Nome do Curso / Conceitos (*)
Gestão Ambiental
CC (2023)4
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
7900
Código e-MEC
5001336
Unidade
Coordenador
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NOTA DO ENEM 2024/1 | 12 | 1 | 1 | 3 | 1 | 2 | 1 | 3 | 24 |
AC | L01 | L02 | L05 | L06 | L09 | L10 | L13 | L14 | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2024/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 |
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
SISU 2024/1 | 17 | 2 | 1 | 5 | 1 | 3 | 1 | 5 | 35 |
Criação e Reconhecimento
Criado pela Resolução Nº05, de 17 de março de 2016.
Curso reconhecido na forma do art. 11, § 1º, do Decreto nº 9.235, de 15/12/2017, e do art. 26, § 1º, da Portaria MEC nº 1095, de 25/10/2018. DOU nº 207, Seção 1, pág. 32, de 26/10/2018. Processo nº 201815439.
Curso reconhecido na forma do art. 11, § 1º, do Decreto nº 9.235, de 15/12/2017, e do art. 26, § 1º, da Portaria MEC nº 1095, de 25/10/2018. DOU nº 207, Seção 1, pág. 32, de 26/10/2018. Processo nº 201815439.
Contextualização
Histórico e Contexto do Curso de Gestão Ambiental - Bacharelado
A implantação do Curso de Gestão Ambiental Bacharelado junto ao Centro de Integração do Mercosul (CIM) resulta de ações de consolidação desta área de conhecimento proveniente da experiência vivenciada com o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental implantados na cidade de Pinheiro Machado, Conceito 4 (já encerrada as atividades em 2016/2) e em Pelotas, Conceito 3 (Curso em fase de extinção). Justificando sua criação pela necessidade da formação de profissionais especializados para atender as demandas socioambientais geradas tanto pela região de atuação da UFPel, bem como pelo País. Com esta ação de qualificação, a UFPel auxilia na retomada do desenvolvimento regional, estendendo ações de inclusão social e crescimento econômico com sustentabilidade.
Acolhendo esta proposta e exercendo seu papel de instituição de ensino, o CONSUN aprovou o novo curso de Gestão Ambiental na modalidade de Bacharelado, através da Resolução nº 05, de 17 de março de 2016, que conferiu o código 7900 ao Curso nos registros da instituição.
A implantação do Curso de Gestão Ambiental Bacharelado junto ao Centro de Integração do Mercosul (CIM) resulta de ações de consolidação desta área de conhecimento proveniente da experiência vivenciada com o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental implantados na cidade de Pinheiro Machado, Conceito 4 (já encerrada as atividades em 2016/2) e em Pelotas, Conceito 3 (Curso em fase de extinção). Justificando sua criação pela necessidade da formação de profissionais especializados para atender as demandas socioambientais geradas tanto pela região de atuação da UFPel, bem como pelo País. Com esta ação de qualificação, a UFPel auxilia na retomada do desenvolvimento regional, estendendo ações de inclusão social e crescimento econômico com sustentabilidade.
Acolhendo esta proposta e exercendo seu papel de instituição de ensino, o CONSUN aprovou o novo curso de Gestão Ambiental na modalidade de Bacharelado, através da Resolução nº 05, de 17 de março de 2016, que conferiu o código 7900 ao Curso nos registros da instituição.
Objetivos
O Curso de Gestão Ambiental tem por objetivos relacionar o embasamento teórico da formação humana e profissional, dentro dos pressupostos pedagógicos da UFPel, com a prática profissional minimizando os impactos ambientais da ação antrópica nos ecossistemas em uma formação de consciência socioambiental para a sustentabilidade, conforme objetivo estratégico disposto no PDI.
a) Objetivo Geral
O Curso de Gestão Ambiental Bacharelado tem por objetivo formar profissionais com saberes fundamentados nas ciências da vida, nas tecnologias, nos processos gerenciais, sociais, econômicos e políticos, promovendo a qualificação e requalificação de profissionais com competência para compreender e analisar os impactos ambientais, que possibilite a gestão de soluções para prevenção e/ou remediação, visando à melhoria e conservação da qualidade ambiental.
b) Objetivos Específicos
- Formar profissionais com competência para atuar de forma ética e sustentável na gestão do Meio Ambiente.
- Propiciar ao profissional a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes das atividades de origem antrópica.
- Permitir ao profissional o contato com ferramentas gerenciais aplicadas a Gestão Ambiental.
- Promover a formação continuada dos egressos, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação.
Perfil do Egresso
O bacharel em Gestão de Ambiental deverá ser um (a) profissional com formação voltada à aplicação da tecnologia associada à capacidade de pesquisa, dentro dos valores da sustentabilidade ambiental, atuando como um diferencial nos aspectos sociais e econômicos. As suas atribuições envolverão os aspectos técnicos, legais e administrativos da gestão ambiental, incluindo o planejamento, gerenciamento e execução de atividades de diagnóstico ambiental; avaliação de impactos ambientais; proposição de medidas ambientais mitigadoras; recuperação de áreas degradadas; licenciamento ambiental; supervisão e monitoramento ambientais; regulação do uso, proteção e conservação do meio ambiente; avaliação de conformidade legal; elaboração de laudos e pareceres; além da adequação ambiental de projetos e processos nos aspectos de planejamento, instalação, operação e desativação. Poderá, ainda, atuar na elaboração e implementação de políticas, programas e projetos ambientais como, por exemplo, a gestão ambiental de portos e hidrovias e o planejamento ambiental urbano e rural. Nas empresas, poderá estabelecer o contato qualificado entre os consultores ambientais, os órgãos ambientais e a comunidade. Sua atuação deve ocorrer com propósitos firmes de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças ocorridas na organização, cultivando o pensamento reflexivo, a inovação científico- tecnológica e a capacidade empreendedora, primando sempre pelos princípios de justiça e ética profissional.
