Nome do Curso / Conceitos (*)
Gestão Pública
Enade (2022)4CPC (2022)4CC (2015)4
Nível / Grau
Graduação / Tecnológico
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
5110
Código e-MEC
120803
Unidade
Coordenador
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NOTA DO ENEM 2024/1 | 11 | 1 | 1 | 3 | 1 | 1 | 1 | 3 | 22 |
AC | L01 | L02 | L05 | L06 | L09 | L10 | L13 | L14 | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2024/1 | 1 | 1 | 2 | 1 | 2 | 1 | 1 | 1 | 1 | 11 |
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
SISU 2024/1 | 22 | 3 | 1 | 6 | 1 | 4 | 1 | 6 | 44 |
Criação e Reconhecimento
Portaria do Reitor Nº 1.355 de 19 de novembro de 2007
Curso reconhecido pela Portaria nº 122 de 05/07/2012. Publicada no D.O.U. de 06/07/2012.
Renovação do reconhecimento Portaria nº 570 de 17/10/2024. Publicada na Seção 1, página 38 do D.O.U. de 18/10/2024.
Curso reconhecido pela Portaria nº 122 de 05/07/2012. Publicada no D.O.U. de 06/07/2012.
Renovação do reconhecimento Portaria nº 570 de 17/10/2024. Publicada na Seção 1, página 38 do D.O.U. de 18/10/2024.
Contextualização
O Curso está lotado no Centro de Ciências Socio-Organizacionais (CCSO), unidade acadêmica criada pela Resolução n. 49/2021 do CONSUN, que veio a suceder a extinta Faculdade de Administração e de Turismo. Cabe ressaltar que o CCSO conta também com um curso de Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional e um curso de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). A consolidação do Curso de Gestão Pública é o reconhecimento, por parte da Universidade, de uma demanda constante na área pública, que apresenta, tanto nacionalmente quanto na própria cidade de Pelotas, uma diversidade grande de organizações que demandam mão de obra qualificada, as quais o Curso pretende atender.
Desta forma, está estruturado para atender aos diversos setores da área governamental e do terceiro setor. Seguindo a Resolução CNE/CP n. 1, de 05/01/2021, busca incentivar o desenvolvimento da atividade gerencial e política do setor público com vistas a articular o desenvolvimento socioeconômico e os arranjos locais. Através de atividades interdisciplinares, o Curso possibilita ao aluno o desenvolvimento de competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas para a gestão de processos e a produção de bens e serviços promovendo o desenvolvimento sustentável do país. Palestras, dinâmicas e visitas técnicas são oferecidas buscando propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias, atendendo a demandas da sociedade, do mundo do trabalho e do meio acadêmico.
Desta forma, está estruturado para atender aos diversos setores da área governamental e do terceiro setor. Seguindo a Resolução CNE/CP n. 1, de 05/01/2021, busca incentivar o desenvolvimento da atividade gerencial e política do setor público com vistas a articular o desenvolvimento socioeconômico e os arranjos locais. Através de atividades interdisciplinares, o Curso possibilita ao aluno o desenvolvimento de competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas para a gestão de processos e a produção de bens e serviços promovendo o desenvolvimento sustentável do país. Palestras, dinâmicas e visitas técnicas são oferecidas buscando propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias, atendendo a demandas da sociedade, do mundo do trabalho e do meio acadêmico.
Objetivos
OBJETIVOS DO CURSO
Os objetivos aqui expressos foram elaborados em consonância com o Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) do Centro de Ciências Socio-Organizacionais (CCSO) da Universidade Federal de Pelotas e com base nos princípios norteadores da Educação Profissional e Tecnológica, de acordo com a Resolução CNE/CP Nº 01, de 05/01/2021.
OBJETIVO GERAL
O Curso de Gestão Pública possui como objetivo geral formar profissionais capazes de atuar com competência técnica junto aos diversos entes – estatais e não estatais – que atuam ne gestão pública, sendo capazes de planejar, formular, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas nas mais diversas áreas setoriais, levando em consideração as particularidades locais e regionais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Os objetivos aqui expressos foram elaborados em consonância com o Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) do Centro de Ciências Socio-Organizacionais (CCSO) da Universidade Federal de Pelotas e com base nos princípios norteadores da Educação Profissional e Tecnológica, de acordo com a Resolução CNE/CP Nº 01, de 05/01/2021.
OBJETIVO GERAL
O Curso de Gestão Pública possui como objetivo geral formar profissionais capazes de atuar com competência técnica junto aos diversos entes – estatais e não estatais – que atuam ne gestão pública, sendo capazes de planejar, formular, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas nas mais diversas áreas setoriais, levando em consideração as particularidades locais e regionais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Preparar profissionais com sólida compreensão das interações entre Estado e Sociedade, sob o prisma jurídico, político, econômico e social;
- Preparar profissionais que possam exercer funções de liderança na promoção de políticas públicas e na justiça socioambiental;
- Oferecer aos estudantes a oportunidade de formação interdisciplinar de natureza técnico-científica, cultural e humanística, ampliando os horizontes na percepção da realidade e na inserção no mundo do trabalho;
- Colaborar para a construção na Educação Superior brasileira de um ethos voltado à qualificação das capacidades estatais, mediante a articulação com outras instituições e cursos do campo de públicas;
- Contribuir para a formação/desenvolvimento de pessoas que sejam aptas à construção de uma gestão pública cidadã e republicana, nos quais a participação democrática da sociedade seja um fator fundamental na formulação e implementação de políticas públicas nas mais diversas áreas setoriais.
Perfil do Egresso
O Curso de Gestão Pública, seguindo o que estabelece o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST/MEC, 2016), bem como a Resolução CNE/CP Nº 1 de 05/01/2021, traça como perfil do egresso um profissional habilitado a planejar, formular, implementar, monitorar e avaliar políticas, programas e ações relacionadas à gestão pública, com base em princípios republicanos e democráticos. Sendo assim, esses profissionais serão capazes de atuar em:
- Entidades públicas nos três poderes (executivo, legislativo e judiciário), nas esferas federal, estadual e municipal;
- Entidades da Administração Pública Indireta (Autarquias, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista e Fundações);
- Organizações Não Governamentais ligadas à promoção de diferentes tipos de políticas públicas, incluindo associações, fundações, movimentos e projetos sociais, com especial ênfase para as entidades voltadas à proteção do meio ambiente;
- Organizações de representação política, profissional e de promoção à cidadania, tais como partidos políticos, sindicatos, entidades de classe, conselhos;
- Setores de empresas privadas voltados às relações governamentais e responsabilidade social corporativa;
- Organizações internacionais;
- Instituições de ensino e de pesquisa.
Competências e habilidades
COMPETÊNCIAS
As seguintes competências serão desenvolvidas pelo discente, articulada com necessidades locais e regionais e condizentes com demandas apresentadas pelo mundo do trabalho:
HABILIDADES PROFISSIONAIS ESPERADAS
Em relação às habilidades, os tecnólogos em Gestão Pública deverão:
As seguintes competências serão desenvolvidas pelo discente, articulada com necessidades locais e regionais e condizentes com demandas apresentadas pelo mundo do trabalho:
- Planejar, formular, implementar, desenvolver, monitorar e avaliar políticas públicas em diversas áreas e diferentes setores (público e privado);
- Aprender a escrever com erudição, concisão, clareza e coerência e expressar-se com base na oratória e retórica;
- Entender os conhecimentos jurídicos necessários para a área de políticas públicas, incluindo os relacionados aos direitos humanos, direito constitucional, direito administrativo e direito financeiro;
- Compreender o fenômeno do Estado e suas relações com a sociedade, com forte embasamento na ciência política e na teoria do Estado;
- Entender as dinâmicas da comunidade regional e local em que se encontra inserido;
- Compreender a função dos movimentos sociais na construção da cidadania;
- Entender a estrutura e o funcionamento da administração pública, incluindo fundamentos das relações organizacionais e da gestão estratégica de seus custos;
- Compreender os aspectos econômicos das políticas públicas, incluindo conhecimentos sobre economia do setor público e economia solidária;
- Ter conhecimento de como realizar um trabalho científico na área de políticas públicas.
