Nome do Curso / Conceitos (*)
Gestão Pública
Enade (2018)3CPC (2018)3CC (2015)4
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Tecnológico
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
5110
Código e-MEC
120803
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 36 de 19/04/2012. Publicada no D.O.U. de 20/04/2012.
Renovação do reconhecimento Portaria nº 211 de 25/06/2020. Publicada na Seção 1, página 118 do D.O.U. de 07/07/2020.
Renovação do reconhecimento Portaria nº 211 de 25/06/2020. Publicada na Seção 1, página 118 do D.O.U. de 07/07/2020.
Contextualização
Prepara o profissional para atuação nos diversos níveis do setor público, bem como de Instituições não governamentais que interagem diretamente com o setor público. Preparara cidadãos e profissionais aptos para a intervenção na realidade. Forma profissionais com uma visão holística e interdisciplinar que viabilize a busca de soluções complexas para problemas das diversas áreas ligadas ao serviço público. Melhora a imagem e qualidade dos serviços prestados pelos órgãos públicos junto à comunidade em função da elevação na formação dos profissionais que atuam nesse setor. Forma profissional com visão crítica e humanística aptos a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente, participando do desenvolvimento da sociedade. Incentiva a pesquisa e a investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia bem como a difusão da cultura. Incentiva as alternativas integradas para o desenvolvimento sustentável local e global.
Objetivos
OBJETIVOS DO CURSO
Em consonância com a Resolução CNE/CP 3, de Dez. 2002, os objetivos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da UFPel estão apresentados abaixo, organizados em Objetivo Geral e Objetivos Específicos, conforme segue:
- OBJETIVO GERAL
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Federal de Pelotas tem como objetivo formar gestores para atuarem na área pública, no contexto das transformações sócio-culturais, buscando promover o desenvolvimento de competências e habilidades capazes de propiciar melhoria de qualidade e efetividade no serviço público.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Em consonância com a Resolução CNE/CP 3, de Dez. 2002, os objetivos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da UFPel estão apresentados abaixo, organizados em Objetivo Geral e Objetivos Específicos, conforme segue:
- OBJETIVO GERAL
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Federal de Pelotas tem como objetivo formar gestores para atuarem na área pública, no contexto das transformações sócio-culturais, buscando promover o desenvolvimento de competências e habilidades capazes de propiciar melhoria de qualidade e efetividade no serviço público.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Formar profissionais comprometidos com as relações humanas, éticas, sociais, econômicas de uma organização pública capazes de viabilizar soluções para problemas que afetam o desenvolvimento da mesma;
- Formar profissionais capazes de desenvolver pesquisas e assessorar projetos destinados a gestão das organizações públicas, bem como desenvolver espírito empreendedor;
- Formar profissionais capazes de empregar o conjunto de competências e habilidades provenientes dos saberes e conhecimentos nas áreas da gestão pública.
- Proporcionar aos alunos a oportunidade de se colocarem diante da realidade do trabalho com a preparação requerida pelo mundo contemporâneo, capacitando-os para:
- compreender e avaliar os ambientes sociais, econômico, político e organizacional;
- o planejamento, operação, controle e avaliação dos processos que se referem aos recursos humanos, aos recursos materiais, ao patrimônio, à produção, aos sistemas de informações, aos tributos, às finanças e à contabilidade
- gerenciar áreas públicas;
- sistematizar atividades relativas à gestão pública;
- desenvolver e coordenar programas estratégicos da área pública;
Perfil do Egresso
O Tecnólogo em Gestão Pública atua em instituições públicas, nas esferas federal, estadual ou municipal. Suas atividades centram-se no planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas. Com sólidos conhecimentos sobre as regulamentações legais específicas do segmento, esse profissional busca a otimização da capacidade de governo. O trato com pessoas, a visão ampla e sistêmica da gestão pública, a capacidade de comunicação, trabalho em equipe e liderança são características indispensáveis a esse tecnólogo (Fonte: Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, p. 59).
Competências e habilidades
HABILIDADES PROFISSIONAIS ESPERADAS:
As habilidades pretendidas para os egressos do curso de Tecnólogo em Gestão Pública da UFPel são relacionadas com a competência profissional, capacidade de adaptação às novas realidades e necessidades do mercado, como o trabalho em equipe, bem como garantindo ao mesmo a identidade nacional da categoria profissional. Assim, especificamente, são esperadas as seguintes habilidades profissionais do egresso:
As habilidades pretendidas para os egressos do curso de Tecnólogo em Gestão Pública da UFPel são relacionadas com a competência profissional, capacidade de adaptação às novas realidades e necessidades do mercado, como o trabalho em equipe, bem como garantindo ao mesmo a identidade nacional da categoria profissional. Assim, especificamente, são esperadas as seguintes habilidades profissionais do egresso:
- Responsabilidade social, consciência da qualidade e das implicações da justiça e ética no exercício profissional;
- Formação humanística e visão global que o habilite a compreensão do meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
- Capacidade técnica e científica para atuar na administração das organizações, além de atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais;
- Competência para empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações, sendo capaz de planejar, coordenar, executar e avaliar atividades relacionadas às organizações públicas e áreas correlatas;
- Capacidade de atuação em equipes multidisciplinares;
- Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança, de forma a assimilar novos conhecimentos e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação.
- Capacidade técnica e científica para atuar na área pública.
Organização Curricular
O Curso de Tecnólogo em Gestão Pública da Universidade Federal de Pelotas é desenvolvido em regime semestral conforme regimento da UFPel, tendo como forma de ingresso o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Cabe ressaltar que em sua maioria, o curso é composto por disciplinas presenciais. No entanto as disciplinas Matemática Financeira e Estatística Aplicada são oferecidas na modalidade à distância, o que é respaldado pela Portaria n° 4.059/2004, que em seu texto contempla que até 20% da carga horária do curso pode ser ofertada na modalidade à distância.
Numa proposta inovadora e adequada tanto à urgência da realidade imediata quanto ao Projeto Pedagógico e também às exigências do MEC, no que tange aos princípios que norteiam a avaliação Institucional, apresentamos este programa.
Seguindo o novo regulamento do ensino de graduação de nossa universidade – Resolução nº 14, de 28 de outubro de 2010, a estrutura curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública é composta três dimensões formativas do currículo, quais sejam: Formação Específica, Formação Complementar e Formação Livre ou Opcional.
Formação Específica:
As Atividades Complementares contemplam Ensino, Pesquisa e Extensão. Serão aceitos como atividades complementares os itens abaixo relacionados, após o ingresso do aluno no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da UFPel, ficando condicionado o estudo de aproveitamento por parte do colegiado.
Serão consideradas atividades complementares:
Disciplinas Optativas: serão consideradas disciplinas eletivas aquelas oferecidas pelo Departamento de Administração e Turismo (extra grade curricular do curso e fora a otpativa obrigatória) ou disciplinas cursadas em outras unidades da UFPel ou outra IES, desde que contribuam com a formação do perfil do Tecnólogo em Gestão Pública (máximo uma disciplina).
Participação em Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão: o aluno poderá contabilizar no máximo 60 horas (sessenta) da carga horária total.
Participação em Seminários, Congressos, Fóruns, Encontros, Palestras, Workshops e Cursos: o aluno poderá solicitar aproveitamento da carga horária total dessas atividades como atividade complementar, desde que relacionadas com a formação do Tecnólogo em Gestão Pública, mediante o encaminhamento de cópia do certificado de participação e relatório da atividade ao Colegiado de Curso, o qual aprovará a atividade.
Semana Acadêmica: a participação será contabilizada integralmente, mediante o encaminhamento de cópia do certificado ao Colegiado.
Prática de Estudos e Atividades Independentes: serão consideradas como prática de estudos e atividades independentes atividades como: cursos de línguas estrangeiras; cursos de redação em Português; Português Instrumental; Comunicação e oratória; cursos de informática. Serão consideradas como válidas as atividades devidamente comprovadas e que foram realizadas após o ingresso do acadêmico no curso de graduação, fica vetado o aproveitamento de tais práticas realizadas antes do ingresso na Universidade.