De forma mais ampla, o profissional deverá:
De forma mais ampla, o profissional deverá:
- Tomar decisões.
- Adotar a interdisciplinaridade, a contextualização e a flexibilidade.
- Ter postura ética.
- Ter capacidade de análise.
- Ter senso de responsabilidade e justiça.
- Ter capacidade de usar recursos de tecnologia da informação.
- Ter foco na qualidade, resultados e sustentabilidade da atividade.
- Ter capacidade de reunir e gerir grupos de trabalho.
Competências e habilidades
O Bacharel em Gestão Ambiental atua no planejamento, gerenciamento e execução das atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras – corretivas e preventivas – recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Além disso, são algumas das atribuições desse profissional a regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente; avaliação de conformidade legal; análise de impacto ambiental;
elaboração de políticas e programas ambientais; bem como laudos e pareceres. Neste contexto, o egresso do Curso de Gestão Ambiental Bacharelado da UFPel contribuirá para o aprimoramento da qualidade de vida e o desenvolvimento político, econômico e socioambiental desta e das próximas gerações.
O público-alvo do Curso é composto por portadores de diploma de Ensino Médio que preencherem os requisitos e obtiverem aproveitamento nos indicadores constantes nos critérios de seleção para ingresso no Curso, conforme editais de processo seletivo de ingresso adotado pela UFPel. Deste modo, algumas das possibilidades de público-alvo do Curso são: pessoas engajadas nas atividades ligadas direta ou indiretamente ao meio ambiente, que trabalham em empresas privadas, agências estatais, órgãos ou em empresas públicas de controle de poluição, saneamento, saúde e agricultura, bem como indivíduos ligados às empresas privadas, do comércio, da indústria e dos serviços. Inclui casos de atuação formal ou empírica (informal) que possuem, pela condição acidental, capacidade limitada em gestão dos recursos ambientais. Além destes, o Curso é apropriado aos integrantes de institutos privados e de organismos sem fins lucrativos, organizações não governamentais e organizações sociais, que possuem alta mobilização política, mas acabam tendo atuação limitada pela falta de formação ou preparação técnica.
elaboração de políticas e programas ambientais; bem como laudos e pareceres. Neste contexto, o egresso do Curso de Gestão Ambiental Bacharelado da UFPel contribuirá para o aprimoramento da qualidade de vida e o desenvolvimento político, econômico e socioambiental desta e das próximas gerações.
O público-alvo do Curso é composto por portadores de diploma de Ensino Médio que preencherem os requisitos e obtiverem aproveitamento nos indicadores constantes nos critérios de seleção para ingresso no Curso, conforme editais de processo seletivo de ingresso adotado pela UFPel. Deste modo, algumas das possibilidades de público-alvo do Curso são: pessoas engajadas nas atividades ligadas direta ou indiretamente ao meio ambiente, que trabalham em empresas privadas, agências estatais, órgãos ou em empresas públicas de controle de poluição, saneamento, saúde e agricultura, bem como indivíduos ligados às empresas privadas, do comércio, da indústria e dos serviços. Inclui casos de atuação formal ou empírica (informal) que possuem, pela condição acidental, capacidade limitada em gestão dos recursos ambientais. Além destes, o Curso é apropriado aos integrantes de institutos privados e de organismos sem fins lucrativos, organizações não governamentais e organizações sociais, que possuem alta mobilização política, mas acabam tendo atuação limitada pela falta de formação ou preparação técnica.
Organização Curricular
O currículo está de acordo com a Resolução do COCEPE Nº 29, de 13 de setembro de 2018, segundo a qual as atividades curriculares compreendem três dimensões formativas: formação específica, formação complementar e formação em extensão.
ESTRUTURA CURRICULAR
O PPC é centrado na formação de excelência do estudante para inserção no mercado de trabalho, num processo que tende a atuar entre a teoria e prática sendo o professor facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem, permitindo ao aluno ser efetivamente construtor ativo do seu saber, com foco na realidade da região de
inserção da UFPel. A estrutura curricular do Curso de Gestão Ambiental Bacharelado prevê oito (08) semestres para sua integralização, podendo o aluno concluí-lo em no
mínimo oito (08) semestres e no máximo de quatorze (14) semestres.
O currículo é organizado em regime semestral e apresenta competências e habilidades desenvolvidas através de disciplinas estruturadas sobre as bases científicas, tecnológicas e de gestão, ofertadas na modalidade presencial e à distância (EaD), conforme Portaria do MEC nº 1.134, de 10 de outubro de 2016. Nas disciplinas estão previstas atividades práticas, exercícios e visitas técnicas que propiciem uma aproximação do corpo discente com sua futura atuação.
Permeando todas estas fases, a inserção das atividades optativas oportunizam a flexibilização do currículo para sua integralização, bem como ocorre nas atividades complementares, no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) e, também é possível, em alguns estágios. As atividades complementares é o que têm o
melhor caráter de flexibilizar o currículo, incentivando o protagonismo dos estudantes, pois considera o aproveitamento de conhecimentos e de experiências vivenciadas pelos acadêmicos, em estudos e/ou práticas, como ações de pesquisa, ensino, extensão etc.
