226COMUNICAÇÃO E CULTURAOptativa460
20000242COMUNICAÇÃO E POLÍTICAOptativa460
20000236COMUNICAÇÃO NA WEBOptativa460
20000008COMUNICAÇÃO PÚBLICAOptativa460
20000011EDUCOMUNICAÇÃOOptativa460
20000006ESTUDOS CULTURAISOptativa460
20000296ESTUDOS LITERÁRIOS IOptativa460
20000298ESTUDOS LITERÁRIOS IIOptativa460
20000183ÉTICA E LEGISLAÇÃOOptativa460
20000244FILOSOFIA DA COMUNICAÇÃOOptativa460
20000238FOTOJORNALISMO IIOptativa460
20000227HISTÓRIA DO CINEMAOptativa460
20000457HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIROOptativa460
20000239HISTÓRIA DO JORNALISMO NO BRASILOptativa460
20000186HISTÓRIA GERAL DA IMPRENSAOptativa460
20000190HISTÓRIA SOCIAL DO ROCKOptativa460
20000198HISTÓRIA SOCIAL DO ROCK IOptativa460
20000199HISTÓRIA SOCIAL DO ROCK IIOptativa460
20000185JORNALISMO AMBIENTALOptativa460
20000310JORNALISMO COMUNITÁRIOOptativa460
20000184JORNALISMO CULTURALOptativa460
20000196JORNALISMO DE DADOSOptativa460
20000412JORNALISMO E MÍDIAS SOCIAISOptativa460
20000414JORNALISMO ESPORTIVOOptativa460
20000214JORNALISMO IMPRESSO - REVISTAOptativa460
20000240JORNALISMO INVESTIGATIVOOptativa460
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
20000009MARKETING DIGITALOptativa460
20000413METODOLOGIAS DE PESQUISA PARA O JORNALISMO NA INTERNET20000352 - PESQUISA EM JORNALISMO20000304 - PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO ACADÊMICOOptativa460
20000369MÍDIA E RECEPÇÃOOptativa460
20000259PESQUISA E OPINIÃO PÚBLICAOptativa460
20000211RADIOJORNALISMO IIOptativa460
20000350RADIOJORNALISMO IIIOptativa460
20000010RELAÇÕES DE GÊNERO E COMUNICAÇÃOOptativa460
20000243SOCIOLOGIA E COMUNICAÇÃOOptativa460
20000349TELEJORNALISMO IIOptativa460
20000012TELEJORNALISMO IIIOptativa460

Turmas ofertadas em 2023 / 2

Versão do Currículo: 1015

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000298 - ESTUDOS LITERÁRIOS IIProfessor responsável pela turma: EDUARDO RITTER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T2604

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000311 - ANÁLISE DO DISCURSO EM TEXTOS JORNALÍSTICOSProfessor responsável pela turma: PAULO EDUARDO SILVA LINS CAJAZEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T16049
20000309 - PRODUÇÃO DA NOTÍCIAProfessor responsável pela turma: GILMAR ADOLFO HERMES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T1307

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000321 - JORNALISMO IMPRESSOProfessor responsável pela turma: EDUARDO RITTER
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T13028
20000321 - JORNALISMO IMPRESSOProfessor responsável pela turma: EDUARDO RITTER
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T23029

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000209 - TELEJORNALISMOProfessor responsável pela turma: MICHELE NEGRINI
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T13020
20000209 - TELEJORNALISMOProfessor responsável pela turma: MICHELE NEGRINI
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T23029

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000207 - FOTOJORNALISMOProfessor responsável pela turma: CARLOS ANDRE ECHENIQUE DOMINGUEZ
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T13029
20000207 - FOTOJORNALISMOProfessor responsável pela turma: CARLOS ANDRE ECHENIQUE DOMINGUEZ
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T23129
20000351 - JORNALISMO MERC TRABALHO EMPREENDEDORISMOProfessor responsável pela turma: MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T16052
20000352 - PESQUISA EM JORNALISMOProfessor responsável pela turma: GUILHERME OLIVEIRA CURI
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T16034

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000241 - COMUNICAÇÃO E CIDADANIAProfessor responsável pela turma: SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T16023
20000310 - JORNALISMO COMUNITÁRIOProfessor responsável pela turma: GUILHERME OLIVEIRA CURI
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T13024
20000211 - RADIOJORNALISMO IIProfessor responsável pela turma: RICARDO ZIMMERMANN FIEGENBAUM
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T16021
20000349 - TELEJORNALISMO IIProfessor responsável pela turma: MICHELE NEGRINI
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T13025
20000313 - WEBJORNALISMOProfessor responsável pela turma: SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T13030
20000313 - WEBJORNALISMOProfessor responsável pela turma: SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T23129

Versão do Currículo: 1016 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000309 - PRODUÇÃO DA NOTÍCIAProfessor responsável pela turma: GILMAR ADOLFO HERMES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T1307

