Nome do Curso / Conceitos (*)
Biotecnologia
CC (2018)4
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
5700
Código e-MEC
113594
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1611 de 15 de outubro de 2009.
Curso reconhecido pela Portaria nº 736 de 27/12/2013. Publicada na Seção 1, página 726 do D.O.U. de 30/12/2013.

Contextualização

O curso de graduação em Biotecnologia (G.Biotec) foi proposto em 2006 por professores e colaboradores do Centro de Biotecnologia (Cenbiot) da UFPel, e criado através do REUNI, em outubro de 2007. A primeira turma a dar início as atividades do novo curso teve a oportunidade de acesso a partir do processo seletivo de inverno 2008, com início das aulas em agosto. A Biotecnologia da UFPel é uma área já consolidada. Os cursos de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia estão entre os melhores do País e reconhecidos pela Capes. A G.Biotec da Universidade Federal de Pelotas, tem por objetivo formar profissionais capazes de utilizar as ferramentas, princípios e conceitos da moderna Biotecnologia visando a geração de novos produtos e processos através da utilização de organismos vivos. A biotecnologia agora faz parte do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel.

Objetivos

O Curso de graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas tem por objetivo formar profissionais capazes de utilizar as ferramentas, princípios e conceitos da moderna biotecnologia visando à geração de novos produtos e processos biológicos nas áreas de saúde humana, agropecuária e biotecnologia industrial. Ofertando aos estudantes condições interdisciplinares  e instigando a curiosidade científica ao longo de sua formação acadêmica.

 

Perfil do Egresso

Apesar de não existirem Diretrizes Curriculares Nacionais definidas para o Curso de Bacharelado em Biotecnologia, espera-se que o egresso formado pela Universidade Federal de Pelotas seja um profissional com sólida formação básica, científica e tecnológica, que lhe permita planejar, executar e interpretar os resultados da aplicação das técnicas da moderna biotecnologia referentes a diagnóstico e desenvolvimento de produtos e processos a partir de moléculas ou células de natureza microbiana, animal ou vegetal, a fim de disponibilizar processos e produtos que garantam maior economia, eficácia e competitividade para seu uso social final, quer em atividades agropecuárias, bioindustriais e ligadas á saúde pública.
Também estará habilitado a trabalhar nas indústrias de base biotecnológica onde deverá desenvolver uma atitude permanente de investigação, com visão crítica sobre o uso, benefícios e limites da ciência. Deverá participar de discussões científicas, com um forte embasamento biotecnológico, desenvolvendo assim habilidades científicas e técnicas capazes de resolver problemas, levando em consideração as questões éticas.
Deverá coordenar e atuar inter e multidisciplinarmente em equipes de trabalho, sempre que exigido, embasando seus julgamentos e decisões técnico-cientifica-administrativa em critérios de rigor científico, como em referenciais éticos e legais; a manter-se atualizado, desenvolvendo ideias inovadoras e ações capazes de ampliar e aperfeiçoar seu campo de atuação. Deverá ser um promotor de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área das ciências da vida, buscando aplicar seus conhecimentos em novos negócios empreendedores no campo da biotecnologia.
 

Competências e habilidades

a) Compreender e expressar buscando desenvolver a capacidade de interpretação de informações nas diferentes áreas da biotecnologia, permitindo sua transferência para outras situações;
b) Raciocinar logicamente utilizando o conhecimento de forma coerente para alcançar a síntese de diferentes áreas básicas da ciência buscando formar um entendimento mais amplo e construindo um conceito sólido em biotecnologia;
c) Compreender e repensar processo histórico de produção do conhecimento da biotecnologia referente a conceitos/princípios/teorias;
d) Criar por meio da análise lógica a capacidade de aplicar metodologia científica para o gerenciamento e execução de processos e técnicas.
e) Ser flexível e adaptar-se a novas ideias e situações divergentes sobre a importância da biotecnologia para a sociedade e relacionando-a a fatos, tendências, fenômenos ou movimentos da atualidade.
f) Decidir de forma autônoma sobre os conhecimentos científicos e tecnológicos já existentes, os relacionando à biotecnologia, após exame crítico e seleção por critérios de relevância, rigor e ética.
g) Levantar hipóteses frente aos diferentes processos biotecnológico sendo capaz de analisar um fato, um fenômeno ou um problema estabelecendo soluções.
h) Planejar, programar e projetar ações que visam geração de produtos ou processos.
i) Negociar na procura de uma solução que respeite valores e interesses recíprocos do ponto de vista éticos, sociais, ambientais, econômicos, epistemológicos.
j) Liderar projetos ou equipes sob princípios da ética, responsabilidade, justiça, participação, diálogo e solidariedade.
ntendida a formação como processo, configuram-se as competências e as habilidades como em contínua construção face às exigências e transformações da ciência e da sociedade. Para alcançar as competências serão trabalhadas diversas habilidades, através de atividades prático-teóricas, disciplinas optativas, atividades de iniciação científica que visam contribuir significativamente para que se abra uma gama maior de setores para a atuação do profissional egresso, não de forma pré-determinada, mas conforme interesse individual. 