Para atender à legislação vigente das DCN para Educação das Relações ÉtnicoRaciais: Lei 10.639/2003 e ao Parecer CNE/CP 3/2004, o PPC aborda o tema ao longo do
curso, atendendo a transversalidade em interdisciplinaridade, nas disciplinas: Sociedade e Meio Ambiente,Temas Éticos e Culturais do Ambiente, Política Ambiental Brasileira e Legislação Ambiental, como pode ser observado em suas ementas.
Da mesma forma, a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA – Lei nº 9.795/1999, Decreto nº. 4.281/2002, estão contempladas ao longo do curso, atendendo a transversalidade em interdisciplinaridade, nas diferentes disciplinas formativas.
ESTRUTURA CURRICULAR
O PPC é centrado na formação de excelência do estudante para inserção no mercado de trabalho, num processo que tende a atuar entre a teoria e prática sendo o professor facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem, permitindo ao aluno ser efetivamente construtor ativo do seu saber, com foco na realidade da região de
inserção da UFPel. A estrutura curricular do Curso de Gestão Ambiental Bacharelado prevê oito (08) semestres para sua integralização, podendo o aluno concluí-lo em no
mínimo oito (08) semestres e no máximo de quatorze (14) semestres.
O currículo é organizado em regime semestral e apresenta competências e habilidades desenvolvidas através de disciplinas estruturadas sobre as bases científicas, tecnológicas e de gestão, ofertadas na modalidade presencial e à distância (EaD), conforme Portaria do MEC nº 1.134, de 10 de outubro de 2016. Nas disciplinas estão previstas atividades práticas, exercícios e visitas técnicas que propiciem uma aproximação do corpo discente com sua futura atuação.
Permeando todas estas fases, a inserção das atividades optativas oportunizam a flexibilização do currículo para sua integralização, bem como ocorre nas atividades complementares, no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) e, também é possível, em alguns estágios. As atividades complementares é o que têm o
melhor caráter de flexibilizar o currículo, incentivando o protagonismo dos estudantes, pois considera o aproveitamento de conhecimentos e de experiências vivenciadas pelos acadêmicos, em estudos e/ou práticas, como ações de pesquisa, ensino, extensão etc.
Para atender à legislação vigente das DCN para Educação das Relações ÉtnicoRaciais: Lei 10.639/2003 e ao Parecer CNE/CP 3/2004, o PPC aborda o tema ao longo do
curso, atendendo a transversalidade em interdisciplinaridade, nas disciplinas: Sociedade e Meio Ambiente,Temas Éticos e Culturais do Ambiente, Política Ambiental Brasileira e Legislação Ambiental, como pode ser observado em suas ementas.
Da mesma forma, a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA – Lei nº 9.795/1999, Decreto nº. 4.281/2002, estão contempladas ao longo do curso, atendendo a transversalidade em interdisciplinaridade, nas diferentes disciplinas formativas.
Procedimentos e metodologias de ensino
METODOLOGIAS, RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS
O sistema de avaliação deve abranger duas grandes partes: desempenho do Curso e desempenho dos alunos. A avaliação deve trazer, em seus resultados, as conclusões relevantes para o aperfeiçoamento daquilo que foi objeto da indagação. A avaliação do desempenho dos alunos nas disciplinas seguirá, a não ser pelas exceções, o Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel – Resolução nº29/2018 – COCEPE.
O processo de avaliação será construído buscando-se uma avaliação mediadora, oportunizando ao aluno diversos momentos para expressar suas ideias através de discussões propostas de situações possíveis de serem por eles vivenciadas em suas práticas profissionais, fazendo as conexões entre o conteúdo trabalhado em sala de aula. A avaliação contínua e sucessiva, que auxilie o aluno a superar as dificuldades no decorrer do processo de aprendizagem, é fundamental no processo de construção do conhecimento.
A operacionalização do processo de avaliação constará no plano de ensino das disciplinas e deverá ser apresentado pelo professor e discutido com os alunos no início do semestre. Este processo será instituído com a sugestão de que os professores façam uma avaliação da sua disciplina e de seu desempenho, junto aos alunos, buscando o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem. Além disso, o Colegiado buscará ficar em constante troca com os professores que atuam no curso, no sentido de buscar identificar as práticas pedagógicas e a constante atualização da estrutura curricular. Todas estas ações são possíveis se existir um comprometimento entre coordenação e professores, e que estes tenham um espaço frequente para discutir as questões do dia a dia do curso. Entre as práticas pensada sdestacam-se reuniões periódicas e acompanhamento semestral, buscando o ajuste da proposta curricular, sendo que as avaliações, preferencialmente, deverão ser realizadas anualmente.
Outros instrumentos para avaliação e coleta de dados poderão ser discutidos e adotados pelo Colegiado. Todas estas ações, de maneira conjunta, deverão ser instrumentos úteis para o aperfeiçoamento das disciplinas, do crescimento dos alunos e do ajuste da proposta pedagógica do curso.
Será exigido sempre dos professores a sensibilidade em destacar os aspectos positivos de cada situação ou pessoa avaliada, antes de realizar a crítica do que deve ser corrigido. Além disso, o professor deverá distinguir sempre entre a pessoa e a tarefa, ou seja, uma tarefa incorreta ou menos significativa deve ser criticada para ser corrigida, mas a pessoa que o produziu não deve ser alvo de julgamento. Este ponto é imprescindível no processo avaliativo, pois se quer preservar os valores éticos da avaliação na educação. É somente através desse modo que se obtém os melhores resultados de todo o processo avaliativo, em termos do crescimento pessoal das pessoas envolvidas, de aperfeiçoamento da tarefa e da expansão de seus efeitos benéficos.