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000207 - FOTOJORNALISMOProfessor responsável pela turma: CARLOS ANDRE ECHENIQUE DOMINGUEZ
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T13029
20000207 - FOTOJORNALISMOProfessor responsável pela turma: CARLOS ANDRE ECHENIQUE DOMINGUEZ
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T23129
20000368 - INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃOProfessor responsável pela turma: MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T16055
20000321 - JORNALISMO IMPRESSOProfessor responsável pela turma: EDUARDO RITTER
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T13028
20000321 - JORNALISMO IMPRESSOProfessor responsável pela turma: EDUARDO RITTER
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T23029
20000304 - PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO ACADÊMICOProfessor responsável pela turma: TAIS BOPP DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T13028
20000304 - PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO ACADÊMICOProfessor responsável pela turma: JORAMA DE QUADROS STEIN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T23029
20000313 - WEBJORNALISMOProfessor responsável pela turma: SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T13030
20000313 - WEBJORNALISMOProfessor responsável pela turma: SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T23129

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000411 - COMUNICAÇÃO E SOCIEDADEProfessor responsável pela turma: RAQUEL DA CUNHA RECUERO
Professor Regente: LARA NASI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T16037
20000411 - COMUNICAÇÃO E SOCIEDADEProfessor responsável pela turma: GUILHERME OLIVEIRA CURI
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T26030
20000415 - PRÁTICAS LABORATORIAIS IProfessor responsável pela turma: MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO
P13013
20000415 - PRÁTICAS LABORATORIAIS IProfessor responsável pela turma: SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE
P22017
20000415 - PRÁTICAS LABORATORIAIS IProfessor responsável pela turma: GILMAR ADOLFO HERMES
P32017
20000176 - RADIOJORNALISMOProfessor responsável pela turma: RICARDO ZIMMERMANN FIEGENBAUM
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M13028
20000176 - RADIOJORNALISMOProfessor responsável pela turma: RICARDO ZIMMERMANN FIEGENBAUM
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M23024
20000209 - TELEJORNALISMOProfessor responsável pela turma: MICHELE NEGRINI
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T13020
20000209 - TELEJORNALISMOProfessor responsável pela turma: MICHELE NEGRINI
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T23029

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000416 - PRÁTICAS LABORATORIAIS 2Professor responsável pela turma: MICHELE NEGRINI
P9911

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000241 - COMUNICAÇÃO E CIDADANIAProfessor responsável pela turma: SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T16023
20000352 - PESQUISA EM JORNALISMOProfessor responsável pela turma: GUILHERME OLIVEIRA CURI
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T16034
20000418 - PRÁTICAS LABORATORIAIS 3Professor responsável pela turma: MICHELE NEGRINI
P11212
20000418 - PRÁTICAS LABORATORIAIS 3Professor responsável pela turma: CARLOS ANDRE ECHENIQUE DOMINGUEZ
P23023
20000418 - PRÁTICAS LABORATORIAIS 3Professor responsável pela turma: EDUARDO RITTER
P3103
20000418 - PRÁTICAS LABORATORIAIS 3Professor responsável pela turma: RICARDO ZIMMERMANN FIEGENBAUM
P42520

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000179 - SEMIÓTICAProfessor responsável pela turma: GILMAR ADOLFO HERMES
T9911

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000181 - ESTÁGIOProfessor responsável pela turma: MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO
P16031
20000180 - ESTUDOS AVANÇADOS EM JORNALISMOProfessor responsável pela turma: PAULO EDUARDO SILVA LINS CAJAZEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T16042
20000351 - JORNALISMO MERC TRABALHO EMPREENDEDORISMOProfessor responsável pela turma: MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T16052
20000182 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IIProfessor responsável pela turma: MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO
T16034

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000311 - ANÁLISE DO DISCURSO EM TEXTOS JORNALÍSTICOSProfessor responsável pela turma: PAULO EDUARDO SILVA LINS CAJAZEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T16049
20000006 - ESTUDOS CULTURAISProfessor responsável pela turma: GUILHERME OLIVEIRA CURI
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T13025
20000298 - ESTUDOS LITERÁRIOS IIProfessor responsável pela turma: EDUARDO RITTER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T2604
20000457 - HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIROProfessor responsável pela turma: GILMAR ADOLFO HERMES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T16043
20000185 - JORNALISMO AMBIENTALProfessor responsável pela turma: CARLOS ANDRE ECHENIQUE DOMINGUEZ
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T16014
20000310 - JORNALISMO COMUNITÁRIOProfessor responsável pela turma: GUILHERME OLIVEIRA CURI
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T13024
20000184 - JORNALISMO CULTURALProfessor responsável pela turma: GILMAR ADOLFO HERMES
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T16016
20000196 - JORNALISMO DE DADOSProfessor responsável pela turma: PAULO EDUARDO SILVA LINS CAJAZEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T13232
20000009 - MARKETING DIGITALProfessor responsável pela turma: RAQUEL DA CUNHA RECUERO
Professor Regente: LARA NASI
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T13030
20000413 - METODOLOGIAS DE PESQUISA PARA O JORNALISMO NA INTERNETProfessor responsável pela turma: EDUARDO RITTER
Professor Regente: TAIANE DE OLIVEIRA VOLCAN
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T1308
20000211 - RADIOJORNALISMO IIProfessor responsável pela turma: RICARDO ZIMMERMANN FIEGENBAUM
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T16021
20000349 - TELEJORNALISMO IIProfessor responsável pela turma: MICHELE NEGRINI
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T13025