Serão também considerados como prática de estudos a formação de grupos de estudos, tendo um professor do DAT e/ou de outra unidade da UFPEL como tutor, na prática de estudos de textos, discussões e reflexões de temas relacionados com o curso de Administração, de forma que os participantes dos grupos construam e expressem suas idéias e percepções de forma interativa e criativa, possibilitando a construção do seu conhecimento.
Participação na Diretoria de Empresas Juniores: a participação na diretoria da empresa júnior do Curso de Administração por gestão (01 ano) corresponderá a 60 horas de atividades complementares, mediante comprovante encaminhado ao Colegiado de Curso, com as respectivas atividades realizadas no período, os quais serão avaliados pelo Colegiado de Curso.
Monitoria: da carga horária total de atividades de monitoria o aluno poderá contabilizar no máximo 60 (sessenta) horas como atividade complementar, mediante o encaminhamento do Relatório de Atividades devidamente assinado pelo professor orientador ao Colegiado de Curso.
Ministrante de cursos, palestras, seminário: serão considerados os temas relacionados com a formação do Tecnólogo em Gestão Pública; divulgação do curso; divulgação de projetos de pesquisas e extensão; trabalhos com Escolas da rede Pública (Municipal e Estadual), Escolas Particulares e cursos Pré-Vestibular. Poderá ser contabilizado 20 (vinte) horas por atividade.
Apresentação de Trabalhos em Congressos, Fóruns e Seminários: cada apresentação de trabalho corresponderá a 20 horas, mediante o encaminhamento de uma cópia do trabalho e cópia do comprovante de apresentação, que será avaliada pelo Colegiado de Curso.
Publicações em Revistas e Anais de Congressos: cada trabalho publicado corresponderá a 20 horas, mediante o encaminhamento de cópia do artigo ao Colegiado de Curso, o qual será avaliado pelo mesmo.
Publicações em Jornais: cada trabalho publicado corresponderá a 10 horas, mediante o encaminhamento de uma cópia do artigo ao Colegiado de Curso, o qual será avaliado pelo mesmo.
Atividades Voluntárias: serão consideradas aquelas que contribuem com a formação do aluno e do cidadão, conferindo habilidades especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com ações junto à comunidade (Associações de Bairro, ONGS, Atividades Comunitárias). Serão contabilizadas no máximo 20 (vinte) horas, desde que devidamente comprovadas e avaliada pelo colegiado.
Produção de Vídeos e/ou material audiovisual: serão considerados os materiais produzidos que tenham vinculo com as áreas e/ou disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da UFPel, como vídeo aulas e demais materiais produzidos com finalidade didática e/ou relacionada as atividades do Curso, conforme apreciação do Colegiado.
Formação Livre ou Opcional:
Será composta por atividades criadas ou validades pelo Colegiado no decorrer do Curso, bem como pelas Disciplinas Optativas não utilizadas para aproveitamento na formação complementar, quais sejam:
LIBRAS – 68 horas; Gestão Ambiental e Sustentabilidade – 68 horas; Gestão de Serviços no Setor Público – 68 horas; Inovação Tecnológica – 68 horas; Gestão do Conhecimento – 68 horas.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
COMPONENTES CURRICULARES - carga horária
1º SEMESTRE
1.1. Introdução a Administração - 68
1.2. Análise de Políticas Públicas - 68
1.3. Matemática Financeira (EAD) - 68
1.4. Formação do Brasil e do Estado Brasileiro - 68
1.5. Elaboração de Trabalhos Acadêmicos e Redação de Documentos Oficiais - 68
1.6. Direito Público e Legislação - 68
Carga horária total 408
COMPONENTES CURRICULARES - carga horária
2º SEMESTRE
2.1. Contabilidade Pública- 68
2.2. Ética e Responsabilidade Social- 68
2.3. Economia na Gestão Pública- 68
2.4. Estatística Descritiva (EAD)- 68
2.5. Psicologia Organizacional- 68
2.6. Planejamento Estratégico- 68
Carga horária total: 408
COMPONENTES CURRICULARES - carga horária
3º SEMESTRE
3.1. Administração Financeira e Orçamento Público- 68
3.2. Gestão de Materiais e Patrimônio no Setor Público- 68
3.3. Gestão de Pessoas no Setor Público- 68
3.4. Sistemas de Informações e Decisões Gerenciais no Setor Público- 68
3.5. Seminários em Gestão Pública- 68
Carga horária total: 340
COMPONENTES CURRICULARES - carga horária
4º SEMESTRE
4.1. Qualidade na Gestão Pública- 68
4.2. Marketing no Setor Público- 68
4.3. Elaboração e Análise de Projetos- 68
4.4. Projeto em Políticas de Desenvolvimento Local e Regional- 68
4.5. OPTATIVA- 68
Carga horária total: 340
COMPONENTES CURRICULARES - carga horária
OPTATIVAS
5.1. LIBRAS- 68
5.2. Gestão Ambiental e Sustentabilidade- 68
5.3. Gestão de Serviços no Setor Público- 68
5.4 Inovação Tecnológica- 68
5.5 Gestão do Conhecimento- 68
COMPONENTES CURRICULARES
6.0. Atividades Complementares 154
Cabe ressaltar que em sua maioria, o curso é composto por disciplinas presenciais. No entanto as disciplinas Matemática Financeira e Estatística Aplicada são oferecidas na modalidade à distância, o que é respaldado pela Portaria n° 4.059/2004, que em seu texto contempla que até 20% da carga horária do curso pode ser ofertada na modalidade à distância.
Numa proposta inovadora e adequada tanto à urgência da realidade imediata quanto ao Projeto Pedagógico e também às exigências do MEC, no que tange aos princípios que norteiam a avaliação Institucional, apresentamos este programa.
Seguindo o novo regulamento do ensino de graduação de nossa universidade – Resolução nº 14, de 28 de outubro de 2010, a estrutura curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública é composta três dimensões formativas do currículo, quais sejam: Formação Específica, Formação Complementar e Formação Livre ou Opcional.
Formação Específica:
- Conteúdos específicos: envolvendo conceitos científicos na gestão pública, como também estudo de casos.
- Conteúdos básicos: espaço para o desenvolvimento de competências e habilidades, que será ocupado por um elenco de conhecimentos que circundam no entorno dos conhecimentos específicos na área de gestão pública.
- Conteúdos articuladores do conhecimento: relacionam-se à formação humanística, interdisciplinar e gerencial, formas e meio de desenvolvimento e aplicação do conhecimento.
- Conteúdos complementares: na interface com os demais conteúdos proporcionam o conhecimento e a interpretação das leis, das formas de comunicação e do perfil para empreender.
- Fóruns e Debates Integralizadores: garantem as trocas e vivências, bem como possibilitam estabelecer relações pessoais e interpessoais, contribuindo para o desenvolvimento intelectual e profissional do aluno.
- Trabalho de Conclusão (a ser realizado na disciplina Projeto em Políticas de Desenvolvimento Local e Regional): compreende a elaboração e a síntese pessoal e individual do conjunto de saberes e da construção e reconstrução de conhecimento que cada aluno desenvolveu no transcorrer de sua formação. Representa a qualidade do avanço na autonomia intelectual, na forma de um Projeto aplicado ao Desenvolvimento Local e Regional e está apoiado no Parecer CNE/CES n° 436/2001.
As Atividades Complementares contemplam Ensino, Pesquisa e Extensão. Serão aceitos como atividades complementares os itens abaixo relacionados, após o ingresso do aluno no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da UFPel, ficando condicionado o estudo de aproveitamento por parte do colegiado.
Serão consideradas atividades complementares:
Disciplinas Optativas: serão consideradas disciplinas eletivas aquelas oferecidas pelo Departamento de Administração e Turismo (extra grade curricular do curso e fora a otpativa obrigatória) ou disciplinas cursadas em outras unidades da UFPel ou outra IES, desde que contribuam com a formação do perfil do Tecnólogo em Gestão Pública (máximo uma disciplina).
Participação em Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão: o aluno poderá contabilizar no máximo 60 horas (sessenta) da carga horária total.