Avaliação do processo de ensino e de aprendizagem no Curso possui uma característica comum a muitas disciplinas, a necessidade de tempo para amadurecer os conteúdos desenvolvidos. Assim, o principal ponto a ser considerado na metodologia de avaliação é que esta, idealmente, propicie um desenvolvimento e amadurecimento continuado por parte do aluno.
O processo de concepção da avaliação do ensino e de aprendizagem permite por um lado proporcionar ambientes diversos e distintos de aprendizagem, agilizando o processo de troca de experiências pedagógicas. Além disso, no programa de cada disciplina deve ser especificado os critérios e as formas de avaliação do processo de ensino e aprendizagem.
O sistema de avaliação deve abranger duas grandes partes: desempenho do Curso e desempenho dos alunos. A avaliação deve trazer, em seus resultados, as conclusões relevantes para o aperfeiçoamento daquilo que foi objeto da indagação. A avaliação do desempenho dos alunos nas disciplinas seguirá, a não ser pelas exceções, o Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel – Resolução nº29/2018 – COCEPE.
O processo de avaliação será construído buscando-se uma avaliação mediadora, oportunizando ao aluno diversos momentos para expressar suas ideias através de discussões propostas de situações possíveis de serem por eles vivenciadas em suas práticas profissionais, fazendo as conexões entre o conteúdo trabalhado em sala de aula. A avaliação contínua e sucessiva, que auxilie o aluno a superar as dificuldades no decorrer do processo de aprendizagem, é fundamental no processo de construção do conhecimento.
A operacionalização do processo de avaliação constará no plano de ensino das disciplinas e deverá ser apresentado pelo professor e discutido com os alunos no início do semestre. Este processo será instituído com a sugestão de que os professores façam uma avaliação da sua disciplina e de seu desempenho, junto aos alunos, buscando o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem. Além disso, o Colegiado buscará ficar em constante troca com os professores que atuam no curso, no sentido de buscar identificar as práticas pedagógicas e a constante atualização da estrutura curricular. Todas estas ações são possíveis se existir um comprometimento entre coordenação e professores, e que estes tenham um espaço frequente para discutir as questões do dia a dia do curso. Entre as práticas pensada sdestacam-se reuniões periódicas e acompanhamento semestral, buscando o ajuste da proposta curricular, sendo que as avaliações, preferencialmente, deverão ser realizadas anualmente.
Outros instrumentos para avaliação e coleta de dados poderão ser discutidos e adotados pelo Colegiado. Todas estas ações, de maneira conjunta, deverão ser instrumentos úteis para o aperfeiçoamento das disciplinas, do crescimento dos alunos e do ajuste da proposta pedagógica do curso.
Será exigido sempre dos professores a sensibilidade em destacar os aspectos positivos de cada situação ou pessoa avaliada, antes de realizar a crítica do que deve ser corrigido. Além disso, o professor deverá distinguir sempre entre a pessoa e a tarefa, ou seja, uma tarefa incorreta ou menos significativa deve ser criticada para ser corrigida, mas a pessoa que o produziu não deve ser alvo de julgamento. Este ponto é imprescindível no processo avaliativo, pois se quer preservar os valores éticos da avaliação na educação. É somente através desse modo que se obtém os melhores resultados de todo o processo avaliativo, em termos do crescimento pessoal das pessoas envolvidas, de aperfeiçoamento da tarefa e da expansão de seus efeitos benéficos.
Avaliação do processo de ensino e de aprendizagem no Curso possui uma característica comum a muitas disciplinas, a necessidade de tempo para amadurecer os conteúdos desenvolvidos. Assim, o principal ponto a ser considerado na metodologia de avaliação é que esta, idealmente, propicie um desenvolvimento e amadurecimento continuado por parte do aluno.
O processo de concepção da avaliação do ensino e de aprendizagem permite por um lado proporcionar ambientes diversos e distintos de aprendizagem, agilizando o processo de troca de experiências pedagógicas. Além disso, no programa de cada disciplina deve ser especificado os critérios e as formas de avaliação do processo de ensino e aprendizagem.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
A avaliação constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo. A aprendizagem do aluno, nas disciplinas regulares constantes no currículo, será avaliada abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos. A aprovação em cada disciplina é apurada semestralmente e fica condicionada a frequência do aluno em pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas. O aproveitamento será aferido em cada disciplina mediante a realização de pelo menos 2 (duas) verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina. A média das verificações constitui anota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0 (sete).
Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver, média semestral inferior a 3,0 (três). O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período. Considerar-se-á aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois) da soma da nota semestral com a do exame. Parte da carga horária de cada disciplina poderá ser cumprida, a critério do professor, de forma semipresencial até o limite de 20% da carga horária total. Além disso, também poderão ser ofertadas disciplinas integralmente à distância, a critério do Colegiado do Curso. O total de atividades semipresenciais não devem ultrapassar 20 % (vinte por cento) da carga horária total do curso, além de fazer uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) conforme Portaria 1.134 de 10 de outubro de 2016 (BRASIL,2016).
Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver, média semestral inferior a 3,0 (três). O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período. Considerar-se-á aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois) da soma da nota semestral com a do exame. Parte da carga horária de cada disciplina poderá ser cumprida, a critério do professor, de forma semipresencial até o limite de 20% da carga horária total. Além disso, também poderão ser ofertadas disciplinas integralmente à distância, a critério do Colegiado do Curso. O total de atividades semipresenciais não devem ultrapassar 20 % (vinte por cento) da carga horária total do curso, além de fazer uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) conforme Portaria 1.134 de 10 de outubro de 2016 (BRASIL,2016).
