Nome do Curso / Conceitos (*)
Gestão Pública
Enade (2015)3CPC (2015)3CC (2015)4
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Tecnológico
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
5110
Código e-MEC
120803
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 36 de 19/04/2012. Publicada no D.O.U. de 20/04/2012.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 628 de 23/06/2017. Publicada no D.O.U. de 26/06/2017.

Contextualização

Prepara o profissional para atuação nos diversos níveis do setor público, bem como de Instituições não governamentais que interagem diretamente com o setor público. Preparara cidadãos e profissionais aptos para a intervenção na realidade. Forma profissionais com uma visão holística e interdisciplinar que viabilize a busca de soluções complexas para problemas das diversas áreas ligadas ao serviço público. Melhora a imagem e qualidade dos serviços prestados pelos órgãos públicos junto à comunidade em função da elevação na formação dos profissionais que atuam nesse setor. Forma profissional com visão crítica e humanística aptos a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente, participando do desenvolvimento da sociedade. Incentiva a pesquisa e a investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia bem como a difusão da cultura. Incentiva as alternativas integradas para o desenvolvimento sustentável local e global.

Objetivos

OBJETIVOS DO CURSO
 
Em consonância com a Resolução CNE/CP 3, de Dez. 2002, os objetivos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da UFPel  estão apresentados abaixo, organizados em Objetivo Geral e Objetivos Específicos, conforme segue:
 
- OBJETIVO GERAL
 
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Federal de Pelotas tem como objetivo formar gestores para atuarem na área pública, no contexto das transformações sócio-culturais, buscando promover o desenvolvimento de competências e habilidades capazes de propiciar melhoria de qualidade e efetividade no serviço público.
 
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 
  • Formar profissionais comprometidos com as relações humanas, éticas, sociais, econômicas de uma organização pública capazes de viabilizar soluções para problemas que afetam o desenvolvimento da mesma;
  • Formar profissionais capazes de desenvolver pesquisas e assessorar projetos destinados a gestão das organizações públicas, bem como desenvolver espírito empreendedor;
  • Formar profissionais capazes de empregar o conjunto de competências e habilidades provenientes dos saberes e conhecimentos nas áreas da gestão pública.
  • Proporcionar aos alunos a oportunidade de se colocarem diante da realidade do trabalho com a preparação requerida pelo mundo contemporâneo, capacitando-os para:
  • compreender e avaliar os ambientes sociais, econômico, político e organizacional;
  • o planejamento, operação, controle e avaliação dos processos que se referem aos recursos humanos, aos recursos materiais, ao patrimônio, à produção, aos sistemas de informações, aos tributos, às finanças e à contabilidade
  • gerenciar áreas públicas;
  • sistematizar atividades relativas à gestão pública;
  • desenvolver e coordenar programas estratégicos da área pública;

Perfil do Egresso

           
            O Tecnólogo em Gestão Pública atua em instituições públicas, nas esferas federal, estadual ou municipal. Suas atividades centram-se no planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas. Com sólidos conhecimentos sobre as regulamentações legais específicas do segmento, esse profissional busca a otimização da capacidade de governo. O trato com pessoas, a visão ampla e sistêmica da gestão pública, a capacidade de comunicação, trabalho em equipe e liderança são características indispensáveis a esse tecnólogo (Fonte: Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, p. 59).
 

Competências e habilidades

HABILIDADES PROFISSIONAIS ESPERADAS:
 
As habilidades pretendidas para os egressos do curso de Tecnólogo em Gestão Pública da UFPel são relacionadas com a competência profissional, capacidade de adaptação às novas realidades e necessidades do mercado, como o trabalho em equipe, bem como garantindo ao mesmo a identidade nacional da categoria profissional. Assim, especificamente, são esperadas as seguintes habilidades profissionais do egresso:
  • Responsabilidade social, consciência da qualidade e das implicações da justiça e ética no exercício profissional;
  • Formação humanística e visão global que o habilite a compreensão do meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
  • Capacidade técnica e científica para atuar na administração das organizações, além de atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais;
  • Competência para empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações, sendo capaz de planejar, coordenar, executar e avaliar atividades relacionadas às organizações públicas e áreas correlatas;
  • Capacidade de atuação em equipes multidisciplinares;
  • Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança, de forma a assimilar novos conhecimentos e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação.
  • Capacidade técnica e científica para atuar na área pública.

