Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS
CÓDIGO
20000700
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Teoria da literatura: conceitos fundamentais. Introdução às principais correntes críticas dos estudos literários e seus respectivos pressupostos teórico metodológicos. Concepções de Literatura. Texto literário e não-literário. Os gêneros literários: tradição e ruptura. Relação intertextual da literatura com outros discursos artísticos e culturais. O discurso literário como discurso de representação: articulação entre a literatura e seu contexto socio histórico. Intertextualidade e dialogismo. Reflexões sobre o ensino da literatura

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais:
• Conhecer os conceitos fundamentais dos estudos literários.


Específicos:
• Estudar os principais estilos e períodos literários e suas características básicas, mediante a análise de autores e obras representativas da literatura ocidental.
• Conhecer as principais correntes críticas dos estudos literários e seus respectivos pressupostos teórico-metodológicos.
• Diferenciar texto literário de texto não-literário.
• Conhecer os principais gêneros literários.
• Compreender a relação intertextual da literatura com outros discursos artísticos e culturais.

Conteúdo Programático

Natureza do texto literário

Gêneros literários: clássico(épico, lírico, dramático) e moderno (romance, novela, conto, crônica, poema, canção, drama histórico e teatro de vanguarda)

Elementos de narratologia
Elementos de poética
Leitura de textos literários
Tipologia de textos literários
Descrição e Análise de Textos literários
Introdução à Literatura surda

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRAIT, Beth. Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2010. CANCLINI, Néstor Garcia. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008. EAGLETON. Terry. Teoria da literatura: uma introdução. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. SOARES, Angélica. Gêneros literários. São Paulo: Ática, 2001 WILCOX, Sherman; WILCOX, Phyllis. Aprender a ver. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2005.

Bibliografia Complementar:

  • GUIAR E SILVA, V. M. de. Teoria da literatura. 3.ª ed. Coimbra: Almedina, 1974. ARANTES, Antonio Augusto. O que é cultura popular. 14. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006. ARNHEIM, R. Arte e percepção visual. São Paulo: Pioneira/EDUSP, 1980. BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane; SALES, Heloisa M. Artes visuais da exposição à sala de aula. São Paulo: EDUSP, 2005. BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2000. COELHO, N.N. Literatura Infantil. São Paulo: Ática, 1993. COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna,2000 COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 / 1 30 0 Letras Libras/Literatura Surda (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20

Página gerada em 29/03/2024 01:48:54 (consulta levou 0.054940s)