HABILIDADES PROFISSIONAIS ESPERADAS
Em relação às habilidades, os tecnólogos em Gestão Pública deverão:
- Ser capazes de atuar com autonomia no planejamento, formulação, implementação, desenvolvimento, monitoramento e avaliação de políticas públicas, tanto no setor público quanto privado, com especial foco nas ações de natureza socioambiental;
- Ser capazes realizar leitura crítica e avaliação de dados sociais, políticos e econômicos envolvendo políticas públicas, por meio de análises, relatórios e pareceres;
- Ser capazes de escrever e expressar-se corretamente, para o bom desempenho de sua atividade profissional;
- Ser capazes de desenvolver políticas públicas de natureza específica, levando em consideração as particularidades e necessidades da realidade local e regional;
- Ser capazes de desenvolver um trabalho científico de políticas públicas, o que inclui a redação e publicação de artigo científico, além de projeto de mestrado a ser submetido em programa de pós-graduação em políticas públicas ou áreas afins.
Organização Curricular
O currículo do Curso de Gestão Pública está de acordo com a Resolução do COCEPE n. 29, de 13 de setembro de 2018 (UFPEL, 2018), segundo a qual as atividades curriculares compreendem três dimensões formativas: formação específica, formação complementar e formação em extensão.
a) Formação específica: são atividades curriculares determinadas pela legislação vigente aos cursos de graduação (de caráter obrigatório e optativo), de formação geral e de estudos de aprofundamento e diversificação das áreas de atuação profissional, considerando as especificidades dispostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica (Resolução CNE/CP n. 1, de 05/01/2021). As habilidades e competências tecnopolíticas têm sido destacadas como estruturantes na gestão pública contemporânea, devido à necessidade de profissionais que atuem na construção da agenda, formulação, decisão, implementação e avaliação de políticas públicas. É com este espírito que os componentes curriculares do Curso de Gestão Pública da UFPel foram estruturados em eixos de formação básica, gerencial e política.
A formação básica envolve conhecimentos de direito público, ética e metodologia científica. Pode ser vislumbrada nas ementas das disciplinas de Ética e Administração Pública, Direito e Administração Pública, Seminários em Gestão Pública I, Seminários em Gestão Pública II, Introdução à Pesquisa em Gestão Pública e Análise de Dados para Tomada de Decisão.
A formação política envolve conhecimentos de política, economia e comunicação, com ênfase nos ciclos de políticas públicas. Está especialmente presente na ementa das disciplinas de Formação do Estado Brasileiro, Comunicação Pública e Política, Gestão Pública e Desenvolvimento, Gestão de Políticas Públicas I e Gestão de Políticas Públicas II.
A formação gerencial visa a capacitar gestores para o desenvolvimento de atividades de gestão de pessoas, projetos e planejamento nas organizações públicas. Destacam-se, neste âmbito, as disciplinas de Fundamentos da Gestão Pública, Gestão de Pessoas no Setor Público, Planejamento e Gestão em Organizações Públicas, Contabilidade no Setor Público, Gestão Financeira e Orçamento Público, Gestão da Informação no Setor Público e Gestão de Projetos no Setor Público.
Os componentes de caráter optativo (15 no total) também se relacionam com os eixos básico, político e gerencial. A ideia é dar liberdade para que o aluno possa direcionar sua formação, aperfeiçoando-a de acordo com sua vocação e interesses profissionais. Vale pontuar também a criação de 10 disciplinas de Tópicos Avançados, cujas ementas abarcam temas amplos de interesse da gestão pública, possibilidando ao docente um espaço privilegiado para a introdução de debates atualizados.
b) Formação complementar: atividades curriculares que, em consonância com as orientações da Resolução CNE/CP n. 1/2021, devem contemplar atividades de ensino, pesquisa e extensão. No Curso de Gestão Pública serão apresentadas como Atividades Complementares. O aluno deverá realizar um total de 120 horas, que poderão ser validadas em atividades de ensino, pesquisa, extensão e representação estudantil.
As atividades de ensino envolvem (a) participação em projetos de ensino na UFPel ou em outras instituições; (b) monitoria; (c) estágio curricular não obrigatório em organizações públicas; (d) premiação de trabalho acadêmico; (e) cursos de língua estrangeira, comunicação, informática, redação ou de aperfeiçoamento na área de gestão pública; (f) participação como ouvinte em seminários, congressos, fóruns, encontros, palestras, simpósios, workshops ou assemelhados; (g) aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira; (h) disciplinas cursadas na UFPel que não pertençam à matriz curricular do Curso de Gestão Pública, disciplinas optativas do Curso de Gestão Pública não utilizadas para integralização curricular ou disciplinas de cursos de graduação ou pós-graduação cursadas em outras instituições de ensino.
As atividades de pesquisa envolvem: (a) participação em projetos ou grupo de pesquisa da UFPel ou em outras instituições de ensino; (b) apresentação de trabalhos; (c) autoria de artigo científico, resumo, livro, capítulo de livro, organização de obra coletiva ou publicação de artigo em jornal, revista, magazine ou em veículo semelhante; (d) frequência em bancas de trabalho de conclusão de curso de graduação ou de pós-graduação do CCSO.
As atividades de extensão envolvem: (a) participação em programas/projetos/ações de extensão na UFPel ou em outras instituições; (b) organização de eventos; (c) ministrar cursos, oficinas, workshops ou assemelhados que caracterizem extensão universitária, tanto para o público interno como externo à UFPel; (d) participação em projetos sociais/voluntariado.
As atividades de representação discente envolvem: (a) participação no Colegiado do Curso de Gestão Pública, no Conselho do CCSO ou outro órgão colegiado da UFPel; (b) integrar Diretório ou Centro Acadêmico na UFPel; (c) participação como representante em comissão instituída por portaria; (d) colaboração em atividades técnico-administrativas do Curso de Gestão Pública.
De acordo com o art. 30, inciso VI, da Resolução CNE n. 01/2021, os PPCs devem conter critérios de “aproveitamento de conhecimentos e experiências anteriores, inclusive para reconhecimento de saberes e competências”. A UFPel não possui uma regulamentação específica sobre o aproveitamento de saberes e competências. Buscando adequar o PPC às diretrizes dos cursos tecnológicos, o Colegiado poderá admitir o cômputo de até 60 horas em atividades não previstas, desde que estejam articuladas com a área da gestão pública e tenham sido realizadas a, no máximo, 3 (três) anos antes da data de ingresso do aluno no Curso.
c) Formação em Extensão: atividades curriculares a serem computadas para a integralização curricular, de acordo com a Resolução COCEPE n. 30/2022. O PPC atende à meta 12.7 do novo Plano Nacional de Educação (2014-2024), aprovado pela Lei Federal n. 13.005, de 25 de junho de 2014, a qual define que no mínimo 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação sejam cumpridos em programas e projetos de extensão universitária. No Curso de Gestão Pública, a carga horária prática de disciplinas caracterizadas como extensão (EXT) integralizam 180 horas ou 12 créditos. Assim, tem-se um total de 10,16% da carga horária dedicada à extensão.
a) Formação específica: são atividades curriculares determinadas pela legislação vigente aos cursos de graduação (de caráter obrigatório e optativo), de formação geral e de estudos de aprofundamento e diversificação das áreas de atuação profissional, considerando as especificidades dispostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica (Resolução CNE/CP n. 1, de 05/01/2021). As habilidades e competências tecnopolíticas têm sido destacadas como estruturantes na gestão pública contemporânea, devido à necessidade de profissionais que atuem na construção da agenda, formulação, decisão, implementação e avaliação de políticas públicas. É com este espírito que os componentes curriculares do Curso de Gestão Pública da UFPel foram estruturados em eixos de formação básica, gerencial e política.
A formação básica envolve conhecimentos de direito público, ética e metodologia científica. Pode ser vislumbrada nas ementas das disciplinas de Ética e Administração Pública, Direito e Administração Pública, Seminários em Gestão Pública I, Seminários em Gestão Pública II, Introdução à Pesquisa em Gestão Pública e Análise de Dados para Tomada de Decisão.
A formação política envolve conhecimentos de política, economia e comunicação, com ênfase nos ciclos de políticas públicas. Está especialmente presente na ementa das disciplinas de Formação do Estado Brasileiro, Comunicação Pública e Política, Gestão Pública e Desenvolvimento, Gestão de Políticas Públicas I e Gestão de Políticas Públicas II.
A formação gerencial visa a capacitar gestores para o desenvolvimento de atividades de gestão de pessoas, projetos e planejamento nas organizações públicas. Destacam-se, neste âmbito, as disciplinas de Fundamentos da Gestão Pública, Gestão de Pessoas no Setor Público, Planejamento e Gestão em Organizações Públicas, Contabilidade no Setor Público, Gestão Financeira e Orçamento Público, Gestão da Informação no Setor Público e Gestão de Projetos no Setor Público.
