Nome do Curso / Conceitos (*)
Biotecnologia
CC (2013)4
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
5700
Código e-MEC
113594
Unidade
Coordenador
A0 | L1 | L2 | L5 | L6 | L9 | L10 | L13 | L14 | Total | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2019/1 | 2 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 10 |
SISU 2019/1 | 14 | 3 | 3 | 3 | 3 | 1 | 1 | 1 | 29 |
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1611 de 15 de outubro de 2009.
Curso reconhecido pela Portaria nº 736 de 27/12/2013. Publicada no D.O.U. de 30/12/2013.
Curso reconhecido pela Portaria nº 736 de 27/12/2013. Publicada no D.O.U. de 30/12/2013.
Contextualização
O curso de graduação em Biotecnologia (G.Biotec) foi proposto em 2006 por professores e colaboradores do Centro de Biotecnologia (Cenbiot) da UFPel, e criado através do REUNI, em outubro de 2007. A primeira turma a dar início as atividades do novo curso teve a oportunidade de acesso a partir do processo seletivo de inverno 2008, com início das aulas em agosto. A Biotecnologia da UFPel é uma área já consolidada. Os cursos de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia estão entre os melhores do País e reconhecidos pela Capes. A G.Biotec da Universidade Federal de Pelotas, tem por objetivo formar profissionais capazes de utilizar as ferramentas, princípios e conceitos da moderna Biotecnologia visando a geração de novos produtos e processos através da utilização de organismos vivos. A biotecnologia agora faz parte do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel.
Objetivos
O Curso de graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas tem por objetivo formar profissionais capazes de utilizar as ferramentas, princípios e conceitos da moderna biotecnologia visando à geração de novos produtos e processos biológicos nas áreas de saúde humana, agropecuária e biotecnologia industrial. Ofertando aos estudantes condições interdisciplinares e instigando a curiosidade científica ao longo de sua formação acadêmica.
Perfil do Egresso
Apesar de não existirem Diretrizes Curriculares Nacionais definidas para o Curso de Bacharelado em Biotecnologia, espera-se que o egresso formado pela Universidade Federal de Pelotas seja um profissional com sólida formação básica, científica e tecnológica, que lhe permita planejar, executar e interpretar os resultados da aplicação das técnicas da moderna biotecnologia referentes a diagnóstico e desenvolvimento de produtos e processos a partir de moléculas ou células de natureza microbiana, animal ou vegetal, a fim de disponibilizar processos e produtos que garantam maior economia, eficácia e competitividade para seu uso social final, quer em atividades agropecuárias, bioindustriais e ligadas á saúde pública.
Também estará habilitado a trabalhar nas indústrias de base biotecnológica onde deverá desenvolver uma atitude permanente de investigação, com visão crítica sobre o uso, benefícios e limites da ciência. Deverá participar de discussões científicas, com um forte embasamento biotecnológico, desenvolvendo assim habilidades científicas e técnicas capazes de resolver problemas, levando em consideração as questões éticas.
Deverá coordenar e atuar inter e multidisciplinarmente em equipes de trabalho, sempre que exigido, embasando seus julgamentos e decisões técnico-cientifica-administrativa em critérios de rigor científico, como em referenciais éticos e legais; a manter-se atualizado, desenvolvendo ideias inovadoras e ações capazes de ampliar e aperfeiçoar seu campo de atuação. Deverá ser um promotor de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área das ciências da vida, buscando aplicar seus conhecimentos em novos negócios empreendedores no campo da biotecnologia.
Também estará habilitado a trabalhar nas indústrias de base biotecnológica onde deverá desenvolver uma atitude permanente de investigação, com visão crítica sobre o uso, benefícios e limites da ciência. Deverá participar de discussões científicas, com um forte embasamento biotecnológico, desenvolvendo assim habilidades científicas e técnicas capazes de resolver problemas, levando em consideração as questões éticas.
Deverá coordenar e atuar inter e multidisciplinarmente em equipes de trabalho, sempre que exigido, embasando seus julgamentos e decisões técnico-cientifica-administrativa em critérios de rigor científico, como em referenciais éticos e legais; a manter-se atualizado, desenvolvendo ideias inovadoras e ações capazes de ampliar e aperfeiçoar seu campo de atuação. Deverá ser um promotor de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área das ciências da vida, buscando aplicar seus conhecimentos em novos negócios empreendedores no campo da biotecnologia.
Competências e habilidades
a) Compreender e expressar buscando desenvolver a capacidade de interpretação de informações nas diferentes áreas da biotecnologia, permitindo sua transferência para outras situações;
b) Raciocinar logicamente utilizando o conhecimento de forma coerente para alcançar a síntese de diferentes áreas básicas da ciência buscando formar um entendimento mais amplo e construindo um conceito sólido em biotecnologia;
c) Compreender e repensar processo histórico de produção do conhecimento da biotecnologia referente a conceitos/princípios/teorias;
d) Criar por meio da análise lógica a capacidade de aplicar metodologia científica para o gerenciamento e execução de processos e técnicas.
e) Ser flexível e adaptar-se a novas ideias e situações divergentes sobre a importância da biotecnologia para a sociedade e relacionando-a a fatos, tendências, fenômenos ou movimentos da atualidade.
f) Decidir de forma autônoma sobre os conhecimentos científicos e tecnológicos já existentes, os relacionando à biotecnologia, após exame crítico e seleção por critérios de relevância, rigor e ética.
g) Levantar hipóteses frente aos diferentes processos biotecnológico sendo capaz de analisar um fato, um fenômeno ou um problema estabelecendo soluções.