Participação em Seminários, Congressos, Fóruns, Encontros, Palestras, Workshops e Cursos: o aluno poderá solicitar aproveitamento da carga horária total dessas atividades como atividade complementar, desde que relacionadas com a formação do Tecnólogo em Gestão Pública, mediante o encaminhamento de cópia do certificado de participação e relatório da atividade ao Colegiado de Curso, o qual aprovará a atividade.
Semana Acadêmica: a participação será contabilizada integralmente, mediante o encaminhamento de cópia do certificado ao Colegiado.
Prática de Estudos e Atividades Independentes: serão consideradas como prática de estudos e atividades independentes atividades como: cursos de línguas estrangeiras; cursos de redação em Português; Português Instrumental; Comunicação e oratória; cursos de informática. Serão consideradas como válidas as atividades devidamente comprovadas e que foram realizadas após o ingresso do acadêmico no curso de graduação, fica vetado o aproveitamento de tais práticas realizadas antes do ingresso na Universidade.
Serão também considerados como prática de estudos a formação de grupos de estudos, tendo um professor do DAT e/ou de outra unidade da UFPEL como tutor, na prática de estudos de textos, discussões e reflexões de temas relacionados com o curso de Administração, de forma que os participantes dos grupos construam e expressem suas idéias e percepções de forma interativa e criativa, possibilitando a construção do seu conhecimento.
Participação na Diretoria de Empresas Juniores: a participação na diretoria da empresa júnior do Curso de Administração por gestão (01 ano) corresponderá a 60 horas de atividades complementares, mediante comprovante encaminhado ao Colegiado de Curso, com as respectivas atividades realizadas no período, os quais serão avaliados pelo Colegiado de Curso.
Monitoria: da carga horária total de atividades de monitoria o aluno poderá contabilizar no máximo 60 (sessenta) horas como atividade complementar, mediante o encaminhamento do Relatório de Atividades devidamente assinado pelo professor orientador ao Colegiado de Curso.
Ministrante de cursos, palestras, seminário: serão considerados os temas relacionados com a formação do Tecnólogo em Gestão Pública; divulgação do curso; divulgação de projetos de pesquisas e extensão; trabalhos com Escolas da rede Pública (Municipal e Estadual), Escolas Particulares e cursos Pré-Vestibular. Poderá ser contabilizado 20 (vinte) horas por atividade.
Apresentação de Trabalhos em Congressos, Fóruns e Seminários: cada apresentação de trabalho corresponderá a 20 horas, mediante o encaminhamento de uma cópia do trabalho e cópia do comprovante de apresentação, que será avaliada pelo Colegiado de Curso.
Publicações em Revistas e Anais de Congressos: cada trabalho publicado corresponderá a 20 horas, mediante o encaminhamento de cópia do artigo ao Colegiado de Curso, o qual será avaliado pelo mesmo.
Publicações em Jornais: cada trabalho publicado corresponderá a 10 horas, mediante o encaminhamento de uma cópia do artigo ao Colegiado de Curso, o qual será avaliado pelo mesmo.
Atividades Voluntárias: serão consideradas aquelas que contribuem com a formação do aluno e do cidadão, conferindo habilidades especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com ações junto à comunidade (Associações de Bairro, ONGS, Atividades Comunitárias). Serão contabilizadas no máximo 20 (vinte) horas, desde que devidamente comprovadas e avaliada pelo colegiado.
Produção de Vídeos e/ou material audiovisual: serão considerados os materiais produzidos que tenham vinculo com as áreas e/ou disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da UFPel, como vídeo aulas e demais materiais produzidos com finalidade didática e/ou relacionada as atividades do Curso, conforme apreciação do Colegiado.
Formação Livre ou Opcional:
Será composta por atividades criadas ou validades pelo Colegiado no decorrer do Curso, bem como pelas Disciplinas Optativas não utilizadas para aproveitamento na formação complementar, quais sejam:
LIBRAS – 68 horas; Gestão Ambiental e Sustentabilidade – 68 horas; Gestão de Serviços no Setor Público – 68 horas; Inovação Tecnológica – 68 horas; Gestão do Conhecimento – 68 horas.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
COMPONENTES CURRICULARES - carga horária
1º SEMESTRE
1.1. Introdução a Administração - 68
1.2. Análise de Políticas Públicas - 68
1.3. Matemática Financeira (EAD) - 68
1.4. Formação do Brasil e do Estado Brasileiro - 68
1.5. Elaboração de Trabalhos Acadêmicos e Redação de Documentos Oficiais - 68
1.6. Direito Público e Legislação - 68
Carga horária total 408
COMPONENTES CURRICULARES - carga horária
2º SEMESTRE
2.1. Contabilidade Pública- 68
2.2. Ética e Responsabilidade Social- 68
2.3. Economia na Gestão Pública- 68
2.4. Estatística Descritiva (EAD)- 68
2.5. Psicologia Organizacional- 68
2.6. Planejamento Estratégico- 68
Carga horária total: 408
COMPONENTES CURRICULARES - carga horária
3º SEMESTRE
3.1. Administração Financeira e Orçamento Público- 68
3.2. Gestão de Materiais e Patrimônio no Setor Público- 68
3.3. Gestão de Pessoas no Setor Público- 68
3.4. Sistemas de Informações e Decisões Gerenciais no Setor Público- 68
3.5. Seminários em Gestão Pública- 68
Carga horária total: 340
COMPONENTES CURRICULARES - carga horária
4º SEMESTRE
4.1. Qualidade na Gestão Pública- 68
4.2. Marketing no Setor Público- 68
4.3. Elaboração e Análise de Projetos- 68
4.4. Projeto em Políticas de Desenvolvimento Local e Regional- 68
4.5. OPTATIVA- 68
Carga horária total: 340
COMPONENTES CURRICULARES - carga horária
OPTATIVAS
5.1. LIBRAS- 68
5.2. Gestão Ambiental e Sustentabilidade- 68
5.3. Gestão de Serviços no Setor Público- 68
5.4 Inovação Tecnológica- 68
5.5 Gestão do Conhecimento- 68
COMPONENTES CURRICULARES
6.0. Atividades Complementares 154
Procedimentos e metodologias de ensino
De acordo com o Regimento Geral da UFPel (1977), Cap. V do Sistema de Ensino, artigos 183 a 198, a avaliação do processo ensino-aprendizagem é realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação do conhecimento.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
O aluno deve ter freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, e, a avaliação do conhecimento é realizada mediante a realização de pelo menos 02 (duas) verificações, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.
A média aritmética das verificações constitui as notas semestrais, considerando aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0 (sete).
O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período. Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver média semestral inferior a 3,0 (três).
Considerar-se-á aprovado o aluno que, após realizar o exame, obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois), da soma da nota semestral com a do exame.
Quanto à avaliação do curso em si, serão realizadas pesquisas junto aos egressos, onde será verificado a adequação das disciplinas e do curso como um todo ao mercado de trabalho, possibilitando a atualização constante através de Revisões do Projeto Pedagógico do Curso, quando for identificado tal necessidade.
Os professores do curso serão avaliados pelos alunos semestralmente, possibilitando conhecer a opinião dos alunos quanto aos métodos de ensino, formas de abordagem e os conteúdos trabalhados em aula, o que quando apresentado e discutido com os professores do curso favorecerá o aperfeiçoamento das metodologias e a busca de novos conhecimentos dos docentes, proporcionando assim uma constante evolução das aulas.
A média aritmética das verificações constitui as notas semestrais, considerando aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0 (sete).
O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período. Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver média semestral inferior a 3,0 (três).
Considerar-se-á aprovado o aluno que, após realizar o exame, obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois), da soma da nota semestral com a do exame.
Quanto à avaliação do curso em si, serão realizadas pesquisas junto aos egressos, onde será verificado a adequação das disciplinas e do curso como um todo ao mercado de trabalho, possibilitando a atualização constante através de Revisões do Projeto Pedagógico do Curso, quando for identificado tal necessidade.