Os componentes de caráter optativo (15 no total) também se relacionam com os eixos básico, político e gerencial. A ideia é dar liberdade para que o aluno possa direcionar sua formação, aperfeiçoando-a de acordo com sua vocação e interesses profissionais. Vale pontuar também a criação de 10 disciplinas de Tópicos Avançados, cujas ementas abarcam temas amplos de interesse da gestão pública, possibilidando ao docente um espaço privilegiado para a introdução de debates atualizados.
b) Formação complementar: atividades curriculares que, em consonância com as orientações da Resolução CNE/CP n. 1/2021, devem contemplar atividades de ensino, pesquisa e extensão. No Curso de Gestão Pública serão apresentadas como Atividades Complementares. O aluno deverá realizar um total de 120 horas, que poderão ser validadas em atividades de ensino, pesquisa, extensão e representação estudantil.
As atividades de ensino envolvem (a) participação em projetos de ensino na UFPel ou em outras instituições; (b) monitoria; (c) estágio curricular não obrigatório em organizações públicas; (d) premiação de trabalho acadêmico; (e) cursos de língua estrangeira, comunicação, informática, redação ou de aperfeiçoamento na área de gestão pública; (f) participação como ouvinte em seminários, congressos, fóruns, encontros, palestras, simpósios, workshops ou assemelhados; (g) aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira; (h) disciplinas cursadas na UFPel que não pertençam à matriz curricular do Curso de Gestão Pública, disciplinas optativas do Curso de Gestão Pública não utilizadas para integralização curricular ou disciplinas de cursos de graduação ou pós-graduação cursadas em outras instituições de ensino.
As atividades de pesquisa envolvem: (a) participação em projetos ou grupo de pesquisa da UFPel ou em outras instituições de ensino; (b) apresentação de trabalhos; (c) autoria de artigo científico, resumo, livro, capítulo de livro, organização de obra coletiva ou publicação de artigo em jornal, revista, magazine ou em veículo semelhante; (d) frequência em bancas de trabalho de conclusão de curso de graduação ou de pós-graduação do CCSO.
As atividades de extensão envolvem: (a) participação em programas/projetos/ações de extensão na UFPel ou em outras instituições; (b) organização de eventos; (c) ministrar cursos, oficinas, workshops ou assemelhados que caracterizem extensão universitária, tanto para o público interno como externo à UFPel; (d) participação em projetos sociais/voluntariado.
As atividades de representação discente envolvem: (a) participação no Colegiado do Curso de Gestão Pública, no Conselho do CCSO ou outro órgão colegiado da UFPel; (b) integrar Diretório ou Centro Acadêmico na UFPel; (c) participação como representante em comissão instituída por portaria; (d) colaboração em atividades técnico-administrativas do Curso de Gestão Pública.
De acordo com o art. 30, inciso VI, da Resolução CNE n. 01/2021, os PPCs devem conter critérios de “aproveitamento de conhecimentos e experiências anteriores, inclusive para reconhecimento de saberes e competências”. A UFPel não possui uma regulamentação específica sobre o aproveitamento de saberes e competências. Buscando adequar o PPC às diretrizes dos cursos tecnológicos, o Colegiado poderá admitir o cômputo de até 60 horas em atividades não previstas, desde que estejam articuladas com a área da gestão pública e tenham sido realizadas a, no máximo, 3 (três) anos antes da data de ingresso do aluno no Curso.
c) Formação em Extensão: atividades curriculares a serem computadas para a integralização curricular, de acordo com a Resolução COCEPE n. 30/2022. O PPC atende à meta 12.7 do novo Plano Nacional de Educação (2014-2024), aprovado pela Lei Federal n. 13.005, de 25 de junho de 2014, a qual define que no mínimo 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação sejam cumpridos em programas e projetos de extensão universitária. No Curso de Gestão Pública, a carga horária prática de disciplinas caracterizadas como extensão (EXT) integralizam 180 horas ou 12 créditos. Assim, tem-se um total de 10,16% da carga horária dedicada à extensão.
Procedimentos e metodologias de ensino
Para cumprir os objetivos do curso em formar tecnólogos em gestão pública com competências e habilidades relacionadas com o campo de atuação, as metodologias de ensino e de avaliação buscam valorizar as constantes transformações da área. Por isso, além do cumprimento dos componentes curriculares obrigatórios e optativos, os alunos são incentivados a ampliar sua formação por meio das horas complementares – que envolvem ensino, pesquisa, extensão e representação discente. A intenção é que os sujeitos desenvolvam sensibilidade para enfrentar os desafios que a sociedade impõe. Isto envolve pensar como o Setor Público pode lidar com as demandas de natureza socioeconômicas da sociedade brasileira, com vistas a construir uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, Resolução CNE/CP n. 1/2021, considera um dos princípios norteadores da educação tecnológica as “metodologias ativas e inovadoras de aprendizagem centradas nos estudantes”. Dentre as práticas utilizadas, tem-se: (1) aprendizagem baseada em projetos (ABP), (2) aprendizagem baseada em problemas; (3) gamificação; (4) sala de aula invertida (flipped classroom); (5) aprendizagem entre pares; (6) aula expositiva; (7) trabalhos em grupo; (8) discussão 66 ou Phillips 66; (9) seminário brainstorming (ou tempestade de ideias); (10) dramatização; (11) estudo de casos; (12) estudo do meio; (13) trabalho com textos; (14) discussão dirigida; (15) ensino em laboratório; (16) dinâmicas de grupo; (17) oficinas pedagógicas; (18) painel com interrogatório; (19) GV-GO; (20) grupo de cochicho; (21) zum-zum face a face; (22) entrevista; (23) painel integrado; (24) painel progressivo; (25) simpósio; (26) encadeamento de ideias; (27) discussão circular; (28) técnica de ruminação; (29) fórum; (30) júri pedagógico; (31) debate simulado ou role play debate e (32) cineclubismo.
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, Resolução CNE/CP n. 1/2021, considera um dos princípios norteadores da educação tecnológica as “metodologias ativas e inovadoras de aprendizagem centradas nos estudantes”. Dentre as práticas utilizadas, tem-se: (1) aprendizagem baseada em projetos (ABP), (2) aprendizagem baseada em problemas; (3) gamificação; (4) sala de aula invertida (flipped classroom); (5) aprendizagem entre pares; (6) aula expositiva; (7) trabalhos em grupo; (8) discussão 66 ou Phillips 66; (9) seminário brainstorming (ou tempestade de ideias); (10) dramatização; (11) estudo de casos; (12) estudo do meio; (13) trabalho com textos; (14) discussão dirigida; (15) ensino em laboratório; (16) dinâmicas de grupo; (17) oficinas pedagógicas; (18) painel com interrogatório; (19) GV-GO; (20) grupo de cochicho; (21) zum-zum face a face; (22) entrevista; (23) painel integrado; (24) painel progressivo; (25) simpósio; (26) encadeamento de ideias; (27) discussão circular; (28) técnica de ruminação; (29) fórum; (30) júri pedagógico; (31) debate simulado ou role play debate e (32) cineclubismo.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é feita de acordo com o Regimento e com o Regulamento de Ensino de Graduação da UFPel (2018). Este define as regra para a determinação do aproveitamento do ensino. Com base nas normas da UFPel, deverão ser realizadas no mínimo duas avaliações por semestre para cada disciplina. Por outro lado, é importante destacar que o acompanhamento dos alunos deverá ser constante para o saneamento de dúvidas ou a verificação de conhecimentos que se desenvolvem ou se apresentem em sala de aula.
As avaliações têm por finalidade medir e acompanhar o crescimento e aprendizado dos alunos, através da coleta de resultados semestrais. Para que haja um acompanhamento real do desempenho, torna-se imprescindível que os coeficientes de aproveitamento dos trabalhos, seminários e demais avaliações sejam obrigatoriamente acrescidos de um parecer ao estudante, feitos de forma verbal ou escrita, com o objetivo de que a avaliação torne-se motivadora de um contínuo crescimento.