h) Planejar, programar e projetar ações que visam geração de produtos ou processos.
i) Negociar na procura de uma solução que respeite valores e interesses recíprocos do ponto de vista éticos, sociais, ambientais, econômicos, epistemológicos.
j) Liderar projetos ou equipes sob princípios da ética, responsabilidade, justiça, participação, diálogo e solidariedade.
ntendida a formação como processo, configuram-se as competências e as habilidades como em contínua construção face às exigências e transformações da ciência e da sociedade. Para alcançar as competências serão trabalhadas diversas habilidades, através de atividades prático-teóricas, disciplinas optativas, atividades de iniciação científica que visam contribuir significativamente para que se abra uma gama maior de setores para a atuação do profissional egresso, não de forma pré-determinada, mas conforme interesse individual.
b) Raciocinar logicamente utilizando o conhecimento de forma coerente para alcançar a síntese de diferentes áreas básicas da ciência buscando formar um entendimento mais amplo e construindo um conceito sólido em biotecnologia;
c) Compreender e repensar processo histórico de produção do conhecimento da biotecnologia referente a conceitos/princípios/teorias;
d) Criar por meio da análise lógica a capacidade de aplicar metodologia científica para o gerenciamento e execução de processos e técnicas.
e) Ser flexível e adaptar-se a novas ideias e situações divergentes sobre a importância da biotecnologia para a sociedade e relacionando-a a fatos, tendências, fenômenos ou movimentos da atualidade.
f) Decidir de forma autônoma sobre os conhecimentos científicos e tecnológicos já existentes, os relacionando à biotecnologia, após exame crítico e seleção por critérios de relevância, rigor e ética.
g) Levantar hipóteses frente aos diferentes processos biotecnológico sendo capaz de analisar um fato, um fenômeno ou um problema estabelecendo soluções.
h) Planejar, programar e projetar ações que visam geração de produtos ou processos.
i) Negociar na procura de uma solução que respeite valores e interesses recíprocos do ponto de vista éticos, sociais, ambientais, econômicos, epistemológicos.
j) Liderar projetos ou equipes sob princípios da ética, responsabilidade, justiça, participação, diálogo e solidariedade.
ntendida a formação como processo, configuram-se as competências e as habilidades como em contínua construção face às exigências e transformações da ciência e da sociedade. Para alcançar as competências serão trabalhadas diversas habilidades, através de atividades prático-teóricas, disciplinas optativas, atividades de iniciação científica que visam contribuir significativamente para que se abra uma gama maior de setores para a atuação do profissional egresso, não de forma pré-determinada, mas conforme interesse individual.
Organização Curricular
A estrutura curricular do Curso de Bacharelado em Biotecnologia contempla e articula três grandes áreas do conhecimento biotecnológico, de forma interdisciplinar, distribuídas ao longo dos oito semestres:
- Biotecnologia aplicada à Saúde Humana;
- Biotecnologia aplicada à Agropecuária;
- Biotecnologia aplicada à Bioindústria.
Para garantir a permanente atualização do Projeto Pedagógico, provocando e estimulando o fazer pedagógico científico, a matriz curricular foi construída a partir de uma base mínima indispensável para a formação profissional, denominada de Núcleo Fixo, organizada em disciplinas obrigatórias (OB). O aluno terá uma formação básica sólida em 38 disciplinas obrigatórias. Além disso, a estrutura curricular inclui, além da formação específica, que compreende atividades acadêmicas referentes ao núcleo fixo, grupo de estágio e trabalho de conclusão de curso (TCC), a formação complementar com atividades acadêmico-científico-culturais obrigatórias e a formação livre, de escolha do aluno, que deverá ser validada pelo colegiado de curso, como por exemplo, disciplinas do banco de disciplinas optativas da UFPel.
- Biotecnologia aplicada à Saúde Humana;
- Biotecnologia aplicada à Agropecuária;
- Biotecnologia aplicada à Bioindústria.
Para garantir a permanente atualização do Projeto Pedagógico, provocando e estimulando o fazer pedagógico científico, a matriz curricular foi construída a partir de uma base mínima indispensável para a formação profissional, denominada de Núcleo Fixo, organizada em disciplinas obrigatórias (OB). O aluno terá uma formação básica sólida em 38 disciplinas obrigatórias. Além disso, a estrutura curricular inclui, além da formação específica, que compreende atividades acadêmicas referentes ao núcleo fixo, grupo de estágio e trabalho de conclusão de curso (TCC), a formação complementar com atividades acadêmico-científico-culturais obrigatórias e a formação livre, de escolha do aluno, que deverá ser validada pelo colegiado de curso, como por exemplo, disciplinas do banco de disciplinas optativas da UFPel.
Procedimentos e metodologias de ensino
Procedimentos metodológicos fundamentais a serem utilizados na execução do Projeto Pedagógico do curso de Biotecnologia, visando garantir uma gama ampla de ferramentas de aprendizagem aos alunos do curso:
1) operacionalizar a interdisciplinaridade – com o objetivo de promover maior interação e correspondência do currículo com as realidades profissionais;
2) implementação e garantia da transdisciplinaridade – visando auxiliar do corpo discente na busca de um melhor desempenho acadêmico;
3) promover a flexibilização curricular – consolidação de uma estrutura básica e, quando possível, um incremento na base curricular através de múltiplas disciplinas optativas e atividades complementares, para que o aluno possa construir seu próprio caminho dentro do curso, a partir de uma ação tutoriada;
4) o incentivo prática profissional – incrementando e viabilizando um maior contato dos discentes com a realidade profissional através de estágios nos diferentes laboratórios de pesquisa do curso e da UFPel e realizando convênios com entidades de classe e associações que permitam uma visão geral da profissão;
5) a complementação educacional – viabilizando o oferecimento de atividades complementares, cursos de extensão, participação em projetos de pesquisa, assistência não presencial e assessoria quanto a aspectos de conteúdo e forma para o corpo acadêmico.
