Nome do Curso / Conceitos (*)
Biotecnologia
CC (2018)4
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
5700
Código e-MEC
113594
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
PAVE 2025/11111111119
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
SISU 2025/115214121430
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1611 de 15 de outubro de 2009.
Curso reconhecido pela Portaria nº 736 de 27/12/2013. Publicada na Seção 1, página 726 do D.O.U. de 30/12/2013.
Renovação de reconhecimento pela Portaria nº 172 de 10/06/2020. Publicada na Seção 1, página 34 do D.O.U. de 12/06/2020.

Contextualização

O curso de graduação em Biotecnologia (G.Biotec) foi proposto em 2006 por professores e colaboradores do Centro de Biotecnologia (Cenbiot) da UFPel, e criado através do REUNI, em outubro de 2007. A primeira turma a dar início as atividades do novo curso teve a oportunidade de acesso a partir do processo seletivo de inverno 2008, com início das aulas em agosto. A Biotecnologia da UFPel é uma área já consolidada. Os cursos de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia estão entre os melhores do País e reconhecidos pela Capes. A G.Biotec da Universidade Federal de Pelotas, tem por objetivo formar profissionais capazes de utilizar as ferramentas, princípios e conceitos da moderna Biotecnologia visando a geração de novos produtos e processos através da utilização de organismos vivos. A biotecnologia agora faz parte do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel.

Objetivos

O Curso de graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas tem por objetivo formar profissionais capazes de utilizar as ferramentas, princípios e conceitos da moderna biotecnologia visando à geração de novos produtos e processos biológicos nas áreas de saúde humana, agropecuária e biotecnologia industrial. Ofertando aos estudantes condições interdisciplinares  e instigando a curiosidade científica ao longo de sua formação acadêmica.

 

Perfil do Egresso

Apesar de não existirem Diretrizes Curriculares Nacionais definidas para o Curso de Bacharelado em Biotecnologia, espera-se que o egresso formado pela Universidade Federal de Pelotas seja um profissional com sólida formação básica, científica e tecnológica, que lhe permita planejar, executar e interpretar os resultados da aplicação das técnicas da moderna biotecnologia referentes a diagnóstico e desenvolvimento de produtos e processos a partir de moléculas ou células de natureza microbiana, animal ou vegetal, a fim de disponibilizar processos e produtos que garantam maior economia, eficácia e competitividade para seu uso social final, quer em atividades agropecuárias, bioindustriais e ligadas á saúde pública.
Também estará habilitado a trabalhar nas indústrias de base biotecnológica onde deverá desenvolver uma atitude permanente de investigação, com visão crítica sobre o uso, benefícios e limites da ciência. Deverá participar de discussões científicas, com um forte embasamento biotecnológico, desenvolvendo assim habilidades científicas e técnicas capazes de resolver problemas, levando em consideração as questões éticas.
Deverá coordenar e atuar inter e multidisciplinarmente em equipes de trabalho, sempre que exigido, embasando seus julgamentos e decisões técnico-cientifica-administrativa em critérios de rigor científico, como em referenciais éticos e legais; a manter-se atualizado, desenvolvendo ideias inovadoras e ações capazes de ampliar e aperfeiçoar seu campo de atuação. Deverá ser um promotor de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área das ciências da vida, buscando aplicar seus conhecimentos em novos negócios empreendedores no campo da biotecnologia.
 

Competências e habilidades

a) Compreender e expressar buscando desenvolver a capacidade de interpretação de informações nas diferentes áreas da biotecnologia, permitindo sua transferência para outras situações;
b) Raciocinar logicamente utilizando o conhecimento de forma coerente para alcançar a síntese de diferentes áreas básicas da ciência buscando formar um entendimento mais amplo e construindo um conceito sólido em biotecnologia;
c) Compreender e repensar processo histórico de produção do conhecimento da biotecnologia referente a conceitos/princípios/teorias;
d) Criar por meio da análise lógica a capacidade de aplicar metodologia científica para o gerenciamento e execução de processos e técnicas.
e) Ser flexível e adaptar-se a novas ideias e situações divergentes sobre a importância da biotecnologia para a sociedade e relacionando-a a fatos, tendências, fenômenos ou movimentos da atualidade.
f) Decidir de forma autônoma sobre os conhecimentos científicos e tecnológicos já existentes, os relacionando à biotecnologia, após exame crítico e seleção por critérios de relevância, rigor e ética.
g) Levantar hipóteses frente aos diferentes processos biotecnológico sendo capaz de analisar um fato, um fenômeno ou um problema estabelecendo soluções.
h) Planejar, programar e projetar ações que visam geração de produtos ou processos.
i) Negociar na procura de uma solução que respeite valores e interesses recíprocos do ponto de vista éticos, sociais, ambientais, econômicos, epistemológicos.
j) Liderar projetos ou equipes sob princípios da ética, responsabilidade, justiça, participação, diálogo e solidariedade.
ntendida a formação como processo, configuram-se as competências e as habilidades como em contínua construção face às exigências e transformações da ciência e da sociedade. Para alcançar as competências serão trabalhadas diversas habilidades, através de atividades prático-teóricas, disciplinas optativas, atividades de iniciação científica que visam contribuir significativamente para que se abra uma gama maior de setores para a atuação do profissional egresso, não de forma pré-determinada, mas conforme interesse individual. 