As avaliações têm por finalidade medir e acompanhar o crescimento e aprendizado dos alunos, através da coleta de resultados semestrais. Para que haja um acompanhamento real do desempenho, torna-se imprescindível que os coeficientes de aproveitamento dos trabalhos, seminários e demais avaliações sejam obrigatoriamente acrescidos de um parecer ao estudante, feitos de forma verbal ou escrita, com o objetivo de que a avaliação torne-se motivadora de um contínuo crescimento.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
No âmbito da pós-graduação, o CCSO oferece o Curso de Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, o MBA Gestão Estratégica de Negócios e dois programas de mestrado: Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (DTSA) e Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). Os egressos do Curso de Gestão Pública encontram, assim, espaços locais para qualificação em nível de pós-graduação. Enquanto ainda matriculados no Curso, os estudantes têm a oportunidade de participar de eventos promovidos pela Pós-Graduação, partilhar grupos de pesquisa com pós-graduandos e acompanhar defesas de trabalhos de conclusão. .
É importante destacar, por fim, que o corpo docente do Curso de Gestão Pública possui grande experiência com a pós-graduação stricto sensu. A maioria dos professores atua nos cursos de Mestrado e Doutorado da UFPel e de outras instituições públicas.
É importante destacar, por fim, que o corpo docente do Curso de Gestão Pública possui grande experiência com a pós-graduação stricto sensu. A maioria dos professores atua nos cursos de Mestrado e Doutorado da UFPel e de outras instituições públicas.
Acompanhamento de Egressos
O acompanhamento dos egressos deve permitir ao Curso conhecer os resultados de sua formação, seja na área acadêmica, na inserção no campo de trabalho ou até na descontinuidade da atuação na área. Uma pesquisa eficiente de acompanhamento fornecesse informações importantes para direcionar mudanças e ajustes na estrutura curricular, além da análise em relação ao perfil profissional pretendido e atingido pelos egressos. No Curso de Gestão Pública, a interlocução com os egressos ocorre de forma permanente, a partir de convite para participar de palestras, rodas de conversa com os alunos e demais projetos empreendidos no CCSO, apresentando o panorama de empregabilidade e possibilidades que o curso disponibiliza.
A UFPel estabeleceu o Portal do Egresso (http://wp.ufpel.edu.br/egresso/) e o Portal para Acompanhamento de Egresso (http://wp.ufpel.edu.br/ifcc/), suporte comum para o trato com egressos dos cursos da Universidade. O Portal do Egresso é uma ação da Pró-Reitoria de Planejamento, por meio da Coordenação de Regulação e Acompanhamento (CORAC), com o apoio do Núcleo de Informações Institucionais (NINFI). Tem como propósito acompanhar os profissionais formados pela instituição e, através das informações registradas pelos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho. A Pesquisa do Egresso proporciona um diagnóstico que auxilia na identificação de potenciais melhorias no Curso.
Ao final de cada semestre, os formandos são cadastrados no Portal e estimulados a fazer depoimentos sobre o curso e sua contribuição para a trajetória profissional. Cabe também ao Colegiado de Curso atualizar e registrar essas informações a cada semestre, assim como acompanhar as considerações feitas no Portal para fins de avaliação e revisão do PPC.
Prevê-se, ainda, a cada ano, que a coordenação do curso mensure o grau de satisfação dos egressos com a formação que receberam através de questionário online, com escalas validadas internacionalmente, cujos resultados são transformados em indicadores para fins de acompanhamento da performance do curso. A ideia é criar um banco de dados que permita fazer a análise dos pontos fortes do curso, pontos fracos, oportunidades de melhoria, sugestões e críticas que possam embasar correções e ajustes. Busca-se conhecer os setores nos quais os alunos estão empregados, o perfil das organizações empregadoras, a remuneração média, se realizaram pós-graduação (onde e quando), perfil dos cargos que ocupam, entre outras informações. Também é previsto a identificação da medida em que os egressos se sentiram acolhidos, seguros, bem recebidos e orientados durante o ensino de graduação. A elaboração do instrumento de pesquisa conta com o apoio do NDE do curso.
A UFPel estabeleceu o Portal do Egresso (http://wp.ufpel.edu.br/egresso/) e o Portal para Acompanhamento de Egresso (http://wp.ufpel.edu.br/ifcc/), suporte comum para o trato com egressos dos cursos da Universidade. O Portal do Egresso é uma ação da Pró-Reitoria de Planejamento, por meio da Coordenação de Regulação e Acompanhamento (CORAC), com o apoio do Núcleo de Informações Institucionais (NINFI). Tem como propósito acompanhar os profissionais formados pela instituição e, através das informações registradas pelos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho. A Pesquisa do Egresso proporciona um diagnóstico que auxilia na identificação de potenciais melhorias no Curso.
Ao final de cada semestre, os formandos são cadastrados no Portal e estimulados a fazer depoimentos sobre o curso e sua contribuição para a trajetória profissional. Cabe também ao Colegiado de Curso atualizar e registrar essas informações a cada semestre, assim como acompanhar as considerações feitas no Portal para fins de avaliação e revisão do PPC.