Organização Curricular

O Curso de Tecnólogo em Gestão Pública da Universidade Federal de Pelotas é desenvolvido em regime semestral conforme regimento da UFPel, tendo como forma de ingresso o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Cabe ressaltar que em sua maioria, o curso é composto por disciplinas presenciais. No entanto as disciplinas Matemática Financeira e Estatística Aplicada são oferecidas na modalidade à distância, o que é respaldado pela Portaria n° 4.059/2004, que em seu texto contempla que até 20% da carga horária do curso pode ser ofertada na modalidade à distância.
Numa proposta inovadora e adequada tanto à urgência da realidade imediata quanto ao Projeto Pedagógico e também às exigências do MEC, no que tange aos princípios que norteiam a avaliação Institucional, apresentamos este programa.
Seguindo o novo regulamento do ensino de graduação de nossa universidade – Resolução nº 14, de 28 de outubro de 2010, a estrutura curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública é composta três dimensões formativas do currículo, quais sejam: Formação Específica, Formação Complementar e Formação Livre ou Opcional.
Formação Específica:
  • Conteúdos específicos: envolvendo conceitos científicos na gestão pública, como também estudo de casos.
  • Conteúdos básicos: espaço para o desenvolvimento de competências e habilidades, que será ocupado por um elenco de conhecimentos que circundam no entorno dos conhecimentos específicos na área de gestão pública.
  • Conteúdos articuladores do conhecimento: relacionam-se à formação humanística, interdisciplinar e gerencial, formas e meio de desenvolvimento e aplicação do conhecimento.
  • Conteúdos complementares: na interface com os demais conteúdos proporcionam o conhecimento e a interpretação das leis, das formas de comunicação e do perfil para empreender.
  • Fóruns e Debates Integralizadores: garantem as trocas e vivências, bem como possibilitam estabelecer relações pessoais e interpessoais, contribuindo para o desenvolvimento intelectual e profissional do aluno.
  • Trabalho de Conclusão (a ser realizado na disciplina Projeto em Políticas de Desenvolvimento Local e Regional): compreende a elaboração e a síntese pessoal e individual do conjunto de saberes e da construção e reconstrução de conhecimento que cada aluno desenvolveu no transcorrer de sua formação. Representa a qualidade do avanço na autonomia intelectual, na forma de um Projeto aplicado ao Desenvolvimento Local e Regional e está apoiado no Parecer CNE/CES n° 436/2001.
Formação Complementar:
As Atividades Complementares contemplam Ensino, Pesquisa e Extensão. Serão aceitos como atividades complementares os itens abaixo relacionados, após o ingresso do aluno no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da UFPel, ficando condicionado o estudo de aproveitamento por parte do colegiado. 
Serão consideradas atividades complementares:
Disciplinas Optativas: serão consideradas disciplinas eletivas aquelas oferecidas pelo Departamento de Administração e Turismo (extra grade curricular do curso e fora a otpativa obrigatória) ou disciplinas cursadas em outras unidades da UFPel ou outra IES, desde que contribuam com a formação do perfil do Tecnólogo em Gestão Pública (máximo uma disciplina).
Participação em Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão: o aluno poderá contabilizar no máximo 60 horas (sessenta) da carga horária total.
Participação em Seminários, Congressos, Fóruns, Encontros, Palestras, Workshops e Cursos: o aluno poderá solicitar aproveitamento da carga horária total dessas atividades como atividade complementar, desde que relacionadas com a formação do Tecnólogo em Gestão Pública, mediante o encaminhamento de cópia do certificado de participação e relatório da atividade ao Colegiado de Curso, o qual aprovará a atividade.
Semana Acadêmica: a participação será contabilizada integralmente, mediante o encaminhamento de cópia do certificado ao Colegiado.
Prática de Estudos e Atividades Independentes: serão consideradas como prática de estudos e atividades independentes atividades como: cursos de línguas estrangeiras; cursos de redação em Português; Português Instrumental; Comunicação e oratória; cursos de informática. Serão consideradas como válidas as atividades devidamente comprovadas e que foram realizadas após o ingresso do acadêmico no curso de graduação, fica vetado o aproveitamento de tais práticas realizadas antes do ingresso na Universidade.
Serão também considerados como prática de estudos a formação de grupos de estudos, tendo um professor do DAT e/ou de outra unidade da UFPEL como tutor, na prática de estudos de textos, discussões e reflexões de temas relacionados com o curso de Administração, de forma que os participantes dos grupos construam e expressem suas idéias e percepções de forma interativa e criativa, possibilitando a construção do seu conhecimento. 
Participação na Diretoria de Empresas Juniores: a participação na diretoria da empresa júnior do Curso de Administração por gestão (01 ano) corresponderá a 60 horas de atividades complementares, mediante comprovante encaminhado ao Colegiado de Curso, com as respectivas atividades realizadas no período, os quais serão avaliados pelo Colegiado de Curso.
Monitoria: da carga horária total de atividades de monitoria o aluno poderá contabilizar no máximo 60 (sessenta) horas como atividade complementar, mediante o encaminhamento do Relatório de Atividades devidamente assinado pelo professor orientador ao Colegiado de Curso.
Ministrante de cursos, palestras, seminário: serão considerados os temas relacionados com a formação do Tecnólogo em Gestão Pública; divulgação do curso; divulgação de projetos de pesquisas e extensão; trabalhos com Escolas da rede Pública (Municipal e Estadual), Escolas Particulares e cursos Pré-Vestibular. Poderá ser contabilizado 20 (vinte) horas por atividade.
Apresentação de Trabalhos em Congressos, Fóruns e Seminários: cada apresentação de trabalho corresponderá a 20 horas, mediante o encaminhamento de uma cópia do trabalho e cópia do comprovante de apresentação, que será avaliada pelo Colegiado de Curso.
Publicações em Revistas e Anais de Congressos: cada trabalho publicado corresponderá a 20 horas, mediante o encaminhamento de cópia do artigo ao Colegiado de Curso, o qual será avaliado pelo mesmo.
Publicações em Jornais: cada trabalho publicado corresponderá a 10 horas, mediante o encaminhamento de uma cópia do artigo ao Colegiado de Curso, o qual será avaliado pelo mesmo.
Atividades Voluntárias: serão consideradas aquelas que contribuem com a formação do aluno e do cidadão, conferindo habilidades especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com ações junto à comunidade (Associações de Bairro, ONGS, Atividades Comunitárias). Serão contabilizadas no máximo 20 (vinte) horas, desde que devidamente comprovadas e avaliada pelo colegiado.
Produção de Vídeos e/ou material audiovisual: serão considerados os materiais produzidos que tenham vinculo com as áreas e/ou disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da UFPel, como vídeo aulas e demais materiais produzidos com finalidade didática e/ou relacionada as atividades do Curso, conforme apreciação do Colegiado. 
Formação Livre ou Opcional:
Será composta por atividades criadas ou validades pelo Colegiado no decorrer do Curso, bem como pelas Disciplinas Optativas não utilizadas para aproveitamento na formação complementar, quais sejam:
LIBRAS – 68 horas; Gestão Ambiental e Sustentabilidade – 68 horas; Gestão de Serviços no Setor Público – 68 horas; Inovação Tecnológica – 68 horas; Gestão do Conhecimento – 68 horas.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
 
