Nome da Atividade
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
CÓDIGO
23000350
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA EAD
1
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Exame dos fundamentos teóricos e práticos da internacionalização de empresas, incluindo teorias clássicas e contemporâneas do comércio e do investimento direto estrangeiro. Estratégias de entrada em mercados internacionais: exportação, franchising, joint ventures, fusões, aquisições e greenfield investments. Gestão intercultural, adaptação organizacional e inovação como vetores da competitividade global. Análise das instituições multilaterais, acordos comerciais e blocos econômicos. Estudos de casos sobre empresas multinacionais e emergentes, com ênfase em desafios contemporâneos como digitalização, cadeias globais de valor e sustentabilidade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver a capacidade analítica e estratégica do estudante para compreender os processos de expansão internacional de organizações, avaliando motivações, riscos, oportunidades e modelos de inserção em mercados globais, a partir de uma visão crítica que integra economia, cultura, política e inovação.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • HITT, Michael A; IRELAND, R. Duane; HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica: competitividade e globalização: conceitos. 4. São Paulo: Cengage Learning, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788522127986.
  • LUDOVICO, Nelson. Mercados e negócios internacionais. São Paulo: Saraiva, 2007. 1 recurso online. ISBN 9788502138841.
  • MAÇÃES, Manuel Alberto Ramos. Estratégias e processos de internacionalização, v. 6. 1. ed. São Paulo: Actual, 2017. 1 recurso online (0 p. ISBN 9789896942298.

Bibliografia Complementar:

  • CORRÊA, Henrique Luiz. Administração de cadeias de suprimentos e logística: integração na era da indústria 4.0. 2. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597023022.
  • KLEINDORFER, Paul R; WIND, Yoram [Jerry]; GUNTHER, Robert E. O desafio das redes: estratégia, lucro e risco em um mundo interligado. 1. Porto Alegre: Bookman, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788540701212.
  • MELO, Pedro Lucas de Resende; ANDREASSI, Tales. Franquias brasileiras: estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522112685.
  • MINERVINI, Nicola. O exportador: construindo o seu projeto de internacionalização. 7. São Paulo: Grupo Almedina, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788562937200.
  • NYEGRAY, João Alfredo. Negócios Internacionais. São Paulo: Contexto, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786555411980.

Página gerada em 24/12/2025 09:35:11 (consulta levou 0.070569s)