1) operacionalizar a interdisciplinaridade – com o objetivo de promover maior interação e correspondência do currículo com as realidades profissionais;
2) implementação e garantia da transdisciplinaridade – visando auxiliar do corpo discente na busca de um melhor desempenho acadêmico;
3) promover a flexibilização curricular – consolidação de uma estrutura básica e, quando possível, um incremento na base curricular através de múltiplas disciplinas optativas e atividades complementares, para que o aluno possa construir seu próprio caminho dentro do curso, a partir de uma ação tutoriada;
4) o incentivo prática profissional – incrementando e viabilizando um maior contato dos discentes com a realidade profissional através de estágios nos diferentes laboratórios de pesquisa do curso e da UFPel e realizando convênios com entidades de classe e associações que permitam uma visão geral da profissão;
5) a complementação educacional – viabilizando o oferecimento de atividades complementares, cursos de extensão, participação em projetos de pesquisa, assistência não presencial e assessoria quanto a aspectos de conteúdo e forma para o corpo acadêmico.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
A avaliação será um instrumento de conhecimento e de reconhecimento, atuando como um mecanismo capaz de nortear a formulação de decisões satisfatórias para a manutenção e desenvolvimento do Curso. Mais especificamente, esta avaliação visa: verificar as aprendizagens e dificuldades dos alunos, buscando sanar as dificuldades, quando houver e valorizando as aprendizagens; buscar a adequação nas disciplinas quando necessário; avaliar atuação do docente, através da trajetória dos alunos durante as avaliações de desempenho; buscar, através da opinião dos alunos, avaliar a prática docente; propiciar ao docente, ferramentas de auto-avaliação através de reuniões pedagógicas à luz da discussão das dificuldades e sucessos da prática docente; traçar metas de melhoria continuada no Curso de Biotecnologia, em função das necessidades de atuação do profissional a ser formado.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
O Curso de Graduação em Biotecnologia da UFPel prepara os alunos para a pesquisa, seus objetivos e metodologia, com especial ênfase na elaboração de projetos de pesquisa e artigos científicos e de divulgação. Incentivando: a colaboração em projetos de pesquisa como aluno de iniciação científica; a apresentação de trabalho em eventos científicos; e a publicação de artigos.
O Curso de Graduação em Biotecnologia da UFPel tem promovido a integração dos alunos de Graduação e Pós Graduação em Biotecnologia, principalmente promovendo ações de extensão, como nos projetos de Extensão Mural G-Biotec e Biotec Invade a Escola, visando a difusão científica e a divulgação da Biotecnologia na comunidade, principalmente entre escolares dos anos iniciais e do ensino fundamental. Além disto, os alunos de Pós-Graduação são estimulados a participar como colaboradores nos eventos de divulgação científica promovidos pelos alunos do curso de Graduação, como ocorre no planejamento, organização e execução do Simpósio de Biotecnologia. O evento conta com convidados da UFPel e de outras Instituições de Pesquisa do Brasil, incluindo alunos de Doutorado e Pós-Doutorado. Outro momento integrador e fundamental para a consolidação e expansão dos conhecimentos dos alunos do curso de Graduação em Biotecnologia da UFPel é a participação de nossos discentes nos eventos promovidos pela Pós-Graduação em Biotecnologia. Estas atividades devem fazer parte permanente das ações promovidas pela coordenação do curso e garantidas pelas instancias superiores da UFPel.
Acompanhamento de Egressos
O Sistema de Acompanhamento de Egressos identifica os fatores de continuidade dos estudos dos alunos, sua situação de trabalho, os motivos por estar trabalhando na área de formação, ou fora dela, discriminando os dados por sexo, turno de trabalho e se o egresso está ou não trabalhando com vínculo empregatício, ou atuando como profissional liberal.
O monitoramento da trajetória dos egresso e consequente avaliação das metas e objetivos do curso obedece a uma sistemática dividida em que os instrumentos principais dos quais o colegiado se valerá para tanto será questionário e carta-consulta, disponibilizados no endereço eletrônico do Curso, onde tanto os egressos, quanto seus empregadores, poderão responder sobre a situação em que se encontram. O colegiado deverá dispor de cadastros de endereço, telefonia e e-mail dos seus atuais estudantes, ex-alunos e egressos; dos empregadores efetivos e potenciais, obtidos através de cadastros das entidades empresariais, de sindicatos e associações de classe; das investigações do setor de estágio e que são permanente e sistematicamente atualizados.
Esta verificação será realizada através de questionário próprio, disponibilizado nas mídias sociais no âmbito da comunidade do Curso de graduação em Biotecnologia da UFPel.
O monitoramento da trajetória dos egresso e consequente avaliação das metas e objetivos do curso obedece a uma sistemática dividida em que os instrumentos principais dos quais o colegiado se valerá para tanto será questionário e carta-consulta, disponibilizados no endereço eletrônico do Curso, onde tanto os egressos, quanto seus empregadores, poderão responder sobre a situação em que se encontram. O colegiado deverá dispor de cadastros de endereço, telefonia e e-mail dos seus atuais estudantes, ex-alunos e egressos; dos empregadores efetivos e potenciais, obtidos através de cadastros das entidades empresariais, de sindicatos e associações de classe; das investigações do setor de estágio e que são permanente e sistematicamente atualizados.