COMPONENTES CURRICULARES - carga horária
1º SEMESTRE
1.1. Introdução a Administração - 68
1.2. Análise de Políticas Públicas - 68
1.3. Matemática Financeira (EAD) - 68 
1.4. Formação do Brasil e do Estado Brasileiro - 68 
1.5. Elaboração de Trabalhos Acadêmicos e Redação de Documentos Oficiais - 68 
1.6. Direito Público e Legislação - 68 
Carga horária total 408

COMPONENTES CURRICULARES - carga horária
2º SEMESTRE
2.1. Contabilidade Pública- 68
2.2. Ética e Responsabilidade Social- 68
2.3. Economia na Gestão Pública- 68
2.4. Estatística Descritiva (EAD)- 68
2.5. Psicologia Organizacional- 68
2.6. Planejamento Estratégico- 68
Carga horária total: 408
 
COMPONENTES CURRICULARES - carga horária
3º SEMESTRE
3.1. Administração Financeira e Orçamento Público- 68
3.2. Gestão de Materiais e Patrimônio no Setor Público- 68
3.3. Gestão de Pessoas no Setor Público- 68
3.4. Sistemas de Informações e Decisões Gerenciais no Setor Público- 68
3.5. Seminários em Gestão Pública- 68
Carga horária total: 340
 
COMPONENTES CURRICULARES - carga horária
4º SEMESTRE
4.1. Qualidade na Gestão Pública- 68
4.2. Marketing no Setor Público- 68
4.3. Elaboração e Análise de Projetos- 68
4.4. Projeto em Políticas de Desenvolvimento Local e Regional- 68
4.5. OPTATIVA- 68
Carga horária total: 340
   
COMPONENTES CURRICULARES - carga horária
OPTATIVAS
5.1. LIBRAS- 68
5.2. Gestão Ambiental e Sustentabilidade- 68
5.3. Gestão de Serviços no Setor Público- 68
5.4  Inovação Tecnológica- 68
5.5  Gestão do Conhecimento- 68

COMPONENTES CURRICULARES 
6.0. Atividades Complementares 154
 

Procedimentos e metodologias de ensino

De acordo com o Regimento Geral da UFPel (1977), Cap. V do Sistema de Ensino, artigos 183 a 198, a avaliação do processo ensino-aprendizagem é realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação do conhecimento.
 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

O aluno deve ter freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, e, a avaliação do conhecimento é realizada mediante a realização de pelo menos 02 (duas) verificações, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.
 A média aritmética das verificações constitui as notas semestrais, considerando aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0 (sete).
O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período. Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver média semestral inferior a 3,0 (três).
Considerar-se-á aprovado o aluno que, após realizar o exame, obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois), da soma da nota semestral com a do exame.
Quanto à avaliação do curso em si, serão realizadas pesquisas junto aos egressos, onde será verificado a adequação das disciplinas e do curso como um todo ao mercado de trabalho, possibilitando a atualização constante através de Revisões do Projeto Pedagógico do Curso, quando for identificado tal necessidade.
Os professores do curso serão avaliados pelos alunos semestralmente, possibilitando conhecer a opinião dos alunos quanto aos métodos de ensino, formas de abordagem e os conteúdos trabalhados em aula, o que quando apresentado e discutido com os professores do curso  favorecerá o aperfeiçoamento das metodologias e a busca de novos conhecimentos dos docentes, proporcionando assim uma constante evolução das aulas.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

