Nome do Curso / Conceitos (*)
Gestão Pública
Enade (2022)4CPC (2022)4CC (2015)4
Nível / Grau
Graduação / Tecnológico
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
5110
Código e-MEC
120803
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
NOTA DO ENEM 2024/1 11113111322
ACL01L02L05L06L09L10L13L14Total
PAVE 2024/111212111111
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QTotal
SISU 2024/122316141644
Criação e Reconhecimento
Portaria do Reitor Nº 1.355 de 19 de novembro de 2007
Curso reconhecido pela Portaria nº 122 de 05/07/2012. Publicada no D.O.U. de 06/07/2012.
Renovação do reconhecimento Portaria nº 570 de 17/10/2024. Publicada na Seção 1, página 38 do D.O.U. de 18/10/2024.

Contextualização

O Curso está lotado no Centro de Ciências Socio-Organizacionais (CCSO), unidade acadêmica criada pela Resolução n. 49/2021 do CONSUN, que veio a suceder a extinta Faculdade de Administração e de Turismo. Cabe ressaltar que o CCSO conta também com um curso de Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional e um curso de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). A consolidação do Curso de Gestão Pública é o reconhecimento, por parte da Universidade, de uma demanda constante na área pública, que apresenta, tanto nacionalmente quanto na própria cidade de Pelotas, uma diversidade grande de organizações que demandam mão de obra qualificada, as quais o Curso pretende atender. 

Desta forma, está estruturado para atender aos diversos setores da área governamental e do terceiro setor. Seguindo a Resolução CNE/CP n. 1, de 05/01/2021, busca incentivar o desenvolvimento da atividade gerencial e política do setor público com vistas a articular o desenvolvimento socioeconômico e os arranjos locais. Através de atividades interdisciplinares, o Curso possibilita ao aluno o desenvolvimento de competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas para a gestão de processos e a produção de bens e serviços promovendo o desenvolvimento sustentável do país. Palestras, dinâmicas e visitas técnicas são oferecidas buscando propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias, atendendo a demandas da sociedade, do mundo do trabalho e do meio acadêmico.
 

Objetivos

OBJETIVOS DO CURSO
 
Os objetivos aqui expressos foram elaborados em consonância com o Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) do Centro de Ciências Socio-Organizacionais (CCSO) da Universidade Federal de Pelotas e com base nos princípios norteadores da Educação Profissional e Tecnológica, de acordo com a Resolução CNE/CP Nº 01, de 05/01/2021. 
 

OBJETIVO GERAL
 
O Curso de Gestão Pública possui como objetivo geral formar profissionais capazes de atuar com competência técnica junto aos diversos entes – estatais e não estatais – que atuam ne gestão pública, sendo capazes de planejar, formular, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas nas mais diversas áreas setoriais, levando em consideração as particularidades locais e regionais. 
 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 
- Preparar profissionais com sólida compreensão das interações entre Estado e Sociedade, sob o prisma jurídico, político, econômico e social; 
- Preparar profissionais que possam exercer funções de liderança na promoção de políticas públicas e na justiça socioambiental; 
- Oferecer aos estudantes a oportunidade de formação interdisciplinar de natureza técnico-científica, cultural e humanística, ampliando os horizontes na percepção da realidade e na inserção no mundo do trabalho;
- Colaborar para a construção na Educação Superior brasileira de um ethos voltado à qualificação das capacidades estatais, mediante a articulação com outras instituições e cursos do campo de públicas; 
- Contribuir para a formação/desenvolvimento de pessoas que sejam aptas à construção de uma gestão pública cidadã e republicana, nos quais a participação democrática da sociedade seja um fator fundamental na formulação e implementação de políticas públicas nas mais diversas áreas setoriais.

Perfil do Egresso

O Curso de Gestão Pública, seguindo o que estabelece o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST/MEC, 2016), bem como a Resolução CNE/CP Nº 1 de 05/01/2021, traça como perfil do egresso um profissional habilitado a planejar, formular, implementar, monitorar e avaliar políticas, programas e ações relacionadas à gestão pública, com base em princípios republicanos e democráticos. Sendo assim, esses profissionais serão capazes de atuar em: 
 
- Entidades públicas nos três poderes (executivo, legislativo e judiciário), nas esferas federal, estadual e municipal;
- Entidades da Administração Pública Indireta (Autarquias, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista e Fundações); 
- Organizações Não Governamentais ligadas à promoção de diferentes tipos de políticas públicas, incluindo associações, fundações, movimentos e projetos sociais, com especial ênfase para as entidades voltadas à proteção do meio ambiente;
- Organizações de representação política, profissional e de promoção à cidadania, tais como partidos políticos, sindicatos, entidades de classe, conselhos;
- Setores de empresas privadas voltados às relações governamentais e responsabilidade social corporativa; 
- Organizações internacionais;
- Instituições de ensino e de pesquisa.

Competências e habilidades

COMPETÊNCIAS

As seguintes competências serão desenvolvidas pelo discente, articulada com necessidades locais e regionais e condizentes com demandas apresentadas pelo mundo do trabalho: 
 
- Planejar, formular, implementar, desenvolver, monitorar e avaliar políticas públicas em diversas áreas e diferentes setores (público e privado); 
- Aprender a escrever com erudição, concisão, clareza e coerência e expressar-se com base na oratória e retórica;
- Entender os conhecimentos jurídicos necessários para a área de políticas públicas, incluindo os relacionados aos direitos humanos, direito constitucional, direito administrativo e direito financeiro;
- Compreender o fenômeno do Estado e suas relações com a sociedade, com forte embasamento na ciência política e na teoria do Estado;
- Entender as dinâmicas da comunidade regional e local em que se encontra inserido; 
- Compreender a função dos movimentos sociais na construção da cidadania; 
- Entender a estrutura e o funcionamento da administração pública, incluindo fundamentos das relações organizacionais e da gestão estratégica de seus custos;
- Compreender os aspectos econômicos das políticas públicas, incluindo conhecimentos sobre economia do setor público e economia solidária;
- Ter conhecimento de como realizar um trabalho científico na área de políticas públicas.