Esta verificação será realizada através de questionário próprio, disponibilizado nas mídias sociais no âmbito da comunidade do Curso de graduação em Biotecnologia da UFPel.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000058 | BIOFÍSICA BIOTECNOLÓGICA | Obrigatória | 4 | 60 |
22000003 | BIOLOGIA CELULAR | Obrigatória | 4 | 60 |
12000036 | BIOQUÍMICA I | Obrigatória | 5 | 75 |
22000031 | BIOTECNOLOGIA E BIOSSEGURANÇA | Obrigatória | 4 | 60 |
22000032 | QUÍMICA BIOTECNOLÓGICA | Obrigatória | 5 | 75 |
22000004 | TÉCNICAS INSTRUMENTAIS | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000033 | BIOÉTICA22000031 - BIOTECNOLOGIA E BIOSSEGURANÇA | Obrigatória | 3 | 45 |
12000038 | BIOQUÍMICA II12000036 - BIOQUÍMICA I22000032 - QUÍMICA BIOTECNOLÓGICA | Obrigatória | 7 | 105 |
22000009 | BIOTECNOLOGIA MICROBIANA I22000003 - BIOLOGIA CELULAR | Obrigatória | 5 | 75 |
22000007 | GENÔMICA I22000003 - BIOLOGIA CELULAR | Obrigatória | 4 | 60 |
22000289 | HISTOLOGIA APLICADA À BIOTECNOLOGIA22000003 - BIOLOGIA CELULAR22000058 - BIOFÍSICA BIOTECNOLÓGICA12000036 - BIOQUÍMICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000008 | BIOLOGIA MOLECULAR22000003 - BIOLOGIA CELULAR | Obrigatória | 5 | 75 |
22000012 | BIOTECNOLOGIA MICROBIANA II22000009 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA I | Obrigatória | 4 | 60 |
22000005 | BIOTERISMO E EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL22000033 - BIOÉTICA22000031 - BIOTECNOLOGIA E BIOSSEGURANÇA | Obrigatória | 4 | 60 |
22000006 | EMBRIOLOGIA MOLECULAR22000003 - BIOLOGIA CELULAR22000289 - HISTOLOGIA APLICADA À BIOTECNOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
22000034 | FISIOBIOTECNOLOGIA22000058 - BIOFÍSICA BIOTECNOLÓGICA12000038 - BIOQUÍMICA II22000289 - HISTOLOGIA APLICADA À BIOTECNOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000022 | BIOESTATÍSTICA E DELINIAMENTO EXPERIMENTAL | Obrigatória | 4 | 60 |
22000025 | BIOPROCESSOS22000004 - TÉCNICAS INSTRUMENTAIS22000009 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA I | Obrigatória | 4 | 60 |
22000036 | FARMACOGENÔMICA22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000034 - FISIOBIOTECNOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
22000011 | GENÔMICA II22000007 - GENÔMICA I22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR | Obrigatória | 4 | 60 |
22000023 | IMUNOBIOLOGIA12000038 - BIOQUÍMICA II22000012 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA II | Obrigatória | 4 | 60 |
22000020 | PROTEÔMICA22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000014 | BIOINFORMÁTICA22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR | Obrigatória | 4 | 60 |
22000027 | BIOTECNOLOGIA ANIMAL22000011 - GENÔMICA II | Obrigatória | 2 | 30 |
22000015 | FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA VEGETAL12000038 - BIOQUÍMICA II22000003 - BIOLOGIA CELULAR | Obrigatória | 4 | 60 |
22000028 | NANOBIOTECNOLOGIA22000003 - BIOLOGIA CELULAR22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR | Obrigatória | 3 | 45 |
22000021 | OPERAÇÕES UNITÁRIAS22000012 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA II22000004 - TÉCNICAS INSTRUMENTAIS22000025 - BIOPROCESSOS | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000013 | BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL22000009 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA I | Obrigatória | 2 | 30 |
22000019 | BIOTECNOLOGIA VEGETAL22000015 - FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA VEGETAL | Obrigatória | 4 | 60 |
22000046 | ENGENHARIA DE CÉLULAS E TECIDOS22000003 - BIOLOGIA CELULAR | Obrigatória | 4 | 60 |
22000049 | LEGISLAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA22000031 - BIOTECNOLOGIA E BIOSSEGURANÇA22000033 - BIOÉTICA | Obrigatória | 2 | 30 |
22000045 | VACINOLOGIA E ENGENHARIA DE VACINAS22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000023 - IMUNOBIOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000290 | CULTURA DE TECIDOS E TRANSGÊNESE VEGETAL22000019 - BIOTECNOLOGIA VEGETAL | Obrigatória | 6 | 90 |