Os professores do curso serão avaliados pelos alunos semestralmente, possibilitando conhecer a opinião dos alunos quanto aos métodos de ensino, formas de abordagem e os conteúdos trabalhados em aula, o que quando apresentado e discutido com os professores do curso favorecerá o aperfeiçoamento das metodologias e a busca de novos conhecimentos dos docentes, proporcionando assim uma constante evolução das aulas.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
A UFPel sempre esteve ligada à questões do desenvolvimento regional, desde as suas raízes fortemente ligada a área agrária, e na explicitação em seus planos de desenvolvimento sobre sua vocação que deve não só permanecer, como ser fortalecida, face às características sócio-econômicas da zona sul do Estado. Desse modo, além do Curso de Administração e do Curso de Turismo, a FAT oferece através do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública e da Especialização em Gestão Pública e desenvolvimento Regional, uma formação voltada a contemplar no seu desenvolvimento aspectos relacionados à geografia da região e da sua economia.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública está, dessa forma, diretamente alinhado a pós graduação dentro da Faculdade de Administração e de Turismo, através do curso de Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional que tem como finalidade aprofundar e complementar os conhecimentos na área da gestão pública e do desenvolvimento regional e formar recursos humanos que atendam as exigências de expansão do mercado de trabalho em plena transformação.
Nesta proposta toma-se por base a idéia de que o aluno deverá ser estimulado para o desenvolvimento de suas potencialidades e do espírito científico-reflexivo, tendo um currículo flexível que possa privilegiar esses aspectos, acreditando que a universidade deve formar pessoas, cidadãos e profissionais para influir sobre a realidade onde vão atuar numa perspectiva de mudança, a partir de uma visão crítica da sociedade.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública está, dessa forma, diretamente alinhado a pós graduação dentro da Faculdade de Administração e de Turismo, através do curso de Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional que tem como finalidade aprofundar e complementar os conhecimentos na área da gestão pública e do desenvolvimento regional e formar recursos humanos que atendam as exigências de expansão do mercado de trabalho em plena transformação.
Nesta proposta toma-se por base a idéia de que o aluno deverá ser estimulado para o desenvolvimento de suas potencialidades e do espírito científico-reflexivo, tendo um currículo flexível que possa privilegiar esses aspectos, acreditando que a universidade deve formar pessoas, cidadãos e profissionais para influir sobre a realidade onde vão atuar numa perspectiva de mudança, a partir de uma visão crítica da sociedade.
Acompanhamento de Egressos
A UFPÈL estabeleceu o portal do egresso (http://wp.ufpel.edu.br/egresso/) e o portal para acompanhamento de egresso (http://wp.ufpel.edu.br/ifcc/), suporte comum para o trato com egressos do Curso.
O portal do egresso tem como propósito acompanhar os profissionais formados pela UFPel e, através das informações registradas por nossos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho. A “pesquisa do egresso” irá proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias em nossos cursos de graduação e pós-graduação. A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação. Realize seu cadastro e ajude-nos a conhecer a contribuição da formação oferecida pela Universidade no desempenho da sua vida profissional!
O Portal do Egresso é uma ação da Pró-Reitoria de Planejamento, por meio da Coordenação de Regulação e Acompanhamento (CORAC), com o apoio do Núcleo de Informações Institucionais (NINFI).
O portal do egresso tem como propósito acompanhar os profissionais formados pela UFPel e, através das informações registradas por nossos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho. A “pesquisa do egresso” irá proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias em nossos cursos de graduação e pós-graduação. A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação. Realize seu cadastro e ajude-nos a conhecer a contribuição da formação oferecida pela Universidade no desempenho da sua vida profissional!
O Portal do Egresso é uma ação da Pró-Reitoria de Planejamento, por meio da Coordenação de Regulação e Acompanhamento (CORAC), com o apoio do Núcleo de Informações Institucionais (NINFI).
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
06560045 | ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS | Obrigatória | 4 | 60 |
08970102 | DIREITO PÚBLICO E LEGISLAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
08970104 | ELABORAÇÃO TRAB. ACAD. REDAÇÃO DOC. OFICIAIS | Obrigatória | 4 | 60 |
08970103 | FORMAÇÃO DO BRASIL E DO ESTADO BRASILEIRO | Obrigatória | 4 | 60 |
08970101 | INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
11100072 | MATEMÁTICA FINANCEIRA | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
08970105 | CONTABILIDADE PÚBLICA | Obrigatória | 4 | 60 |
10760001 | ECONOMIA NA GESTÃO PÚBLICA | Obrigatória | 4 | 60 |
11100073 | ESTATÍSTICA DESCRITIVA | Obrigatória | 4 | 60 |
08970107 | ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL | Obrigatória | 4 | 60 |