HABILIDADES PROFISSIONAIS ESPERADAS

Em relação às habilidades, os tecnólogos em Gestão Pública deverão:
 
- Ser capazes de atuar com autonomia no planejamento, formulação, implementação, desenvolvimento, monitoramento e avaliação de políticas públicas, tanto no setor público quanto privado, com especial foco nas ações de natureza socioambiental;
- Ser capazes realizar leitura crítica e avaliação de dados sociais, políticos e econômicos envolvendo políticas públicas, por meio de análises, relatórios e pareceres; 
- Ser capazes de escrever e expressar-se corretamente, para o bom desempenho de sua atividade profissional; 
- Ser capazes de desenvolver políticas públicas de natureza específica, levando em consideração as particularidades e necessidades da realidade local e regional; 
- Ser capazes de desenvolver um trabalho científico de políticas públicas, o que inclui a redação e publicação de artigo científico, além de projeto de mestrado a ser submetido em programa de pós-graduação em políticas públicas ou áreas afins.

Organização Curricular

O currículo do Curso de Gestão Pública está de acordo com a Resolução do COCEPE n. 29, de 13 de setembro de 2018 (UFPEL, 2018), segundo a qual as atividades curriculares compreendem três dimensões formativas: formação específica, formação complementar e formação em extensão.

a) Formação específica: são atividades curriculares determinadas pela legislação vigente aos cursos de graduação (de caráter obrigatório e optativo), de formação geral e de estudos de aprofundamento e diversificação das áreas de atuação profissional, considerando as especificidades dispostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica (Resolução CNE/CP n. 1, de 05/01/2021). As habilidades e competências tecnopolíticas têm sido destacadas como estruturantes na gestão pública contemporânea, devido à necessidade de profissionais que atuem na construção da agenda, formulação, decisão, implementação e avaliação de políticas públicas. É com este espírito que os componentes curriculares do Curso de Gestão Pública da UFPel foram estruturados em eixos de formação básicagerencial política.
A formação básica envolve conhecimentos de direito público, ética e metodologia científica. Pode ser vislumbrada nas ementas das disciplinas de Ética e Administração PúblicaDireito e Administração PúblicaSeminários em Gestão Pública ISeminários em Gestão Pública IIIntrodução à Pesquisa em Gestão Pública e Análise de Dados para Tomada de Decisão.
A formação política envolve conhecimentos de política, economia e comunicação, com ênfase nos ciclos de políticas públicas. Está especialmente presente na ementa das disciplinas de Formação do Estado BrasileiroComunicação Pública e Política, Gestão Pública e Desenvolvimento, Gestão de Políticas Públicas I e Gestão de Políticas Públicas II
A formação gerencial visa a capacitar gestores para o desenvolvimento de atividades de gestão de pessoas, projetos e planejamento nas organizações públicas. Destacam-se, neste âmbito, as disciplinas de Fundamentos da Gestão Pública, Gestão de Pessoas no Setor Público, Planejamento e Gestão em Organizações PúblicasContabilidade no Setor Público, Gestão Financeira e Orçamento PúblicoGestão da Informação no Setor Público Gestão de Projetos no Setor Público.  
Os componentes de caráter optativo (15 no total) também se relacionam com os eixos básicopolítico gerencial. A ideia é dar liberdade para que o aluno possa direcionar sua formação, aperfeiçoando-a de acordo com sua vocação e interesses profissionais. Vale pontuar também a criação de 10 disciplinas de Tópicos Avançados, cujas ementas abarcam temas amplos de interesse da gestão pública, possibilidando ao docente um espaço privilegiado para a introdução de debates atualizados. 