A UFPel sempre esteve ligada à questões do desenvolvimento regional, desde as suas raízes fortemente ligada a área agrária, e na explicitação em seus planos de desenvolvimento sobre sua  vocação que deve não só permanecer, como ser fortalecida, face às características sócio-econômicas da zona sul do Estado. Desse modo, além do Curso de Administração e do Curso de Turismo, a FAT oferece através do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública e da Especialização em Gestão Pública e desenvolvimento Regional, uma formação voltada a contemplar no seu desenvolvimento aspectos relacionados à geografia da região e da sua economia.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública está, dessa forma, diretamente alinhado a pós graduação dentro da Faculdade de Administração e de Turismo, através do curso de Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional que tem como finalidade aprofundar e complementar os conhecimentos na área da gestão pública e do desenvolvimento regional e formar recursos humanos que atendam as exigências de expansão do mercado de trabalho em plena transformação.
Nesta proposta toma-se por base a idéia de que o aluno deverá ser estimulado para o desenvolvimento de suas potencialidades e do espírito científico-reflexivo, tendo um currículo flexível que possa privilegiar esses aspectos, acreditando que a universidade deve formar pessoas, cidadãos e profissionais para influir sobre a realidade onde vão atuar numa perspectiva de mudança, a partir de uma visão crítica da sociedade.

Acompanhamento de Egressos

A UFPÈL estabeleceu o portal do egresso (http://wp.ufpel.edu.br/egresso/) e o portal para acompanhamento de egresso (http://wp.ufpel.edu.br/ifcc/), suporte comum para o trato com egressos do Curso.
O portal do egresso tem como propósito acompanhar os profissionais formados pela UFPel e, através das informações registradas por nossos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho. A “pesquisa do egresso” irá proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias em nossos cursos de graduação e pós-graduação. A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação. Realize seu cadastro e ajude-nos a conhecer a contribuição da formação oferecida pela Universidade no desempenho da sua vida profissional!
O Portal do Egresso é uma ação da Pró-Reitoria de Planejamento, por meio da Coordenação de Regulação e Acompanhamento (CORAC), com o apoio do Núcleo de Informações Institucionais (NINFI).

Matriz Curricular

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1700093CONTABILIDADE PÚBLICAObrigatória468
0760001ECONOMIA NA GESTÃO PÚBLICAObrigatória468
1400096ESTATÍSTICA DESCRITIVAObrigatória468
1700095ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIALObrigatória468
1700094PLANEJAMENTO ESTRATÉGICOObrigatória468
1710071PSICOLOGIA ORGANIZACIONALObrigatória468

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1700103ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOSObrigatória468
1700102MARKETING NO SETOR PÚBLICOObrigatória468
1700104PROJ. POLÍT. DESENVOLVIMENTO LOCAL REGIONALObrigatória468
1700101QUALIDADE EM GESTÃO PÚBLICAObrigatória468

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1700108ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar154

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ALEXANDRE XAVIER VIEIRA BRAGAFaculdade de Administração e de Turismo
ALISSON EDUARDO MAEHLERFaculdade de Administração e de Turismo
ANDERSON COUGO DA CRUZFaculdade de Administração e de Turismo
ANDRE CARRAROInstituto de Ciências Humanas
CAMILA ELISA DOS SANTOS ALVESFaculdade de Administração e de Turismo
Carlos Alexandre Michaello MarquesFaculdade de Administração e de Turismo
CAROLINE CASALIFaculdade de Administração e de Turismo
DALILA ROSA HALLALFaculdade de Administração e de Turismo
DANIELA DALLA CHIESAInstituto de Física e Matemática
DIEGO GONZALES CHEVARRIAFaculdade de Administração e de Turismo
ELICIANA SIAS ALDRIGHIInstituto de Física e Matemática
ELISIA RODRIGUES CORREAInstituto de Física e Matemática
ELVIS SILVEIRA MARTINSFaculdade de Administração e de Turismo
FLAVIA BRAGA DE AZAMBUJAFaculdade de Administração e de Turismo
GLEBERSON DE SANTANA DOS SANTOSFaculdade de Administração e de Turismo
HELLEN NUNES DE FARIASFaculdade de Administração e de Turismo
ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIAFaculdade de Administração e de Turismo
ISABEL TERESINHA DUTRA SOARESFaculdade de Administração e de Turismo
JULIANA FRONER DE OLIVEIRAFaculdade de Administração e de Turismo
KATIA GISLAINE BAPTISTA GOMESFaculdade de Administração e de Turismo
LUCAS GONCALVES CONCEICAOFaculdade de Administração e de Turismo
LUCIANA FLORENTINO NOVOFaculdade de Administração e de Turismo
LUÍS GUSTAVO TEIXEIRA DA SILVAInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
MARCIO BARCELOSFaculdade de Administração e de Turismo
MARCO ANDRE PALDES DA COSTAInstituto de Física e Matemática
MARIA DA GRACA SARAIVA NOGUEIRAFaculdade de Administração e de Turismo
MARTA MARQUES AVILAFaculdade de Direito
NEIDE PIZZOLATO ANGELOInstituto de Física e Matemática
PATRICIA COLUSSIInstituto de Ciências Humanas
PAULO CESAR NEVES BARBOZAFaculdade de Administração e de Turismo
PEDRO ALCIDES ROBERTT NIZInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
RAFAEL CESAR ILHA PINTOInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
RAFAEL MELLO OLIVEIRAFaculdade de Administração e de Turismo
REGIS AUGUSTO ELYInstituto de Ciências Humanas
RENATA GONÇALVES SANTOS SILVAFaculdade de Administração e de Turismo
RODRIGO SERPA PINTOFaculdade de Administração e de Turismo
ROMERIO JAIR KUNRATHInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
ROSANA DA ROSA PORTELLA TONDOLOFaculdade de Administração e de Turismo
SILVIA MARIA BRAHM ARAUJOInstituto de Física e Matemática
TANIA ELISA MORALES GARCIAFaculdade de Administração e de Turismo
WILLIAN SILVA BARROSInstituto de Física e Matemática