Prevê-se, ainda, a cada ano, que a coordenação do curso mensure o grau de satisfação dos egressos com a formação que receberam através de questionário online, com escalas validadas internacionalmente, cujos resultados são transformados em indicadores para fins de acompanhamento da performance do curso. A ideia é criar um banco de dados que permita fazer a análise dos pontos fortes do curso, pontos fracos, oportunidades de melhoria, sugestões e críticas que possam embasar correções e ajustes. Busca-se conhecer os setores nos quais os alunos estão empregados, o perfil das organizações empregadoras, a remuneração média, se realizaram pós-graduação (onde e quando), perfil dos cargos que ocupam, entre outras informações. Também é previsto a identificação da medida em que os egressos se sentiram acolhidos, seguros, bem recebidos e orientados durante o ensino de graduação. A elaboração do instrumento de pesquisa conta com o apoio do NDE do curso.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
23000006 | ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | Obrigatória | 5 | 75 |
23000007 | FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO | Obrigatória | 5 | 75 |
23000008 | FUNDAMENTOS DA GESTÃO PÚBLICA | Obrigatória | 5 | 75 |
23000009 | INTRODUÇÃO À PESQUISA EM GESTÃO PÚBLICA | Obrigatória | 5 | 75 |
23000010 | SEMINÁRIOS EM GESTÃO PÚBLICA I | Obrigatória | 5 | 75 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
23000014 | ANÁLISE DE DADOS PARA TOMADA DE DECISÃO | Obrigatória | 5 | 75 |
23000012 | COMUNICAÇÃO PÚBLICA E POLÍTICA | Obrigatória | 5 | 75 |
23000011 | DIREITO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | Obrigatória | 5 | 75 |
23000013 | PLANEJAMENTO E GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS | Obrigatória | 5 | 75 |
23000015 | SEMINÁRIOS EM GESTÃO PÚBLICA II | Obrigatória | 5 | 75 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
23000018 | CONTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO | Obrigatória | 5 | 75 |
23000016 | GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO | Obrigatória | 5 | 75 |
23000019 | GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS I | Obrigatória | 5 | 75 |
23000017 | GESTÃO PÚBLICA E DESENVOLVIMENTO | Obrigatória | 5 | 75 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
23000020 | GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO | Obrigatória | 5 | 75 |
23000023 | GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS II | Obrigatória | 5 | 75 |
23000021 | GESTÃO DE PROJETOS NO SETOR PÚBLICO | Obrigatória | 5 | 75 |
23000022 | GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO PÚBLICO | Obrigatória | 5 | 75 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
23000038 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 120 |
Optativas
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
23000025 | ANÁLISE DE INVESTIMENTOS | Optativa | 5 | 75 |
23000024 | DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS | Optativa | 5 | 75 |
23000026 | GESTÃO AMBIENTAL | Optativa | 5 | 75 |
23000027 | INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO | Optativa | 5 | 75 |
20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Optativa | 4 | 60 |
23000028 | TÓPICOS AVANÇADOS EM GESTÃO PÚBLICA I | Optativa | 5 | 75 |
23000029 | TÓPICOS AVANÇADOS EM GESTÃO PÚBLICA II | Optativa | 5 | 75 |
23000030 | TÓPICOS AVANÇADOS EM GESTÃO PÚBLICA III | Optativa | 5 | 75 |
23000031 | TÓPICOS AVANÇADOS EM GESTÃO PÚBLICA IV | Optativa | 5 | 75 |
23000036 | TÓPICOS AVANÇADOS EM GESTÃO PÚBLICA IX | Optativa | 5 | 75 |
23000032 | TÓPICOS AVANÇADOS EM GESTÃO PÚBLICA V | Optativa | 5 | 75 |
23000033 | TÓPICOS AVANÇADOS EM GESTÃO PÚBLICA VI | Optativa | 5 | 75 |
23000034 | TÓPICOS AVANÇADOS EM GESTÃO PÚBLICA VII | Optativa | 5 | 75 |
23000035 | TÓPICOS AVANÇADOS EM GESTÃO PÚBLICA VIII | Optativa | 5 | 75 |
23000037 | TÓPICOS AVANÇADOS EM GESTÃO PÚBLICA X | Optativa | 5 | 75 |
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 1248 (ATUAL)
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
23000014 - ANÁLISE DE DADOS PARA TOMADA DE DECISÃOProfessor responsável pela turma: VILMAR ANTONIO GONCALVES TONDOLO Horários
| M1 | 70 | 34 | ||||||
23000012 - COMUNICAÇÃO PÚBLICA E POLÍTICAProfessor responsável pela turma: CAROLINE CASALI Horários
| M1 | 70 | 34 | ||||||
23000011 - DIREITO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICAProfessor responsável pela turma: PAULO CÉSAR NEVES BARBOZA Horários
| T1 | 70 | 36 | ||||||
23000013 - PLANEJAMENTO E GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICASProfessor responsável pela turma: RODRIGO SERPA PINTO Horários
| M1 | 70 | 38 | ||||||
23000015 - SEMINÁRIOS EM GESTÃO PÚBLICA IIProfessor responsável pela turma: MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES Horários
| T1 | 70 | 34 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
23000020 - GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICOProfessor responsável pela turma: FLAVIA BRAGA DE AZAMBUJA Horários
| M1 | 40 | 25 | ||||||
23000023 - GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS IIProfessor responsável pela turma: MARCIO BARCELOS Horários
| M1 | 40 | 24 | ||||||
23000021 - GESTÃO DE PROJETOS NO SETOR PÚBLICOProfessor responsável pela turma: PATRICIA SCHNEIDER SEVERO Horários
| M1 | 40 | 23 | ||||||
23000022 - GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO PÚBLICOProfessor responsável pela turma: DARY PRETTO NETO Horários
| M1 | 40 | 25 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
23000024 - DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAISProfessor responsável pela turma: MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES Horários
| M1 | 40 | 14 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
ANA CLAUDIA DA SILVA HAUBMAN | 2024 | 1 |
ANA JULIA SILVEIRA COUTO | 2024 | 1 |
CARLA JANAINA BORGES DE LIMA | 2024 | 1 |
EDGAR PORTO RAMOS | 2024 | 1 |
FABIANA CRISTINA MARCONDES VETTERLEIN | 2024 | 1 |
FABIANO SANCHEZ SOUZA | 2024 | 1 |
FLAVIA COSTA ARAUJO | 2024 | 1 |
FRANCINI PACHECO VITORIA CARDOZO | 2024 | 1 |
GABRIELE DE SOUZA ALVES | 2024 | 1 |
GUSTAVO DIAS TERRA | 2024 | 1 |
Gustavo Schein Kellermann | 2024 | 1 |
JANE MENDES SOARES | 2024 | 1 |
JENNIFER TERMESANO GUTIERREZ | 2024 | 1 |