b) Formação complementar: atividades curriculares que, em consonância com as orientações da Resolução CNE/CP n. 1/2021, devem contemplar atividades de ensino, pesquisa e extensão. No Curso de Gestão Pública serão apresentadas como Atividades Complementares. O aluno deverá realizar um total de 120 horas, que poderão ser validadas em atividades de ensinopesquisaextensão e representação estudantil
As atividades de ensino envolvem (a) participação em projetos de ensino na UFPel ou em outras instituições; (b) monitoria; (c) estágio curricular não obrigatório em organizações públicas; (d) premiação de trabalho acadêmico; (e) cursos de língua estrangeira, comunicação, informática, redação ou de aperfeiçoamento na área de gestão pública; (f) participação como ouvinte em seminários, congressos, fóruns, encontros, palestras, simpósios, workshops ou assemelhados; (g) aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira; (h) disciplinas cursadas na UFPel que não pertençam à matriz curricular do Curso de Gestão Pública, disciplinas optativas do Curso de Gestão Pública não utilizadas para integralização curricular ou disciplinas de cursos de graduação ou pós-graduação cursadas em outras instituições de ensino. 
As atividades de pesquisa envolvem: (a) participação em projetos ou grupo de pesquisa da UFPel ou em outras instituições de ensino; (b) apresentação de trabalhos; (c) autoria de artigo científico, resumo, livro, capítulo de livro, organização de obra coletiva ou publicação de artigo em jornal, revista, magazine ou em veículo semelhante; (d) frequência em bancas de trabalho de conclusão de curso de graduação ou de pós-graduação do CCSO. 
As atividades de extensão envolvem: (a) participação em programas/projetos/ações de extensão na UFPel ou em outras instituições; (b) organização de eventos; (c) ministrar cursos, oficinas, workshops ou assemelhados que caracterizem extensão universitária, tanto para o público interno como externo à UFPel; (d) participação em projetos sociais/voluntariado. 
As atividades de representação discente envolvem: (a) participação no Colegiado do Curso de Gestão Pública, no Conselho do CCSO ou outro órgão colegiado da UFPel; (b) integrar Diretório ou Centro Acadêmico na UFPel; (c) participação como representante em comissão instituída por portaria; (d) colaboração em atividades técnico-administrativas do Curso de Gestão Pública. 
De acordo com o art. 30, inciso VI, da Resolução CNE n. 01/2021, os PPCs devem conter critérios de “aproveitamento de conhecimentos e experiências anteriores, inclusive para reconhecimento de saberes e competências”. A UFPel não possui uma regulamentação específica sobre o aproveitamento de saberes competências. Buscando adequar o PPC às diretrizes dos cursos tecnológicos, o Colegiado poderá admitir o cômputo de até 60 horas em atividades não previstas, desde que estejam articuladas com a área da gestão pública e tenham sido realizadas a, no máximo, 3 (três) anos antes da data de ingresso do aluno no Curso. 

c) Formação em Extensão: atividades curriculares a serem computadas para a integralização curricular, de acordo com a Resolução COCEPE n. 30/2022. O PPC atende à meta 12.7 do novo Plano Nacional de Educação (2014-2024), aprovado pela Lei Federal n. 13.005, de 25 de junho de 2014, a qual define que no mínimo 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação sejam cumpridos em programas e projetos de extensão universitária. No Curso de Gestão Pública, a carga horária prática de disciplinas caracterizadas como extensão (EXT) integralizam 180 horas ou 12 créditos. Assim, tem-se um total de 10,16% da carga horária dedicada à extensão. 
 

Procedimentos e metodologias de ensino

Para cumprir os objetivos do curso em formar tecnólogos em gestão pública com competências e habilidades relacionadas com o campo de atuação, as metodologias de ensino e de avaliação buscam valorizar as constantes transformações da área. Por isso, além do cumprimento dos componentes curriculares obrigatórios e optativos, os alunos são incentivados a ampliar sua formação por meio das horas complementares – que envolvem ensino, pesquisa, extensão e representação discente. A intenção é que os sujeitos desenvolvam sensibilidade para enfrentar os desafios que a sociedade impõe. Isto envolve pensar como o Setor Público pode lidar com as demandas de natureza socioeconômicas da sociedade brasileira, com vistas a construir uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. 

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, Resolução CNE/CP n. 1/2021, considera um dos princípios norteadores da educação tecnológica as “metodologias ativas e inovadoras de aprendizagem centradas nos estudantes”. Dentre as práticas utilizadas, tem-se:  (1) aprendizagem baseada em projetos (ABP), (2) aprendizagem baseada em problemas; (3) gamificação; (4) sala de aula invertida (flipped classroom); (5) aprendizagem entre pares; (6) aula expositiva; (7) trabalhos em grupo; (8) discussão 66 ou Phillips 66; (9) seminário brainstorming (ou tempestade de ideias); (10) dramatização; (11) estudo de casos; (12) estudo do meio; (13) trabalho com textos; (14) discussão dirigida; (15) ensino em laboratório; (16) dinâmicas de grupo; (17) oficinas pedagógicas; (18) painel com interrogatório; (19) GV-GO; (20) grupo de cochicho; (21) zum-zum face a face; (22) entrevista; (23) painel integrado; (24) painel progressivo; (25) simpósio; (26) encadeamento de ideias; (27) discussão circular; (28) técnica de ruminação; (29) fórum; (30) júri pedagógico; (31) debate simulado ou role play debate e (32) cineclubismo.

 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é feita de acordo com o Regimento e com o Regulamento de Ensino de Graduação da UFPel (2018). Este define as regra para a determinação do aproveitamento do ensino. Com base nas normas da UFPel, deverão ser realizadas no mínimo duas avaliações por semestre para cada disciplina. Por outro lado, é importante destacar que o acompanhamento dos alunos deverá ser constante para o saneamento de dúvidas ou a verificação de conhecimentos que se desenvolvem ou se apresentem em sala de aula. 

As avaliações têm por finalidade medir e acompanhar o crescimento e aprendizado dos alunos, através da coleta de resultados semestrais. Para que haja um acompanhamento real do desempenho, torna-se imprescindível que os coeficientes de aproveitamento dos trabalhos, seminários e demais avaliações sejam obrigatoriamente acrescidos de um parecer ao estudante, feitos de forma verbal ou escrita, com o objetivo de que a avaliação torne-se motivadora de um contínuo crescimento. 
 

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

No âmbito da pós-graduação, o CCSO oferece o Curso de Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, o MBA Gestão Estratégica de Negócios e dois programas de mestrado: Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (DTSA) e Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). Os egressos do Curso de Gestão Pública encontram, assim, espaços locais para qualificação em nível de pós-graduação. Enquanto ainda matriculados no Curso, os estudantes têm a oportunidade de participar de eventos promovidos pela Pós-Graduação, partilhar grupos de pesquisa com pós-graduandos e acompanhar defesas de trabalhos de conclusão. . 