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ALESSANDRA GOUVÊA MÜLLER20231
AMANDA MARIN20231
ANDRINE TEIXEIRA GARCIA20231
ARTHUR DOS REIS REZER20231
AUGUSTO LETTNIN FERRI20231
BARBARA BEATRIZ ALBUQUERQUE CARVALHO20231
BENTO FREITAS DE ALBUQUERQUE20231
BRYAN SANCHES KERN20231
CAROLINA CRUZ ABREU20231
CLARISSA RIBEIRO PINTO20231
ECHYLEN FERNANDES DUARTE20231
EMILY GABRIELLE PINEIRO RODRIGUES20231
ENZZO LOPES RODRIGUES20231
ERICK BORGES LOPES20231
FABIO VIEIRA RIBEIRO20231
FELIPE AZEVEDO ALVES20231
GABRIELLE RODRIGUES PERES20231
GIULIA LEMONS BRUM20231
Gustavo Vieira Oliveira 20231
HENRIQUE COELHO BOETEGE20231
ISADORA ALCANTARA ROSA20231
JOÃO MIGUEL BUENO DA ROSA20231
JOSE ANTONIO DA SILVA NETO20231
JOSE VITOR PEREIRA E SILVA20231
JULIA RADMANN TOMM20231
JULIO ANTONIO DE MATOS GEMIAKI20231
KAMILY ESCOUTO DE VARGAS20231
LAIS CAROLINA BASSO ZANELLA20231
LARISSA RIBEIRO DUARTE20231
LILITI GOULART DE FREITAS20231
LIVIA GOMES MARTINS20231
LUIS ESTEVES SILVA GARCEZ20231
LUIZA DOMINGUES ACOSTA20231
LYLIAN BASTOS DOS SANTOS20231
MANUELA CORREA BRAGAMONTE20231
MANUELA DE OLIVEIRA AVILA20231
MANUELA DOS SANTOS SANTOS20231
MARCEL FERREIRA DOS SANTOS RODRIGUES20231
MARIA EDUARDA BARCELLOS DOS SANTOS20231
MARIANA PEREIRA BICA20231
NATALLI NOTT BONOW20231
PEDRO GABRIEL VACHHOLZ BUGS20231
PEDRO VARGAS DA SILVA MOREIRA20231
RUAN KRUGER OLSON20231
SAMUEL CRUZ DE AVILA MARQUES20231
TAISSA SIQUEIRA DE AVILA20231
Thaison da SIlva Villar20231
THAMIRES BASTOS PEREIRA GIL20231
THEODORA NUNES MARQUES20231
TIAGO FACIO JAVIER DE OLIVEIRA20231
VANESSA DE MEDEIROS CORREA20231
VITORIA SCHEFFER DE SOUZA20231
ALENKA RODRIGUES WYSE20221
AMADEUS DA SILVA GALIOTTO20221
AMANDA ALVES LEITZKE20221
ANELISE DE FREITAS RAMOS20221
BARBARA VENCATO OLIVEIRA20221
BRUNA LIMA FARIAS20221
BRUNO DE OLIVEIRA ALVES20221
CAROLINA FARIAS TAPIA20221
CAROLINA SCISLEWSKI BERTOLDI MATTOS20221
CHAIANE ROMER VOLZ20221
EMILY GILCIELE LACERDA DE OLIVEIRA20221
FERNANDA NICHES FARINHA20221
FRANCIELE SANCHES VARGAS20221
GIOVANA DE SA COSTA20221
GUSTAVO PINO TARTA20221
ISAAC ANTONIO COSTA MORAES20221
ISADORA CARREIRA JAEGER20221
JOAO PEDRO NEITZKE GOULART20221
KAILAINE VIGORITO QUEVEDO20221
KHADIJA BAKKAR KARSBURG20221
LARISSA RODRIGUES DE AGUIAR20221
LEONARDO MOITA GAUBERT20221
LEONARDO MONQUELAT TAVARES ARMENDARIS20221
LIDIANE PINTO LOPES20221
LORENA OLIVEIRA DOS SANTOS MOURA20221
LORENZO GOULART BONONE20221
LUCAS GARCIA DA SILVA20221
LUISA BRITO DA COSTA20221
MARCELE DA CRUZ LOPES20221
MARIA CLARA VALERIO GOULART20221
MARLA DA SILVA DUARTE20221
MARTHA CRISTINA MELO FURTADO DE MENDONCA20221
MURILO SCHURT ALVES20221
PEDRO MORALES FARIAS20221
RENATA ESTREITO AVILA20221
RIDLEY MADRID DA SILVA20221
RONALDO QUADRADO GOMES20221
SARA LOPES DA SILVA20221
SUZIARA DE AVILA FREITAS NETTO20221
VANESSA CENTENO FERREIRA20221
VICTOR LARROSSA PEIL20221
VINICIUS DE SENA HEIDEMANN20221
VINICIUS TERRA ARAUJO20221
YASMIN ARROYO MACHADO20221
ALINE LEMES BITENCOURT SOUZA20211
ANDREI GONCALVES VILELA20211
BRENDA LEAL SILVA20211
BRUNA MEOTTI SOUZA20211
DANIEL COSTA DE OLIVEIRA20211
EDUARDA RODRIGUES SARAIVA20211
ENRIQUE CARVALHO BOHM20211
EVERTON IBERSE20211
FRANCISCO IUNES ABDALLA MHAMED MAIHUB OPPITZ20211
GABRIEL RIBEIRO DA SILVA20211
GUILHERME SANTANA GONCALVES20211