Organização Curricular

A estrutura curricular do Curso de Bacharelado em Biotecnologia contempla e articula três grandes áreas do conhecimento biotecnológico, de forma interdisciplinar, distribuídas ao longo dos oito semestres: 
- Biotecnologia aplicada à Saúde Humana;
- Biotecnologia aplicada à Agropecuária;
- Biotecnologia aplicada à Bioindústria.
 Para garantir a permanente atualização do Projeto Pedagógico, provocando e estimulando o fazer pedagógico científico, a matriz curricular foi construída a partir de uma base mínima indispensável para a formação profissional, denominada de Núcleo Fixo, organizada em disciplinas obrigatórias (OB). O aluno terá uma formação básica sólida em 38 disciplinas obrigatórias. Além disso, a estrutura curricular inclui, além da formação específica, que compreende atividades acadêmicas referentes ao núcleo fixo, grupo de estágio e trabalho de conclusão de curso (TCC), a formação complementar com atividades acadêmico-científico-culturais obrigatórias e a formação livre, de escolha do aluno, que deverá ser validada pelo colegiado de curso, como por exemplo, disciplinas do banco de disciplinas optativas da UFPel.

Procedimentos e metodologias de ensino

Procedimentos metodológicos fundamentais a serem utilizados na execução do Projeto Pedagógico do curso de Biotecnologia, visando garantir uma gama ampla de ferramentas de aprendizagem aos alunos do curso:
1) operacionalizar a interdisciplinaridade – com o objetivo de promover maior interação e correspondência do currículo com as realidades profissionais;
2) implementação e garantia da transdisciplinaridade – visando auxiliar do corpo discente na busca de um melhor desempenho acadêmico;
3) promover a flexibilização curricular – consolidação de uma estrutura básica e, quando possível, um incremento  na base curricular através de múltiplas disciplinas optativas e atividades complementares, para que o aluno possa construir seu próprio caminho dentro do curso, a partir de uma ação tutoriada;
4) o incentivo prática profissional – incrementando e viabilizando um maior contato dos discentes com a realidade profissional através de estágios nos diferentes laboratórios de pesquisa do curso e da UFPel e realizando convênios com entidades de classe e associações que permitam uma visão geral  da profissão;
5) a complementação educacional – viabilizando o oferecimento de atividades complementares, cursos de extensão, participação em projetos de pesquisa, assistência não presencial e assessoria quanto a aspectos de conteúdo e forma para o corpo acadêmico.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

A avaliação será um instrumento de conhecimento e de reconhecimento, atuando como um mecanismo capaz de nortear a formulação de decisões satisfatórias para a manutenção e desenvolvimento do Curso. Mais especificamente, esta avaliação visa: verificar as aprendizagens e dificuldades dos alunos, buscando sanar as dificuldades, quando houver e valorizando as aprendizagens; buscar a adequação nas disciplinas quando necessário; avaliar atuação do docente, através da trajetória dos alunos durante as avaliações de desempenho; buscar, através da opinião dos alunos, avaliar a prática docente; propiciar ao docente, ferramentas de auto-avaliação através de reuniões pedagógicas à luz da discussão das dificuldades e sucessos da prática docente; traçar metas de melhoria continuada no Curso de Biotecnologia, em função das necessidades de atuação do profissional a ser formado.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

O Curso de Graduação em Biotecnologia da UFPel prepara os alunos para a pesquisa, seus objetivos e metodologia, com especial ênfase na elaboração de projetos de pesquisa e artigos científicos e de divulgação. Incentivando: a colaboração em projetos de pesquisa como aluno de iniciação científica; a apresentação de trabalho em eventos científicos; e a publicação de artigos.
O Curso de Graduação em Biotecnologia da UFPel tem promovido a integração dos alunos de Graduação e Pós Graduação em Biotecnologia, principalmente promovendo ações de extensão, como nos projetos de Extensão Mural G-Biotec e Biotec Invade a Escola, visando a difusão científica e a divulgação da Biotecnologia na comunidade, principalmente entre escolares dos anos iniciais e do ensino fundamental. Além disto, os alunos de Pós-Graduação são estimulados a participar como colaboradores nos eventos de divulgação científica promovidos pelos alunos do curso de Graduação, como ocorre no planejamento, organização e execução do Simpósio de Biotecnologia. O evento conta com convidados da UFPel e de outras Instituições de Pesquisa do Brasil, incluindo alunos de Doutorado e Pós-Doutorado. Outro momento integrador e fundamental para a consolidação e expansão dos conhecimentos dos alunos do curso de Graduação em Biotecnologia da UFPel é a participação de nossos discentes nos eventos promovidos pela Pós-Graduação em Biotecnologia. Estas atividades devem fazer parte permanente das ações promovidas pela coordenação do curso e garantidas pelas instancias superiores da UFPel.