Organização Curricular

A estrutura curricular do Curso de Bacharelado em Biotecnologia contempla e articula três grandes áreas do conhecimento biotecnológico, de forma interdisciplinar, distribuídas ao longo dos oito semestres: 
- Biotecnologia aplicada à Saúde Humana;
- Biotecnologia aplicada à Agropecuária;
- Biotecnologia aplicada à Bioindústria.
 Para garantir a permanente atualização do Projeto Pedagógico, provocando e estimulando o fazer pedagógico científico, a matriz curricular foi construída a partir de uma base mínima indispensável para a formação profissional, denominada de Núcleo Fixo, organizada em disciplinas obrigatórias (OB). O aluno terá uma formação básica sólida em 38 disciplinas obrigatórias. Além disso, a estrutura curricular inclui, além da formação específica, que compreende atividades acadêmicas referentes ao núcleo fixo, grupo de estágio e trabalho de conclusão de curso (TCC), a formação complementar com atividades acadêmico-científico-culturais obrigatórias e a formação livre, de escolha do aluno, que deverá ser validada pelo colegiado de curso, como por exemplo, disciplinas do banco de disciplinas optativas da UFPel.

Procedimentos e metodologias de ensino

Procedimentos metodológicos fundamentais a serem utilizados na execução do Projeto Pedagógico do curso de Biotecnologia, visando garantir uma gama ampla de ferramentas de aprendizagem aos alunos do curso:
1) operacionalizar a interdisciplinaridade – com o objetivo de promover maior interação e correspondência do currículo com as realidades profissionais;
2) implementação e garantia da transdisciplinaridade – visando auxiliar do corpo discente na busca de um melhor desempenho acadêmico;
3) promover a flexibilização curricular – consolidação de uma estrutura básica e, quando possível, um incremento  na base curricular através de múltiplas disciplinas optativas e atividades complementares, para que o aluno possa construir seu próprio caminho dentro do curso, a partir de uma ação tutoriada;
4) o incentivo prática profissional – incrementando e viabilizando um maior contato dos discentes com a realidade profissional através de estágios nos diferentes laboratórios de pesquisa do curso e da UFPel e realizando convênios com entidades de classe e associações que permitam uma visão geral  da profissão;
5) a complementação educacional – viabilizando o oferecimento de atividades complementares, cursos de extensão, participação em projetos de pesquisa, assistência não presencial e assessoria quanto a aspectos de conteúdo e forma para o corpo acadêmico.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

A avaliação será um instrumento de conhecimento e de reconhecimento, atuando como um mecanismo capaz de nortear a formulação de decisões satisfatórias para a manutenção e desenvolvimento do Curso. Mais especificamente, esta avaliação visa: verificar as aprendizagens e dificuldades dos alunos, buscando sanar as dificuldades, quando houver e valorizando as aprendizagens; buscar a adequação nas disciplinas quando necessário; avaliar atuação do docente, através da trajetória dos alunos durante as avaliações de desempenho; buscar, através da opinião dos alunos, avaliar a prática docente; propiciar ao docente, ferramentas de auto-avaliação através de reuniões pedagógicas à luz da discussão das dificuldades e sucessos da prática docente; traçar metas de melhoria continuada no Curso de Biotecnologia, em função das necessidades de atuação do profissional a ser formado.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

O Curso de Graduação em Biotecnologia da UFPel prepara os alunos para a pesquisa, seus objetivos e metodologia, com especial ênfase na elaboração de projetos de pesquisa e artigos científicos e de divulgação. Incentivando: a colaboração em projetos de pesquisa como aluno de iniciação científica; a apresentação de trabalho em eventos científicos; e a publicação de artigos.
O Curso de Graduação em Biotecnologia da UFPel tem promovido a integração dos alunos de Graduação e Pós Graduação em Biotecnologia, principalmente promovendo ações de extensão, como nos projetos de Extensão Mural G-Biotec e Biotec Invade a Escola, visando a difusão científica e a divulgação da Biotecnologia na comunidade, principalmente entre escolares dos anos iniciais e do ensino fundamental. Além disto, os alunos de Pós-Graduação são estimulados a participar como colaboradores nos eventos de divulgação científica promovidos pelos alunos do curso de Graduação, como ocorre no planejamento, organização e execução do Simpósio de Biotecnologia. O evento conta com convidados da UFPel e de outras Instituições de Pesquisa do Brasil, incluindo alunos de Doutorado e Pós-Doutorado. Outro momento integrador e fundamental para a consolidação e expansão dos conhecimentos dos alunos do curso de Graduação em Biotecnologia da UFPel é a participação de nossos discentes nos eventos promovidos pela Pós-Graduação em Biotecnologia. Estas atividades devem fazer parte permanente das ações promovidas pela coordenação do curso e garantidas pelas instancias superiores da UFPel.

Acompanhamento de Egressos

O Sistema de Acompanhamento de Egressos identifica os fatores de continuidade dos estudos dos alunos, sua situação de trabalho, os motivos por estar trabalhando na área de formação, ou fora dela, discriminando os dados por sexo, turno de trabalho e se o egresso está ou não trabalhando com vínculo empregatício, ou atuando como profissional liberal.
O monitoramento da trajetória dos egresso e consequente avaliação das metas e objetivos do curso obedece a uma sistemática dividida em que os instrumentos principais dos quais o colegiado se valerá para tanto será questionário e carta-consulta, disponibilizados no endereço eletrônico do Curso, onde tanto os egressos, quanto seus empregadores, poderão responder sobre a situação em que se encontram. O colegiado deverá dispor de cadastros de endereço, telefonia e e-mail dos seus atuais estudantes, ex-alunos e egressos; dos empregadores efetivos e potenciais, obtidos através de cadastros das entidades empresariais, de sindicatos e associações de classe; das investigações do setor de estágio e que são permanente e sistematicamente atualizados.
Esta verificação será realizada através de questionário próprio, disponibilizado nas mídias sociais no âmbito da comunidade do Curso de graduação em Biotecnologia da UFPel. 

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada

Localização e contatos

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