22000039 | DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000023 - IMUNOBIOLOGIA | Obrigatória | 3 | 45 |
22000044 | GESTÃO EM BIOTECNOLOGIA22000031 - BIOTECNOLOGIA E BIOSSEGURANÇA22000033 - BIOÉTICA | Obrigatória | 3 | 45 |
22000047 | TRANSGÊNESE ANIMAL22000003 - BIOLOGIA CELULAR22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000006 - EMBRIOLOGIA MOLECULAR | Obrigatória | 4 | 60 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000035 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CONCLUSÃO | Obrigatória | 16 | 240 |
22000291 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | Obrigatória | 8 | 120 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000040 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 400 |
Optativas
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000248 | APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS DE FUNGOS | Optativa | 2 | 30 |
22000051 | BIOLOGIA FORENSE22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000011 - GENÔMICA II | Optativa | 4 | 60 |
22000043 | BIOPROCESSOS II22000025 - BIOPROCESSOS | Optativa | 4 | 60 |
22000061 | BIOTECNOLOGIA APLICADA AO AGRONEGÓCIO22000019 - BIOTECNOLOGIA VEGETAL22000027 - BIOTECNOLOGIA ANIMAL | Optativa | 4 | 60 |
22000246 | BIOTECNOLOGIA APLICADA A SAÚDE PÚBLICA22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000012 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA II22000023 - IMUNOBIOLOGIA | Optativa | 4 | 60 |
22000030 | CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR AGENTES INFECCIOSOS22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000012 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA II | Optativa | 4 | 60 |
22000247 | CONTROLE BIOLÓGICO22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000009 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA I | Optativa | 4 | 60 |
22000017 | ELABORAÇÃO DE PROJETOS E TRAB. CIENTÍFICOS | Optativa | 2 | 30 |
22000232 | FISIOLOGIA VEGETAL APLICADA À BIOTECNOLOGIA22000015 - FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA VEGETAL22000019 - BIOTECNOLOGIA VEGETAL | Optativa | 4 | 60 |
22000252 | FUNDAMENTOS DE EPIDEMIOLOGIA22000009 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA I22000012 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA II | Optativa | 3 | 45 |
22000322 | GENÔMICA APLICADA À AQUICULTURA22000011 - GENÔMICA II22000027 - BIOTECNOLOGIA ANIMAL | Optativa | 4 | 60 |
22000321 | GENÔMICA DE EQUINOS22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000011 - GENÔMICA II | Optativa | 4 | 60 |
22000060 | J C: CRIT. READ. AND EVAL. OF SCIENT. PAPERS | Optativa | 4 | 60 |
22000244 | LEPTOSPIRA E LEPTOSPIROSE | Optativa | 2 | 30 |
22000024 | MANIPULAÇÃO DE GAMETAS E EMBRIÕES22000003 - BIOLOGIA CELULAR22000006 - EMBRIOLOGIA MOLECULAR | Optativa | 4 | 60 |
22000042 | NEUROBIOTECNOLOGIA12000038 - BIOQUÍMICA II22000034 - FISIOBIOTECNOLOGIA | Optativa | 4 | 60 |
22000050 | ONCOLOGIA CELULAR E MOLECULAR22000003 - BIOLOGIA CELULAR22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000011 - GENÔMICA II | Optativa | 4 | 60 |
22000055 | ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL | Optativa | 2 | 30 |
22000041 | PLANEJAMENTO E GESTÃO DE EVENTOS EM BIOTECNOLOGIA | Optativa | 4 | 60 |
22000243 | POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EXTENSÃO | Optativa | 4 | 60 |
22000285 | POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EXTENSÃO II22000243 - POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EXTENSÃO | Optativa | 4 | 60 |
22000251 | PRESERVAÇÃO DE BACTÉRIAS E FUNGOS22000009 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA I | Optativa | 3 | 45 |
22000052 | RASTREABILIDADE MOLECULAR22000003 - BIOLOGIA CELULAR22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR22000023 - IMUNOBIOLOGIA22000027 - BIOTECNOLOGIA ANIMAL | Optativa | 4 | 60 |
