Nome da Atividade
JOURNAL CLUB: CRITICAL READING AND EVALUATION OF SCIENTIFIC PAPERS
CÓDIGO
22000478
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1

Ementa

A leitura crítica e a avaliação de artigos científicos são algumas das habilidades de longo prazo mais importantes necessárias para o sucesso em ciências. Esta disciplina ensinará os elementos que possibilitam a leitura cuidadosa e o pensamento crítico dos artigos científicos e a comunicação de ciência na língua inglesa.
As ações de extensão dessa disciplina estarão relacionadas às ações previstas no “Programa G-Biotec na comunidade: ações extensionistas”, registrado com o código 269 no Cobalto.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Familiarizar-se com a literatura científica e com os diferentes estilos de redação científica em inglês;
- Familiarizar-se com os componentes de um bom resumo, introdução, métodos, resultados e seção de discussão de um artigo redigido em inglês;
- Desenvolver competências de leitura crítica e avaliação da escrita científica em inglês;
- Ficar confortável em apresentar, questionar e discutir informações científicas com outros alunos, pós-docs, professores e o público em geral em inglês;
- Manter-se atualizado com as pesquisas atuais em áreas de relevância para a farmacologia e neurociência modernas, incluindo problemas pendentes, novas abordagens metodológicas e grandes avanços no conhecimento e no pensamento;
- Estimular a curiosidade intelectual e o entusiasmo pela ciência em geral e pela biotecnologia em particular; - Melhorar as habilidades de leitura e fala dos alunos em inglês.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Metodologia de Pesquisa. Sampieri RH, Collado CF, Lucio PB Eds., McGraw Hill, 2013, ver 5, ISBN 9788565848282, McGraw Hill Brasil, Editora Penso, RS.
  • Artigos científicos como redigir, publicar e avaliar. Pereira M. et al. 2011. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, (Livro eletrônico), ISBN978-85-277-2121-9.
  • Bases teóricas da redação científica: por que seu artigo foi negado? 2007 (Livro). Volpato, GL. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2007. 126 p. ISBN 8598605159.

Bibliografia Complementar:

  • Aschwanden. Five reasons why COVID herd immunity is probably impossible. Nature 591, 520-522 (2021) doi: https://doi.org/10.1038/d41586-021-00728-2.
  • Falcon 2019. Novel tau filament fold in chronic traumatic encephalopathy encloses hydrophobic molecules. 420 | Nature | Vol 568 | 18 April 2019. https://doi.org/10.1038/s41586-019-1026-5.
  • Kwon 2021. Genetic therapies for brain diseases. 180 | Nature | Vol 592 | 8 April 2021.
  • Fernie A.R. and Yan J. (2019). De Novo Domestication: An Alternative Route toward New Crops for the Future. Mol. Plant. 12, 615–631. https://doi.org/10.1016/j.molp.2019.03.016.
  • Yu 2021. A novel nanohybrid antimicrobial based on chitosan nanoparticles and antimicrobial peptide microcin J25 with low toxicity. Carbohydrate Polymers 253 (2021) 117309. https://doi.org/10.1016/j.carbpol.2020.117309.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 / 1 12 12 Biotecnologia (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA12:30 - 13:20
ALAN JOHN ALEXANDER MCBRIDE
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
J C: CRIT. READ. AND EVAL. OF SCIENT. PAPERS Biotecnologia (Bacharelado)

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