08970106 | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO | Obrigatória | 4 | 60 |
08980046 | PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
08970108 | ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO PÚBLICO | Obrigatória | 4 | 60 |
08970110 | GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO | Obrigatória | 4 | 60 |
08970109 | GESTÃO MATERIAIS E PATRIMÔNIO SETOR PÚBLICO | Obrigatória | 4 | 60 |
08970112 | SEMINÁRIOS EM GESTÃO PÚBLICA | Obrigatória | 4 | 60 |
08970111 | SI E DECISÕES GERENCIAIS NO SETOR PÚBLICO | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
08970115 | ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS | Obrigatória | 4 | 60 |
08970114 | MARKETING NO SETOR PÚBLICO | Obrigatória | 4 | 60 |
08970116 | PROJ. POLÍT. DESENVOLVIMENTO LOCAL REGIONAL | Obrigatória | 4 | 60 |
08970113 | QUALIDADE EM GESTÃO PÚBLICA | Obrigatória | 4 | 60 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
08970119 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 154 |
Optativas
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
08970117 | GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE | Optativa | 4 | 60 |
08970118 | GESTÃO DE SERVIÇOS NO SETOR PÚBLICO | Optativa | 4 | 60 |
08970071 | GESTÃO DO CONHECIMENTO | Optativa | 4 | 60 |
08970088 | INOVAÇÃO TECNOLÓGICA | Optativa | 4 | 60 |
20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Optativa | 4 | 60 |
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2020 / 1
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
06560045 - ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICASProfessor responsável pela turma: ROMERIO JAIR KUNRATH Horários
| T51 | 60 | 48 | ||||||
08970102 - DIREITO PÚBLICO E LEGISLAÇÃOProfessor responsável pela turma: DANIEL LENA MARCHIORI NETO Horários
| T51 | 61 | 47 | ||||||
08970104 - ELABORAÇÃO TRAB. ACAD. REDAÇÃO DOC. OFICIAISProfessor responsável pela turma: FABIANO MILANO FRITZEN Professor Regente: DANIEL LENA MARCHIORI NETO Horários
| T51 | 58 | 46 | ||||||
08970103 - FORMAÇÃO DO BRASIL E DO ESTADO BRASILEIROProfessor responsável pela turma: MARCIO BARCELOS Horários
| T51 | 59 | 48 | ||||||
08970101 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO | T50 | 1 | 1 | ||||||
08970101 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃOProfessor responsável pela turma: ELVIS SILVEIRA MARTINS Professor Regente: DANIEL LENA MARCHIORI NETO Horários
| T51 | 56 | 44 | ||||||
11100072 - MATEMÁTICA FINANCEIRAProfessor responsável pela turma: NEIDE PIZZOLATO ANGELO Horários
| T1 | 67 | 53 | ||||||
11100072 - MATEMÁTICA FINANCEIRAProfessor responsável pela turma: CLAUDIO ZEN PETERSEN Horários
| T71 | 15 | 15 |
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10760001 - ECONOMIA NA GESTÃO PÚBLICAProfessor responsável pela turma: WILLIAM SOUZA CANCADO Horários
| T71 | 50 | 26 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
08970108 - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO PÚBLICOProfessor responsável pela turma: DARY PRETTO NETO Horários
| T51 | 55 | 45 | ||||||
08970110 - GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICOProfessor responsável pela turma: LUCIANA FLORENTINO NOVO Horários
| T51 | 55 | 42 | ||||||
08970109 - GESTÃO MATERIAIS E PATRIMÔNIO SETOR PÚBLICOProfessor responsável pela turma: CINARA NEUMANN ALVES Horários
| M1 | 55 | 41 | ||||||
08970112 - SEMINÁRIOS EM GESTÃO PÚBLICAProfessor responsável pela turma: RODRIGO SERPA PINTO Professor Regente: DANIEL LENA MARCHIORI NETO Horários
| T51 | 55 | 36 | ||||||
08970111 - SI E DECISÕES GERENCIAIS NO SETOR PÚBLICOProfessor responsável pela turma: FLAVIA BRAGA DE AZAMBUJA Horários
| T51 | 55 | 39 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. |
---|---|---|---|
08970116 - PROJ. POLÍT. DESENVOLVIMENTO LOCAL REGIONAL | M50 | 1 | 1 |
08970113 - QUALIDADE EM GESTÃO PÚBLICA | T50 | 1 | 1 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
08970117 - GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADEProfessor Regente: CINARA NEUMANN ALVES Professor responsável pela turma: FERNANDA WINCK MORAES Horários
| T51 | 51 | 43 | ||||||
08970071 - GESTÃO DO CONHECIMENTOProfessor responsável pela turma: DEIVID ILECKI FORGIARINI Horários
| T51 | 50 | 44 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
ABILENE BORGES SILVA | 2020 | 1 |
ADALBERTO GEOVANI NUNES CORRÊA | 2020 | 1 |
ADRIAN LOURENCO DE MORAES | 2020 | 1 |
ALICE PRESTES DA SILVA | 2020 | 1 |
ANDRESSA ABUD DE VASCONCELOS | 2020 | 1 |
ANDRESSA BORGES INACIO | 2020 | 1 |
ANDRIELE NUNES DA SILVA | 2020 | 1 |
ANDRIEL MADRUGA TRINDADE | 2020 | 1 |
ANTONIO CARLOS ORTIZ DOS PASSOS JUNIOR | 2020 | 1 |
BRUNA FERREIRA DYNCZUK | 2020 | 1 |
BRUNA ZIMMERMANN PORCIUNCULA | 2020 | 1 |
CATERINE DA SILVA GOUVEA | 2020 | 1 |
CLAUDIA ROSANE LEMOS XAVIER | 2020 | 1 |
DAIANE GARCIA ATRIB DA SILVA | 2020 | 1 |
ELIDA SILVA DOS SANTOS | 2020 | 1 |
ELISA KRUMREICH HELMS | 2020 | 1 |
EMILI SILVA DE AVILA | 2020 | 1 |
FLAVIO SILVA DE OLIVEIRA FILHO | 2020 | 1 |
FRANCIELE DUARTE SCHNEID | 2020 | 1 |
GABRIELLE LEAL DA SILVA | 2020 | 1 |
ISMAEL BARROS CORREA | 2020 | 1 |
JAMILA CARVALHO LINS | 2020 | 1 |
JANICE PINTO GAYER | 2020 | 1 |
JAQUELINE MUNHOZ DE OLIVEIRA BORGES | 2020 | 1 |
JEAN CARVALHO BENTO | 2020 | 1 |
JEFERSON DA SILVA RODRIGUES | 2020 | 1 |
JEREMIAS ROSA DA SILVA | 2020 | 1 |
JUAN FERREIRA DAS NEVES | 2020 | 1 |
JULIA MACHADO DE PAULA | 2020 | 1 |