É importante destacar, por fim, que o corpo docente do Curso de Gestão Pública possui grande experiência com a pós-graduação stricto sensu. A maioria dos professores atua nos cursos de Mestrado e Doutorado da UFPel e de outras instituições públicas. 
 

Acompanhamento de Egressos

O acompanhamento dos egressos deve permitir ao Curso conhecer os resultados de sua formação, seja na área acadêmica, na inserção no campo de trabalho ou até na descontinuidade da atuação na área. Uma pesquisa eficiente de acompanhamento fornecesse informações importantes para direcionar mudanças e ajustes na estrutura curricular, além da análise em relação ao perfil profissional pretendido e atingido pelos egressos. No Curso de Gestão Pública, a interlocução com os egressos ocorre de forma permanente, a partir de convite para participar de palestras, rodas de conversa com os alunos e demais projetos empreendidos no CCSO, apresentando o panorama de empregabilidade e possibilidades que o curso disponibiliza. 

A UFPel estabeleceu o Portal do Egresso (http://wp.ufpel.edu.br/egresso/) e o Portal para Acompanhamento de Egresso (http://wp.ufpel.edu.br/ifcc/), suporte comum para o trato com egressos dos cursos da Universidade. O Portal do Egresso é uma ação da Pró-Reitoria de Planejamento, por meio da Coordenação de Regulação e Acompanhamento (CORAC), com o apoio do Núcleo de Informações Institucionais (NINFI). Tem como propósito acompanhar os profissionais formados pela instituição e, através das informações registradas pelos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho. A Pesquisa do Egresso proporciona um diagnóstico que auxilia na identificação de potenciais melhorias no Curso.

Ao final de cada semestre, os formandos são cadastrados no Portal e estimulados a fazer depoimentos sobre o curso e sua contribuição para a trajetória profissional. Cabe também ao Colegiado de Curso atualizar e registrar essas informações a cada semestre, assim como acompanhar as considerações feitas no Portal para fins de avaliação e revisão do PPC.

Prevê-se, ainda, a cada ano, que a coordenação do curso mensure o grau de satisfação dos egressos com a formação que receberam através de questionário online, com escalas validadas internacionalmente, cujos resultados são transformados em indicadores para fins de acompanhamento da performance do curso. A ideia é criar um banco de dados que permita fazer a análise dos pontos fortes do curso, pontos fracos, oportunidades de melhoria, sugestões e críticas que possam embasar correções e ajustes. Busca-se conhecer os setores nos quais os alunos estão empregados, o perfil das organizações empregadoras, a remuneração média, se realizaram pós-graduação (onde e quando), perfil dos cargos que ocupam, entre outras informações. Também é previsto a identificação da medida em que os egressos se sentiram acolhidos, seguros, bem recebidos e orientados durante o ensino de graduação. A elaboração do instrumento de pesquisa conta com o apoio do NDE do curso.
 

Matriz Curricular

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
23000018CONTABILIDADE NO SETOR PÚBLICOObrigatória575
23000016GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICOObrigatória575
23000019GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS IObrigatória575
23000017GESTÃO PÚBLICA E DESENVOLVIMENTOObrigatória575

4º Semestre

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
23000038ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar120

Turmas ofertadas em 2024 / 2

Versão do Currículo: 1248 (ATUAL)

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
23000014 - ANÁLISE DE DADOS PARA TOMADA DE DECISÃOProfessor responsável pela turma: VILMAR ANTONIO GONCALVES TONDOLO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M17034
23000012 - COMUNICAÇÃO PÚBLICA E POLÍTICAProfessor responsável pela turma: CAROLINE CASALI
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M17034
23000011 - DIREITO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICAProfessor responsável pela turma: PAULO CÉSAR NEVES BARBOZA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T17036
23000013 - PLANEJAMENTO E GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICASProfessor responsável pela turma: RODRIGO SERPA PINTO
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M17038
23000015 - SEMINÁRIOS EM GESTÃO PÚBLICA IIProfessor responsável pela turma: MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T17034

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
23000020 - GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICOProfessor responsável pela turma: FLAVIA BRAGA DE AZAMBUJA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M14025
23000023 - GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS IIProfessor responsável pela turma: MARCIO BARCELOS
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M14024
23000021 - GESTÃO DE PROJETOS NO SETOR PÚBLICOProfessor responsável pela turma: PATRICIA SCHNEIDER SEVERO
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M14023
23000022 - GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO PÚBLICOProfessor responsável pela turma: DARY PRETTO NETO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M14025

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
23000024 - DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAISProfessor responsável pela turma: MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M14014