ISABELA SPIEKER SILVA20211
JOANA LAUTENSCHLAGER MOREIRA20211
JOAO VICTOR FIGUEIREDO FAGUNDES20211
JOHN EDEN DOS SANTOS DA SILVA20211
JULIA TIMM BARCELOS20211
KAHUA DA ROSA MINHOS20211
KAIQUE CANGIRANA TROVAO20211
LAURA SOARES COSME20211
LEONARDO DE JESUS CARDOSO20211
LUISA DE BORBA FERNANDES20211
MANUELLA DE CASTRO CENTENO20211
MARIA EDUARDA RODRIGUES TEIXEIRA20211
MATHEUS BENTO PIRES20211
MELISSA DE LIMA MORAES20211
PEDRO HENRIQUE MACHADO BARCELOS20211
RENAN BARBOSA FERREIRA20211
RICARDO BANDAR DE SOUZA20211
THAYLOR GABRIEL AMARILLO SOUZA20211
TOBIAS BERNARDO FRANCO20211
WELLINGTON NUNES DA SILVA20211
YAN FREITAS CAVALLIN20211
YASSER FONSECA HASSAN20211
ALEXIA BUENO DE AZAMBUJA20201
ANTONIO AUGUSTO PINHEIRO BERNDT20201
BRENDA FARIAS PACHECO20201
CAETANO RETZLAFF DOS SANTOS20201
CAIO NOGUEIRA DE LIMA GONCALVES RIBEIRO20201
CAROLINA PEREIRA SOARES20201
CAROLINE GARCIA QUINCOZES20201
CEZAR DE OLIVEIRA VELEDA20201
DANIELA SIMOES ALVES20201
DEBORAH SANTOS FRANCA PINTO20201
ESTHER BOEIRA MARTIN20201
EVERSON GABRIEL MESQUITA DA MARTHA20201
FELIPE BOETTGE DOS SANTOS20201
GABRIEL DIAS DE MEDEIROS20201
GABRIEL DOMBKOWITSCH VERISSIMO20201
GABRIELE SOARES BRITTES20201
GABRIEL JARDIM FRITSCH20201
IGOR TEIXEIRA DA COSTA SALGUEIRO20201
JAIME LUCAS CARAMAO DE MATTOS20201
JOAO MIGUEL RICO DONINI20201
JOAO VICTOR DA SILVEIRA RODRIGUES20201
JULIANA NEVES PONTES20201
LEONARDO CASTANHEIRA OLIVEIRA20201
LETICIA VIEIRA DOS SANTOS20201
LUCAS RHAMON ANDRE DE CARVALHO20201
LUIS COLLAT BENTO JUNIOR20201
MARIA CLARA MORAIS SOUSA20201
MARIANNA SCISLEWSKI BERTOLDI MATTOS20201
MARIA RITA DA COSTA ROLIM20201
MARISA VIEIRA DE CAMPOS20201
PEDRO BITTENCOURT DE OLIVEIRA20201
RAFAELA STARK VIEIRA20201
SAMANTHA BERNEIRA BEDUHN20201
SARAH CREMONINI DE OLIVEIRA20201
STÉFANE COSTA SANTOS20201
Vanessa de Oliveira Silva20201
VICTORIA TAVARES DA SILVA20201
ALEXSANDRO DA SILVA DOS SANTOS20191
ANA BEATRIZ ASSUNÇÃO GARRAFIEL20191
ANA JULIA FERREIRA NACHTIGAL20191
BEATRIZ REGINA GOMES PEREIRA20191
BRUNA GARCIA RODRIGUES20191
BRUNO BITTENCOURT DOS PASSOS CORREA20191
DIULIA PELUFFE DA ROCHA20191
DOUGLAS RAFAEL ANTUNES ORTIZ DUARTE20191
ELENA BOM REIS ABREU DOS SANTOS20191
ERICK BARRETO DIAS20191
GABRIEL ANTUNES GONCALVES20191
GIÉLE SODRÉ LEMOS20191
HELENA ISQUIERDO ROCHA20191
ISABELLA CARDOSO BARCELLOS20191
ISADORA MARIKO OGAWA20191
LARISSA RODRIGUES BRUNO20191
LARISSA SCHNEID BUENO20191
MARIAH COELHO COI20191
MARINA BITENCOURT DUARTE20191
PAULO PEREIRA DA SILVA20191
PEDRO DE ALMEIDA FIGUEIREDO20191
PRISCILA DE ARAUJO FAGUNDES20191
RAYLA RIBEIRO VELHO20191
VITORIA GABRIELE ALVES DOS SANTOS20191
VITOR VALENTE DA ROSA20191
CARLOS EDUARDO JORGE INACIO20181
ESTER DO NASCIMENTO CAETANO20181
IGOR DOS SANTOS KROLOW20181
JULIA DAVILA KOENIG20181
PAULO OTÁVIO DE QUADRO BIGLIARDI20181
PEDRO XAVIER LOPES20181
RAFAEL SANTANA MARQUES20181
SABRINA LACERDA BORGES20181
TATIANE GOULART RODRIGUES MEGGIATO20181
VINÍCIUS RILHO HÄDRICH20181
WESLEY DE QUEVEDO PEREIRA20181
DANIELA MELLO DE OLIVEIRA20171
EVELISE GOULART SOARES20171
FERNANDO DA SILVA DE MESQUITA20171
HILLARY ORESTES KOSBY20171
LIA JANICE BRAHM XAVIER20171
DAIESER JOSE TONINI FERREIRA20161
LUÍS ARTUR JANES SILVA20141
PAULO RENATO SOUZA IENCZAK20141
IVAN LUCAS DA SILVA BASTOS20132