Acompanhamento de Egressos

O Sistema de Acompanhamento de Egressos identifica os fatores de continuidade dos estudos dos alunos, sua situação de trabalho, os motivos por estar trabalhando na área de formação, ou fora dela, discriminando os dados por sexo, turno de trabalho e se o egresso está ou não trabalhando com vínculo empregatício, ou atuando como profissional liberal.
O monitoramento da trajetória dos egresso e consequente avaliação das metas e objetivos do curso obedece a uma sistemática dividida em que os instrumentos principais dos quais o colegiado se valerá para tanto será questionário e carta-consulta, disponibilizados no endereço eletrônico do Curso, onde tanto os egressos, quanto seus empregadores, poderão responder sobre a situação em que se encontram. O colegiado deverá dispor de cadastros de endereço, telefonia e e-mail dos seus atuais estudantes, ex-alunos e egressos; dos empregadores efetivos e potenciais, obtidos através de cadastros das entidades empresariais, de sindicatos e associações de classe; das investigações do setor de estágio e que são permanente e sistematicamente atualizados.
Esta verificação será realizada através de questionário próprio, disponibilizado nas mídias sociais no âmbito da comunidade do Curso de graduação em Biotecnologia da UFPel. 

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000058BIOFÍSICA BIOTECNOLÓGICAObrigatória460
22000003BIOLOGIA CELULARObrigatória460
12000036BIOQUÍMICA IObrigatória575
22000031BIOTECNOLOGIA E BIOSSEGURANÇAObrigatória460
22000032QUÍMICA BIOTECNOLÓGICAObrigatória575
22000004TÉCNICAS INSTRUMENTAISObrigatória460

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000033BIOÉTICA22000031 - BIOTECNOLOGIA E BIOSSEGURANÇAObrigatória345
12000038BIOQUÍMICA II12000036 - BIOQUÍMICA I22000032 - QUÍMICA BIOTECNOLÓGICAObrigatória7105
22000009BIOTECNOLOGIA MICROBIANA I22000003 - BIOLOGIA CELULARObrigatória575
22000007GENÔMICA I22000003 - BIOLOGIA CELULARObrigatória460
22000289HISTOLOGIA APLICADA À BIOTECNOLOGIA22000003 - BIOLOGIA CELULAR22000058 - BIOFÍSICA BIOTECNOLÓGICA12000036 - BIOQUÍMICA IObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000008BIOLOGIA MOLECULAR22000003 - BIOLOGIA CELULARObrigatória575
22000012BIOTECNOLOGIA MICROBIANA II22000009 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA IObrigatória460
22000005BIOTERISMO E EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL22000033 - BIOÉTICA22000031 - BIOTECNOLOGIA E BIOSSEGURANÇAObrigatória460
22000006EMBRIOLOGIA MOLECULAR22000003 - BIOLOGIA CELULAR22000289 - HISTOLOGIA APLICADA À BIOTECNOLOGIAObrigatória460
22000034FISIOBIOTECNOLOGIA22000058 - BIOFÍSICA BIOTECNOLÓGICA12000038 - BIOQUÍMICA II22000289 - HISTOLOGIA APLICADA À BIOTECNOLOGIAObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000022BIOESTATÍSTICA E DELINIAMENTO EXPERIMENTALObrigatória460
22000025BIOPROCESSOS22000004 - TÉCNICAS INSTRUMENTAIS22000009 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA IObrigatória460
22000036FARMACOGENÔMICA22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000034 - FISIOBIOTECNOLOGIAObrigatória460
22000011GENÔMICA II22000007 - GENÔMICA I22000008 - BIOLOGIA MOLECULARObrigatória460
22000023IMUNOBIOLOGIA12000038 - BIOQUÍMICA II22000012 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA IIObrigatória460
22000020PROTEÔMICA22000008 - BIOLOGIA MOLECULARObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000014BIOINFORMÁTICA22000008 - BIOLOGIA MOLECULARObrigatória460
22000027BIOTECNOLOGIA ANIMAL22000011 - GENÔMICA IIObrigatória230
22000015FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA VEGETAL12000038 - BIOQUÍMICA II22000003 - BIOLOGIA CELULARObrigatória460
22000028NANOBIOTECNOLOGIA22000003 - BIOLOGIA CELULAR22000008 - BIOLOGIA MOLECULARObrigatória345
22000021OPERAÇÕES UNITÁRIAS22000012 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA II22000004 - TÉCNICAS INSTRUMENTAIS22000025 - BIOPROCESSOSObrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000013BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL22000009 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA IObrigatória230
22000019BIOTECNOLOGIA VEGETAL22000015 - FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA VEGETALObrigatória460
22000046ENGENHARIA DE CÉLULAS E TECIDOS22000003 - BIOLOGIA CELULARObrigatória460
22000049LEGISLAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA22000031 - BIOTECNOLOGIA E BIOSSEGURANÇA22000033 - BIOÉTICAObrigatória230
22000045VACINOLOGIA E ENGENHARIA DE VACINAS22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000023 - IMUNOBIOLOGIAObrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000290CULTURA DE TECIDOS E TRANSGÊNESE VEGETAL22000019 - BIOTECNOLOGIA VEGETALObrigatória690
22000039DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000023 - IMUNOBIOLOGIAObrigatória345
22000044GESTÃO EM BIOTECNOLOGIA22000031 - BIOTECNOLOGIA E BIOSSEGURANÇA22000033 - BIOÉTICAObrigatória345
22000047TRANSGÊNESE ANIMAL22000003 - BIOLOGIA CELULAR22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000006 - EMBRIOLOGIA MOLECULARObrigatória460