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ANA CLAUDIA DA SILVA HAUBMAN20241
ANA JULIA SILVEIRA COUTO20241
CARLA JANAINA BORGES DE LIMA20241
EDGAR PORTO RAMOS20241
FABIANA CRISTINA MARCONDES VETTERLEIN20241
FABIANO SANCHEZ SOUZA20241
FLAVIA COSTA ARAUJO20241
FRANCINI PACHECO VITORIA CARDOZO20241
GABRIELE DE SOUZA ALVES20241
GUSTAVO DIAS TERRA20241
Gustavo Schein Kellermann20241
JANE MENDES SOARES20241
JENNIFER TERMESANO GUTIERREZ20241
JOSUE CORREA DA SILVA20241
Karen Da Silva Antunes 20241
LAURA DE OLIVEIRA VITACA20241
LEONARDO MOREIRA HEIMBERG20241
LORENZO AUGUSTO OKAMOTTO BORTOLOZZO20241
LUIS VANDERLEI SOUZA DE OLIVEIRA20241
Luiz Henrique Islabão Pinto20241
MARIA EDUARDA MACHADO CARVALHO20241
MONICA DUTRA FARIAS20241
MURIE ONGARATTO KINGESKI20241
NATIELE PINTO DE AVILA20241
PATRICIA NUNES VIANA DE ABREU20241
PAULO RICARDO PEREIRA MADRUGA20241
RAFAEL VILELA CONTREIRA20241
SABRINA VAHL ADAMOLI20241
WAGNER DA SILVEIRA PRESTES20241
YASMIN VALIM GARCIA20241
YOHANE NOVACK DOS SANTOS20241
Angela Maria Signorini Hardtke20232
Letícia de Paula Faria Magalhães20232
Maurício Soares Ortiz20232
taiane ferreira alves20232
AMYRA YASMIM CABREIRA PIRES20231
ANDRE SPILMAN MILTERSTEINER20231
BRUNO GARCEZ GRECCO20231
BRUNO SILVA DA SILVA20231
DANIEL DA SILVEIRA XAVIER20231
EMILLY DA GAMA MACHADO20231
GABRIEL BRUNO DINIZ20231
GABRIELI REHBEIN DE VASCONCELOS20231
GERSON WEBER LEAL20231
GIULIA GARCIA MACHADO20231
GUSTAVO NESS DE BORBA20231
Hélio Freitag Júnior20231
JOCILDA RODRIGUES GONÇALVES20231
LAURA GONCALVES CARNIATO20231
LEANDRO LEONARDI VASCONCELOS20231
LIANDA JAINE DA LUZ RODRIGUES20231
LISANGELA CAMPOS MUNHOZ20231
MARIA DE LOURDES MACHADO PEREIRA20231
MICAEL FERREIRA RAMIRES20231
MIGUEL INACIO BORGES ROSCHILD20231
NATHALIA MARTINS DA ROSA20231
NICOLE DA ROCHA LOI20231
PAMELA REIS CUNHA DA SILVA20231
TAUANE BARBOSA VIEIRA20231
VITORIA AMORIM BLAAS20231
WESLEY GAYER MOREIRA DIEGUEZ20231
RUDY MACHADO KARSBURG20221
SOPHIA DUTRA SAMPAIO PRESTES20221
VICTOR HUGO MOUCHET SILVA ALFAYA20221
MAIARA LOURENCO MORAES20191