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
Acompanhamento de Egressos
Propõe-se um processo de acompanhamento da atuação profissional dos egressos e sua carreira acadêmica, através das ferramentas disponibilizadas na página do curso bem como nas redes sociais, propiciando sua atuação nas atividades como a semana acadêmica do curso visando estabelecer o contato entre os egressos. A Instituição oferta um portal de acompanhamento de egressos no site da própria instituição. Este tem por objetivo servir como ferramenta para o acompanhamento de egressos dos cursos. (http://wp.ufpel.edu.br/egresso/)
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000209 | FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
21000244 | FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000245 | FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000208 | FUNDAMENTOS DE INFORMÁTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000243 | FUNDAMENTOS DE QUÍMICA AMBIENTAL | Obrigatória | 4 | 60 |
21000257 | TÓPICOS EM GESTÃO AMBIENTAL | Obrigatória | 2 | 30 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000248 | CARTOGRAFIA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000246 | ECOLOGIA I21000243 - FUNDAMENTOS DE QUÍMICA AMBIENTAL21000244 - FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000249 | ESTADO, MERCADO E A ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE | Obrigatória | 4 | 60 |
21000148 | FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL | Obrigatória | 4 | 60 |
21000247 | SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000214 | CIDADANIA E ÉTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000212 | DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE | Obrigatória | 4 | 60 |
21000250 | ECOLOGIA II21000245 - FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA21000246 - ECOLOGIA I | Obrigatória | 4 | 60 |
21000211 | EMPREENDEDORISMO E MARKETING SOCIOAMBIENTAL | Obrigatória | 4 | 60 |
21000213 | METODOLOGIA CIENTÍFICA | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000216 | LEGISLAÇÃO AMBIENTAL | Obrigatória | 4 | 60 |
21000254 | PRÁTICAS DE CAMPO E LABORATÓRIO21000250 - ECOLOGIA II | Obrigatória | 4 | 60 |
21000251 | QUALIDADE DO SOLO, ÁGUA E AR21000250 - ECOLOGIA II | Obrigatória | 4 | 60 |
21000252 | SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA GESTÃO AMBIENTAL21000208 - FUNDAMENTOS DE INFORMÁTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000253 | URBANIZAÇÃO E MEIO AMBIENTAL | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000219 | LICENCIAMENTO AMBIENTAL 21000216 - LEGISLAÇÃO AMBIENTAL | Obrigatória | 4 | 60 |
21000218 | PLANEJAMENTO AMBIENTAL RURAL | Obrigatória | 4 | 60 |
21000255 | POLÍTICA AMBIENTAL INTERNACIONAL | Obrigatória | 4 | 60 |
21000220 | PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL21000148 - FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL | Obrigatória | 4 | 60 |
21000217 | SANEAMENTO AMBIENTAL21000251 - QUALIDADE DO SOLO, ÁGUA E AR | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000224 | AUDITORIA E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL | Obrigatória | 4 | 60 |
21000221 | AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL I21000219 - LICENCIAMENTO AMBIENTAL | Obrigatória | 4 | 60 |
21000225 | ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOMínimo de 100 créditos | Obrigatória | 14 | 210 |
21000222 | GEOPOLÍTICA AMBIENTAL, FRONTEIRA E GOVERNANÇA INTERNACIONAL21000248 - CARTOGRAFIA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000223 | PLANEJAMENTO AMBIENTAL URBANO21000253 - URBANIZAÇÃO E MEIO AMBIENTAL | Obrigatória | 4 | 60 |
21000256 | POLÍTICA AMBIENTAL BRASILEIRA | Obrigatória | 4 | 60 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000226 | AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL II21000221 - AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL I | Obrigatória | 4 | 60 |
21000228 | GESTÃO DE BIODIVERSIDADE21000250 - ECOLOGIA II | Obrigatória | 4 | 60 |
21000229 | PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL21000209 - FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO21000248 - CARTOGRAFIA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000227 | PRODUÇÃO ANIMAL E MEIO AMBIENTE21000218 - PLANEJAMENTO AMBIENTAL RURAL | Obrigatória | 4 | 60 |