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000035ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CONCLUSÃOObrigatória272
22000291TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Obrigatória8120

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000040ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar400

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000248APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS DE FUNGOSOptativa230
22000051BIOLOGIA FORENSE22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000011 - GENÔMICA IIOptativa460
22000043BIOPROCESSOS II22000025 - BIOPROCESSOSOptativa460
22000061BIOTECNOLOGIA APLICADA AO AGRONEGÓCIO22000019 - BIOTECNOLOGIA VEGETAL22000027 - BIOTECNOLOGIA ANIMALOptativa460
22000246BIOTECNOLOGIA APLICADA A SAÚDE PÚBLICA22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000012 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA II22000023 - IMUNOBIOLOGIAOptativa460
22000030CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR AGENTES INFECCIOSOS22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000012 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA IIOptativa460
22000247CONTROLE BIOLÓGICO22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000009 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA IOptativa460
22000017ELABORAÇÃO DE PROJETOS E TRAB. CIENTÍFICOSOptativa230
22000232FISIOLOGIA VEGETAL APLICADA À BIOTECNOLOGIA22000015 - FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA VEGETAL22000019 - BIOTECNOLOGIA VEGETALOptativa460
22000252FUNDAMENTOS DE EPIDEMIOLOGIA22000009 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA I22000012 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA IIOptativa345
22000322GENÔMICA APLICADA À AQUICULTURA22000011 - GENÔMICA II22000027 - BIOTECNOLOGIA ANIMALOptativa460
22000321GENÔMICA DE EQUINOS22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000011 - GENÔMICA IIOptativa460
22000060J C: CRIT. READ. AND EVAL. OF SCIENT. PAPERSOptativa460
22000244LEPTOSPIRA E LEPTOSPIROSEOptativa230
22000024MANIPULAÇÃO DE GAMETAS E EMBRIÕES22000003 - BIOLOGIA CELULAR22000006 - EMBRIOLOGIA MOLECULAROptativa460
22000042NEUROBIOTECNOLOGIA12000038 - BIOQUÍMICA II22000034 - FISIOBIOTECNOLOGIAOptativa460
22000050ONCOLOGIA CELULAR E MOLECULAR22000003 - BIOLOGIA CELULAR22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000011 - GENÔMICA IIOptativa460
22000055ORIENTAÇÃO PROFISSIONALOptativa230
22000041PLANEJAMENTO E GESTÃO DE EVENTOS EM BIOTECNOLOGIAOptativa460
22000243POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EXTENSÃOOptativa460
22000285POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EXTENSÃO II22000243 - POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EXTENSÃOOptativa460
22000251PRESERVAÇÃO DE BACTÉRIAS E FUNGOS22000009 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA IOptativa345
22000052RASTREABILIDADE MOLECULAR22000003 - BIOLOGIA CELULAR22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000023 - IMUNOBIOLOGIA22000027 - BIOTECNOLOGIA ANIMALOptativa460
22000053SEMINÁRIO IOptativa230
22000249TÓPICOS EM PROBIÓTICOS22000009 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA I22000012 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA IIOptativa345
22000056TOPICS IN PLANT BIOTECHNOLOGYOptativa460
22000245VIROLOGIA BIOTECNOLÓGICA22000009 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA I22000019 - BIOTECNOLOGIA VEGETALOptativa345

Turmas ofertadas em 2019 / 2

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000031 - BIOTECNOLOGIA E BIOSSEGURANÇAProfessor responsável pela turma: PRISCILA MARQUES MOURA DE LEON
Professor Regente: VANESSA GALLI
Professor Regente: MARIANA HÄRTER REMIÃO
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M1247
22000032 - QUÍMICA BIOTECNOLÓGICAProfessor responsável pela turma: PATRICIA DIAZ DE OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:10 - 14:00
SEX14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M12517

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000033 - BIOÉTICAProfessor responsável pela turma: LUCIANA BICCA DODE
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
T15032
12000038 - BIOQUÍMICA IIProfessor responsável pela turma: FRANCIELI MORO STEFANELLO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M22519
22000009 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA IProfessor responsável pela turma: FABIO PEREIRA LEIVAS LEITE
Professor Regente: THAIS LARRÉ OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
M12018
22000009 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA IProfessor Regente: THAIS LARRÉ OLIVEIRA
Professor responsável pela turma: FABIO PEREIRA LEIVAS LEITE
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEG16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M22017
22000007 - GENÔMICA IProfessor responsável pela turma: SIBELE BORSUK
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M15032
22000289 - HISTOLOGIA APLICADA À BIOTECNOLOGIAProfessor responsável pela turma: MARTA GONCALVES AMARAL
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M12015
22000289 - HISTOLOGIA APLICADA À BIOTECNOLOGIAProfessor responsável pela turma: MARTA GONCALVES AMARAL
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M22019