Turmas ofertadas em 2018 / 2

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1700093 - CONTABILIDADE PÚBLICAProfessor responsável pela turma: ALEXANDRE XAVIER VIEIRA BRAGA
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T15552
0760001 - ECONOMIA NA GESTÃO PÚBLICAProfessor responsável pela turma: ANDRE CARRARO
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T15040
1400096 - ESTATÍSTICA DESCRITIVAProfessor responsável pela turma: ELISIA RODRIGUES CORREA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T36041
1700095 - ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIALProfessor responsável pela turma: LUCAS GONCALVES CONCEICAO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T15039
1700094 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICOProfessor responsável pela turma: DIEGO GONZALES CHEVARRIA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T15037
1710071 - PSICOLOGIA ORGANIZACIONALProfessor Regente: DALILA ROSA HALLAL
Professor Regente: MARIA DA GRACA SARAIVA NOGUEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T15039

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1700103 - ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOSProfessor responsável pela turma: ROSANA DA ROSA PORTELLA TONDOLO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M15040
1700102 - MARKETING NO SETOR PÚBLICOProfessor responsável pela turma: CAROLINE CASALI
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T15038
1700104 - PROJ. POLÍT. DESENVOLVIMENTO LOCAL REGIONALProfessor responsável pela turma: RODRIGO SERPA PINTO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M15041
1700101 - QUALIDADE EM GESTÃO PÚBLICAProfessor responsável pela turma: ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T15038

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1700105 - GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADEProfessor responsável pela turma: CAMILA ELISA DOS SANTOS ALVES
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T1506
1700107 - GESTÃO DE SERVIÇOS NO SETOR PÚBLICOProfessor responsável pela turma: DIEGO GONZALES CHEVARRIA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T13028

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ALVARO TONIOLO GONZALEZ20181
ANDRE OLIVEIRA CERQUEIRA20181
CAMILA DA SILVA DIAS20181
CAROLINA PADILHA SEELIG20181
CLAUDIO FELIPE AIRES ROJAHN20181
DANIELA ISLABAO GONCALVES20181
ELIZABETH SWENSSON SCHMECHEL20181
ELIZANDRA VELLEDA DA ROSA20181
FERNANDA GUDTBRODT BASTOS BRUM20181
FLAVIANE DA SILVA SILVEIRA20181
FRANCIELE MOURA DA LUZ20181
GABRIELA SCHLLIN ROSA20181
HENRIQUE BRUM HAERTEL20181
JANAINA HUTH MESQUITA20181
JANETE GONCALVES GARCIA20181
JESSICA DOMINGUES DA SILVA20181
JOEL SOUZA DE SOUZA20181
JOSIANE DA SILVA ROCHA20181
JOSIANE NEITZKE MULLING20181
JULIANA SILVA DA SILVA20181
KARINA DA CRUZ MENDES20181
KARINE PEREIRA AGUIAR20181
LARISSA GOMES FAGUNDES20181
LUCAS ESPOLIDORO GOULART20181
LUCAS HEPP ESCOBAR20181
LUCIANDRO PEREIRA DE PEREIRA20181
LUIZA CHAGAS SOARES20181
MARCAL DE OLIVEIRA NUNES20181
MARIA REGINA VECHIATO CAVA20182
MOISES CONTREIRA EVARISTO20181
NATHALYE CARDOZO DA SILVA20181
PAMELA DEGEN BIGLIARDI20181
PAOLA DOS SANTOS BICA20181
PAULO RICARDO AIRES DA SILVA20181
RAFAEL DORVALINO DAIELLO VIEIRA20181
RAISSA MARTINS20181
RAQUEL MEDINA DE BARROS20181
RUBENS MARQUES OBELAR RAMOS20181
SAMUEL STOCKER DOS SANTOS20181
SILVANA PILOTTO FIGUEIREDO20181
TATIANA TEIXEIRA DA FONSECA20181
VICTORIA FERREIRA TORRES20181
WANDERSON FERNANDO ROSSALES DE VASCONCELOS20181
ALINE DOS SANTOS PEREIRA20171
ALISSON PINTANELL ROCHEL20171
ARTHUR VIANA ALVES20171
BRUNA BENITES NUNES20171
BRUNO DE SOUSA PUGATSCH20171
CAROLINE FERREIRA SOUSA20171
CRISTIANE CARDOZO PADILHA20171
DAVID VINICIUS MADEIRA MARTINS20171
DHARA GOMES BARCELLOS20171
ERICA LUCIA LIEBERKNECHT20171
EVELYN PENNY SILVA20171
FABRICIO VERGARA CERON20171
FRANCISCO DE ASSIS MEIRELES PEREIRA20171
GABRIELA MENDES LIMA20171
GEICIELE BIERHALS KERN20171
HIGOR SAMUEL DOS SANTOS ALVES20171
ITIANE GUIMARAES DE OLIVEIRA20171
JESSICA PEIXOTO DE SOUSA20171
JORGE WRAGUE DOS SANTOS20171
KEIMILLY MAKIELLY DA SILVA ROSA20171
LEANDRO CUNHA DO NASCIMENTO20171
LUCIANA AZEVEDO DOS SANTOS20171
LUIZA ROSA LEIVAS20171
MAICON ROCHA SILVA20171
MANOELA MACIEL SARAIVA20171
MARGARETE DE LIMA MUSSKOPF20171
MATHEUS MOMBELLI BRAGA20171
MICHELLE DIAS RODRIGUES20171
NARA REGINA THEIS PLANELLA20171
PATRICIA LUDTKE BARTZ20171
PATRICIA OLLERMANN BERWALDT20171
ROSANA SACCO DOS ANJOS DOS SANTOS20171
SIMONE BAYER DE ARAUJO20171
SOLANGE DE CARVALHO KUHN20171
STEPHANIE SEEFELDT TAROUCO20171
STHEFANIE LARISSA VIEIRA HAMMES20171
TAIS DA SILVA OLIVEIRA20171
TAÍSE SANTOS DA SILVA 20171
THAIS ROSA DA SILVA20171
THIAGO RAKAM FERREIRA20171
TIAGO PEREIRA CHAVES20171
VINICIUS VIEIRA VAZ20171
VITORIA RIBEIRO JECK20171
BRUNA DE LIMA BASTOS20161
BRUNO CORREA FARIAS20161
GABRIEL HALFEN TORINO20161
MARCELO ROMANO KRAUSE20151