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ALEX SAMPAIO PIRES20102013
ÂNDERSON DE MOREIRA LARGUE20102013
ANDRIA VOLZ ANDREIA20102013
ANTONIELA RODRIGUEZ MARTINS20102013
CAMILA HORNE MATTOS20102013
CAMILA REQUIÃO FARACO20102013
DOUGLAS MELO DE LIMA20102013
Eduardo Rohden Reis20102013
ELANA JACUNIAK MAZON20102013
ESTHER DA ROSA LOURO20102013
JONATHAN COSTA DA SILVA20102013
LUIS ALEXANDRE DA SILVA ALVES20102013
MARCELA LOREA GOMES20102013
MÁRCIO DOMINGUES FURTADO20102013
MARIA DA GRACA VIGNOLO DE SIQUEIRA20102013
MÔNICA OLIVEIRA RAMOS BANDEIRA20102013
PAOLA DOMINGUES FERNANDES20102013
RITA DE CÁSSIA BRAGA PEREIRA20102013
VANESSA LILJA DAS NEVES20102013
VINÍCIUS WALTZER ROCHA20102013
ARIADNE SIQUEIRA DE MEDEIROS20112014
BÁRBARA HELLER20112014
CAMILA COSTA FEIJÓ20112014
CARLOS GUILHERME GUIMARAES FETTER20102014
CASSIO LILGE20112014
CRISTINA TRAPAGA FARIAS20112014
EDUARDA SCHNEIDER LEMES20112014
EZEKIEL DALL'BELLO DOS SANTOS20102014
FLÁVIA GONÇALVES DE GARCIA20122014
FRANCINE NEUSCHRANK20112014
FRANCINE SOARES DIAS20112014
GABRIEL ALVES BRESQUE20112014
GABRIELE ORESTES GAYGUER20112014
GIORGIO ROSSO GUEDIN20102014
IGOR MORAES DE CAMPOS20102014
JÉSSICA HAMMES BARZ20112014
JOÃO INÁCIO PRIOR PRIETSCH20112014
JULIANA MOURA DA SILVA20102014
KARINE GOBBI20112014
LAIS SOARES CAMARGO20112014
LUÍZA SPERRHAKE20112014
LUIZ RICARDO GOULART HUTTNER20112014
MARINA BENJAMIN CORRÊA20112014
MATEUS GUIMARÃES BUNDE20112014
PÂMELA DROSE MENDES LAUTENSCHLAGER20102014
PAULA ADAMOLI MARQUES DA SILVA20122014
PEDRO HENRIQUE COSTA KRÜGER20112014
PEDRO HENRIQUE OTTEN DIEMER20102014
RAIZA SILVEIRA MEDINA20112014
RAPHAELA ORLANDI SUZIN20112014
VICENTE CENTENO PARDO20112014
ALEXANDRE QUEVÊDO DA CUNHA20112015
ANDERSON DIAS SILVEIRA20122015
ANDRESSA GALVÃO MACHADO20122015
BIBIANA DA SILVA DE PAULA20132015
CAROLINA BORGES GONÇALVES20122015
DAIANE BALÃO BRITES20122015
DÉBORA JESKE MARTINS20122015
DIEGO RAFAEL KRÜGER MACHT20122015
EDUARDO LUZARDO DA COSTA20122015
ELISE AZAMBUJA SOUZA20122015
ELISON ANDRÉ SÁ BRITTO BITENCOURT20122015
EMELLEM VELEDA DA ROSA20122015
EMMANUELLE SCHIAVON MELGAREJO20122015
FERNANDA FLORES20122015
HENRIQUE TAVARES BARUM20122015
ISABELA ALMEIDA NOGUEIRA20122015
JEAN CARLO SILVA DOS SANTOS20122015
JÉSSICA BEATRIZ BACKER GEBHARDT20112015
JULIANA DOS SANTOS DA ROSA20122015
JULIANA LUZ DE CAMARGO20132015
KARINA GONÇALVES VAZ20122015
KATIELEN SIEFERT HARTWIG20122015
LAERCIO DINIZ GUIMARAES MARQUES20122015
LIZANDRA OLIVEIRA VILELA20122015
LUÍS GUSTAVO DE PINHO AMARAL20122015
LUIZA VAZ MEIRELLES20122015
LUIZA VICTORIA TRÁPAGA20122015
MANOELA MARTINS NOGUEIRA20122015
MANUELLE MOTTA MARQUES DE LIMA20102015
MARIA ROSÂNGELA OLIVEIRA DA SILVA20122015
MAURÍCIO MADRUGA DE MESQUITA20122015
MAYARA RIBEIRO FERNANDES20112015
NATÁLIA SHEIKHA REDÜ20122015
NICOLE SOARES VAZ20122015
PATRÍCIA SILVA DOS SANTOS20122015
RAFAELLE MOLINA ROSS20122015