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000022 - BIOESTATÍSTICA E DELINIAMENTO EXPERIMENTALProfessor responsável pela turma: VINICIUS FARIAS CAMPOS
Professor Regente: RODRIGO FERREIRA KRUGER
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M13522
22000025 - BIOPROCESSOSProfessor responsável pela turma: FABIO PEREIRA LEIVAS LEITE
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1169
22000025 - BIOPROCESSOSProfessor responsável pela turma: FABIO PEREIRA LEIVAS LEITE
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M2168
22000036 - FARMACOGENÔMICAProfessor responsável pela turma: LUCIELLI SAVEGNAGO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M13515
22000011 - GENÔMICA IIProfessor responsável pela turma: SIBELE BORSUK
Professor Regente: FABIANA KOMMLING SEIXAS
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M13519
22000023 - IMUNOBIOLOGIAProfessor responsável pela turma: FABRICIO ROCHEDO CONCEICAO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
M1169
22000023 - IMUNOBIOLOGIAProfessor responsável pela turma: FABRICIO ROCHEDO CONCEICAO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
M2167
22000020 - PROTEÔMICAProfessor responsável pela turma: LUCIANO DA SILVA PINTO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
M11612
22000020 - PROTEÔMICAProfessor responsável pela turma: LUCIANO DA SILVA PINTO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
TER16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M2167

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000013 - BIOTECNOLOGIA AMBIENTALProfessor responsável pela turma: MARIANA HÄRTER REMIÃO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T13526
22000019 - BIOTECNOLOGIA VEGETALProfessor responsável pela turma: VANESSA GALLI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M13526
22000046 - ENGENHARIA DE CÉLULAS E TECIDOSProfessor responsável pela turma: FABIANA KOMMLING SEIXAS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M13527
22000049 - LEGISLAÇÃO EM BIOTECNOLOGIAProfessor responsável pela turma: THAIS LARRÉ OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T13516
22000045 - VACINOLOGIA E ENGENHARIA DE VACINASProfessor responsável pela turma: ALAN JOHN ALEXANDER MCBRIDE
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M13525

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000035 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CONCLUSÃOProfessor responsável pela turma: VANESSA GALLI
P12522
22000037 - (TCC) MONOGRAFIAProfessor responsável pela turma: PRISCILA MARQUES MOURA DE LEON
P152
22000291 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Professor responsável pela turma: PRISCILA MARQUES MOURA DE LEON
P12522

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000051 - BIOLOGIA FORENSEProfessor responsável pela turma: SIBELE BORSUK
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M11514
22000246 - BIOTECNOLOGIA APLICADA A SAÚDE PÚBLICAProfessor responsável pela turma: THAIS LARRÉ OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M12017
22000060 - J C: CRIT. READ. AND EVAL. OF SCIENT. PAPERSProfessor responsável pela turma: ALAN JOHN ALEXANDER MCBRIDE
Horários
ManhãTardeNoite
TER11:40 - 12:30
QUA11:40 - 12:30
QUI11:40 - 12:30
SEX11:40 - 12:30
M1105
22000244 - LEPTOSPIRA E LEPTOSPIROSEProfessor responsável pela turma: ALAN JOHN ALEXANDER MCBRIDE
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
M12015
22000024 - MANIPULAÇÃO DE GAMETAS E EMBRIÕESProfessor responsável pela turma: MARIANA HÄRTER REMIÃO
Professor Regente: TIAGO VEIRAS COLLARES
Professor Regente: PRISCILA MARQUES MOURA DE LEON
Horários
ManhãTardeNoite
SEX14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M1119
22000243 - POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EXTENSÃOProfessor responsável pela turma: LUCIANA BICCA DODE
Professor Regente: VERA LUCIA BOBROWSKI
Professor Regente: BEATRIZ HELENA GOMES ROCHA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M12013
22000285 - POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EXTENSÃO IIProfessor responsável pela turma: LUCIANA BICCA DODE
Professor Regente: VERA LUCIA BOBROWSKI
Professor Regente: BEATRIZ HELENA GOMES ROCHA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA12:30 - 13:20
SAB09:40 - 10:30
10:30 - 11:20
11:20 - 12:10
M12218
22000053 - SEMINÁRIO IProfessor responsável pela turma: LUCIELLI SAVEGNAGO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
T1106