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ANDREZA PASSOS DA FONSECA BARELA20102011
ANELISE JUNCAL BORGES20102011
BÁRBARA DE FARIAS BETEMPS DA SILVA20102011
Cristiano de Farias Marasco20102011
DENIZE NOBRE CARBONI20102011
GUSTAVO ALVES ANDRADE20102011
HÉLIO VERA MANDECO20102011
HONORIO RICARDO RIBES OBELHEIRO20102011
JOSÉ EDUARDO TELES SANTOS20102011
MARIA TEREZA TAVARES FUJII20102011
MICHELE RODRIGUES DE SIQUEIRA DE MORAES20102011
NATHANI BLUMBERG FIGUEIRA20102011
RANIERI OLIVEIRA DUTRA DA SILVEIRA20102011
RAQUEL BALBINOTI NOGUEIRA20102011
ROBERTO CARLOS RESENDE WOTTER20102011
RÔMULO AVENCURT HENRIQUE20102011
ADALGISA MAURA CARVALHO REZENDE20112012
ANA CLÁUDIA COSTA DUARTE20112012
ANELISE AGUILERA DA SILVEIRA20112012
ANTONIO OLIVEIRA DA SILVA20112012
BIBIANA TEIXEIRA VIEIRA20102012
BRUNO BARÃO RODRIGUES20112012
CARLOS ALBERTO VIEIRA DOS SANTOS20112012
CARMEN EDITH BONOW MACIEL20112012
CAROLINA COSTA DOS SANTOS20112012
CRISTIANE MACIEL CORRÊA20102012
DIVANA CASTRO20112012
EDUARDO LANGHINRICHS PACHECO20102012
FABIANO SILVA DA ROSA20112012
FÁBIO DA SILVA PIÑEIRO20112012
FLÁVIA LUCENA DUTRA20102012
FRANCINE SILVA DA ROSA20112012
GESSICA CAROLINA BOHNERT SPOHR20112012
JOÃO CANDIDO DA SILVA AZAMBUJA20112012
JOÃO JOSÉ FERREIRA LOPES20102012
LARA CASTRO NEVES20112012
LILIANA CUSTODIO DO AMARAL20112012
MARIANA ANÇA LACAVA20112012
MARIA SIBILLA DIECKMANN SIQUEIRA20112012
MARINA PREZOTTO TOSCANI20112012
PEDRO PERES DE AVILA20102012
RAFAELA DA SILVA CHAGAS20112012
SANDRA REJANE DIAS ZANINI20112012
TIAGO BOTELHO DOMINGUES20112012
VÂNIA ELISABETE BROCHADO DA SILVA20102012
VICTOR JOSÉ SOUZA SILVEIRA20102012
VIVIANE NUNES LESSA20112012
BRUNO SICA BRANDÃO20102013
DIOGO SOARES BICA20122013
EVERTON SEVERINO VIEIRA DA SILVA20122013
FATIMA RODRIGUES DA CUNHA20122013
FERNANDO OSORIO PORTUGAL20122013
GUILHERME COUTO MADRUGA20112013
JORGE LUÍS FERNANDES DA SILVA20122013
KETI SANARA COSTA MOREIRA20122013
LEIA DE FATIMA DOS SANTOS DZIEKANIAK20112013
MAURÍCIO TAVARES MARTINS20102013
MIRA DE CASTRO VAZ20122013
NILO DE ALMEIDA PARACY20122013
PALOMA FRAGA GARCIA20122013
ROMI ELISABETE NINGELESKI SANTOS20102013
SAMUEL DOS SANTOS AMARO20122013
SIDINEI OLIVEIRA SEVAGE JUNIOR20122013
TAMIÊLA NUNES MOREIRA20122013
VANDERLEI TOLEDO20122013
VANESSA HOLVORCEM CASANOVA20112013
VINICIUS CORREA TEIXEIRA20122013
VIVIANE MARIA RODRIGUES DE OLIVEIRA DA FONTOURA20112013
ALEX SANDER FONTELA MORAES20122014
ALEX SANDER MARIANO PEREIRA20132014
ANGELA MARIZA GONÇALVES ABREU20122014
ARIADNE PEREIRA ALVES20132014
AUGUSTO CARDOSO RODRIGUES20122014
AUGUSTO POERSCH20112014