21000230 | SEMINÁRIOS TÉCNICO CIENTÍFICOS I21000213 - METODOLOGIA CIENTÍFICA | Obrigatória | 4 | 60 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000234 | SEMINÁRIOS TÉCNICO CIENTÍFICOS II21000230 - SEMINÁRIOS TÉCNICO CIENTÍFICOS I | Obrigatória | 4 | 60 |
21000233 | TEMAS ECONÔMICOS DO AMBIENTE21000249 - ESTADO, MERCADO E A ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE | Obrigatória | 4 | 60 |
21000232 | TEMAS ÉTICOS E CULTURAIS DO AMBIENTE | Obrigatória | 4 | 60 |
20000578 | TEMAS LEGAIS DO AMBIENTE21000219 - LICENCIAMENTO AMBIENTAL 21000256 - POLÍTICA AMBIENTAL BRASILEIRA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000231 | TEMAS TÉCNICOS DO AMBIENTE21000226 - AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL II | Obrigatória | 4 | 60 |
21000235 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO21000230 - SEMINÁRIOS TÉCNICO CIENTÍFICOS I | Obrigatória | 4 | 60 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000236 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 10 | 150 |
Optativas
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000242 | ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS AMBIENTAIS | Optativa | 3 | 45 |
21000241 | ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS AMBIENTAIS | Optativa | 3 | 45 |
21000206 | GESTÃO AMBIENTAL | Optativa | 5 | 75 |
21000239 | GESTÃO AMBIENTAL DE PORTOS E HIDROVIAS | Optativa | 4 | 60 |
21000240 | GESTÃO AMBIENTAL EM HOSPITAIS E SERVIÇOS DE SAÚDE | Optativa | 2 | 30 |
21000238 | GESTÃO DE PROJETOS | Optativa | 2 | 30 |
20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Optativa | 4 | 60 |
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 1095
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
21000148 - FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTALProfessor responsável pela turma: GIOVANNI NACHTIGALL MAURICIO Horários
| M1 | 40 | 20 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
21000205 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIOProfessor responsável pela turma: JOAO CARLOS DE OLIVEIRA KOGLIN | P1 | 40 | 6 | ||||||
21000177 - SEMINÁRIOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS IIProfessor responsável pela turma: JOAO CARLOS DE OLIVEIRA KOGLIN Horários
| M1 | 15 | 4 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Professor responsável pela turma: DANIEL LOPES ROMEU Professor Regente: Karina Ávila Pereira Horários
| T19 | 30 | 10 |
Versão do Currículo: 1169 (ATUAL)
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. |
---|---|---|---|
21000245 - FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICAProfessor responsável pela turma: ROSAURA ESPIRITO SANTO DA SILVA | T99 | 4 | 4 |
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
21000248 - CARTOGRAFIAProfessor responsável pela turma: ROSA ELENA NOAL Horários
| M1 | 40 | 17 | ||||||
21000246 - ECOLOGIA IProfessor responsável pela turma: CELSO ELIAS CORRADI Horários
| M1 | 40 | 26 | ||||||
21000249 - ESTADO, MERCADO E A ECONOMIA DO MEIO AMBIENTEProfessor responsável pela turma: CLARA NATALIA STEIGLEDER WALTER Horários
| T1 | 40 | 16 | ||||||
21000148 - FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTALProfessor responsável pela turma: GIOVANNI NACHTIGALL MAURICIO Horários
| M1 | 40 | 20 | ||||||
21000247 - SOCIEDADE E MEIO AMBIENTEProfessor responsável pela turma: ROSAURA ESPIRITO SANTO DA SILVA Horários
| T1 | 40 | 23 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
21000216 - LEGISLAÇÃO AMBIENTALProfessor responsável pela turma: BRUNO COZZA SARAIVA Horários
| T1 | 40 | 18 | ||||||
21000254 - PRÁTICAS DE CAMPO E LABORATÓRIOProfessor responsável pela turma: GIOVANNI NACHTIGALL MAURICIO Horários
| M1 | 40 | 11 | ||||||
21000251 - QUALIDADE DO SOLO, ÁGUA E ARProfessor responsável pela turma: EDUARDA MEDRAN RANGEL Horários
| T1 | 40 | 7 | ||||||
21000252 - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA GESTÃO AMBIENTALProfessor responsável pela turma: ROSAURA ESPIRITO SANTO DA SILVA Horários
| T1 | 40 | 14 | ||||||
21000253 - URBANIZAÇÃO E MEIO AMBIENTALProfessor responsável pela turma: CLAURE MORRONE BARBAT PARFITT Horários
| T1 | 40 | 15 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
