Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CÓDIGO
21000148
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Crise ambiental. Principais Conceitos. Principais eventos relacionados à educação ambiental. Aspectos legais. Política Nacional de Educação Ambiental. Princípios. Fundamentos. Interdisciplinaridade.

Objetivos

Objetivo Geral:

GERAL:Estudar os fundamentos e princípios da prática pedagógica da Educação Ambiental.

ESPECÍFICOS:
Conhecer historicamente o surgimento da educação ambiental nos âmbitos internacional e nacional.
Conhecer os princípios pautados pela Política Nacional de Educação Ambiental.
Proporcionar as bases para a formulação de projetos em educação ambiental.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2014.
  • DIAS, G.F. Educação ambiental: princípios e práticas. 7ª ed. São Paulo: Gaia, 2001.
  • Reigota, M. O que é educação ambiental. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. 107 p

Bibliografia Complementar:

  • GUIMARÃES, M. A formação dos educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004.
  • LAYRARGUES, P. P. (Coord.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: MMA, 2004. p.25-34.
  • LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. (Orgs.) Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
  • LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2006.
  • MORIN, E.; CIURANA, E.R.; MOTA, R.D. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003. 111p.

Página gerada em 23/04/2024 06:33:14 (consulta levou 0.109064s)