Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
CÓDIGO
20000699
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Perspectivas clínico-terapêutica e sócio-antropológica da surdez. Modelos educacionais na educação de surdos (Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo). Criação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e seu papel na atualidade. Experiência Visual e Letramento Visual. Legislação brasileira e educação de surdos nos dias atuais. Políticas de inclusão educacional e a modalidade bilíngue de educação de surdos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender a história da educação dos surdos e a legislação brasileira vigente que orienta o processo de escolarização desse alunado. Neste componente curricular serão desenvolvidas práticas que propiciem vivência de situações que são específicas e características da futura prática profissional como professores de Libras e Literatura Surda.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LEBEDEFF, Tatiana Bolivar (org.). Letramento Visual e Surdez. Rio de Janeiro: Walk Editora, 2017. ROCHA, Solange. O INES e a educação de surdos no Brasil: aspectos da trajetória do Instituto Nacional de Educação de Surdos em seu percurso de 150 anos. Rio de Janeiro: INES, 2007. SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • KINSEY, A. A. Atas do Congresso de Milão 1880. Vol. 2. Rio de Janeiro: INES, 2011. Disponível em: ttps://www.scielo.br/j/rbhe/a/tWRy9qH9RHS3mdk7FhjNzdJ/?lang=pt SKLIAR, Carlos. A invenção e a exclusão da alteridade deficiente a partir dos significados da normalidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 15-32, jul./dez. 1999. ISSN 2175-6236. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/55373/33644>. STROBEL, Karin. História dos surdos: representações mascaradas das identidades surdas. In: QUADROS, Ronice Müller de; PERLIN, Gladis (Org.). Estudos surdos II. Petrópolis: Arara Azul, 2007. Disponível em: WITCHS, Pedro Henrique; LOPES, Maura Corcini. Surdez como matriz de experiência. Revista Espaço, n. 43 p. 32-48, 2015. DOI: 10.20395/re.v0i43. Disponível em: . WITCHS, Pedro Henrique; LOPES, Maura Corcini. Forma de Vida Surda e Seus Marcadores Culturais. Educação em Revista, v. 34, p. 1-17, agosto, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34- e184713.pdf.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 30 30 Letras Libras/Literatura Surda (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
ANGELA NEDIANE DOS SANTOS
Professor responsável pela turma

Página gerada em 25/04/2024 20:11:06 (consulta levou 0.055949s)