21000224 - AUDITORIA E CERTIFICAÇÃO AMBIENTALProfessor responsável pela turma: NADIA CAMPOS PEREIRA BRUHN Horários
| T1 | 40 | 15 | ||||||
21000221 - AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL IProfessor responsável pela turma: CELSO ELIAS CORRADI Horários
| M1 | 40 | 14 | ||||||
21000225 - ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOProfessor responsável pela turma: JOAO CARLOS DE OLIVEIRA KOGLIN | P1 | 40 | 19 | ||||||
21000222 - GEOPOLÍTICA AMBIENTAL, FRONTEIRA E GOVERNANÇA INTERNACIONALProfessor responsável pela turma: MAURICIO PINTO DA SILVA Horários
| M1 | 40 | 15 | ||||||
21000223 - PLANEJAMENTO AMBIENTAL URBANOProfessor responsável pela turma: CLAURE MORRONE BARBAT PARFITT Horários
| M1 | 40 | 17 | ||||||
21000256 - POLÍTICA AMBIENTAL BRASILEIRAProfessor responsável pela turma: JOAO CARLOS DE OLIVEIRA KOGLIN Horários
| T1 | 40 | 17 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
21000230 - SEMINÁRIOS TÉCNICO CIENTÍFICOS IProfessor responsável pela turma: EDUARDA MEDRAN RANGEL Horários
| T1 | 16 | 16 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
21000234 - SEMINÁRIOS TÉCNICO CIENTÍFICOS IIProfessor responsável pela turma: JOAO CARLOS DE OLIVEIRA KOGLIN Horários
| T1 | 40 | 14 | ||||||
21000233 - TEMAS ECONÔMICOS DO AMBIENTEProfessor responsável pela turma: NADIA CAMPOS PEREIRA BRUHN Horários
| T1 | 40 | 16 | ||||||
21000232 - TEMAS ÉTICOS E CULTURAIS DO AMBIENTEProfessor responsável pela turma: CLAURE MORRONE BARBAT PARFITT Horários
| T1 | 40 | 14 | ||||||
20000578 - TEMAS LEGAIS DO AMBIENTEProfessor responsável pela turma: BRUNO COZZA SARAIVA Horários
| T1 | 40 | 15 | ||||||
21000231 - TEMAS TÉCNICOS DO AMBIENTEProfessor responsável pela turma: FERNANDA MEDEIROS GONCALVES Horários
| M1 | 40 | 14 | ||||||
21000235 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOProfessor responsável pela turma: JOAO CARLOS DE OLIVEIRA KOGLIN | T1 | 20 | 18 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
21000240 - GESTÃO AMBIENTAL EM HOSPITAIS E SERVIÇOS DE SAÚDEProfessor responsável pela turma: MAURICIO PINTO DA SILVA Horários
| M1 | 17 | 16 | ||||||
21000238 - GESTÃO DE PROJETOSProfessor responsável pela turma: ROSAURA ESPIRITO SANTO DA SILVA Horários
| T1 | 30 | 13 | ||||||
20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Professor responsável pela turma: DANIEL LOPES ROMEU Professor Regente: Karina Ávila Pereira Horários
| T19 | 30 | 10 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
CÁRMEN LÚCIA GARCIA TEIXEIRA FELIPPE | 2024 | 2 |
FERNANDA GRACIELA DUTRA KURTZ | 2024 | 2 |
Moises Drawanz Bitencourt | 2024 | 2 |
ANA CLARA RODRIGUES GIL | 2024 | 1 |
APO OREGUY RIBEIRO MOTA | 2024 | 1 |
CAMILLA AYUMI TORIBA RIBEIRO | 2024 | 1 |
CLARA COELHO GARDEL | 2024 | 1 |
ELOISA FARIAS AFFELDT | 2024 | 1 |
GRAZIELA SILVEIRA DO ESTREITO SCHNEIDER | 2024 | 1 |
ISABELE MOREIRA DA VEIGA | 2024 | 1 |
JULIA DA ROSA VIEIRA | 2024 | 1 |
KARINA PINTO CARVALHO | 2024 | 1 |
MANOELA CORREA TYBUSCH | 2024 | 1 |
NATALIA DEL PINO SILVEIRA | 2024 | 1 |
OTAVIO GOMES NUNES | 2024 | 1 |
RAFAELA ZIEMANN MULLER VIOLA | 2024 | 1 |
SABRINA LESSA DA SILVA LIMA | 2024 | 1 |
STEFANI CURTINAZ MESQUITA | 2024 | 1 |
THOMAZ MADRUGA CUNHA | 2024 | 1 |
VICTORIA WRAGUE JACONDINO | 2024 | 1 |
Bryan Priebe Pereira | 2023 | 2 |
ALBERTO DE OLIVEIRA DUTRA | 2023 | 1 |
AMANDA DA CRUZ DA SILVA | 2023 | 1 |
AMANDA SINNOTT TEIXEIRA | 2023 | 1 |
CELIA CRISTINA MACHADO DE CARVALHO | 2023 | 1 |
GUILHERME GONCALVES WACHHOLZ | 2023 | 1 |
JOAO LUCCA CRUZ MEREB FERNANDES | 2023 | 1 |
KETHLIN GIOVANNA DA SILVA RAMOS | 2023 | 1 |
LARISSA DRESSLER VALADÃO | 2023 | 1 |
LUIS FELIPE PINTO ALVES | 2023 | 1 |
MARIA EDUARDA BEVILACQUA ELEUTERIO | 2023 | 1 |
Mariana da Silva Müller | 2023 | 1 |
MICHEL MORAES PETIZ | 2023 | 1 |
NAIMA MATTE | 2023 | 1 |
RAFAELA MENDES GONCALVES | 2023 | 1 |
YASMIN VITORIA ALVES PEREIRA | 2023 | 1 |
HERMES ANTÔNIO DA ROSA DIAS | 2022 | 2 |
AMANDA FORQUIM CETOLIN | 2022 | 1 |
AMANDA PINHEIRO TEIXEIRA | 2022 | 1 |
CLARA BELASQUEM COSTA | 2022 | 1 |
CRISTIELE DA SILVA PINTANEL | 2022 | 1 |
EDUARDA LEMOS BLANK | 2022 | 1 |
EDUARDO FERREIRA MOTA | 2022 | 1 |
FRANCISMEIRE JAMBEIRO RIBEIRO | 2022 | 1 |
GABRIELLE PEREIRA GAZALI DE MIRANDA | 2022 | 1 |
GUILHERME MADRUGA COUTO | 2022 | 1 |
JAMMILI VITORIA EBEL TESSMANN | 2022 | 1 |