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
AIRTON SINOTT CARVALHO20191
ALICE CALDERIPE DE LIMA20191
ALICE LEMOS DE AVILA20191
ANA LARA JARDIM DOS SANTOS20191
ANDREI LUCAS PADILHA PEREIRA20191
ANDREINA ROSA DA CUNHA20191
BEATRIZ AIMI ISHIKAME20192
BRUNA MIRANDA RODRIGUES20191
CAMILA BRUM BERTOLDO20191
DANIEL VARELA LEZICA JUNIOR20191
Davi Barwaldt Dutra20192
EMILLY DA SILVA GONCALVES20191
FERNANDA DUARTE FERREIRA20191
GIULIANA PETIZ ZUGNO20191
GRAZIELLA MARTINS GUIMARAES20191
HANDRYA ROLDAN CORREA AVILA20191
HENRIQUE GONCALVES PEGORARO20191
JULIANE SIEFERT DE BITTENCOURT20191
KIMBERLYN DA SILVA ALMADA20191
LAIS DOS SANTOS GONCALVES20191
LUANA FERREIRA VIANA DOS REIS20191
LUANA MICHELS DE CASTRO FARIA20191
LUCAS DE OLIVEIRA NEVES20191
LUCAS SILVEIRA DA SILVA20191
MAIARA SILVEIRA CALDEIRA20191
MARCELY BRASIL SILVA20191
MARIA LUIZA CHRISTO DE ARRUDA20191
MARINA MEDEIROS DA SILVA20191
MIGUEL ANDRADE BILHALVA20191
NATANAEL MATOSO MESQUITA20191
NATHALIA VIEIRA ANTUNES20191
NATHASHA KIZEWSKY BRITO20191
NAUMI CARDOSO FERREIRA20191
PEDRO HENRIQUE FILGUEIRAS COELHO SOUZA20191
RODRIGO ALVES MOTA20191
VITOR BARCELOS CHAGAS20191
ALESSA ROTH DA SILVA20181
ANA LUISA RIGOLIN MENGELLE BIANCHI20181
ANA VITORIA COSTA20181
GABRIELA BEHREND NEITZKE20181
GEORGE WASHINGTON ALVES CARDOSO20181
GEOVANE DIEL DE OLIVEIRA20181
GUSTAVO RETZLAF MAAS20181
HADASSA GABRIELA ORTIZ20181
ILANA FIGUEIRA DA SILVA20181
ILANA MAZZOLENI20181
KETHLIN DE QUADROS FERREIRA20181
KETNEN RIEFFEL DAS CHAGAS20181
LAIS GOULART RIBEIRO20181
LUCAS DAME SIMOES20181
LUCAS DAS NEVES COLLARES20181
LUCAS VIDAL AFONSO20181
LUCIANE RIBEIRO BEZERRA DE OLIVEIRA20181
LUIZA BLOTA CORREA20181
MABELLE CARDIA NUNES DOS SANTOS20181
MARIA CHRISTINA WILLE20181
MARIANA PINTO DA MOTA GOMES20181
PEDRO MACHADO LOPES20181
RAFAEL ANDRADE PIRES20182
SABRINA VASSOLER DIAS20181
VINICIUS RODRIGUES RODRIGUES20181
ALICE NUNES SILVA ITTURRIET20171
AMALIA GONCALVES ALVES20171
ANA CAROLINA KURZ PEDRA20171
ANA CLAUDIA OLIVEIRA DE FREITAS20171
ANDRIELE BONEMANN MADRUGA20171
ANTONIO DUARTE PAGANO20171
DIAGO DUTRA LIMA20172
DIEGO SERRASOL DO AMARAL20171
EDUARDA SOARES DA SILVA 20171
ELIAS EDUARDO BARBOSA DA ROSA 20171
FERNANDA SILVA CARNEIRO20171
GUILHERME FEIJO DE SOUSA20171
GUSTAVO HENRIQUE CAMOZATTO20171
IGOR POLETTI20171
JACKSON GABRIEL MORAIS BECKER20171
JENIFER FETTER20171
JOAO CARLOS RODRIGUES JUNIOR20171
JULIANA NOALES RODRIGUES20171
LUANA PESCKE SOARES20171
LUIZA DOMINGUES MORON20171
LUIZ FILIPE BASTOS MENDES20171
MARIA LUIZA DE OLIVEIRA ZANINI20171
NICOLE RAMOS SCHOLL20171
RODRIGO PRATO PINTO20171
SILVANA ALVES ROSA20171
TIFFANY THUROW BUNDE20171
YAGO PIRES20171
AMANDA SILVA HECKTHEUER20161
AMANDA WEEGE DA SILVEIRA MARTINS20161
ANA LAURA DA SILVA FEIJÓ20161
BÁRBARA DA ROCHA FONSECA20161
CHRISTIAN DOMINGUES SANCHEZ20161
DARLING DE ANDRADE LOURENÇO20161
EDUARDO DOS SANTOS MACEDO COSTA20161
EDUARDO NUNES DELLAGOSTIN20161
GABRIELA DE QUADROS DA LUZ20161
GABRIEL BRENNER20161
GABRIELE BUSS ROCKENBACH20161
GIULI ARGOU MARQUES20161
GUILHERME AUGUSTO ROSA20161
ISADORA LEITZKE GUIDOTTI20161
IZADORA PETER FURTADO20161
JEAN RODRIGUES OLIVEIRA DE SOUSA20161
KAUANE NAYARA BAHR LEDEBUHR20161
LARISSA DAVID SOARES20161
MELLORY OLIVEIRA DA ROSA COSTA20161
PÁMELA SCARAFFUNI CABALLERO20161
RAFAEL RODRIGUES RODRIGUES20161
VITOR DA SILVEIRA ALBA20161
VITÓRIA ADRIELLY CATSCHOR DOS SANTOS20161
VITORIA HIRDES GLENZEL20161
ALEJANDRA SANCHEZ CHEQUER20151
AURY DE OLIVEIRA FILHO20151
GIULIANA DE AVILA FERRONATO20151
ARTHUR DOS SANTOS AMARO DA SILVEIRA20131
CAROLINA DE SÁ DUPKE20131