JULIANA DAMASCENO MACIEL | 2020 | 1 |
Juliana Pedra Rodrigues | 2020 | 1 |
JULLYANA LIMA RIBEIRO | 2020 | 1 |
KATHLEN DA SILVA MACHADO | 2020 | 1 |
KAUE TEIXEIRA MACHADO | 2020 | 1 |
KEMILLIN SANTOS BORGES | 2020 | 1 |
KEZIA SARAIVA MASCARENHAS | 2020 | 1 |
LARISSA TAVARES LANER | 2020 | 1 |
LISABEL CRISTINA HUTNER DOS SANTOS | 2020 | 1 |
LUCAS REGO REIZNAUTT | 2020 | 1 |
LUCIANA ALVES | 2020 | 1 |
LUIZA FRANZEN VAZ | 2020 | 1 |
MARCOS RYAN CARVALHO DA SILVA | 2020 | 1 |
MARCUS LENIN SILVA DOS REIS | 2020 | 1 |
MARIANA KROLOW STERN | 2020 | 1 |
Maria Regina Vechiato Cava | 2020 | 1 |
MAYARA CAZIUK | 2020 | 1 |
MICAELE CONTREIRA BROCHADO | 2020 | 1 |
MILLENA LEMES ALVES | 2020 | 1 |
ORLANDO LUIS MEDEIROS NOGUEIRA | 2020 | 1 |
PAOLA HARTWIG | 2020 | 1 |
PATRICIA MAIARA RIBEIRO DA SILVA | 2020 | 1 |
PATRICK FREITAS FURES | 2020 | 1 |
PIETRA BOETEGE PIRES | 2020 | 1 |
Rafael Farias Rodrigues | 2020 | 1 |
RODRIGO PAIVA DA ROSA | 2020 | 1 |
SAHRA ACHTERBERG SANCHOTENE PACHECO | 2020 | 1 |
SAMANTHA DOMINGUES FREITAS | 2020 | 1 |
SAMUEL RODRIGUES DIAS | 2020 | 1 |
SERGIO LUIS DA SILVA GODOY NETO | 2020 | 1 |
SERGIO LUIS DE ANDRADE | 2020 | 1 |
SILVIO MARQUES DIAS FILHO | 2020 | 1 |
SONIA MILLENI FURTADO MARTINS | 2020 | 1 |
TAINÁ MELO SILVEIRA | 2020 | 1 |
VALESCA ALMEIDA GUIMARAES | 2020 | 1 |
Vanessa Fernandes Goulart | 2020 | 1 |
VICTORIA GABRIELE JESKE DOS SANTOS | 2020 | 1 |
VIRGINIA OLIVEIRA DA SILVA | 2020 | 1 |
Vitória Ribeiro Jeck | 2020 | 1 |
WILLIAM FREITAS XAVIER | 2020 | 1 |
YASMIN DA PORCIUNCULA BARCELOS | 2020 | 1 |
ADOLPHO FREITAS QUEVEDO | 2019 | 1 |
ANA CAROLINA CARVALHO PEREIRA | 2019 | 1 |
ANTONIO LIPPOLIS BARCELLOS DA SILVA FERREIRA | 2019 | 1 |
BRUNA KLEINICKE BARRETO | 2019 | 1 |
CINTIA STALLBAUM LUBKE | 2019 | 1 |
DANIELA MOTA MARQUES | 2019 | 1 |
ELIENAY RIBEIRO DA SILVA | 2019 | 1 |
GABRIEL ADAM DO AMARAL | 2019 | 1 |
GABRIELE VOSS CUNHA | 2019 | 1 |
GABRIEL PEREIRA TERMEZANA | 2019 | 1 |
GREGORY DA SILVA PINTO | 2019 | 1 |
GUILHERME RODRIGUES BOTELHO | 2019 | 1 |
JANAINA DE FATIMA ROSA | 2019 | 1 |
JAVIER EDUARDO SILVEIRA LUZARDO | 2019 | 1 |
KETHLIN ALENCAR LOPES | 2019 | 1 |
LARISSA DE VARGAS ANGELI | 2019 | 1 |
LETÍCIA SOUZA OXLEY | 2019 | 1 |
LIZIANE HACKBARTH KUTTER | 2019 | 1 |
LOUISE OLIVEIRA ELIAS | 2019 | 1 |
LUAN DA SILVA SILVA | 2019 | 1 |
LUCAS MACHADO MEDEIROS | 2019 | 1 |
LUCIA HELENA BARROS URRUTIA | 2019 | 1 |
LUIS AUGUSTO DOS SANTOS DA SILVA | 2019 | 1 |
LUIS FELIPE LUNA MACHADO | 2019 | 1 |
MAIARA LOURENCO MORAES | 2019 | 1 |
MARCELLE BORN NEUSCHRANK | 2019 | 1 |
MARCELO OLIVEIRA DA ROSA | 2019 | 1 |
MARCIA LIVIA DUARTE VILELA | 2019 | 1 |
MARIA PAULA SILVA PINHO | 2019 | 1 |
MATHEUS SILVA DA SILVA | 2019 | 1 |
RAQUEL LEMES SOUZA | 2019 | 1 |
RENATA BASTOS ALVES | 2019 | 1 |
RODRIGO LUNA GOULARTE | 2019 | 1 |
RUANA PEREIRA ARAUJO | 2019 | 1 |
TALLIS PEREIRA MACHADO | 2019 | 1 |
TOMAZ DE OLIVEIRA HOFFMANN | 2019 | 1 |
TONY DE SIQUEIRA SECHI | 2019 | 1 |
VANESSA BASTOS DA SILVA | 2019 | 1 |
VICTORIA RIPPEL TELESCA | 2019 | 1 |
WILLIAM TAVARES CLAUHS | 2019 | 1 |
YASMIN MARQUES OBELAR RAMOS | 2019 | 1 |
CAROLINA PADILHA SEELIG | 2018 | 1 |
DANIELA ISLABAO GONCALVES | 2018 | 1 |
ELIZANDRA VELLEDA DA ROSA | 2018 | 1 |
FLAVIANE DA SILVA SILVEIRA | 2018 | 1 |
FRANCIELE MOURA DA LUZ | 2018 | 1 |
JESSICA DOMINGUES DA SILVA | 2018 | 1 |
JOSIANE DA SILVA ROCHA | 2018 | 1 |
JULIANA SILVA DA SILVA | 2018 | 1 |
KARINE PEREIRA AGUIAR | 2018 | 1 |
LUCAS ESPOLIDORO GOULART | 2018 | 1 |
LUCAS HEPP ESCOBAR | 2018 | 1 |
LUIZA CHAGAS SOARES | 2018 | 1 |
MOISES CONTREIRA EVARISTO | 2018 | 1 |
RAISSA MARTINS | 2018 | 1 |
SAMUEL STOCKER DOS SANTOS | 2018 | 1 |
SILVANA PILOTTO FIGUEIREDO | 2018 | 1 |
CAROLINE FERREIRA SOUSA | 2017 | 1 |
BRUNA DE LIMA BASTOS | 2016 | 1 |
GABRIEL HALFEN TORINO | 2016 | 1 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
ANDREZA PASSOS DA FONSECA BARELA | 2010 | 2011 |
ANELISE JUNCAL BORGES | 2010 | 2011 |
BÁRBARA DE FARIAS BETEMPS DA SILVA | 2010 | 2011 |
Cristiano de Farias Marasco | 2010 | 2011 |
DENIZE NOBRE CARBONI | 2010 | 2011 |
GUSTAVO ALVES ANDRADE | 2010 | 2011 |
HÉLIO VERA MANDECO | 2010 | 2011 |
HONORIO RICARDO RIBES OBELHEIRO | 2010 | 2011 |
JOSÉ EDUARDO TELES SANTOS | 2010 | 2011 |
MARIA TEREZA TAVARES FUJII | 2010 | 2011 |
MICHELE RODRIGUES DE SIQUEIRA DE MORAES | 2010 | 2011 |
NATHANI BLUMBERG FIGUEIRA | 2010 | 2011 |
RANIERI OLIVEIRA DUTRA DA SILVEIRA | 2010 | 2011 |
Raquel Balbinoti Nogueira | 2010 | 2011 |
ROBERTO CARLOS RESENDE WOTTER | 2010 | 2011 |
RÔMULO AVENCURT HENRIQUE | 2010 | 2011 |
ADALGISA MAURA CARVALHO REZENDE | 2011 | 2012 |
ANA CLÁUDIA COSTA DUARTE | 2011 | 2012 |
ANELISE AGUILERA DA SILVEIRA | 2011 | 2012 |
ANTONIO OLIVEIRA DA SILVA | 2011 | 2012 |
BIBIANA TEIXEIRA VIEIRA | 2010 | 2012 |
BRUNO BARÃO RODRIGUES | 2011 | 2012 |
CARLOS ALBERTO VIEIRA DOS SANTOS | 2011 | 2012 |
CARMEN EDITH BONOW MACIEL | 2011 | 2012 |
CAROLINA COSTA DOS SANTOS | 2011 | 2012 |
CRISTIANE MACIEL CORRÊA | 2010 | 2012 |
DIVANA CASTRO | 2011 | 2012 |
EDUARDO LANGHINRICHS PACHECO | 2010 | 2012 |
FABIANO SILVA DA ROSA | 2011 | 2012 |
FÁBIO DA SILVA PIÑEIRO | 2011 | 2012 |
FLÁVIA LUCENA DUTRA | 2010 | 2012 |
FRANCINE SILVA DA ROSA | 2011 | 2012 |
GESSICA CAROLINA BOHNERT SPOHR | 2011 | 2012 |
JOÃO CANDIDO DA SILVA AZAMBUJA | 2011 | 2012 |
JOÃO JOSÉ FERREIRA LOPES | 2010 | 2012 |
LARA CASTRO NEVES | 2011 | 2012 |
LILIANA CUSTODIO DO AMARAL | 2011 | 2012 |