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ANDREZA PASSOS DA FONSECA BARELA20102011
ANELISE JUNCAL BORGES20102011
BÁRBARA DE FARIAS BETEMPS DA SILVA20102011
Cristiano de Farias Marasco20102011
DENIZE NOBRE CARBONI20102011
GUSTAVO ALVES ANDRADE20102011
HÉLIO VERA MANDECO20102011
HONORIO RICARDO RIBES OBELHEIRO20102011
JOSÉ EDUARDO TELES SANTOS20102011
MARIA TEREZA TAVARES FUJII20102011
MICHELE RODRIGUES DE SIQUEIRA DE MORAES20102011
NATHANI BLUMBERG FIGUEIRA20102011
RANIERI OLIVEIRA DUTRA DA SILVEIRA20102011
Raquel Balbinoti Nogueira20102011
ROBERTO CARLOS RESENDE WOTTER20102011
RÔMULO AVENCURT HENRIQUE20102011
ADALGISA MAURA CARVALHO REZENDE20112012
ANA CLÁUDIA COSTA DUARTE20112012
ANELISE AGUILERA DA SILVEIRA20112012
ANTONIO OLIVEIRA DA SILVA20112012
BIBIANA TEIXEIRA VIEIRA20102012
BRUNO BARÃO RODRIGUES20112012
CARLOS ALBERTO VIEIRA DOS SANTOS20112012
CARMEN EDITH BONOW MACIEL20112012
CAROLINA COSTA DOS SANTOS20112012
CRISTIANE MACIEL CORRÊA20102012
DIVANA CASTRO20112012
EDUARDO LANGHINRICHS PACHECO20102012
FABIANO SILVA DA ROSA20112012
FÁBIO DA SILVA PIÑEIRO20112012
FLÁVIA LUCENA DUTRA20102012
FRANCINE SILVA DA ROSA20112012
GESSICA CAROLINA BOHNERT SPOHR20112012
JOÃO CANDIDO DA SILVA AZAMBUJA20112012
JOÃO JOSÉ FERREIRA LOPES20102012
LARA CASTRO NEVES20112012
LILIANA CUSTODIO DO AMARAL20112012
MARIANA ANÇA LACAVA20112012
Maria Sibilla Dieckmann Siqueira20112012
MARINA PREZOTTO TOSCANI20112012
PEDRO PERES DE AVILA20102012
RAFAELA DA SILVA CHAGAS20112012
SANDRA REJANE DIAS ZANINI20112012
TIAGO BOTELHO DOMINGUES20112012
VÂNIA ELISABETE BROCHADO DA SILVA20102012
VICTOR JOSÉ SOUZA SILVEIRA20102012
VIVIANE NUNES LESSA20112012
BRUNO SICA BRANDÃO20102013
DIOGO SOARES BICA20122013
EVERTON SEVERINO VIEIRA DA SILVA20122013
FATIMA RODRIGUES DA CUNHA20122013
FERNANDO OSORIO PORTUGAL20122013
GUILHERME COUTO MADRUGA20112013
JORGE LUÍS FERNANDES DA SILVA20122013
KETI SANARA COSTA MOREIRA20122013
LEIA DE FATIMA DOS SANTOS DZIEKANIAK20112013
MAURÍCIO TAVARES MARTINS20102013
MIRA DE CASTRO VAZ20122013
NILO DE ALMEIDA PARACY20122013
PALOMA FRAGA GARCIA20122013
ROMI ELISABETE NINGELESKI SANTOS20102013
SAMUEL DOS SANTOS AMARO20122013
SIDINEI OLIVEIRA SEVAGE JUNIOR20122013
TAMIÊLA NUNES MOREIRA20122013
VANDERLEI TOLEDO20122013
VANESSA HOLVORCEM CASANOVA20112013
Vinícius Corrêa Teixeira20122013
VIVIANE MARIA RODRIGUES DE OLIVEIRA DA FONTOURA20112013
ALEX SANDER FONTELA MORAES20122014
ALEX SANDER MARIANO PEREIRA20132014
ANGELA MARIZA GONÇALVES ABREU20122014
ARIADNE PEREIRA ALVES20132014
AUGUSTO CARDOSO RODRIGUES20122014
AUGUSTO POERSCH20112014
BRUNA DOS SANTOS BLAAS20132014
CAROLINA LUCHE ATHAIDE20122014
CLÁUDIO RENATO VILELA20132014
DANIEL ESTAMER DA SILVA JÚNIOR20132014
DANILO DOS SANTOS VAZ20122014
DIENEFER SAMPAIO DA SILVA20122014
DORALICIA FURTADO DA ROSA20122014
ELIDA TEREZINHA RIBEIRO CORRÊA20122014
ELISABETH TESTA20132014
FLAVIA VILELA BICCA20132014
FRANCELINE BARROCO ROQUE20132014
GABRIELA NUNES DELUCIS20122014
GERSON DA SILVEIRA SCHAUN20132014
JONATAS PEDRO MOREIRA MAIA20122014
JORGE EDUARDO MARINHO SOARES20122014
JULIO CESAR MENNA BRAGA20122014
LAUREN CARLA ESCOTTO MOREIRA20122014
LEONARDO BORTOLOTTO20132014
LUCIANA BAPTISTA CARDONA20132014
LUISA SIQUEIRA GIELOW20132014
LUIS CLAUDIO PEREIRA PAIVA20132014
LUIS EDUARDO DOMINGOS DA SILVA20132014
LUÍS ROBERTO BORGES AFONSO20132014
MAX LEANDRO XAVIER CASANOVA20122014
NATANIEL FONSECA GONCALVES20132014
PAMMELA SEIBERLICK REIS20132014
PATRÍCIA DIAS PEVERADA20132014
PATRÍCIA MOREIRA JAVIER LEMOS20132014
RICARDO MACHADO PEREIRA DA SILVA20122014
RODRIGO BARBOSA DA SILVA20122014
ROSANA IDA DA SILVA20122014
Rute Helena Faulstich Rêgo 20122014
SELMA BEATRIZ MADRID DA SILVA20132014
SUSETE SANTOS DA SILVEIRA MONTEIRO20122014
TUANI SOARES HENKE20122014
VAGNER BASTOS FERREIRA 20132014
VÂNIA ELIZABETH DE BRITO BARBOSA20132014
VICTORIA TIMM SCHNEIDER20122014
ANA MARIA VAZ LAPUENTE20142015
ANA PAULA DA CUNHA PERES20142015
ANDERSON SILVEIRA CAMARGO20142015
ANDRESSA ORTIZ DUARTE20142015
