Nome da Disciplina
MÍDIA E RECEPÇÃO
CÓDIGO
20000369
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Reflexão em torno dos estudos culturais e sua contribuição para a abordagem da comunicação. Recuperação do conceito de cultura apontando-o como um dos deflagadores da configuração dessa área de estudos. Discussão de suas origens, centradas, em um primeiro momento, no Centre of Contemporary Cultural Studies (CCCS), na Inglaterra, e sua posterior internacionalização. Análise de alguns conceitos-chaves desse campo. Trato da questão dos estudos de recepção. Fornecer subsídios para compreender as apropriações dos produtos midiáticos negociadas pelos diferentes públicos. Análise dos contextos de recepção. Técnicas de abordagem no movimento de recepção. As mediações e suas implicações no processo receptivo. Os efeitos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral: Introduzir no aluno o gosto pela área dos estudos culturais e de recepção
Objetivo(s) específico(s): Apresentar ao aluno a perspectiva da corrente dos estudos culturais, sua história, seus conceitos, seus objetos de estudo e métodos de pesquisa. Instruir e capacitar o aluno para a prática da pesquisa científica através da abordagem dos estudos culturais. Analisar e refletir sobre os estudos de recepção nas suas mais diversas formas de apropriação.

 

Objetivos Específicos:

Apresentar ao aluno a perspectiva da corrente dos estudos culturais, sua história, seus conceitos, seus objetos de estudo e métodos de pesquisa. Instruir e capacitar o aluno para a prática da pesquisa científica através da abordagem dos estudos culturais. Analisar e refletir sobre os estudos de recepção nas suas mais diversas formas de apropriação.

Conteúdo Programático

- Investigar o surgimento dos estudos culturais na Inglaterra.
- Estudar os princípios fundadores dessa perspectiva teórica.
- Compreender os diversos objetos de estudo dos estudos culturais e a sua possibilidade de aplicação na comunicação social.
- Investigar o processo de internacionalização dessa corrente de estudos britânica.
- Compreender as apropriações dos produtos midiáticos negociadas pelos diferentes públicos.
- Analisar os contextos de recepção.
- Estudar as técnicas de abordagem no movimento de recepção.
- Analisar as mediações e suas implicações no processo receptivo.

1 14/08/19 4 aulas Aula inaugural do curso de Jornalismo
2 21/08/19 4 aulas Apresentação da disciplina, discussão dos objetivos, metodologia, bibliografia e avaliação /// Estudos culturais / Entendendo os Estudos culturais: origens e reflexão em torno dos estudos culturais e sua contribuição para a abordagem da comunicação. A internacionalização dos Estudos culturais / Vídeos / Exercícios
3 28/08/19 4 aulas As tradições internacionais: pesquisa dos efeitos, usos e gratificações, estudos literários, estudos culturais e análise de recepção / Vídeos / Exercícios
4 04/09/19 4 aulas Visita 1 – Henrique Barum
5 11/09/19 4 aulas A contribuição de Douglas Kellner / As diferentes formas de aplicação dos pressupostos de Douglas Kellner: do MST a Beavis and Butthead (exercícios em dupla)
6 18/09/19 4 aulas Uma visão latino-americana: consumo cultural, frentes culturais, recepção ativa, uso social dos meios e o modelo das multimediações. Outras contribuições. A perspectiva das mediações e os estudos de recepção. As diferentes técnicas de abordagem da/na recepção / Vídeos / A contribuição brasileira aos estudos de recepção / Vídeos e exercícios em aula
7 25/09/19 4 aulas Exercícios em sala de aula – “Treinando a recepção” (escolha de temas – duplas entrevistando os demais colegas)
8 02/10/19 4 aulas Greve nacional
9 09/10/19 4 aulas Semana acadêmica

10 16/10/19 4 aulas Visita 2 – Mariana Dias, Mylena Acosta e Estevan Garcia
11 23/10/19 4 aulas Semana integrada da UFPel
12 30/10/19 4 aulas Exposição do filme “Muito além do Cidadão Kane” + Estudo de recepção (grupo focal) / “Tirar dúvidas”
13 06/11/19 4 aulas Prova 1
14 13/11/19 4 aulas Segunda avaliação
15 20/11/19 4 aulas Segunda avaliação
16 27/11/19 4 aulas Segunda avaliação
17 04/12/19 4 aulas Segunda avaliação
18 11/12/19 4 aulas Segunda avaliação - Entrega da avaliação (13/12)
Exame: 18/12/19 – Prova (exame)

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ESCOSTEGUY, Ana Carolina Damboriarena. Estudos Culturais: uma introdução. In SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). O que é, afinal, Estudos Culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 1999. HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. JOHNSON, Richard. O que é, afinal, estudos culturais? In SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). O que é, afinal, Estudos Culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 1999. KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. São Paulo: EDUSC, 2001. MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos Meios às Mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997. OROZCO GÓMEZ, Guillermo. Televisión y Producción de Significados: tres ensayos. México: Guadalajara, 1990.

Bibliografia Complementar:

  • AGGER, Ben. Cultural Studies as Critical Theory. London: Washington DC: The Falmer Press, 1992. AGGER, Ben. Critical Social Theories: an introduction. Boulder, CO: Westview Press, 1998. CEVASCO, Maria Elisa. Dez Lições sobre Estudos Culturais. São Paulo: Boitempo, 2003. ESCOSTEGUY, Ana Carolina Damboriarena. Cartografias dos Estudos Culturais – Uma versão latino–americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2001a. ESCOSTEGUY, Ana Carolina Damboriarena. Os Estudos Culturais. In HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (orgs.). Teorias da Comunicação:conceitos, escolas e tendências. Petrópolis, Vozes, 2001b, p.151-170. ESCOSTEGUY, Ana Carolina Damboriarena. Os estudos culturais e a constituição de sua identidade. In GUARESCHI, Neusa Maria de Fátima; BRUSCHI, Michel Euclides (orgs.). Psicologia Social nos Estudos Culturais. Petrópolis, Vozes, 2003, p.51-74. GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1989. GARCÍA CANCLINI, Néstor. Consumidores e Cidadãos. Conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995. HALL, Stuart. Identidade Cultural e Diáspora. In Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, v.24, 1996, p.68-76. HALL, Stuart. A Centralidade da Cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. In Educação & Realidade. Porto Alegre: v.22, no 2, jul/dez 1997, p.15-46. HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2000a. KELLNER, Douglas. Media Spectacle. London: Routledge, 2003. LOPES, Maria Immacolata Vassalo de; BORELLI, Silvia Helena Simões; RESENDE, Vera da Rocha. Vivendo com a Telenovela: mediações, recepção, teleficcionalidade. São Paulo: Summus, 2002. OROZCO GÓMEZ, Guillermo. La Investigación en Comunicación desde la Pespectiva Cualitativa. Buenos Aires: Universidad Nacional de La Plata, 2000. RONSINI, Veneza. Entre a Capela e a Caixa de Abelhas – Identidade cultural de gringos e gaúchos. 2000. Tese. São Paulo: FFLCH/

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2019 / 2 40 11 Jornalismo (Bacharelado - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
FABIO SOUZA DA CRUZ
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
MÍDIA E RECEPÇÃO Jornalismo (Bacharelado - Noturno)

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