22000053 | SEMINÁRIO I | Optativa | 2 | 30 |
22000249 | TÓPICOS EM PROBIÓTICOS22000009 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA I22000012 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA II | Optativa | 3 | 45 |
22000056 | TOPICS IN PLANT BIOTECHNOLOGY | Optativa | 4 | 60 |
22000245 | VIROLOGIA BIOTECNOLÓGICA22000009 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA I22000019 - BIOTECNOLOGIA VEGETAL | Optativa | 3 | 45 |
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2019 / 1
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000058 - BIOFÍSICA BIOTECNOLÓGICA Horários
| M1 | 50 | 0 | ||||||
22000003 - BIOLOGIA CELULAR Horários
| M1 | 25 | 0 | ||||||
22000003 - BIOLOGIA CELULAR Horários
| M2 | 25 | 0 | ||||||
12000036 - BIOQUÍMICA I Horários
| M1 | 25 | 0 | ||||||
12000036 - BIOQUÍMICA I Horários
| M2 | 25 | 0 | ||||||
22000031 - BIOTECNOLOGIA E BIOSSEGURANÇA Horários
| M1 | 50 | 0 | ||||||
22000032 - QUÍMICA BIOTECNOLÓGICA Horários
| M1 | 25 | 0 | ||||||
22000032 - QUÍMICA BIOTECNOLÓGICA Horários
| M2 | 25 | 0 | ||||||
22000004 - TÉCNICAS INSTRUMENTAIS Horários
| M1 | 50 | 0 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR Horários
| M1 | 22 | 0 | ||||||
22000008 - BIOLOGIA MOLECULAR Horários
| M2 | 22 | 0 | ||||||
22000012 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA II Horários
| M1 | 22 | 0 | ||||||
22000012 - BIOTECNOLOGIA MICROBIANA II Horários
| M2 | 22 | 0 | ||||||
22000005 - BIOTERISMO E EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL Horários
| M1 | 45 | 0 | ||||||
22000006 - EMBRIOLOGIA MOLECULAR Horários
| M1 | 45 | 0 | ||||||
22000034 - FISIOBIOTECNOLOGIA Horários
| T1 | 45 | 0 |
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000014 - BIOINFORMÁTICA Horários
| M1 | 15 | 0 | ||||||
22000014 - BIOINFORMÁTICA Horários
| M2 | 15 | 0 | ||||||
22000027 - BIOTECNOLOGIA ANIMAL Horários
| T1 | 40 | 0 | ||||||
22000015 - FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA VEGETAL Horários
| M1 | 40 | 0 | ||||||
22000028 - NANOBIOTECNOLOGIA Horários
| M1 | 40 | 0 | ||||||
22000021 - OPERAÇÕES UNITÁRIAS Horários
| M1 | 40 | 0 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000290 - CULTURA DE TECIDOS E TRANSGÊNESE VEGETAL Horários
| M1 | 35 | 0 | ||||||
22000039 - DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS Horários
| M1 | 35 | 0 | ||||||
22000044 - GESTÃO EM BIOTECNOLOGIA Horários
| M1 | 35 | 0 | ||||||
22000047 - TRANSGÊNESE ANIMAL Horários
| M1 | 35 | 0 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. |
---|---|---|---|
22000035 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CONCLUSÃO | P1 | 6 | 0 |
22000291 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | P1 | 6 | 0 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000247 - CONTROLE BIOLÓGICO Horários
| M1 | 10 | 0 | ||||||
22000017 - ELABORAÇÃO DE PROJETOS E TRAB. CIENTÍFICOS Horários
| M1 | 10 | 0 | ||||||
22000060 - J C: CRIT. READ. AND EVAL. OF SCIENT. PAPERS Horários
| M1 | 10 | 0 | ||||||
22000024 - MANIPULAÇÃO DE GAMETAS E EMBRIÕES Horários
| M1 | 10 | 0 | ||||||
22000055 - ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL Horários
| T1 | 25 | 0 | ||||||
22000041 - PLANEJAMENTO E GESTÃO DE EVENTOS EM BIOTECNOLOGIA Horários
| M1 | 25 | 0 | ||||||
22000243 - POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EXTENSÃO Horários
| M1 | 10 | 0 | ||||||
22000245 - VIROLOGIA BIOTECNOLÓGICA Horários
| T1 | 10 | 0 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
Camila Brum Bertoldo | 2019 | 1 |
MARLON CUNHA DE LIMA | 2019 | 1 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
ANNA CARLA PEINHOPF | 2009 | 2012 |
CARLOS EDUARDO POUEY DA CUNHA | 2009 | 2012 |
CAROLINA XIMENDES DOS SANTOS | 2008 | 2012 |
CAROLINE GOMES LUCAS | 2008 | 2012 |
CRISTIAN BERING FRÓES | 2009 | 2012 |
ESTELA FERNANDES E SILVA | 2008 | 2012 |