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ANNA CARLA PEINHOPF20092012
Carlos Eduardo Pouey da Cunha20092012
CAROLINA XIMENDES DOS SANTOS20082012
CAROLINE GOMES LUCAS20082012
CRISTIAN BERING FRÓES20092012
ESTELA FERNANDES E SILVA20082012
FERNANDA MUNHOZ DOS ANJOS LEAL20092012
FERNANDO LOPEZ ALVEZ20082012
FERNANDO PIRES HARTWIG20092012
FRANCINE RODRIGUES PHILIPPSEN20092012
GABRIELA ALVES SABADIN20092012
GIANA CARLA GABOARDI20092012
GUSTAVO MARÇAL SCHMIDT GARCIA MOREIRA20092012
JOÃO PAULO MESQUITA LUIZ20092012
JOSIANE WEBER TESSMANN20092012
KARINA COLONETTI20092012
KARINE LASTE MACAGNAN20092012
LUCAS BIGOLIN LORENZON20092012
MARIANA HÄRTER REMIÃO20082012
MARINA TUERLINCKX COSTA VALLE20092012
RUAN SANTOS DE OLIVEIRA20092012
STÉPHANIE CARUCCIO BJÖRKNESJÖ20092012
SUELEN PORTO BASGALUPP20082012
TAINÃ FIGUEIREDO CARDOSO20092012
THAIS LARRÉ OLIVEIRA20082012
VICTOR COSTA PEREIRA FONSECA20082012
WALLACE MORAES PEREIRA20092012
BÁRBARA COUTO ROLOFF PADILHA20102013
BRUNA COI DOS SANTOS20102013
CARLUS AUGUSTU TAVARES DO COUTO20102013
Cintia Silveira Garcia20102013
DELVA PEREIRA LEÃO20102013
EMILY MONTOSA NUNES20102013
FERNANDA ENDLER VALIATI20102013
FILIPE SANTOS PEREIRA DUTRA20102013
FRANCINE BASTOS MAAGH20102013
FRANCINE VARGAS RIBEIRO20092013
FREDERICO SCHMITT KREMER20102013
GABRIELA CRISTINA DE PAULA20092013
GABRIELA NOGUEIRA DEBOM20102013
GABRIELLA BORBA DE OLIVEIRA20102013
HELENE SANTOS DE ABREU20102013
JESSICA RODRIGUES PLAÇA20102013
LÍVIA BUDZIAREK ESLABÃO20102013
LUCAS ALVES TAVARES20102013
LUCAS GOEDERT20102013
LUIZA FERNANDES E SILVA20092013
LUIZA PAULSEN RODRIGUES20102013
MARIANA BRUTSCHIN PEREIRA20102013
MARINA AMARAL XAVIER20102013
MELINA GODOY PORTO TAVARES20102013
PATRÍCIA GIRARDELO TRENTIN20092013
RAFAELA SILVA FORMOSO20102013
TATIANE CASARIN20102013
VINÍCIUS DA ROSA DA SILVA TAVARES20102013
ALEXANDRE FERREIRA BILHALVA20112014
ANA CAROLINA PEITER20112014
ANA SOFIA LIMA ESTEVÃO DE OLIVEIRA20112014
ARTHUR DE CASTRO JORGE SILVA20102014
CAROLINA DA SILVA SILVEIRA20102014
CAROLINA GEORG MAGALHÃES20102014
CAROLINE AMURIM DA SILVA GONÇALVES20112014
DANIELE DE SOUZA MASIERO20112014
DRIELLY CRISTINA BRAITE20102014
FERNANDA MARTINS RODRIGUES20102014
GREGORI DAS NEVES REINHARDT20112014
Henrique Ramos Angelo20112014
HUGO CARDOSO FURTADO20102014
JULIANA HOFSTÄTTER AZAMBUJA20112014
JÚLIA SALLABERRY PINTO20092014
KATIELLE VALENTE BRAUNER20112014
LARISSA BRUSSA REIS20112014
Leina Nakanishi20112014
MAITÊ KRÜGER BECKER20112014
MICHELLE DIAS HORNES DA ROSA20112014
NATÁLIA PORTO FLORES20102014
NATASHA RODRIGUES DE OLIVEIRA20112014
NATHIELI BELTRAN SCHIAVI20092014
RAFAELY FERREIRA SEVERO20102014
RENAN EUGÊNIO ARAUJO PIRAINE20102014
RODRIGO ANDRADE SCHUCH20102014
URIEL SECCO LONDERO20112014
ALEX PEREIRA RODRIGUES20132015
ANGELA MARIA CASARIL20102015
ARTHUR DE SIQUEIRA BRAHM20112015
BRUNO MOISÉS DE MATOS20122015
CARLOS GUILHERME ROSA REIS20122015
CRISTIANO TAVARES VIEIRA20122015
ÉVERTON BURLAMARQUE BETTIN20122015
FERNANDA KEGLES20122015
GIOVANNI VICTORIO CERRUTI20112015
GUILHERME BORGES WEEGE20102015
GUILHERME ROIG PUREZA INDA20122015
JÉSSICA WALDMAN20122015
JÚLIA COUGO DOS SANTOS20122015
LAÍSA CAMERINI DA ROSA20112015
LUÍSA REINHARDT UGOSKI20112015