JOSUE CORREA DA SILVA | 2024 | 1 |
Karen Da Silva Antunes | 2024 | 1 |
LAURA DE OLIVEIRA VITACA | 2024 | 1 |
LEONARDO MOREIRA HEIMBERG | 2024 | 1 |
LORENZO AUGUSTO OKAMOTTO BORTOLOZZO | 2024 | 1 |
LUIS VANDERLEI SOUZA DE OLIVEIRA | 2024 | 1 |
Luiz Henrique Islabão Pinto | 2024 | 1 |
MARIA EDUARDA MACHADO CARVALHO | 2024 | 1 |
MONICA DUTRA FARIAS | 2024 | 1 |
MURIE ONGARATTO KINGESKI | 2024 | 1 |
NATIELE PINTO DE AVILA | 2024 | 1 |
PATRICIA NUNES VIANA DE ABREU | 2024 | 1 |
PAULO RICARDO PEREIRA MADRUGA | 2024 | 1 |
RAFAEL VILELA CONTREIRA | 2024 | 1 |
SABRINA VAHL ADAMOLI | 2024 | 1 |
WAGNER DA SILVEIRA PRESTES | 2024 | 1 |
YASMIN VALIM GARCIA | 2024 | 1 |
YOHANE NOVACK DOS SANTOS | 2024 | 1 |
Angela Maria Signorini Hardtke | 2023 | 2 |
Letícia de Paula Faria Magalhães | 2023 | 2 |
Maurício Soares Ortiz | 2023 | 2 |
taiane ferreira alves | 2023 | 2 |
AMYRA YASMIM CABREIRA PIRES | 2023 | 1 |
ANDRE SPILMAN MILTERSTEINER | 2023 | 1 |
BRUNO GARCEZ GRECCO | 2023 | 1 |
BRUNO SILVA DA SILVA | 2023 | 1 |
DANIEL DA SILVEIRA XAVIER | 2023 | 1 |
EMILLY DA GAMA MACHADO | 2023 | 1 |
GABRIEL BRUNO DINIZ | 2023 | 1 |
GABRIELI REHBEIN DE VASCONCELOS | 2023 | 1 |
GERSON WEBER LEAL | 2023 | 1 |
GIULIA GARCIA MACHADO | 2023 | 1 |
GUSTAVO NESS DE BORBA | 2023 | 1 |
Hélio Freitag Júnior | 2023 | 1 |
JOCILDA RODRIGUES GONÇALVES | 2023 | 1 |
LAURA GONCALVES CARNIATO | 2023 | 1 |
LEANDRO LEONARDI VASCONCELOS | 2023 | 1 |
LIANDA JAINE DA LUZ RODRIGUES | 2023 | 1 |
LISANGELA CAMPOS MUNHOZ | 2023 | 1 |
MARIA DE LOURDES MACHADO PEREIRA | 2023 | 1 |
MICAEL FERREIRA RAMIRES | 2023 | 1 |
MIGUEL INACIO BORGES ROSCHILD | 2023 | 1 |
NATHALIA MARTINS DA ROSA | 2023 | 1 |
NICOLE DA ROCHA LOI | 2023 | 1 |
PAMELA REIS CUNHA DA SILVA | 2023 | 1 |
TAUANE BARBOSA VIEIRA | 2023 | 1 |
VITORIA AMORIM BLAAS | 2023 | 1 |
WESLEY GAYER MOREIRA DIEGUEZ | 2023 | 1 |
RUDY MACHADO KARSBURG | 2022 | 1 |
SOPHIA DUTRA SAMPAIO PRESTES | 2022 | 1 |
VICTOR HUGO MOUCHET SILVA ALFAYA | 2022 | 1 |
MAIARA LOURENCO MORAES | 2019 | 1 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
ANDREZA PASSOS DA FONSECA BARELA | 2010 | 2011 |
ANELISE JUNCAL BORGES | 2010 | 2011 |
BÁRBARA DE FARIAS BETEMPS DA SILVA | 2010 | 2011 |
Cristiano de Farias Marasco | 2010 | 2011 |
DENIZE NOBRE CARBONI | 2010 | 2011 |
GUSTAVO ALVES ANDRADE | 2010 | 2011 |
HÉLIO VERA MANDECO | 2010 | 2011 |
HONORIO RICARDO RIBES OBELHEIRO | 2010 | 2011 |
JOSÉ EDUARDO TELES SANTOS | 2010 | 2011 |
MARIA TEREZA TAVARES FUJII | 2010 | 2011 |
MICHELE RODRIGUES DE SIQUEIRA DE MORAES | 2010 | 2011 |
NATHANI BLUMBERG FIGUEIRA | 2010 | 2011 |
RANIERI OLIVEIRA DUTRA DA SILVEIRA | 2010 | 2011 |
Raquel Balbinoti Nogueira | 2010 | 2011 |
ROBERTO CARLOS RESENDE WOTTER | 2010 | 2011 |
RÔMULO AVENCURT HENRIQUE | 2010 | 2011 |
ADALGISA MAURA CARVALHO REZENDE | 2011 | 2012 |
ANA CLÁUDIA COSTA DUARTE | 2011 | 2012 |
ANELISE AGUILERA DA SILVEIRA | 2011 | 2012 |
ANTONIO OLIVEIRA DA SILVA | 2011 | 2012 |
BIBIANA TEIXEIRA VIEIRA | 2010 | 2012 |
BRUNO BARÃO RODRIGUES | 2011 | 2012 |
CARLOS ALBERTO VIEIRA DOS SANTOS | 2011 | 2012 |
CARMEN EDITH BONOW MACIEL | 2011 | 2012 |
CAROLINA COSTA DOS SANTOS | 2011 | 2012 |
CRISTIANE MACIEL CORRÊA | 2010 | 2012 |
DIVANA CASTRO | 2011 | 2012 |
EDUARDO LANGHINRICHS PACHECO | 2010 | 2012 |
FABIANO SILVA DA ROSA | 2011 | 2012 |
FÁBIO DA SILVA PIÑEIRO | 2011 | 2012 |
FLÁVIA LUCENA DUTRA | 2010 | 2012 |
FRANCINE SILVA DA ROSA | 2011 | 2012 |
GESSICA CAROLINA BOHNERT SPOHR | 2011 | 2012 |
JOÃO CANDIDO DA SILVA AZAMBUJA | 2011 | 2012 |
JOÃO JOSÉ FERREIRA LOPES | 2010 | 2012 |
LARA CASTRO NEVES | 2011 | 2012 |
LILIANA CUSTODIO DO AMARAL | 2011 | 2012 |
MARIANA ANÇA LACAVA | 2011 | 2012 |
Maria Sibilla Dieckmann Siqueira | 2011 | 2012 |
MARINA PREZOTTO TOSCANI | 2011 | 2012 |
PEDRO PERES DE AVILA | 2010 | 2012 |
RAFAELA DA SILVA CHAGAS | 2011 | 2012 |
SANDRA REJANE DIAS ZANINI | 2011 | 2012 |
TIAGO BOTELHO DOMINGUES | 2011 | 2012 |
VÂNIA ELISABETE BROCHADO DA SILVA | 2010 | 2012 |
VICTOR JOSÉ SOUZA SILVEIRA | 2010 | 2012 |
VIVIANE NUNES LESSA | 2011 | 2012 |
BRUNO SICA BRANDÃO | 2010 | 2013 |
DIOGO SOARES BICA | 2012 | 2013 |
EVERTON SEVERINO VIEIRA DA SILVA | 2012 | 2013 |
FATIMA RODRIGUES DA CUNHA | 2012 | 2013 |
FERNANDO OSORIO PORTUGAL | 2012 | 2013 |
GUILHERME COUTO MADRUGA | 2011 | 2013 |
JORGE LUÍS FERNANDES DA SILVA | 2012 | 2013 |
KETI SANARA COSTA MOREIRA | 2012 | 2013 |
LEIA DE FATIMA DOS SANTOS DZIEKANIAK | 2011 | 2013 |
MAURÍCIO TAVARES MARTINS | 2010 | 2013 |
MIRA DE CASTRO VAZ | 2012 | 2013 |
NILO DE ALMEIDA PARACY | 2012 | 2013 |
PALOMA FRAGA GARCIA | 2012 | 2013 |
ROMI ELISABETE NINGELESKI SANTOS | 2010 | 2013 |
SAMUEL DOS SANTOS AMARO | 2012 | 2013 |
SIDINEI OLIVEIRA SEVAGE JUNIOR | 2012 | 2013 |
TAMIÊLA NUNES MOREIRA | 2012 | 2013 |
VANDERLEI TOLEDO | 2012 | 2013 |
VANESSA HOLVORCEM CASANOVA | 2011 | 2013 |
Vinícius Corrêa Teixeira | 2012 | 2013 |
VIVIANE MARIA RODRIGUES DE OLIVEIRA DA FONTOURA | 2011 | 2013 |
ALEX SANDER FONTELA MORAES | 2012 | 2014 |
ALEX SANDER MARIANO PEREIRA | 2013 | 2014 |
ANGELA MARIZA GONÇALVES ABREU | 2012 | 2014 |
ARIADNE PEREIRA ALVES | 2013 | 2014 |
AUGUSTO CARDOSO RODRIGUES | 2012 | 2014 |
AUGUSTO POERSCH | 2011 | 2014 |
BRUNA DOS SANTOS BLAAS | 2013 | 2014 |
CAROLINA LUCHE ATHAIDE | 2012 | 2014 |
CLÁUDIO RENATO VILELA | 2013 | 2014 |
DANIEL ESTAMER DA SILVA JÚNIOR | 2013 | 2014 |
DANILO DOS SANTOS VAZ | 2012 | 2014 |
DIENEFER SAMPAIO DA SILVA | 2012 | 2014 |
DORALICIA FURTADO DA ROSA | 2012 | 2014 |
ELIDA TEREZINHA RIBEIRO CORRÊA | 2012 | 2014 |
ELISABETH TESTA | 2013 | 2014 |
FLAVIA VILELA BICCA | 2013 | 2014 |
FRANCELINE BARROCO ROQUE | 2013 | 2014 |
GABRIELA NUNES DELUCIS | 2012 | 2014 |
GERSON DA SILVEIRA SCHAUN | 2013 | 2014 |
JONATAS PEDRO MOREIRA MAIA | 2012 | 2014 |
JORGE EDUARDO MARINHO SOARES | 2012 | 2014 |
JULIO CESAR MENNA BRAGA | 2012 | 2014 |
LAUREN CARLA ESCOTTO MOREIRA | 2012 | 2014 |