CAROLINA HELENA ENNES SCHWONKE20142015
CAROLINE CÁPUA MÜNCHOW20142015
CAROLINE MARIOSI IDIART20142015
CHARLENE HÖRNKE SCHIAVON20132015
CRISTIANE CENTENO PINTO20132015
DÊNIS HELFER CARVALHO20132015
DORIS LORENA FURTADO PINHEIRO20122015
EVA MIRIAM SILVA LEAL20142015
FLAVIO WILSON LOBO BANDEIRA20142015
GABRIEL PINTO KRÖNING20142015
GELCI MARIA DA CRUZ ROLIM20142015
GRAZIELA FONSECA KURZ20142015
INDRIA MADRUGA MOREIRA20132015
JOSÉ MARIA BERNARDINO DA CRUZ20142015
JÚLIA SANTIN GAYGUER20132015
LEONIR AVILA CARVALHO20142015
LETICIA CALDAS LOPES20142015
LUANA BRAHM KRUGER20142015
LUCAS CHAVES MAGALHÃES20142015
LUCAS MORAES DA SILVA20142015
MANUEL RICARDO FARIAS MATHIAS20142015
MARA REJÂNE HARTUNGS20142015
MARCELO PIRES DA COSTA20132015
MARCOS DE OLIVEIRA RAMALHO20142015
MARIA ADRIANE FERNANDES GARCIA20142015
MARIO ALBERTO LEITZKE20122015
MARIZA HELENA DE MOURA BORGES20142015
Meri Rejane Puccinelli Duarte20142015
MICHELE ROCHA CASTILHOS20132015
PAMELLA ANDERSSON BORGES VIEIRA20142015
PATRICIA DOS SANTOS LOPES SOARES20142015
RODRIGO SILVA DA ROSA20142015
SANDRA NUNES ROCKEMBACH20142015
SERGIO CORRÊA20142015
SOLANGE CARVALHO MENDES DA SILVA20142015
SÔNIA DA CRUZ MACEDO20132015
TAINÁ DIAS VARGAS20142015
THIAGO ANDRES HOFFMANN KATTAN20142015
VIVIANE PINHEIRO GARCIA20142015
WOLKE LUIZ ALIANDRO RODRIGUES20142015
ALESSANDRA DAMÉ GONÇALVES20152016
ALESSANDRA MACHADO20142016
BETINA HASFELD MACHADO20152016
BIANCA CARVALHO VERGARA20152016
BRUNA CAMARGO DE ASSUMPÇÃO20152016
CLARICE JAQUELINE DOS SANTOS MARQUES GARCIA20152016
CRÍSTIAN LEIRIA DA ROSA20152016
DENISE PONS MACHADO20152016
FERNANDA BERVALDT20152016
FILIPE ANDRADE PINTO20132016
FRANCIELLY DA SILVA RIBEIRO20152016
FRANCO GOULART KNUTH20142016
GABRIEL DA SILVA BARBOSA20152016
GILBERTO GLÓRIA JÚNIOR20152016
JANER CABRAL DUARTE20132016
JÉSSICA MARTINS TABAJARA20152016
LARISSA SOARES AVILA20152016
LAURA WEIRICH20152016
LAZARO ELIZEO LUTZ FERREIRA VILELA20152016
MANOEL ANTONIO LEMES20152016
MARCOS VINÍCIUS PINTO DA COSTA20152016
MATEUS FERNANDO LOPES20152016
MATEUS MADRUGA DA ROSA20152016
MAYKOL GAUTERIO PIRES DA ROSA20142016
OTÁVIO GERMANO CAETANO MARTINS BORGES20152016
PATRÍCIA DOURADO GONÇALVES20152016
PATRÍCIA FONTOURA DA SILVA20152016
PAULA TAINÁ ARAÚJO MATOZO20142016
RENAN VILELA CONTREIRA20152016
ROBERSON BLAAS DOMINGUES20152016
SUZELE FERREIRA NUNES20152016
VINÍCIUS IBEIRO LEITZKE20152016
ALESSANDRA DE SOUZA20162017
ANA CAROLINA SILVA LEITE20162017
ANDRESSA SOARES ROCHA20162017
ANDRÉ WILLIANS SOUZA MARIANO20152017
BRUNO ALMEIDA QUEVEDO RODRIGUES20162017
CÁRMEN LÚCIA GARCIA TEIXEIRA FELIPPE20162017
CLÁUDIA BEATRIZ NETO CORREIA20152017
Daiane Soares Machado 20152017
DANIELA DORNELES RAMOS20162017
DAVI DE MATOS BANDEIRA20162017
ÍCARO CHAGAS FEITOSA20152017
JONATAN GUILHERME DE MELLO BONES DA ROCHA20152017
JOSÉ PAULO BARBOZA GONÇALVES20162017
JULIANE DILL HEINZE20162017
LARISSA GONÇALVES DOMINGUES20162017
LEANDRO MARTINS DA ROCHA20162017
LUCAS ANDRADE FAGUNDES20162017
MARCOS ROGÉRIO BARBOSA CORRÊA20162017
MARIA ANGÉLICA MARQUES DA CUNHA PEROBA20162017
MARIA DA GRAÇA BOANOVA CAMACHO20162017
MARILÚ DE OLIVEIRA ALVES GOICOCHEA20162017
NIVIA JUÇARA SILVEIRA DUTRA20152017
PATRÍCIA MOREIRA DE PIRES20162017
PAULO CAETANO20162017
PERY BARCELOS DUARTE20162017
RAFAEL QUINZEN DA SILVA20162017
RUBENS PEREIRA DA CRUZ20162017
TANIA MARISA DE LIMA20162017
TATIANA DE SOUZA GONÇALVES20162017
VALESSA FERREIRA BARCELLOS20162017
VICTORIA FARIAS BARELLA20152017
ALINE DOS SANTOS PEREIRA20172018
ALISSON PINTANELL ROCHEL20172018
BRUNA BENITES NUNES20172018
BRUNO DE SOUSA PUGATSCH20172018
CÍNTIA BEATRIZ PEDROSO DA SILVA20162018
CLEUSA DA SILVA SILVEIRA20152018
CRISTIANE CARDOZO PADILHA20172018
DAVID VINICIUS MADEIRA MARTINS20172018
DHARA GOMES BARCELLOS20172018
DIEGO SANTOS CHAVES20162018
ELIZABETH SWENSSON SCHMECHEL20182018
EVELYN PENNY SILVA20172018
FERNANDA GUDTBRODT BASTOS BRUM20182018
GEICIELE BIERHALS KERN20172018
HIGOR SAMUEL DOS SANTOS ALVES20172018
ITIANE GUIMARÃES DE OLIVEIRA20172018
JORGE WRAGUE DOS SANTOS20172018
