Nome da Atividade
COMUNICAÇÃO PÚBLICA E POLÍTICA
CÓDIGO
23000012
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Democracia, participação e comunicação; Comunicação Pública; Comunicação Política; Interesse público; Esfera pública; Opinião pública; Imagem pública; Estratégias de comunicação para a Gestão Pública; Planejamento em comunicação para a Gestão Pública.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver conhecimentos básicos para a análise de processos comunicacionais entre Estado, comunicação mediática e sociedade e capacitar para a proposição de estratégias de comunicação para a Gestão Pública.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, 2012. 173 p.
  • DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação Pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. 3. ed. São Paulo: Atlas-Grupo GEN, 2012.
  • HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. 354 p. (Biblioteca Tempo Universitário; 101, 102). ISBN 8528200914.

Bibliografia Complementar:

  • GOMES, Wilson da Silva; LATTMAN-WELTMAN, Fernando; ENGELKE, Antonio (Org.). Política. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2017. 268 p. ISBN 9788575071885.
  • MAFRA, Rennan. Entre o espetáculo, a festa e a argumentação mídia, comunicação estratégica e mobilização social. São Paulo: Autêntica, 2007. recurso online ISBN 9788582179666.
  • MAIA, Rousiley; CASTRO, Maria Céres Pimenta Spínola (Org). Mídia, esfera pública e identidades coletivas. Belo Horizonte: UFMG, 2006. 247 p. (Humanitas). ISBN 9788570415240.
  • MÉDOLA, Ana Sílvia Lopes Davi; ARAUJO, Denize Correa; BRUNO, Fernanda (Org.). Imagem, visibilidade e cultura midiática. Porto Alegre: Sulina, 2007. 293 p. ISBN 9788520504642.
  • MIGUEL, Luis Felipe; BIROLI, Flávia (Org.). Mídia, representação e democracia. São Paulo: HUCITEC, 2010. 301 p. ISBN 9788579700316.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
MARKETING NO SETOR PÚBLICO Gestão Pública (Tecnológico)

Página gerada em 04/07/2022 08:49:32 (consulta levou 0.128812s)