MARIANA ANÇA LACAVA | 2011 | 2012 |
Maria Sibilla Dieckmann Siqueira | 2011 | 2012 |
MARINA PREZOTTO TOSCANI | 2011 | 2012 |
PEDRO PERES DE AVILA | 2010 | 2012 |
RAFAELA DA SILVA CHAGAS | 2011 | 2012 |
SANDRA REJANE DIAS ZANINI | 2011 | 2012 |
TIAGO BOTELHO DOMINGUES | 2011 | 2012 |
VÂNIA ELISABETE BROCHADO DA SILVA | 2010 | 2012 |
VICTOR JOSÉ SOUZA SILVEIRA | 2010 | 2012 |
VIVIANE NUNES LESSA | 2011 | 2012 |
BRUNO SICA BRANDÃO | 2010 | 2013 |
DIOGO SOARES BICA | 2012 | 2013 |
EVERTON SEVERINO VIEIRA DA SILVA | 2012 | 2013 |
FATIMA RODRIGUES DA CUNHA | 2012 | 2013 |
FERNANDO OSORIO PORTUGAL | 2012 | 2013 |
GUILHERME COUTO MADRUGA | 2011 | 2013 |
JORGE LUÍS FERNANDES DA SILVA | 2012 | 2013 |
KETI SANARA COSTA MOREIRA | 2012 | 2013 |
LEIA DE FATIMA DOS SANTOS DZIEKANIAK | 2011 | 2013 |
MAURÍCIO TAVARES MARTINS | 2010 | 2013 |
MIRA DE CASTRO VAZ | 2012 | 2013 |
NILO DE ALMEIDA PARACY | 2012 | 2013 |
PALOMA FRAGA GARCIA | 2012 | 2013 |
ROMI ELISABETE NINGELESKI SANTOS | 2010 | 2013 |
SAMUEL DOS SANTOS AMARO | 2012 | 2013 |
SIDINEI OLIVEIRA SEVAGE JUNIOR | 2012 | 2013 |
TAMIÊLA NUNES MOREIRA | 2012 | 2013 |
VANDERLEI TOLEDO | 2012 | 2013 |
VANESSA HOLVORCEM CASANOVA | 2011 | 2013 |
VINICIUS CORREA TEIXEIRA | 2012 | 2013 |
VIVIANE MARIA RODRIGUES DE OLIVEIRA DA FONTOURA | 2011 | 2013 |
ALEX SANDER FONTELA MORAES | 2012 | 2014 |
ALEX SANDER MARIANO PEREIRA | 2013 | 2014 |
ANGELA MARIZA GONÇALVES ABREU | 2012 | 2014 |
ARIADNE PEREIRA ALVES | 2013 | 2014 |
AUGUSTO CARDOSO RODRIGUES | 2012 | 2014 |
AUGUSTO POERSCH | 2011 | 2014 |
BRUNA DOS SANTOS BLAAS | 2013 | 2014 |
CAROLINA LUCHE ATHAIDE | 2012 | 2014 |
CLÁUDIO RENATO VILELA | 2013 | 2014 |
DANIEL ESTAMER DA SILVA JÚNIOR | 2013 | 2014 |
DANILO DOS SANTOS VAZ | 2012 | 2014 |
DIENEFER SAMPAIO DA SILVA | 2012 | 2014 |
DORALICIA FURTADO DA ROSA | 2012 | 2014 |
ELIDA TEREZINHA RIBEIRO CORRÊA | 2012 | 2014 |
ELISABETH TESTA | 2013 | 2014 |
FLAVIA VILELA BICCA | 2013 | 2014 |
FRANCELINE BARROCO ROQUE | 2013 | 2014 |
GABRIELA NUNES DELUCIS | 2012 | 2014 |
GERSON DA SILVEIRA SCHAUN | 2013 | 2014 |
JONATAS PEDRO MOREIRA MAIA | 2012 | 2014 |
JORGE EDUARDO MARINHO SOARES | 2012 | 2014 |
JULIO CESAR MENNA BRAGA | 2012 | 2014 |
LAUREN CARLA ESCOTTO MOREIRA | 2012 | 2014 |
LEONARDO BORTOLOTTO | 2013 | 2014 |
LUCIANA BAPTISTA CARDONA | 2013 | 2014 |
LUISA SIQUEIRA GIELOW | 2013 | 2014 |
LUIS CLAUDIO PEREIRA PAIVA | 2013 | 2014 |
LUIS EDUARDO DOMINGOS DA SILVA | 2013 | 2014 |
LUÍS ROBERTO BORGES AFONSO | 2013 | 2014 |
MAX LEANDRO XAVIER CASANOVA | 2012 | 2014 |
NATANIEL FONSECA GONCALVES | 2013 | 2014 |
PAMMELA SEIBERLICK REIS | 2013 | 2014 |
PATRÍCIA DIAS PEVERADA | 2013 | 2014 |
PATRÍCIA MOREIRA JAVIER LEMOS | 2013 | 2014 |
RICARDO MACHADO PEREIRA DA SILVA | 2012 | 2014 |
RODRIGO BARBOSA DA SILVA | 2012 | 2014 |
ROSANA IDA DA SILVA | 2012 | 2014 |
Rute Helena Faulstich Rego | 2012 | 2014 |
SELMA BEATRIZ MADRID DA SILVA | 2013 | 2014 |
SUSETE SANTOS DA SILVEIRA MONTEIRO | 2012 | 2014 |
TUANI SOARES HENKE | 2012 | 2014 |
VAGNER BASTOS FERREIRA | 2013 | 2014 |
VÂNIA ELIZABETH DE BRITO BARBOSA | 2013 | 2014 |
VICTORIA TIMM SCHNEIDER | 2012 | 2014 |
ANA MARIA VAZ LAPUENTE | 2014 | 2015 |
ANA PAULA DA CUNHA PERES | 2014 | 2015 |
ANDERSON SILVEIRA CAMARGO | 2014 | 2015 |
ANDRESSA ORTIZ DUARTE | 2014 | 2015 |
CAROLINA HELENA ENNES SCHWONKE | 2014 | 2015 |
CAROLINE CÁPUA MÜNCHOW | 2014 | 2015 |
CAROLINE MARIOSI IDIART | 2014 | 2015 |
CHARLENE HÖRNKE SCHIAVON | 2013 | 2015 |
CRISTIANE CENTENO PINTO | 2013 | 2015 |
DÊNIS HELFER CARVALHO | 2013 | 2015 |
DORIS LORENA FURTADO PINHEIRO | 2012 | 2015 |
EVA MIRIAM SILVA LEAL | 2014 | 2015 |
FLAVIO WILSON LOBO BANDEIRA | 2014 | 2015 |
GABRIEL PINTO KRÖNING | 2014 | 2015 |
GELCI MARIA DA CRUZ ROLIM | 2014 | 2015 |
GRAZIELA FONSECA KURZ | 2014 | 2015 |
INDRIA MADRUGA MOREIRA | 2013 | 2015 |
JOSÉ MARIA BERNARDINO DA CRUZ | 2014 | 2015 |
JÚLIA SANTIN GAYGUER | 2013 | 2015 |
LEONIR AVILA CARVALHO | 2014 | 2015 |
LETICIA CALDAS LOPES | 2014 | 2015 |
LUANA BRAHM KRUGER | 2014 | 2015 |
LUCAS CHAVES MAGALHÃES | 2014 | 2015 |
LUCAS MORAES DA SILVA | 2014 | 2015 |
MANUEL RICARDO FARIAS MATHIAS | 2014 | 2015 |
MARA REJÂNE HARTUNGS | 2014 | 2015 |
MARCELO PIRES DA COSTA | 2013 | 2015 |
MARCOS DE OLIVEIRA RAMALHO | 2014 | 2015 |
MARIA ADRIANE FERNANDES GARCIA | 2014 | 2015 |
MARIO ALBERTO LEITZKE | 2012 | 2015 |
MARIZA HELENA DE MOURA BORGES | 2014 | 2015 |
Meri Rejane Puccinelli Duarte | 2014 | 2015 |
MICHELE ROCHA CASTILHOS | 2013 | 2015 |
PAMELLA ANDERSSON BORGES VIEIRA | 2014 | 2015 |
PATRICIA DOS SANTOS LOPES SOARES | 2014 | 2015 |
RODRIGO SILVA DA ROSA | 2014 | 2015 |
SANDRA NUNES ROCKEMBACH | 2014 | 2015 |
SERGIO CORRÊA | 2014 | 2015 |
SOLANGE CARVALHO MENDES DA SILVA | 2014 | 2015 |
SÔNIA DA CRUZ MACEDO | 2013 | 2015 |
TAINÁ DIAS VARGAS | 2014 | 2015 |
THIAGO ANDRES HOFFMANN KATTAN | 2014 | 2015 |
VIVIANE PINHEIRO GARCIA | 2014 | 2015 |
WOLKE LUIZ ALIANDRO RODRIGUES | 2014 | 2015 |
ALESSANDRA DAMÉ GONÇALVES | 2015 | 2016 |
ALESSANDRA MACHADO | 2014 | 2016 |
BETINA HASFELD MACHADO | 2015 | 2016 |
BIANCA CARVALHO VERGARA | 2015 | 2016 |
BRUNA CAMARGO DE ASSUMPÇÃO | 2015 | 2016 |
CLARICE JAQUELINE DOS SANTOS MARQUES GARCIA | 2015 | 2016 |
CRÍSTIAN LEIRIA DA ROSA | 2015 | 2016 |
DENISE PONS MACHADO | 2015 | 2016 |
FERNANDA BERVALDT | 2015 | 2016 |
FILIPE ANDRADE PINTO | 2013 | 2016 |
FRANCIELLY DA SILVA RIBEIRO | 2015 | 2016 |