BRUNA DOS SANTOS BLAAS20132014
CAROLINA LUCHE ATHAIDE20122014
CLÁUDIO RENATO VILELA20132014
DANIEL ESTAMER DA SILVA JÚNIOR20132014
DANILO DOS SANTOS VAZ20122014
DIENEFER SAMPAIO DA SILVA20122014
DORALICIA FURTADO DA ROSA20122014
ELIDA TEREZINHA RIBEIRO CORRÊA20122014
ELISABETH TESTA20132014
FLAVIA VILELA BICCA20132014
FRANCELINE BARROCO ROQUE20132014
GABRIELA NUNES DELUCIS20122014
GERSON DA SILVEIRA SCHAUN20132014
JONATAS PEDRO MOREIRA MAIA20122014
JORGE EDUARDO MARINHO SOARES20122014
JULIO CESAR MENNA BRAGA20122014
LAUREN CARLA ESCOTTO MOREIRA20122014
LEONARDO BORTOLOTTO20132014
LUCIANA BAPTISTA CARDONA20132014
LUISA SIQUEIRA GIELOW20132014
LUIS CLAUDIO PEREIRA PAIVA20132014
LUIS EDUARDO DOMINGOS DA SILVA20132014
LUÍS ROBERTO BORGES AFONSO20132014
MAX LEANDRO XAVIER CASANOVA20122014
NATANIEL FONSECA GONCALVES20132014
PAMMELA SEIBERLICK REIS20132014
PATRÍCIA DIAS PEVERADA20132014
PATRÍCIA MOREIRA JAVIER LEMOS20132014
RICARDO MACHADO PEREIRA DA SILVA20122014
RODRIGO BARBOSA DA SILVA20122014
ROSANA IDA DA SILVA20122014
Rute Helena Faulstich Rego20122014
SELMA BEATRIZ MADRID DA SILVA20132014
SUSETE SANTOS DA SILVEIRA MONTEIRO20122014
TUANI SOARES HENKE20122014
VAGNER BASTOS FERREIRA20132014
VÂNIA ELIZABETH DE BRITO BARBOSA20132014
VICTORIA TIMM SCHNEIDER20122014
ANA MARIA VAZ LAPUENTE20142015
ANA PAULA DA CUNHA PERES20142015
ANDERSON SILVEIRA CAMARGO20142015
ANDRESSA ORTIZ DUARTE20142015
CAROLINA HELENA ENNES SCHWONKE20142015
CAROLINE CÁPUA MÜNCHOW20142015
CAROLINE MARIOSI IDIART20142015
CHARLENE HÖRNKE SCHIAVON20132015
CRISTIANE CENTENO PINTO20132015
DÊNIS HELFER CARVALHO20132015
DORIS LORENA FURTADO PINHEIRO20122015
EVA MIRIAM SILVA LEAL20142015
FLAVIO WILSON LOBO BANDEIRA20142015
GABRIEL PINTO KRÖNING20142015
GELCI MARIA DA CRUZ ROLIM20142015
GRAZIELA FONSECA KURZ20142015
INDRIA MADRUGA MOREIRA20132015
JOSÉ MARIA BERNARDINO DA CRUZ20142015
JÚLIA SANTIN GAYGUER20132015
LEONIR AVILA CARVALHO20142015
LETICIA CALDAS LOPES20142015
LUANA BRAHM KRUGER20142015
LUCAS CHAVES MAGALHÃES20142015
LUCAS MORAES DA SILVA20142015
MANUEL RICARDO FARIAS MATHIAS20142015
MARA REJÂNE HARTUNGS20142015
MARCELO PIRES DA COSTA20132015
MARCOS DE OLIVEIRA RAMALHO20142015
MARIA ADRIANE FERNANDES GARCIA20142015
MARIO ALBERTO LEITZKE20122015
MARIZA HELENA DE MOURA BORGES20142015
MERI REJANE PUCCINELLI DUARTE20142015
MICHELE ROCHA CASTILHOS20132015
PAMELLA ANDERSSON BORGES VIEIRA20142015
PATRICIA DOS SANTOS LOPES SOARES20142015
RODRIGO SILVA DA ROSA20142015
SANDRA NUNES ROCKEMBACH20142015
SERGIO CORRÊA20142015
SOLANGE DA SILVA CARVALHO20142015
SÔNIA DA CRUZ MACEDO20132015