RAQUEL MÜLLER THORMANN20122015
ROBERTO TRESOLDI GIOVANAZ20112015
TALLIS PEREIRA MACHADO20122015
THAIGOR JANKE BOEIRA20122015
THUANNY PRADO CAPPELLARI20122015
VALQUÍRIA LOPES STEPHAN20122015
VANESSA LÜDTKE COLOMBY20132015
VICTÓRIA DE SOUZA RENNER20122015
VINÍCIUS PEREIRA COLARES20122015
YASMIN HARDTKE YUNES20122015
YASMIN VIERHELLER BENEDETTI20132015
ALÉXIA ALESSANDRA TAVARES DA COSTA20132016
ANAHÍ FAGUNDES SILVEIRA20132016
ANTONIÉLA THEIL FONSECA20132016
ARIEL JOSUÉ PEDONE DE SOUZA20132016
CAMILA DUARTE PORTO20132016
CARLOS EDUARDO HOLZ20132016
CAROLINE CASTANHA DE AVILA DE LEMOS20132016
CAROLINE TORTELLI ALBAINI20122016
DANIEL GONZALEZ CORRÊA20132016
DÉBORA VASCONCELLOS KLEIN20132016
EDNA SOUZA MACHADO20132016
EMANUELLE ARAUJO DA SILVEIRA20122016
ENDRIO PEREIRA CHAVES20132016
ESTEVAN DE FREITAS GARCIA20132016
HELENA MENDONÇA COSTA20132016
HENRIQUE FENZKE KONIG20132016
INGRID MACHADO D'AVILA20132016
JANAÍNA DA SILVA PEREIRA20132016
JOÃO PEDRO RODRIGUES ALVES20122016
JULIANA ESCOUTO DOS SANTOS20132016
LAUREN GUEDES LENCINA TRINDADE20132016
LETÍCIA ELOI PINTO20132016
MAIARA DOS SANTOS MARINHO20132016
MAIARA PEIXOTO SILVA20122016
MATHEUS NUNES MUNIZ20132016
MONIQUE HEEMANN20132016
PAULO GEOVANE DE CASTRO MATIAS20132016
RAYSSA DANTAS LIMA NATALE20132016
TANARA SANTOS HORMAIN20132016
VANESSA OLIVEIRA KLEBER20132016
VITORIA TRESCASTRO PACHECO20132016
WAGNER FILIPE LEITZKE20132016
WILLIAM MACHADO DA SILVA20132016
ALEXIA FERREIRA RIBEIRO20132017
ALINE VOHLBRECHT SOUZA20112017
AMANDA DE MATTOS GONÇALVES20142017
Ana Maria de Oliveira Fernandes20142017
ANDRÉ LUIZ PEREIRA MACHADO DA SILVA20142017
CALVIN DA SILVA COUSIN20142017
CARINA DOS REIS20142017
CAROLINA ÁVILA GOTTHILF20142017
CLARA CELINA RIBEIRO DA ROSA20142017
DIOGO FUNARI DI LUCIA20142017
EDUARDO UHLMANN20142017
ELIANE DE OLIVEIRA RUBIM20132017
FERNANDA PATZDORF CADAVAL DE MACEDO20142017
FERNANDA WINCK MORAES20132017
GABRIELA SCHANDER BRAGA20142017
GABRIELA SCHMALFUSS BORGES20152017
GIOVANNI BRANCO MACHADO DA SILVA20122017
GISLENE SANTOS FARION20142017
IGOR PORTO VIANNA20142017
Isabelle Domingues dos Santos20132017
JÚLIA MORAES DE ANDRADE20132017
JULIANA RÖSSLER RAMIRES20132017
LARISSA PATINES DE MEDEIROS20132017
LUCAS DA SILVA PEREIRA20142017
LUÍS OTÁVIO LANGUER SCHEBEK20142017
LUIZ OLI EBERSOL JÚNIOR20142017
MANOELA BOHLMANN DUARTE20132017
MANUELA SERRA SOARES20142017
MARIANA ANDRADE FLORENCIO20142017
MARIANA ARGOUD DIAS20142017
MARIANA LEITE PASINATO20122017
MATHEUS CRUZ PEREIRA20142017
MATHEUS FONTOURA GARCIA20142017
MICHEL FARIAS DOS SANTOS20122017
NAIARA DA SILVA KHASTASMOKIA20142017
RAFAEL MIRAPALHETA GOULART20142017
RAFAEL OLIVEIRA VIANA20142017
RAYANE LACERDA VIEIRA DA SILVA20142017
RICARDO BORGES LEITE20142017
ROBERTA KEGLES CHIESA20132017
ROBERTA MATIAS PEREIRA20142017
SÍLVIA DE OLIVEIRA CAMARGO20132017
YAGO BORGES MOREIRA20142017