FRANCO GOULART KNUTH | 2014 | 2016 |
GABRIEL DA SILVA BARBOSA | 2015 | 2016 |
GILBERTO GLÓRIA JÚNIOR | 2015 | 2016 |
JANER CABRAL DUARTE | 2013 | 2016 |
JÉSSICA MARTINS TABAJARA | 2015 | 2016 |
LARISSA SOARES AVILA | 2015 | 2016 |
LAURA WEIRICH | 2015 | 2016 |
LAZARO ELIZEO LUTZ FERREIRA VILELA | 2015 | 2016 |
MANOEL ANTONIO LEMES | 2015 | 2016 |
MARCOS VINÍCIUS PINTO DA COSTA | 2015 | 2016 |
MATEUS FERNANDO LOPES | 2015 | 2016 |
MATEUS MADRUGA DA ROSA | 2015 | 2016 |
MAYKOL GAUTERIO PIRES DA ROSA | 2014 | 2016 |
OTÁVIO GERMANO CAETANO MARTINS BORGES | 2015 | 2016 |
PATRÍCIA DOURADO GONÇALVES | 2015 | 2016 |
PATRÍCIA FONTOURA DA SILVA | 2015 | 2016 |
PAULA TAINÁ ARAÚJO MATOZO | 2014 | 2016 |
RENAN VILELA CONTREIRA | 2015 | 2016 |
ROBERSON BLAAS DOMINGUES | 2015 | 2016 |
SUZELE FERREIRA NUNES | 2015 | 2016 |
VINÍCIUS IBEIRO LEITZKE | 2015 | 2016 |
ALESSANDRA DE SOUZA | 2016 | 2017 |
ANA CAROLINA SILVA LEITE | 2016 | 2017 |
ANDRESSA SOARES ROCHA | 2016 | 2017 |
ANDRÉ WILLIANS SOUZA MARIANO | 2015 | 2017 |
BRUNO ALMEIDA QUEVEDO RODRIGUES | 2016 | 2017 |
CÁRMEN LÚCIA GARCIA TEIXEIRA FELIPPE | 2016 | 2017 |
CLÁUDIA BEATRIZ NETO CORREIA | 2015 | 2017 |
DAIANE SOARES MACHADO | 2015 | 2017 |
DANIELA DORNELES RAMOS | 2016 | 2017 |
DAVI DE MATOS BANDEIRA | 2016 | 2017 |
ÍCARO CHAGAS FEITOSA | 2015 | 2017 |
JONATAN GUILHERME DE MELLO BONES DA ROCHA | 2015 | 2017 |
JOSÉ PAULO BARBOZA GONÇALVES | 2016 | 2017 |
JULIANE DILL HEINZE | 2016 | 2017 |
LARISSA GONÇALVES DOMINGUES | 2016 | 2017 |
LEANDRO MARTINS DA ROCHA | 2016 | 2017 |
LUCAS ANDRADE FAGUNDES | 2016 | 2017 |
MARCOS ROGÉRIO BARBOSA CORRÊA | 2016 | 2017 |
MARIA ANGÉLICA MARQUES DA CUNHA PEROBA | 2016 | 2017 |
MARIA DA GRAÇA BOANOVA CAMACHO | 2016 | 2017 |
MARILÚ DE OLIVEIRA ALVES GOICOCHEA | 2016 | 2017 |
NIVIA JUÇARA SILVEIRA DUTRA | 2015 | 2017 |
PATRÍCIA MOREIRA DE PIRES | 2016 | 2017 |
PAULO CAETANO | 2016 | 2017 |
PERY BARCELOS DUARTE | 2016 | 2017 |
RAFAEL QUINZEN DA SILVA | 2016 | 2017 |
RUBENS PEREIRA DA CRUZ | 2016 | 2017 |
TANIA MARISA DE LIMA | 2016 | 2017 |
TATIANA DE SOUZA GONÇALVES | 2016 | 2017 |
VALESSA FERREIRA BARCELLOS | 2016 | 2017 |
VICTORIA FARIAS BARELLA | 2015 | 2017 |
ALINE DOS SANTOS PEREIRA | 2017 | 2018 |
ALISSON PINTANELL ROCHEL | 2017 | 2018 |
BRUNA BENITES NUNES | 2017 | 2018 |
BRUNO DE SOUSA PUGATSCH | 2017 | 2018 |
CÍNTIA BEATRIZ PEDROSO DA SILVA | 2016 | 2018 |
CLEUSA DA SILVA SILVEIRA | 2015 | 2018 |
CRISTIANE CARDOZO PADILHA | 2017 | 2018 |
DAVID VINICIUS MADEIRA MARTINS | 2017 | 2018 |
DHARA GOMES BARCELLOS | 2017 | 2018 |
DIEGO SANTOS CHAVES | 2016 | 2018 |
ELIZABETH SWENSSON SCHMECHEL | 2018 | 2018 |
EVELYN PENNY SILVA | 2017 | 2018 |
FERNANDA GUDTBRODT BASTOS BRUM | 2018 | 2018 |
GEICIELE BIERHALS KERN | 2017 | 2018 |
HIGOR SAMUEL DOS SANTOS ALVES | 2017 | 2018 |
ITIANE GUIMARÃES DE OLIVEIRA | 2017 | 2018 |
JORGE WRAGUE DOS SANTOS | 2017 | 2018 |
KEIMILLY MAKIELLY DA SILVA ROSA | 2017 | 2018 |
LEANDRO CUNHA DO NASCIMENTO | 2017 | 2018 |
LUCAS WOLOWSKI | 2016 | 2018 |
LUCIANA AZEVEDO DOS SANTOS | 2017 | 2018 |
MANOELA MACIEL SARAIVA | 2017 | 2018 |
MARCELO DE FREITAS OLIVEIRA | 2015 | 2018 |
MATHEUS MOMBELLI BRAGA | 2017 | 2018 |
MICHELLE DIAS RODRIGUES | 2017 | 2018 |
NARA REGINA THEIS PLANELLA | 2017 | 2018 |
PATRICIA LÜDTKE BARTZ | 2017 | 2018 |
PATRICIA OLLERMANN BERWALDT | 2017 | 2018 |
SIMONE BAYER DE ARAUJO | 2017 | 2018 |
STEPHANIE SEEFELDT TAROUCO | 2017 | 2018 |
STHEFANIE LARISSA VIEIRA HAMMES | 2017 | 2018 |
Tainá Stocker | 2016 | 2018 |
TAIS DA SILVA OLIVEIRA | 2017 | 2018 |
TAÍSE SANTOS DA SILVA | 2017 | 2018 |
THAIS ROSA DA SILVA | 2017 | 2018 |
TIAGO PEREIRA CHAVES | 2017 | 2018 |
VERA LÚCIA REIS VELLEDA | 2016 | 2018 |
ÁLVARO TONIOLO GONZALEZ | 2018 | 2019 |
ARTHUR VIANA ALVES | 2017 | 2019 |
CAMILA DA SILVA DIAS | 2018 | 2019 |
CLÁUDIO FELIPE AIRES ROJAHN | 2018 | 2019 |
FABRÍCIO VERGARA CERON | 2017 | 2019 |
FRANCISCO DE ASSIS MEIRELES PEREIRA | 2017 | 2019 |
GABRIELA SCHLLIN ROSA | 2018 | 2019 |
JANAÍNA HUTH MESQUITA | 2018 | 2019 |
JANETE GONÇALVES GARCIA | 2018 | 2019 |
JESSICA IRIBARREM CARDOSO | 2019 | 2019 |
JOEL SOUZA DE SOUZA | 2018 | 2019 |
JOSIANE NEITZKE MÜLLING | 2018 | 2019 |
KARINA DA CRUZ MENDES | 2018 | 2019 |
LARISSA GOMES FAGUNDES | 2018 | 2019 |
LUCIANDRO PEREIRA DE PEREIRA | 2018 | 2019 |
MAICON ROCHA SILVA | 2017 | 2019 |
MARÇAL DE OLIVEIRA NUNES | 2018 | 2019 |
MARCELO ROMANO KRAUSE | 2015 | 2019 |
MARGARÉTE DE LIMA MUSSKOPF | 2017 | 2019 |
PAOLA DOS SANTOS BICA | 2018 | 2019 |
RAFAEL DORVALINO DAIELLO VIEIRA | 2018 | 2019 |
RAQUEL MEDINA DE BARROS | 2018 | 2019 |
ROSANA SACCO DOS ANJOS DOS SANTOS | 2017 | 2019 |
Rubens Marques Obelar Ramos | 2018 | 2019 |
SOLANGE DE CARVALHO KUHN | 2017 | 2019 |
TATIANA TEIXEIRA DA FONSECA | 2018 | 2019 |
VICTÓRIA FERREIRA TORRES | 2018 | 2019 |
VINÍCIUS VIEIRA VAZ | 2017 | 2019 |
WANDERSON FERNANDO ROSSALES DE VASCONCELOS | 2018 | 2019 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Vagas e formas de ingresso:
- A0 - Ampla concorrência;
- L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
- L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
Localização e contatos
- Rua Gomes Carneiro, 01 Quarto andar - campus Porto
96010-610 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 22 horas - Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (53) 3284-3857 - Faculdade de Administração e Turismo (53) 3284-3850
- clique para ver o e-mail