FERNANDA MUNHOZ DOS ANJOS LEAL | 2009 | 2012 |
FERNANDO LOPEZ ALVEZ | 2008 | 2012 |
FERNANDO PIRES HARTWIG | 2009 | 2012 |
FRANCINE RODRIGUES PHILIPPSEN | 2009 | 2012 |
GABRIELA ALVES SABADIN | 2009 | 2012 |
GIANA CARLA GABOARDI | 2009 | 2012 |
GUSTAVO MARÇAL SCHMIDT GARCIA MOREIRA | 2009 | 2012 |
JOÃO PAULO MESQUITA LUIZ | 2009 | 2012 |
JOSIANE WEBER TESSMANN | 2009 | 2012 |
KARINA COLONETTI | 2009 | 2012 |
KARINE LASTE MACAGNAN | 2009 | 2012 |
LUCAS BIGOLIN LORENZON | 2009 | 2012 |
MARIANA HÄRTER REMIÃO | 2008 | 2012 |
MARINA TUERLINCKX COSTA VALLE | 2009 | 2012 |
RUAN SANTOS DE OLIVEIRA | 2009 | 2012 |
STÉPHANIE CARUCCIO BJÖRKNESJÖ | 2009 | 2012 |
SUELEN PORTO BASGALUPP | 2008 | 2012 |
TAINÃ FIGUEIREDO CARDOSO | 2009 | 2012 |
THAIS LARRÉ OLIVEIRA | 2008 | 2012 |
VICTOR COSTA PEREIRA FONSECA | 2008 | 2012 |
WALLACE MORAES PEREIRA | 2009 | 2012 |
BÁRBARA COUTO ROLOFF PADILHA | 2010 | 2013 |
BRUNA COI DOS SANTOS | 2010 | 2013 |
CARLUS AUGUSTU TAVARES DO COUTO | 2010 | 2013 |
Cintia Silveira Garcia | 2010 | 2013 |
DELVA PEREIRA LEÃO | 2010 | 2013 |
EMILY MONTOSA NUNES | 2010 | 2013 |
FERNANDA ENDLER VALIATI | 2010 | 2013 |
FILIPE SANTOS PEREIRA DUTRA | 2010 | 2013 |
FRANCINE BASTOS MAAGH | 2010 | 2013 |
FRANCINE VARGAS RIBEIRO | 2009 | 2013 |
FREDERICO SCHMITT KREMER | 2010 | 2013 |
GABRIELA CRISTINA DE PAULA | 2009 | 2013 |
GABRIELA NOGUEIRA DEBOM | 2010 | 2013 |
GABRIELLA BORBA DE OLIVEIRA | 2010 | 2013 |
HELENE SANTOS DE ABREU | 2010 | 2013 |
JESSICA RODRIGUES PLAÇA | 2010 | 2013 |
LÍVIA BUDZIAREK ESLABÃO | 2010 | 2013 |
LUCAS ALVES TAVARES | 2010 | 2013 |
LUCAS GOEDERT | 2010 | 2013 |
LUIZA FERNANDES E SILVA | 2009 | 2013 |
LUIZA PAULSEN RODRIGUES | 2010 | 2013 |
MARIANA BRUTSCHIN PEREIRA | 2010 | 2013 |
MARINA AMARAL XAVIER | 2010 | 2013 |
MELINA GODOY PORTO TAVARES | 2010 | 2013 |
PATRICIA GIRARDELO TRENTIN | 2009 | 2013 |
RAFAELA SILVA FORMOSO | 2010 | 2013 |
TATIANE CASARIN | 2010 | 2013 |
VINÍCIUS DA ROSA DA SILVA TAVARES | 2010 | 2013 |
ALEXANDRE FERREIRA BILHALVA | 2011 | 2014 |
ANA CAROLINA PEITER | 2011 | 2014 |
ANA SOFIA LIMA ESTEVÃO DE OLIVEIRA | 2011 | 2014 |
ARTHUR DE CASTRO JORGE SILVA | 2010 | 2014 |
CAROLINA DA SILVA SILVEIRA | 2010 | 2014 |
CAROLINA GEORG MAGALHÃES | 2010 | 2014 |
CAROLINE AMURIM DA SILVA GONÇALVES | 2011 | 2014 |
DANIELE DE SOUZA MASIERO | 2011 | 2014 |
DRIELLY CRISTINA BRAITE | 2010 | 2014 |
FERNANDA MARTINS RODRIGUES | 2010 | 2014 |
GREGORI DAS NEVES REINHARDT | 2011 | 2014 |
Henrique Ramos Angelo | 2011 | 2014 |
HUGO CARDOSO FURTADO | 2010 | 2014 |
JULIANA HOFSTÄTTER AZAMBUJA | 2011 | 2014 |
JÚLIA SALLABERRY PINTO | 2009 | 2014 |
KATIELLE VALENTE BRAUNER | 2011 | 2014 |
LARISSA BRUSSA REIS | 2011 | 2014 |
Leina Nakanishi | 2011 | 2014 |
MAITÊ KRÜGER BECKER | 2011 | 2014 |
MICHELLE DIAS HORNES DA ROSA | 2011 | 2014 |
NATÁLIA PORTO FLORES | 2010 | 2014 |
NATASHA RODRIGUES DE OLIVEIRA | 2011 | 2014 |
NATHIELI BELTRAN SCHIAVI | 2009 | 2014 |
RAFAELY FERREIRA SEVERO | 2010 | 2014 |
RENAN EUGÊNIO ARAUJO PIRAINE | 2010 | 2014 |
RODRIGO ANDRADE SCHUCH | 2010 | 2014 |
URIEL SECCO LONDERO | 2011 | 2014 |
ALEX PEREIRA RODRIGUES | 2013 | 2015 |
ANGELA MARIA CASARIL | 2010 | 2015 |
ARTHUR DE SIQUEIRA BRAHM | 2011 | 2015 |
BRUNO MOISÉS DE MATOS | 2012 | 2015 |
CARLOS GUILHERME ROSA REIS | 2012 | 2015 |
CRISTIANO TAVARES VIEIRA | 2012 | 2015 |
ÉVERTON BURLAMARQUE BETTIN | 2012 | 2015 |
FERNANDA KEGLES | 2012 | 2015 |
GIOVANNI VICTORIO CERRUTI | 2011 | 2015 |
GUILHERME BORGES WEEGE | 2010 | 2015 |
GUILHERME ROIG PUREZA INDA | 2012 | 2015 |
JÉSSICA WALDMAN | 2012 | 2015 |
JÚLIA COUGO DOS SANTOS | 2012 | 2015 |
LAÍSA CAMERINI DA ROSA | 2011 | 2015 |
LUÍSA REINHARDT UGOSKI | 2011 | 2015 |
LUÍZA MARTINS NASCENTES MELO | 2011 | 2015 |
MARIANA GÁLLIO FRONZA | 2012 | 2015 |
MARINA ACOSTA DOS SANTOS | 2012 | 2015 |
MAURICIO TAVARES TAMBORINDEGUY | 2012 | 2015 |
MONIZE NAKAMOTO PROVISOR SANTOS | 2011 | 2015 |
NATÁLIA NACHTIGALL AL-ALAM | 2010 | 2015 |