ANDRESSA PAIVA NUNES20142018
BEATRIZ COAN PETERLE20152018
BIBIANA DE MORAES DIAS20152018
BRENDA DA SILVA VIEIRA20152018
BRUNA GONÇALVES SILVEIRA20152018
CASSIANE RIBEIRO FONSECA20152018
CLAUDINE SUELLEN ZINGLER20142018
DOUGLAS GARCIA DUTRA20152018
GUSTAVO PEREIRA DE PAIVA20152018
HEITOR MIRANDA DE ARAUJO20132018
HIAGO MACHADO REISDOERFER20152018
JESSÉ XAVIER KRÜGER20152018
JÉSSICA CORRÊA PEREIRA20152018
JÚLIA DA SILVA WASIELESKI20152018
JÚLIA MELLO DOS SANTOS20152018
JÚLIA RAUPP SASSI20152018
KAREN COSTA KRÜGER20152018
KÍMBERLLY MIKAELA KAPPENBERG20152018
LARISSA TEIXEIRA MEDEIROS20142018
LUCIANO ENGELKES COELHO20142018
LUIS FERNANDO DE VARGAS JUNIOR20152018
MARIANA DE MORAES LEALDINO20152018
MARIELLE SILVEIRA GAUTÉRIO20152018
MARINA PEREIRA FAGUNDES20152018
MYLENA RODRIGUES ACOSTA20152018
NICOLE MENDIZABAL COLLARES20152018
RENATA MACHADO BORGES20152018
SARA CARULINA SILVA DA ROSA20152018
STÉFANY BITTENCOURT DA SILVA SANTOS20142018
WILMA DE ARAÚJO SILVA20152018
ANANDA DANIELLE DE OLIVEIRA VERGARA CARDOSO20142019
ARILDO VIEIRA PALERMO20162019
ARTHUR FREIRE SIMÕES PIRES20162019
CHAYENNE CADAVAL FIGUEIRA20162019
ELENICE FOUCHY BAPTISTA20162019
ELIANA LEITE CORRÊA DA SILVA20132019
FELIPE DOS SANTOS MADEIRA20142019
FILIPE BORGES CERQUEIRA20162019
GABRIEL HENRIQUES GRACIANO20162019
GABRIELLE DE CASTRO TORMA20122019
GISLAINE DE AGUIAR RODRIGUES20162019
GUILHERME DA ROSA GUERREIRO20162019
ISABELLI DE PAULA NECKEL20162019
JAQUELINE LAMEGO PINHO20162019
JEFFERSON PERLEBERG RUBIRA20162019
JULIA MENARÉ ZSCHORNACK20162019
KEROLIN CARDOSO LULHIER20162019
LARYSSA YASMIN DE OLIVEIRA20162019
LAURA KUHN MARQUES20152019
LENISE SLAWSKI SOARES20162019
LUCAS CASARIN KURZ20162019
LUNARA ROSA DUARTE20142019
MARCELA SILVA DE OLIVEIRA20162019
MARIANA DOS SANTOS HALLAL DA SILVA20162019
MARINA GRILLO PEREIRA AMARAL20162019
MARINA PINTO TOMAZ20162019
NÁGILA FERNANDA DOS SANTOS RODRIGUES20132019
NATÁLIA GUTERRES PONTES20162019
NATALIA QUINTAS DE ALMEIDA20162019
PABLO HENRIQUE GIMENES PINHEIRO20152019
PEDRO NEVES DIAS20122019
PRISCILA MACHADO DA SILVA20132019
RAFAEL TECHERA DE MELO GONÇALVES20162019
RENATA DA CUNHA ULGUIM20162019
RUI GLESSANDER OLEIRO VASCONCELOS JUNIOR20162019
THAIS BOA NOVA LETTNIN20162019
VERNIHU OSWALDO PEREIRA NETO20162019
VITÓRIA LEITZKE FONSECA20162019
ANA CLÁUDIA RODRIGUES BOTÃO20172020
DANIELI MACHADO SCHIAVON20172020
DIEGO PLAMER LARROSSA20162020
ELIAS SURITA WOJAHN20132020
FABIO DINIZ ANTUNES DE ÁVILA20132020
FERNANDA PIRES DUPONT20172020
JORDAN DOS SANTOS ROMANO20132020
JÚLIA MÜLLER PEREIRA20172020
LUIZA CARVALHO MATTEA20172020
MARYANA DORNELES CARVALHO20152020
MATHEUS CABISTANY VARGAS20172020
RAFAELA COELHO DA ROSA20182020
RAFAELA MARTINS DOS SANTOS20172020
RAFAEL DUVAL PINTO20132020
THAISA VALDEZ DUARTE DE JESUS20172020
VALESCA SILVA DE DEUS20172020
VITOR AZOCAR PASTOR20152020
ANARELLI MARTINEZ DIAS DE OLIVEIRA20172021