JOÃO MANUEL MOTA QUINTANA JÚNIOR | 2022 | 1 |
KAYLANE SALDANHA BUCHWEITZ | 2022 | 1 |
LARISSA SILVA TEIXEIRA | 2022 | 1 |
LISANDRA HELENA VARA BAIERSDORF | 2022 | 1 |
ROGERIO FUENTES DA FONSECA | 2022 | 1 |
SHAIANE MARIA DOS SANTOS | 2022 | 1 |
WESLEY KABKE | 2022 | 1 |
ALEXANDRA MARREIRO DE MELO DOS SANTOS | 2021 | 2 |
JOÃO LUIZ CALÇADA RADTKE | 2021 | 2 |
ANA LAURA ROMERO DA ROSA | 2021 | 1 |
ANDRÉA BEATRIZ SARAIVA JESKE | 2021 | 1 |
IGOR LUIZ PEREIRA DA SILVA | 2021 | 1 |
JOAO MANOEL CORREA ANDRE | 2021 | 1 |
JORDANA RUTZ PAGEL | 2021 | 1 |
LUSIANE OLIVEIRA SOUZA | 2021 | 1 |
MARAIZA MENDES FEIJO | 2021 | 1 |
NATHALIA THONKE SANTIAGO | 2021 | 1 |
NICOLAS DE AQUINO HIRDES | 2021 | 1 |
PAULO SERGIO FREITAS MENDES | 2021 | 1 |
RODRIGO DE OLIVEIRA RODRIGUES | 2021 | 1 |
TAMARA FLORES SALDO | 2021 | 1 |
TIBERIO BROCKSTEDT DUARTE | 2021 | 1 |
ZAIDA GONCALVES MESQUITA | 2021 | 1 |
ALANA BILHALVA NUNES | 2020 | 1 |
JUAN CARLOS JARDIM SOARES | 2020 | 1 |
MARCO AURÉLIO GONÇALVES MARCHAND | 2020 | 1 |
MARIA LUIZA RODRIGUES FALKEMBERG | 2020 | 1 |
Milton Cruz Fernandes | 2020 | 1 |
Pablo Abelaira de Souza | 2020 | 1 |
RAZIEL KURT DO NASCIMENTO DA SILVEIRA | 2020 | 1 |
AMANDA ACOSTA GOMES | 2019 | 1 |
BARBARA DE OLIVEIRA CARDOSO | 2019 | 1 |
DANIEL MELO BARRETO | 2019 | 1 |
JOSELAINE LEMOS DA SILVA | 2019 | 1 |
VITOR BARRETO DOS SANTOS | 2019 | 1 |
VITORIA FERNANDES ROSA | 2019 | 1 |
TIAGO MADRUGA TORRES | 2018 | 1 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
CARLA FONSECA RIBEIRO | 2016 | 2020 |
LARA MACHADO DA SILVA | 2017 | 2020 |
MARINA AIRES DA SILVA | 2016 | 2020 |
VICTOR EMMANUEL SILVA GUIDOTTI | 2017 | 2020 |
BÁRBARA ROBERTA DA ROSA JAMBEIRO | 2016 | 2021 |
BRUNA LEMONS BRISOLARA | 2018 | 2021 |
CÍCERO ANTONIO PAVAN RODRIGUES | 2016 | 2021 |
DIEGO SCHNEIDER DE AZEVEDO | 2016 | 2021 |
FLÁVIA MACHADO SCHNEIDER | 2016 | 2021 |
GUILHERME GARCIA SINOTT SILVEIRA | 2017 | 2021 |
JULIANA VARGAS BOZZATO | 2018 | 2021 |
MARIZANE DA FONSECA DUARTE | 2018 | 2021 |
PRISCILA BORGES MACEDO | 2018 | 2021 |
RAFAELA DE OLIVEIRA KURZ | 2017 | 2021 |
THAMÍSIA DIRONG HENKE | 2018 | 2021 |
BÁRBARA GEOVANA MELLO HEPP | 2019 | 2022 |
FABIANO CANEZ PEREIRA | 2017 | 2022 |
FABÍOLA FUMAGALLI DE MORAES | 2017 | 2022 |
JULIANE TEIXEIRA FAGUNDES | 2017 | 2022 |
LORRANA MENARE DA SILVA | 2019 | 2022 |
LUANA VAHL COUSEN | 2018 | 2022 |
LUÍZA DE PINHO BRECHANE | 2018 | 2022 |
NATHÁLIA CRISTINA BERNARDES CERUTTI GARIN | 2017 | 2022 |
NILTON LEAL CARDOZO JÚNIOR | 2018 | 2022 |
PATRÍCIA GONZAGA DE MELLO | 2018 | 2022 |
SAMANTHA PLAMER LARROSSA | 2017 | 2022 |
THIAGO ANTONIOLLI | 2016 | 2022 |
VAGNER VIEIRA BIGLIARDI | 2017 | 2022 |
ÁXEL PEREIRA CORDEIRO | 2019 | 2023 |
BERNARDO DOS SANTOS FERNANDES | 2020 | 2023 |
BRUNO FERNANDES SOUZA | 2019 | 2023 |
DANIELA WICKBOLDT PINZ | 2019 | 2023 |
DAVID MOSER BORGES DE ALMEIDA | 2018 | 2023 |
EDUARDO PORTO ROSA | 2019 | 2023 |
FRANCINE GRIEP KRÜGER | 2018 | 2023 |
GILSON BARBOZA JÚNIOR | 2018 | 2023 |
GUILHERME BORZIO RODRIGUES | 2019 | 2023 |
JAQUELINE SCHENEIDER GOMEZ ROMERO | 2020 | 2023 |
LETÍCIA KÖNIG LANGE | 2019 | 2023 |
MANUEL LUIS CENTENA JÚNIOR | 2017 | 2023 |
RODDYGUEZ MAFUTA LUKUAMA | 2018 | 2023 |
TAINARA ZÜGE | 2019 | 2023 |
VINÍCIUS ARMANI | 2019 | 2023 |
WILLIAN SILVA RIVAROLI | 2016 | 2023 |
BRUNA RODRIGUES FERREIRA | 2019 | 2024 |
GABRIEL SOUZA BELCHOR | 2019 | 2024 |
IRIS ELENA DE VASCONCELLOS BARCELLOS | 2017 | 2024 |
KAUANE CORRÊA RODRIGUES | 2020 | 2024 |
LISANDRA COSTA CUNHA | 2020 | 2024 |
VANESA TELES GARCIA | 2016 | 2024 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
VR | Vaga reservada |
AC | Ampla concorrência |
L01 | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L02 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L05 | Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L06 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L09 | Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L10 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) |
L13 | Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L14 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
Localização e contatos
- Rua Almirante Barroso, 1734 PJT
96010-280 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
Das 8h às 12h e das 13h30min às 18h. - (53) 3284-1662
- clique para ver o e-mail