LUÍZA MARTINS NASCENTES MELO20112015
MARIANA GÁLLIO FRONZA20122015
MARINA ACOSTA DOS SANTOS20122015
MAURICIO TAVARES TAMBORINDEGUY20122015
MONIZE NAKAMOTO PROVISOR SANTOS20112015
NATÁLIA NACHTIGALL AL-ALAM20102015
NATHALIA STARK PEDRA20122015
NATHANIELE NEBEL BARTHER20122015
PRISCILA SILVEIRA DOS SANTOS20112015
RAFAELA GOMES XAVIER20112015
RAFAEL DOS SANTOS WOLOSKI20102015
RAFAEL LOPES DA ROSA20122015
ROBERTA GONÇALVES ANVERSA20112015
ROBERTA MARANINCHI SILVEIRA20122015
RÔMULO SILVA DE OLIVEIRA20112015
SAMANTHA PERLEBERG VARGAS20122015
STÉFANI NATALI STOLL20112015
VITÓRIA SEQUEIRA GONÇALVES20122015
CACIÁRA SOUZA DA SILVA20102016
CAMILA BONEMANN BENDER20112016
CAMILA MÜLLER DALLMANN20132016
CLEOMAR DA SILVA20132016
DANIEL DÂMASO BERTOLDI20122016
JÚLIA DAMÉ FONSECA PASCHOAL20132016
LARISSA OLIVEIRA DANELUZ20132016
MAIARA LINDEMANN ZEHETMEYR20122016
MARTINA BIANCA FUHRMANN20132016
MARTIN SCHYMICZEK LARANGEIRA DE ALMEIDA20122016
MICAELA DOMINGUES20112016
NATÃ DIENES MACHADO20122016
NATÁLIA PONTES BONA20132016
PEDRO SICA CRUZEIRO20122016
RAFAEL ROSA DE OLIVEIRA MORALES20132016
RAQUEL NASCIMENTO DAS NEVES20132016
RODOLFO DA SILVA MAZZARINI BALDINOTTI20122016
RODRIGO BARROS DE PINHO20132016
VINÍCIUS LENZ DA SILVA20122016
AISHA FARID ABDEL AZZIZ YOUSEF BAKRY20142017
AMANDA MUNARI GUIMARÃES20142017
AMANDA SIGAL SOARES20122017
BRUNA FAGUNDES BARRETO20142017
EDUARDA GERVINI ZAMPIERI CENTENO20132017
EDUARDO BIERHALS BLÖDORN20132017
GABRIANA NATHÁLIA ROSA TIMM20142017
GABRIELLE DE OLIVEIRA SANCHES VALERIO NAVARRO20142017
HUGO CARLOS BOLZON GONZALEZ20142017
ISABELA GIMENEZ TURRA20132017
JESSICA DORNELES20142017
JULIANA NETO MENDES DE MOURA20142017
JULIETI HUCH BUSS20132017
KARINA PEREIRA LUDUVICO20142017
LAÍS ANDRADE FERREIRA20142017
LAURA JUNQUEIRA DE CAMARGO20142017
LORENÇO TORRES MENDONÇA20132017
LUCAS DOS SANTOS DA SILVA20142017
MARINA CARDOSO DE FREITAS20142017
MARINA DA SILVA MEDEIROS20142017
MARINA MORAES MATTARREDONA BRIÃO20142017
MORGANA ALVES BORGES20142017
MORGANA LÜDTKE AZEVEDO20142017
NATÁLIA VIEIRA SEGATTO20132017
NÍCOLLAS JORNADA PAFIADACHE20142017
PEDRO MACHADO MEDEIROS DE ALBUQUERQUE20142017
RAQUEL ROMAN FAEDO20142017
RICARDO SALVI GONÇALVES20142017
VICTORIA MASCARENHAS BORBA20142017
VICTORIA TRINDADE PONS20132017
VIOLETTA DIAS PACCE20142017
ALESSANDRA NEIS20142018
AUDREY CHRISTINA DO NASCIMENTO20152018
BERNARDO DE MORAES MEINE20152018
BRUNO PEDROZO FERNANDES DE FREITAS20152018
CAMILA RIOS PIECHA20152018
CAROLINE KRUSCHARDT BERGMANN ROLIM20152018
ÉMILI GRIEP20152018
FERNANDA GELATI SEKINE20132018
HENRIQUE QUEIROZ SIMÃO20152018
ISADORA ANDRÉ ROSA LOPES20152018
LILIANE SILVEIRA VARNES20152018
LUCAS REICHERT MAUBRIGADES20152018
LUIZE SILVA MASCARENHAS20152018
LURIAN PORTO PERES20152018
MARIA CLARA MARTINS FERREIRA20152018
MATHEUS ACEVEDO MONTANO20152018
MATHEUS MARQUES TORRES20152018
PATRICIA MENDONÇA OLIVEIRA20142018
PEDRO LOPES REISSER20152018
RAFAEL AMARAL DONASSOLO20152018
RAFAEL CAGLIARI20152018
STELLA BUCHHORN DE FREITAS20152018
ULI TRINDADE DE ALMEIDA20152018
YASMINE ALVES MENEGON20142018
CAROLINA ESTEVES DOS SANTOS20132019

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

Página gerada em 07/12/2019 09:53:22 (consulta levou 0.720142s)