CAMILA PERGENTINO ALMEIDA20172021
CAMILA SILVA DOS SANTOS20182021
CHRISTIAN DIAS NUNES20162021
DANIEL BATISTA DE JESUS DA SILVA20172021
GIANCARLO SANTORUM20172021
GIORDANNA BENKENSTEIN VALLEJOS20182021
GIORGIA OSSANES JAQUES20172021
GRACIELE GONÇALVES GARCIA20122021
JÉSSICA CRISTINA ALVES20182021
JÉSSICA GRIEP TIMM20182021
JÉSSICA MOREIRA LOPES DE SOUSA20182021
JORDY PINTO VANIEL20172021
JUAN ALEJANDRO TASSO SOUZA20172021
LIZIANE MARIA STOELBEN RODRIGUES20182021
LUANA MARTINI CORRÊA20172021
MARCELA LIMA DE MORAES20172021
MICAEL MACHADO DA SILVA20172021
MICHEL CORVELLO MARTINS20142021
Milena Schivittez Pedroso20172021
Milene Lages Louzada20182021
NADOLPHO FERREIRA RIBEIRO NETO20182021
NATHALIA FARIAS BORGES20172021
Nathianni Gomes da Cruz20182021
NICOLAS COELHO VIEIRA20162021
PAULO LOPES MARQUES20182021
TALYSSA NEVES MACHADO20172021
VICTOR GABRIEL LANGMANTEL SILVEIRA20182021
AMANDA FREITAS KUHN20182022
ANA CAROLINE ROSSETTO20182022
ANDRÉA CARDOSO DA SILVA20182022
AUGUSTO DOS SANTOS CABRAL20192022
BRÍGIDA SODRÉ JOHN20182022
CAMILA SARAIVA MASCARENHAS20152022
CAROLINA DE PINHO FERREIRA20192022
CRISTINE DOS SANTOS MIRAPALHETA20182022
FÁTIMA MARLI TAUIL NDIAYE BERNARDO20182022
GISELE MORAES DIAS20182022
GUILHERME ALVES RAJÃO20172022
HELAÍNE FAGUNDES DOS SANTOS20182022
JOANNA MANHAGO ANDRADE20192022
JOÃO ANTONIO NUNES FERREIRA20182022
JOÃO PEDRO CARDOZO MACEDO20182022
JOSÉ BRUNO BRATTI20182022
JULIA CRISTINA MARQUES VILAS BOAS20172022
JÚLIA MOREIRA RODRIGUES DOS SANTOS20182022
JULIA PINTO GONÇALVES20182022
JULYA BARTZ BOEMEKE SCHMECHEL20182022
LISANDRA ROLDÃO MIRANDA20182022
LUMA RAMOS DA COSTA20172022
MARCO ANTÔNIO GAVIÃO DE MESQUITA ARROXELLAS20182022
MICAEL DE OLIVEIRA CARVALHO20182022
NAIANE FURTADO KONRADT20172022
NÍCOLAS PINHEIRO ESPILMAN20182022
RAFAELA DUTRA DA SILVA20182022
RONALDO LUÍS FERREIRA DE SIQUEIRA20182022
SAMIRA LUCAS SILVEIRA20182022
VICTORIA MEDEIROS MEGGIATO20192022
VITÓRIA CAROLINE DE GÓES COSTA20192022
VIVIAN DOMINGUES MATTOS20182022
WILLIAM TAVARES ENGEL20182022
ANA BEATRIZ ASSUNÇÃO GARRAFIEL20192023
ANDRESSA SIEMIONKO LACERDA20192023
BIANCA BICHET RAMIRES20222023
CARLOS VANDERLEI XAVIER MENDES20162023
FABIANO STÉPHANO ROUX CORDEIRO LAUTENSCHLÄGER20182023
GABRIELA SANTOS PEREIRA20192023
GABRIELLA MILITÃO CAZAROTTI20182023
HELENA DA ROCHA SCHUSTER20192023
ISABELLI DA SILVA VIEIRA MARQUES20192023
ISADORA DE LIMA MONTANARI20182023
ISADORA MARIKO OGAWA20192023
JOSIMARA MEGIATO RODRIGUES20192023
LUANA DE ALMEIDA MEDEIROS20182023
MARCIO EVERSON DA SILVA RODRIGUES20222023
MARIAH COELHO COI20192023
TAIS CAROLINA AMARAL PEREIRA20192023
THIAGO MORALES LEHN20192023
THIERRI CUNHA SILVEIRA20192023
VICTORIA FONSECA DUTRA20192023
VITOR JARDIM PORTO20192023

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Localização e contatos

Página gerada em 19/03/2024 03:51:44 (consulta levou 0.966176s)