Nome da Atividade
ESTUDOS SURDOS I
CÓDIGO
20000705
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudos Surdos e as contribuições dos Estudos Culturais e Interculturais. Os conceitos de identidade e diferença e sua relação com Diferença e Igualdade de Gênero, Sexual, Religiosa, de Faixa Geracional, étnico-racial, entre outras. Cultura surda e suas diferentes manifestações. Políticas públicas e movimentos políticos das comunidades surdas e o papel dos Estudos Surdos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer o campo de pesquisas dos estudos surdos, seus principais conceitos e relações com a comunidade surda e suas implicações na educação de surdos. Neste componente curricular serão desenvolvidas práticas que propiciem vivência de situações que são específicas e características da futura prática profissional como professores de Libras e Literatura Surda.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • QUADROS, R. M. de (Org.). Estudos surdos I. Petrópolis: Arara Azul, 2006. KARNOPP, L. B.; KLEIN, M.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. (Org.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Ed. da ULBRA, 2011. SKLIAR, C. (Org). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.

Bibliografia Complementar:

  • QUADROS, R. M. de; PERLIN. G. (Org.). Estudos surdos II. Petrópolis: Arara Azul, 2007. RANGEL, G. M. M. Heróis/Heroínas Surdos/as Brasileiros/as: busca de significados na comunidade surda gaúcha. 2016. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7753. SILVA, T. T. da; HALL, S.; WOODWARD, Kathryn (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 14.ed. Petrópolis: Vozes, 2014. STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis, SC: Ed. da UFSC, 2008. VIEIRA-MACHADO, L. M. da C.; LOPES, M. C. (org.). Educação de surdos: políticas, língua de sinais, comunidade e cultura surda. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 2010.

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