LEONARDO BORTOLOTTO | 2013 | 2014 |
LUCIANA BAPTISTA CARDONA | 2013 | 2014 |
LUISA SIQUEIRA GIELOW | 2013 | 2014 |
LUIS CLAUDIO PEREIRA PAIVA | 2013 | 2014 |
LUIS EDUARDO DOMINGOS DA SILVA | 2013 | 2014 |
LUÍS ROBERTO BORGES AFONSO | 2013 | 2014 |
MAX LEANDRO XAVIER CASANOVA | 2012 | 2014 |
NATANIEL FONSECA GONCALVES | 2013 | 2014 |
PAMMELA SEIBERLICK REIS | 2013 | 2014 |
PATRÍCIA DIAS PEVERADA | 2013 | 2014 |
PATRÍCIA MOREIRA JAVIER LEMOS | 2013 | 2014 |
RICARDO MACHADO PEREIRA DA SILVA | 2012 | 2014 |
RODRIGO BARBOSA DA SILVA | 2012 | 2014 |
ROSANA IDA DA SILVA | 2012 | 2014 |
Rute Helena Faulstich Rêgo | 2012 | 2014 |
SELMA BEATRIZ MADRID DA SILVA | 2013 | 2014 |
SUSETE SANTOS DA SILVEIRA MONTEIRO | 2012 | 2014 |
TUANI SOARES HENKE | 2012 | 2014 |
VAGNER BASTOS FERREIRA | 2013 | 2014 |
VÂNIA ELIZABETH DE BRITO BARBOSA | 2013 | 2014 |
VICTORIA TIMM SCHNEIDER | 2012 | 2014 |
ANA MARIA VAZ LAPUENTE | 2014 | 2015 |
ANA PAULA DA CUNHA PERES | 2014 | 2015 |
ANDERSON SILVEIRA CAMARGO | 2014 | 2015 |
ANDRESSA ORTIZ DUARTE | 2014 | 2015 |
CAROLINA HELENA ENNES SCHWONKE | 2014 | 2015 |
CAROLINE CÁPUA MÜNCHOW | 2014 | 2015 |
CAROLINE MARIOSI IDIART | 2014 | 2015 |
CHARLENE HÖRNKE SCHIAVON | 2013 | 2015 |
CRISTIANE CENTENO PINTO | 2013 | 2015 |
DÊNIS HELFER CARVALHO | 2013 | 2015 |
DORIS LORENA FURTADO PINHEIRO | 2012 | 2015 |
EVA MIRIAM SILVA LEAL | 2014 | 2015 |
FLAVIO WILSON LOBO BANDEIRA | 2014 | 2015 |
GABRIEL PINTO KRÖNING | 2014 | 2015 |
GELCI MARIA DA CRUZ ROLIM | 2014 | 2015 |
GRAZIELA FONSECA KURZ | 2014 | 2015 |
INDRIA MADRUGA MOREIRA | 2013 | 2015 |
JOSÉ MARIA BERNARDINO DA CRUZ | 2014 | 2015 |
JÚLIA SANTIN GAYGUER | 2013 | 2015 |
LEONIR AVILA CARVALHO | 2014 | 2015 |
LETICIA CALDAS LOPES | 2014 | 2015 |
LUANA BRAHM KRUGER | 2014 | 2015 |
LUCAS CHAVES MAGALHÃES | 2014 | 2015 |
LUCAS MORAES DA SILVA | 2014 | 2015 |
MANUEL RICARDO FARIAS MATHIAS | 2014 | 2015 |
MARA REJÂNE HARTUNGS | 2014 | 2015 |
MARCELO PIRES DA COSTA | 2013 | 2015 |
MARCOS DE OLIVEIRA RAMALHO | 2014 | 2015 |
MARIA ADRIANE FERNANDES GARCIA | 2014 | 2015 |
MARIO ALBERTO LEITZKE | 2012 | 2015 |
MARIZA HELENA DE MOURA BORGES | 2014 | 2015 |
Meri Rejane Puccinelli Duarte | 2014 | 2015 |
MICHELE ROCHA CASTILHOS | 2013 | 2015 |
PAMELLA ANDERSSON BORGES VIEIRA | 2014 | 2015 |
PATRICIA DOS SANTOS LOPES SOARES | 2014 | 2015 |
RODRIGO SILVA DA ROSA | 2014 | 2015 |
SANDRA NUNES ROCKEMBACH | 2014 | 2015 |
SERGIO CORRÊA | 2014 | 2015 |
SOLANGE CARVALHO MENDES DA SILVA | 2014 | 2015 |
SÔNIA DA CRUZ MACEDO | 2013 | 2015 |
TAINÁ DIAS VARGAS | 2014 | 2015 |
THIAGO ANDRES HOFFMANN KATTAN | 2014 | 2015 |
VIVIANE PINHEIRO GARCIA | 2014 | 2015 |
WOLKE LUIZ ALIANDRO RODRIGUES | 2014 | 2015 |
ALESSANDRA DAMÉ GONÇALVES | 2015 | 2016 |
ALESSANDRA MACHADO | 2014 | 2016 |
BETINA HASFELD MACHADO | 2015 | 2016 |
BIANCA CARVALHO VERGARA | 2015 | 2016 |
BRUNA CAMARGO DE ASSUMPÇÃO | 2015 | 2016 |
CLARICE JAQUELINE DOS SANTOS MARQUES GARCIA | 2015 | 2016 |
CRÍSTIAN LEIRIA DA ROSA | 2015 | 2016 |
DENISE PONS MACHADO | 2015 | 2016 |
FERNANDA BERVALDT | 2015 | 2016 |
FILIPE ANDRADE PINTO | 2013 | 2016 |
FRANCIELLY DA SILVA RIBEIRO | 2015 | 2016 |
FRANCO GOULART KNUTH | 2014 | 2016 |
GABRIEL DA SILVA BARBOSA | 2015 | 2016 |
GILBERTO GLÓRIA JÚNIOR | 2015 | 2016 |
JANER CABRAL DUARTE | 2013 | 2016 |
JÉSSICA MARTINS TABAJARA | 2015 | 2016 |
LARISSA SOARES AVILA | 2015 | 2016 |
LAURA WEIRICH | 2015 | 2016 |
LAZARO ELIZEO LUTZ FERREIRA VILELA | 2015 | 2016 |
MANOEL ANTONIO LEMES | 2015 | 2016 |
MARCOS VINÍCIUS PINTO DA COSTA | 2015 | 2016 |
MATEUS FERNANDO LOPES | 2015 | 2016 |
MATEUS MADRUGA DA ROSA | 2015 | 2016 |
MAYKOL GAUTERIO PIRES DA ROSA | 2014 | 2016 |
OTÁVIO GERMANO CAETANO MARTINS BORGES | 2015 | 2016 |
PATRÍCIA DOURADO GONÇALVES | 2015 | 2016 |
PATRÍCIA FONTOURA DA SILVA | 2015 | 2016 |
PAULA TAINÁ ARAÚJO MATOZO | 2014 | 2016 |
RENAN VILELA CONTREIRA | 2015 | 2016 |
ROBERSON BLAAS DOMINGUES | 2015 | 2016 |
SUZELE FERREIRA NUNES | 2015 | 2016 |
VINÍCIUS IBEIRO LEITZKE | 2015 | 2016 |
ALESSANDRA DE SOUZA | 2016 | 2017 |
ANA CAROLINA SILVA LEITE | 2016 | 2017 |
ANDRESSA SOARES ROCHA | 2016 | 2017 |
ANDRÉ WILLIANS SOUZA MARIANO | 2015 | 2017 |
BRUNO ALMEIDA QUEVEDO RODRIGUES | 2016 | 2017 |
CÁRMEN LÚCIA GARCIA TEIXEIRA FELIPPE | 2016 | 2017 |
CLÁUDIA BEATRIZ NETO CORREIA | 2015 | 2017 |
Daiane Soares Machado | 2015 | 2017 |
DANIELA DORNELES RAMOS | 2016 | 2017 |
DAVI DE MATOS BANDEIRA | 2016 | 2017 |
ÍCARO CHAGAS FEITOSA | 2015 | 2017 |
JONATAN GUILHERME DE MELLO BONES DA ROCHA | 2015 | 2017 |
JOSÉ PAULO BARBOZA GONÇALVES | 2016 | 2017 |
JULIANE DILL HEINZE | 2016 | 2017 |
LARISSA GONÇALVES DOMINGUES | 2016 | 2017 |
LEANDRO MARTINS DA ROCHA | 2016 | 2017 |
LUCAS ANDRADE FAGUNDES | 2016 | 2017 |
MARCOS ROGÉRIO BARBOSA CORRÊA | 2016 | 2017 |
MARIA ANGÉLICA MARQUES DA CUNHA PEROBA | 2016 | 2017 |
MARIA DA GRAÇA BOANOVA CAMACHO | 2016 | 2017 |
MARILÚ DE OLIVEIRA ALVES GOICOCHEA | 2016 | 2017 |
NIVIA JUÇARA SILVEIRA DUTRA | 2015 | 2017 |
PATRÍCIA MOREIRA DE PIRES | 2016 | 2017 |
PAULO CAETANO | 2016 | 2017 |
PERY BARCELOS DUARTE | 2016 | 2017 |
RAFAEL QUINZEN DA SILVA | 2016 | 2017 |
RUBENS PEREIRA DA CRUZ | 2016 | 2017 |
TANIA MARISA DE LIMA | 2016 | 2017 |
TATIANA DE SOUZA GONÇALVES | 2016 | 2017 |
VALESSA FERREIRA BARCELLOS | 2016 | 2017 |
VICTORIA FARIAS BARELLA | 2015 | 2017 |
ALINE DOS SANTOS PEREIRA | 2017 | 2018 |
ALISSON PINTANELL ROCHEL | 2017 | 2018 |
BRUNA BENITES NUNES | 2017 | 2018 |
BRUNO DE SOUSA PUGATSCH | 2017 | 2018 |
CÍNTIA BEATRIZ PEDROSO DA SILVA | 2016 | 2018 |
CLEUSA DA SILVA SILVEIRA | 2015 | 2018 |
CRISTIANE CARDOZO PADILHA | 2017 | 2018 |
DAVID VINICIUS MADEIRA MARTINS | 2017 | 2018 |
DHARA GOMES BARCELLOS | 2017 | 2018 |
DIEGO SANTOS CHAVES | 2016 | 2018 |
ELIZABETH SWENSSON SCHMECHEL | 2018 | 2018 |
EVELYN PENNY SILVA | 2017 | 2018 |
FERNANDA GUDTBRODT BASTOS BRUM | 2018 | 2018 |