NATHALIA STARK PEDRA | 2012 | 2015 |
NATHANIELE NEBEL BARTHER | 2012 | 2015 |
PRISCILA SILVEIRA DOS SANTOS | 2011 | 2015 |
RAFAELA GOMES XAVIER | 2011 | 2015 |
RAFAEL DOS SANTOS WOLOSKI | 2010 | 2015 |
RAFAEL LOPES DA ROSA | 2012 | 2015 |
ROBERTA GONÇALVES ANVERSA | 2011 | 2015 |
ROBERTA MARANINCHI SILVEIRA | 2012 | 2015 |
RÔMULO SILVA DE OLIVEIRA | 2011 | 2015 |
SAMANTHA PERLEBERG VARGAS | 2012 | 2015 |
STÉFANI NATALI STOLL | 2011 | 2015 |
VITÓRIA SEQUEIRA GONÇALVES | 2012 | 2015 |
CACIÁRA SOUZA DA SILVA | 2010 | 2016 |
CAMILA BONEMANN BENDER | 2011 | 2016 |
CAMILA MÜLLER DALLMANN | 2013 | 2016 |
CLEOMAR DA SILVA | 2013 | 2016 |
DANIEL DÂMASO BERTOLDI | 2012 | 2016 |
JÚLIA DAMÉ FONSECA PASCHOAL | 2013 | 2016 |
LARISSA OLIVEIRA DANELUZ | 2013 | 2016 |
MAIARA LINDEMANN ZEHETMEYR | 2012 | 2016 |
MARTINA BIANCA FUHRMANN | 2013 | 2016 |
MARTIN SCHYMICZEK LARANGEIRA DE ALMEIDA | 2012 | 2016 |
MICAELA DOMINGUES | 2011 | 2016 |
NATÃ DIENES MACHADO | 2012 | 2016 |
NATÁLIA PONTES BONA | 2013 | 2016 |
PEDRO SICA CRUZEIRO | 2012 | 2016 |
RAFAEL ROSA DE OLIVEIRA MORALES | 2013 | 2016 |
RAQUEL NASCIMENTO DAS NEVES | 2013 | 2016 |
RODOLFO DA SILVA MAZZARINI BALDINOTTI | 2012 | 2016 |
RODRIGO BARROS DE PINHO | 2013 | 2016 |
VINÍCIUS LENZ DA SILVA | 2012 | 2016 |
AISHA FARID ABDEL AZZIZ YOUSEF BAKRY | 2014 | 2017 |
AMANDA MUNARI GUIMARÃES | 2014 | 2017 |
AMANDA SIGAL SOARES | 2012 | 2017 |
BRUNA FAGUNDES BARRETO | 2014 | 2017 |
EDUARDA GERVINI ZAMPIERI CENTENO | 2013 | 2017 |
EDUARDO BIERHALS BLÖDORN | 2013 | 2017 |
GABRIANA NATHÁLIA ROSA TIMM | 2014 | 2017 |
GABRIELLE DE OLIVEIRA SANCHES VALERIO NAVARRO | 2014 | 2017 |
HUGO CARLOS BOLZON GONZALEZ | 2014 | 2017 |
ISABELA GIMENEZ TURRA | 2013 | 2017 |
JESSICA DORNELES | 2014 | 2017 |
JULIANA NETO MENDES DE MOURA | 2014 | 2017 |
JULIETI HUCH BUSS | 2013 | 2017 |
KARINA PEREIRA LUDUVICO | 2014 | 2017 |
LAÍS ANDRADE FERREIRA | 2014 | 2017 |
LAURA JUNQUEIRA DE CAMARGO | 2014 | 2017 |
LORENÇO TORRES MENDONÇA | 2013 | 2017 |
LUCAS DOS SANTOS DA SILVA | 2014 | 2017 |
MARINA CARDOSO DE FREITAS | 2014 | 2017 |
MARINA DA SILVA MEDEIROS | 2014 | 2017 |
MARINA MORAES MATTARREDONA BRIÃO | 2014 | 2017 |
MORGANA ALVES BORGES | 2014 | 2017 |
MORGANA LÜDTKE AZEVEDO | 2014 | 2017 |
NATÁLIA VIEIRA SEGATTO | 2013 | 2017 |
NICOLLAS JORNADA PAFIADACHE | 2014 | 2017 |
PEDRO MACHADO MEDEIROS DE ALBUQUERQUE | 2014 | 2017 |
RAQUEL ROMAN FAEDO | 2014 | 2017 |
RICARDO SALVI GONÇALVES | 2014 | 2017 |
VICTORIA MASCARENHAS BORBA | 2014 | 2017 |
VICTORIA TRINDADE PONS | 2013 | 2017 |
VIOLETTA DIAS PACCE | 2014 | 2017 |
ALESSANDRA NEIS | 2014 | 2018 |
AUDREY CHRISTINA DO NASCIMENTO | 2015 | 2018 |
BERNARDO DE MORAES MEINE | 2015 | 2018 |
BRUNO PEDROZO FERNANDES DE FREITAS | 2015 | 2018 |
CAMILA RIOS PIECHA | 2015 | 2018 |
CAROLINE KRUSCHARDT BERGMANN ROLIM | 2015 | 2018 |
EMILI GRIEP | 2015 | 2018 |
FERNANDA GELATI SEKINE | 2013 | 2018 |
HENRIQUE QUEIROZ SIMAO | 2015 | 2018 |
ISADORA ANDRE ROSA LOPES | 2015 | 2018 |
LILIANE SILVEIRA VARNES | 2015 | 2018 |
LUCAS REICHERT MAUBRIGADES | 2015 | 2018 |
LUIZE SILVA MASCARENHAS | 2015 | 2018 |
LURIAN PORTO PERES | 2015 | 2018 |
MARIA CLARA MARTINS FERREIRA | 2015 | 2018 |
MATHEUS ACEVEDO MONTANO | 2015 | 2018 |
MATHEUS MARQUES TORRES | 2015 | 2018 |
PATRICIA MENDONCA OLIVEIRA | 2014 | 2018 |
PEDRO LOPES REISSER | 2015 | 2018 |
RAFAEL AMARAL DONASSOLO | 2015 | 2018 |
RAFAEL CAGLIARI | 2015 | 2018 |
STELLA BUCHHORN DE FREITAS | 2015 | 2018 |
ULI TRINDADE DE ALMEIDA | 2015 | 2018 |
YASMINE ALVES MENEGON | 2014 | 2018 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Vagas e formas de ingresso:
- A0 - Ampla concorrência;
- L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
- L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
Localização e contatos
- Campus Universitário Capão do Leão, S/N Prédio 19
96160-000 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
8:00 às 16:00 - (53) 3275-7350
- clique para ver o e-mail