KEIMILLY MAKIELLY DA SILVA ROSA20172018
LEANDRO CUNHA DO NASCIMENTO20172018
LUCAS WOLOWSKI20162018
LUCIANA AZEVEDO DOS SANTOS20172018
MANOELA MACIEL SARAIVA20172018
MARCELO DE FREITAS OLIVEIRA20152018
Matheus Mombelli Vieira Braga20172018
MICHELLE DIAS RODRIGUES20172018
NARA REGINA THEIS PLANELLA20172018
PATRICIA LÜDTKE BARTZ20172018
PATRICIA OLLERMANN BERWALDT20172018
SIMONE BAYER DE ARAUJO20172018
STEPHANIE SEEFELDT TAROUCO20172018
STHEFANIE LARISSA VIEIRA HAMMES20172018
Tainá Stöcker20162018
TAIS DA SILVA OLIVEIRA20172018
TAÍSE SANTOS DA SILVA20172018
THAIS ROSA DA SILVA20172018
TIAGO PEREIRA CHAVES20172018
VERA LÚCIA REIS VELLEDA20162018
ÁLVARO TONIOLO GONZALEZ20182019
ARTHUR VIANA ALVES20172019
CAMILA DA SILVA DIAS20182019
CLÁUDIO FELIPE AIRES ROJAHN20182019
FABRÍCIO VERGARA CERON20172019
FRANCISCO DE ASSIS MEIRELES PEREIRA20172019
GABRIELA SCHLLIN ROSA20182019
JANAÍNA HUTH MESQUITA20182019
JANETE GONÇALVES GARCIA20182019
JESSICA IRIBARREM CARDOSO20192019
JOEL SOUZA DE SOUZA20182019
JOSIANE NEITZKE MÜLLING20182019
KARINA DA CRUZ MENDES20182019
LARISSA GOMES FAGUNDES20182019
LUCIANDRO PEREIRA DE PEREIRA20182019
MAICON ROCHA SILVA20172019
MARÇAL DE OLIVEIRA NUNES20182019
MARCELO ROMANO KRAUSE20152019
MARGARÉTE DE LIMA MUSSKOPF20172019
PAOLA DOS SANTOS BICA20182019
RAFAEL DORVALINO DAIELLO VIEIRA20182019
RAQUEL MEDINA DE BARROS20182019
ROSANA SACCO DOS ANJOS DOS SANTOS20172019
Rubens Marques Obelar Ramos20182019
SOLANGE DE CARVALHO KUHN20172019
TATIANA TEIXEIRA DA FONSECA20182019
VICTÓRIA FERREIRA TORRES20182019
VINÍCIUS VIEIRA VAZ20172019
WANDERSON FERNANDO ROSSALES DE VASCONCELOS20182019
ADOLPHO FREITAS QUEVEDO20192020
CAROLINE FERREIRA SOUSA20172020
ELIENAY RIBEIRO DA SILVA20192020
GABRIEL ADAM DO AMARAL20192020
GABRIEL PEREIRA TERMEZANA20192020
GUILHERME RODRIGUES BOTELHO20192020
JAVIER EDUARDO SILVEIRA LUZARDO20192020
KARINE PEREIRA AGUIAR20182020
LIZIANE HACKBARTH KÜTTER20192020
LUCAS MACHADO MEDEIROS20192020
LUCIA HELENA BARROS URRUTIA20192020
LUIS FELIPE LUNA MACHADO20192020
MARIA PAULA SILVA PINHO20192020
RODRIGO LUNA GOULARTE20192020
SILVANA PILOTTO FIGUEIREDO20182020
TALLIS PEREIRA MACHADO20192020
TONY DE SIQUEIRA SECHI20192020
VANESSA BASTOS DA SILVA20192020
WILLIAM TAVARES CLAUHS20192020
ANA CAROLINA CARVALHO PEREIRA20192021
DANIELA MOTA MARQUES20192021
DANIELE PERLEBERG KRÜGER MASKE20192021
ELIZANDRA VELLEDA DA ROSA20182021
GREGORY DA SILVA PINTO20192021
JANAINA DE FATIMA ROSA20192021
JULIANA SILVA DA SILVA20182021
LOUISE OLIVEIRA ELIAS20192021
LUAN DA SILVA SILVA20192021
LUCAS ESPOLIDORO GOULART20182021
LUCAS HEPP ESCOBAR20182021
LUIS AUGUSTO DOS SANTOS DA SILVA20192021
MILLENA LEMES ALVES20202021
MOISÉS CONTREIRA EVARISTO20182021
RENATA BASTOS ALVES20192021
RUANA PEREIRA ARAUJO20192021
THIAGO RAKAM FERREIRA20172021
ARIANE DE GODOY STRAMARE20212022
CARMEN BEATRIZ SILVA DE CASTRO20212022
CAROLINA PADILHA SEELIG20182022
DEISE MARI PEREIRA SILVEIRA20212022
FLÁVIO SILVA DE OLIVEIRA FILHO20202022
FRANCIELE DUARTE SCHNEID20202022
ISMAEL BARROS CORRÊA20202022
JULLYANA LIMA RIBEIRO20202022
KETHLEN DA SILVA DIAS20212022
LARA YAMAMURA GARCIA20212022
LUCIANA ALVES20202022
MARCELLE BÖRN NEUSCHRANK20192022
MARCOS RYAN CARVALHO DA SILVA20202022
Maria Regina Vechiato Cava20202022
PATRICIA MAIARA RIBEIRO DA SILVA20202022
PEDRO HENRIQUE LANDIM OLIVEIRA DE SOUZA20212022
PIETRA BOETEGE PIRES20202022
RAFAEL CARDOSO NEVES20212022
RICHARDY DA SILVA AZEVEDO20212022
YASMIN DA PORCINCULA BARCELOS20202022
ANA BEATRIZ DE ALMEIDA COSTA FERREIRA20212023
BRUNA FERREIRA DYNCZUK20212023
BRUNO DA SILVA AMORIM20222023
CAMILY MEDINA MACIEL20212023
FELIPE PARÓDIA CORDEIRO20212023
GABRIEL CORRÊA FRANÇA20212023
MARCUS LENIN SILVA DOS REIS20202023
ORLANDO LUIS MEDEIROS NOGUEIRA20202023
RAFAÉL DE LIMA20222023
RODRIGO PAIVA DA ROSA20202023
KAMILY EMANUELE DO NASCIMENTO ARAÚJO20222024
MIKAELA KAUANA GRIEBLER GRAF20222024

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

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