GEICIELE BIERHALS KERN | 2017 | 2018 |
HIGOR SAMUEL DOS SANTOS ALVES | 2017 | 2018 |
ITIANE GUIMARÃES DE OLIVEIRA | 2017 | 2018 |
JORGE WRAGUE DOS SANTOS | 2017 | 2018 |
KEIMILLY MAKIELLY DA SILVA ROSA | 2017 | 2018 |
LEANDRO CUNHA DO NASCIMENTO | 2017 | 2018 |
LUCAS WOLOWSKI | 2016 | 2018 |
LUCIANA AZEVEDO DOS SANTOS | 2017 | 2018 |
MANOELA MACIEL SARAIVA | 2017 | 2018 |
MARCELO DE FREITAS OLIVEIRA | 2015 | 2018 |
Matheus Mombelli Vieira Braga | 2017 | 2018 |
MICHELLE DIAS RODRIGUES | 2017 | 2018 |
NARA REGINA THEIS PLANELLA | 2017 | 2018 |
PATRICIA LÜDTKE BARTZ | 2017 | 2018 |
PATRICIA OLLERMANN BERWALDT | 2017 | 2018 |
SIMONE BAYER DE ARAUJO | 2017 | 2018 |
STEPHANIE SEEFELDT TAROUCO | 2017 | 2018 |
STHEFANIE LARISSA VIEIRA HAMMES | 2017 | 2018 |
Tainá Stöcker | 2016 | 2018 |
TAIS DA SILVA OLIVEIRA | 2017 | 2018 |
TAÍSE SANTOS DA SILVA | 2017 | 2018 |
THAIS ROSA DA SILVA | 2017 | 2018 |
TIAGO PEREIRA CHAVES | 2017 | 2018 |
VERA LÚCIA REIS VELLEDA | 2016 | 2018 |
ÁLVARO TONIOLO GONZALEZ | 2018 | 2019 |
ARTHUR VIANA ALVES | 2017 | 2019 |
CAMILA DA SILVA DIAS | 2018 | 2019 |
CLÁUDIO FELIPE AIRES ROJAHN | 2018 | 2019 |
FABRÍCIO VERGARA CERON | 2017 | 2019 |
FRANCISCO DE ASSIS MEIRELES PEREIRA | 2017 | 2019 |
GABRIELA SCHLLIN ROSA | 2018 | 2019 |
JANAÍNA HUTH MESQUITA | 2018 | 2019 |
JANETE GONÇALVES GARCIA | 2018 | 2019 |
JESSICA IRIBARREM CARDOSO | 2019 | 2019 |
JOEL SOUZA DE SOUZA | 2018 | 2019 |
JOSIANE NEITZKE MÜLLING | 2018 | 2019 |
KARINA DA CRUZ MENDES | 2018 | 2019 |
LARISSA GOMES FAGUNDES | 2018 | 2019 |
LUCIANDRO PEREIRA DE PEREIRA | 2018 | 2019 |
MAICON ROCHA SILVA | 2017 | 2019 |
MARÇAL DE OLIVEIRA NUNES | 2018 | 2019 |
MARCELO ROMANO KRAUSE | 2015 | 2019 |
MARGARÉTE DE LIMA MUSSKOPF | 2017 | 2019 |
PAOLA DOS SANTOS BICA | 2018 | 2019 |
RAFAEL DORVALINO DAIELLO VIEIRA | 2018 | 2019 |
RAQUEL MEDINA DE BARROS | 2018 | 2019 |
ROSANA SACCO DOS ANJOS DOS SANTOS | 2017 | 2019 |
Rubens Marques Obelar Ramos | 2018 | 2019 |
SOLANGE DE CARVALHO KUHN | 2017 | 2019 |
TATIANA TEIXEIRA DA FONSECA | 2018 | 2019 |
VICTÓRIA FERREIRA TORRES | 2018 | 2019 |
VINÍCIUS VIEIRA VAZ | 2017 | 2019 |
WANDERSON FERNANDO ROSSALES DE VASCONCELOS | 2018 | 2019 |
ADOLPHO FREITAS QUEVEDO | 2019 | 2020 |
CAROLINE FERREIRA SOUSA | 2017 | 2020 |
ELIENAY RIBEIRO DA SILVA | 2019 | 2020 |
GABRIEL ADAM DO AMARAL | 2019 | 2020 |
GABRIEL PEREIRA TERMEZANA | 2019 | 2020 |
GUILHERME RODRIGUES BOTELHO | 2019 | 2020 |
JAVIER EDUARDO SILVEIRA LUZARDO | 2019 | 2020 |
KARINE PEREIRA AGUIAR | 2018 | 2020 |
LIZIANE HACKBARTH KÜTTER | 2019 | 2020 |
LUCAS MACHADO MEDEIROS | 2019 | 2020 |
LUCIA HELENA BARROS URRUTIA | 2019 | 2020 |
LUIS FELIPE LUNA MACHADO | 2019 | 2020 |
MARIA PAULA SILVA PINHO | 2019 | 2020 |
RODRIGO LUNA GOULARTE | 2019 | 2020 |
SILVANA PILOTTO FIGUEIREDO | 2018 | 2020 |
TALLIS PEREIRA MACHADO | 2019 | 2020 |
TONY DE SIQUEIRA SECHI | 2019 | 2020 |
VANESSA BASTOS DA SILVA | 2019 | 2020 |
WILLIAM TAVARES CLAUHS | 2019 | 2020 |
ANA CAROLINA CARVALHO PEREIRA | 2019 | 2021 |
DANIELA MOTA MARQUES | 2019 | 2021 |
DANIELE PERLEBERG KRÜGER MASKE | 2019 | 2021 |
ELIZANDRA VELLEDA DA ROSA | 2018 | 2021 |
GREGORY DA SILVA PINTO | 2019 | 2021 |
JANAINA DE FATIMA ROSA | 2019 | 2021 |
JULIANA SILVA DA SILVA | 2018 | 2021 |
LOUISE OLIVEIRA ELIAS | 2019 | 2021 |
LUAN DA SILVA SILVA | 2019 | 2021 |
LUCAS ESPOLIDORO GOULART | 2018 | 2021 |
LUCAS HEPP ESCOBAR | 2018 | 2021 |
LUIS AUGUSTO DOS SANTOS DA SILVA | 2019 | 2021 |
MILLENA LEMES ALVES | 2020 | 2021 |
MOISÉS CONTREIRA EVARISTO | 2018 | 2021 |
RENATA BASTOS ALVES | 2019 | 2021 |
RUANA PEREIRA ARAUJO | 2019 | 2021 |
THIAGO RAKAM FERREIRA | 2017 | 2021 |
ARIANE DE GODOY STRAMARE | 2021 | 2022 |
CARMEN BEATRIZ SILVA DE CASTRO | 2021 | 2022 |
CAROLINA PADILHA SEELIG | 2018 | 2022 |
DEISE MARI PEREIRA SILVEIRA | 2021 | 2022 |
FLÁVIO SILVA DE OLIVEIRA FILHO | 2020 | 2022 |
FRANCIELE DUARTE SCHNEID | 2020 | 2022 |
ISMAEL BARROS CORRÊA | 2020 | 2022 |
JULLYANA LIMA RIBEIRO | 2020 | 2022 |
KETHLEN DA SILVA DIAS | 2021 | 2022 |
LARA YAMAMURA GARCIA | 2021 | 2022 |
LUCIANA ALVES | 2020 | 2022 |
MARCELLE BÖRN NEUSCHRANK | 2019 | 2022 |
MARCOS RYAN CARVALHO DA SILVA | 2020 | 2022 |
Maria Regina Vechiato Cava | 2020 | 2022 |
PATRICIA MAIARA RIBEIRO DA SILVA | 2020 | 2022 |
PEDRO HENRIQUE LANDIM OLIVEIRA DE SOUZA | 2021 | 2022 |
PIETRA BOETEGE PIRES | 2020 | 2022 |
RAFAEL CARDOSO NEVES | 2021 | 2022 |
RICHARDY DA SILVA AZEVEDO | 2021 | 2022 |
YASMIN DA PORCINCULA BARCELOS | 2020 | 2022 |
ANA BEATRIZ DE ALMEIDA COSTA FERREIRA | 2021 | 2023 |
BRUNA FERREIRA DYNCZUK | 2021 | 2023 |
BRUNO DA SILVA AMORIM | 2022 | 2023 |
CAMILY MEDINA MACIEL | 2021 | 2023 |
FELIPE PARÓDIA CORDEIRO | 2021 | 2023 |
GABRIEL CORRÊA FRANÇA | 2021 | 2023 |
MARCUS LENIN SILVA DOS REIS | 2020 | 2023 |
ORLANDO LUIS MEDEIROS NOGUEIRA | 2020 | 2023 |
RAFAÉL DE LIMA | 2022 | 2023 |
RODRIGO PAIVA DA ROSA | 2020 | 2023 |
KAMILY EMANUELE DO NASCIMENTO ARAÚJO | 2022 | 2024 |
MIKAELA KAUANA GRIEBLER GRAF | 2022 | 2024 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
VR | Vaga reservada |
AC | Ampla concorrência |
L01 | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L02 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L05 | Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L06 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L09 | Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L10 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) |
L13 | Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L14 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
Localização e contatos
- Rua Gomes Carneiro, 01 Quarto andar - campus Porto
96010-610 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
Das 12h às 17h e das 18h às 21h - Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (53) 3284-3857 - Faculdade de Administração e Turismo (53) 3284-3850
- clique para ver o e-mail