TAINÁ DIAS VARGAS20142015
THIAGO ANDRES HOFFMANN KATTAN20142015
VIVIANE PINHEIRO GARCIA20142015
WOLKE LUIZ ALIANDRO RODRIGUES20142015
ALESSANDRA DAMÉ GONÇALVES20152016
ALESSANDRA MACHADO20142016
BETINA HASFELD MACHADO20152016
BIANCA CARVALHO VERGARA20152016
BRUNA CAMARGO DE ASSUMPÇÃO20152016
CLARICE JAQUELINE DOS SANTOS MARQUES GARCIA20152016
CRÍSTIAN LEIRIA DA ROSA20152016
DENISE PONS MACHADO20152016
FERNANDA BERVALDT20152016
FILIPE ANDRADE PINTO20132016
FRANCIELLY DA SILVA RIBEIRO20152016
FRANCO GOULART KNUTH20142016
GABRIEL DA SILVA BARBOSA20152016
GILBERTO GLÓRIA JÚNIOR20152016
JANER CABRAL DUARTE20132016
JÉSSICA MARTINS TABAJARA20152016
LARISSA SOARES AVILA20152016
LAURA WEIRICH20152016
LAZARO ELIZEO LUTZ FERREIRA VILÉLA20152016
MANOEL ANTONIO LEMES20152016
MARCOS VINÍCIUS PINTO DA COSTA20152016
MATEUS FERNANDO LOPES20152016
MATEUS MADRUGA DA ROSA20152016
MAYKOL GAUTERIO PIRES DA ROSA20142016
OTÁVIO GERMANO CAETANO MARTINS BORGES20152016
PATRÍCIA DOURADO GONÇALVES20152016
PATRÍCIA FONTOURA DA SILVA20152016
PAULA TAINÁ ARAÚJO MATOZO20142016
RENAN VILELA CONTREIRA20152016
ROBERSON BLAAS DOMINGUES20152016
SUZELE FERREIRA NUNES20152016
VINÍCIUS IBEIRO LEITZKE20152016
ALESSANDRA DE SOUZA20162017
ANA CAROLINA SILVA LEITE20162017
ANDRESSA SOARES ROCHA20162017
ANDRÉ WILLIANS SOUZA MARIANO20152017
BRUNO ALMEIDA QUEVEDO RODRIGUES20162017
CÁRMEN LÚCIA GARCIA TEIXEIRA FELIPPE20162017
CLÁUDIA BEATRIZ NETO CORREIA20152017
DAIANE SOARES MACHADO20152017
DANIELA DORNELES RAMOS20162017
DAVI DE MATOS BANDEIRA20162017
ÍCARO CHAGAS FEITOSA20152017
JONATAN GUILHERME DE MELLO BONES DA ROCHA20152017
JOSÉ PAULO BARBOZA GONÇALVES20162017
JULIANE DILL HEINZE20162017
LARISSA GONÇALVES DOMINGUES20162017
LEANDRO MARTINS DA ROCHA20162017
LUCAS ANDRADE FAGUNDES20162017
MARCOS ROGÉRIO BARBOSA CORRÊA20162017
MARIA ANGÉLICA MARQUES DA CUNHA PEROBA20162017
MARIA DA GRAÇA BOANOVA CAMACHO20162017
MARILÚ DE OLIVEIRA ALVES GOICOCHEA20162017
NIVIA JUÇARA SILVEIRA DUTRA20152017
PATRÍCIA MOREIRA DE PIRES20162017
PAULO CAETANO20162017
PERY BARCELOS DUARTE20162017
RAFAEL QUINZEN DA SILVA20162017
RUBENS PEREIRA DA CRUZ20162017
TANIA MARISA DE LIMA20162017
TATIANA DE SOUZA GONÇALVES20162017
VALESSA FERREIRA BARCELLOS20162017
VICTORIA FARIAS BARELLA20152017
CÍNTIA BEATRIZ PEDROSO DA SILVA20162018
CLEUSA DA SILVA SILVEIRA20152018
DIEGO SANTOS CHAVES20162018
LUCAS WOLOWSKI20162018
MARCELO DE FREITAS OLIVEIRA20152018
TAINÁ STÖCKER20162018
VERA LÚCIA REIS VELLEDA20162018

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

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