Nome da Atividade
FISIOBIOTECNOLOGIA
CÓDIGO
22000448
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo das inter-relações fisiopatológicas dos órgãos e sistemas do organismo.
Objetivos
Objetivo Geral:
Geral: Estudo do funcionamento dos órgãos e sistemas do corpo humano, com ênfase nos mecanismos fisiológicos de regulação do meio interno.Específicos: Estudar os mecanismos biológicos e bioquímicos (celular e molecular) envolvidos na patofisiologia e terapêutica das doenças. Propiciar o aprendizado de conhecimentos atualizados dos mecanismos de funcionamento normal dos sistemas do organismo humano, ressaltando a importância dos conhecimentos de Fisiologia na área biotecnológica. Contribuir para a formação profissional dos estudantes do ensino superior do curso de Biotecnologia.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
- GUYTON, Arthur C.; HALL, John E. Tratado de fisiologia médica. 11. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
- SHERWOOD, Lauralee. Fisiologia humana: das células aos sistemas. 7. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
Bibliografia Complementar:
- FUCHS, F. D; VANNMACHER, L. Farmacologia clínica: Fundamentos da Terapêutica racional. 2004.
- HOWLAND, R. D; MAYCEK, M. J. Farmacologia Ilustrada. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
- GANONG, William F. Fisiologia médica. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2006.
- JUNQUEIRA, Luiz Carlos Uchôa; CARNEIRO, José. Biologia celular e molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
- GILMAN, Alfred Goodman. As bases farmacológicas da terapêutica. 10. ed. Rio de Janeiro: McGraw Hill, 2003.
- http://www.ncbi.nlm.nih.gov/
- http://www.periodicos.capes.gov.br/
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
FISIOBIOTECNOLOGIA | Biotecnologia (Bacharelado) |