| AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| PAVE 2025/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 | ||
| PAVE 2025/1 - Chamada Regular | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 | ||
| AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| SISU 2025/1 | 15 | 2 | 1 | 4 | 1 | 3 | 1 | 4 | 31 | |||
Curso reconhecido na forma do art. 11, § 1º, do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, e do art. 26, § 1º, da Portaria MEC nº 1095, de 25/10/2018, DOU nº 207, Seção 1, pág. 32, de 26/10/2018. Processo nº 23110.050490/2023-48.
Contextualização
O Curso de Comércio Exterior está vinculado ao Centro de Ciências Sócio-Organizacionais (CCSO), unidade acadêmica criada pela Resolução CONSUN nº 49/2021, sucedendo a antiga Faculdade de Administração e de Turismo. O processo de criação do Curso está diretamente ligado à política institucional adotada pela UFPel a partir de 2022, que incentivou as unidades acadêmicas a propor novos cursos noturnos, com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior público e responder às necessidades sociais e produtivas da região. Nesse cenário, o CCSO identificou uma oportunidade de oferecer uma formação especializada em uma área com forte demanda regional e nacional.
A proposta do Curso emergiu também de um diagnóstico detalhado sobre as vocações econômicas e logísticas da região sul do Rio Grande do Sul. O extremo-sul gaúcho abriga dois portos de grande relevância para a economia brasileira — o Porto de Rio Grande, um dos mais importantes do país, e o Porto de Pelotas, que vem ampliando suas operações nos últimos anos. A presença de agências marítimas, operadores logísticos, despachantes aduaneiros, terminais portuários e empresas de importação e exportação evidencia um cenário marcado pela intensa circulação de bens e serviços em âmbito internacional. A formação de tecnólogos especializados é, portanto, estratégica para qualificar a mão de obra local e fortalecer a competitividade das cadeias produtivas regionais.
A criação do Curso alinha-se, ainda, à missão da universidade pública de promover o desenvolvimento socioeconômico regional e nacional. Conforme seus documentos institucionais, a UFPel busca contribuir para a melhoria das condições de vida das populações da região, atuando de forma integrada com o território em que está inserida. Nesse sentido, um curso noturno – que amplia o acesso de estudantes trabalhadores, democratiza oportunidades e atende a diferentes perfis de público – representa um compromisso concreto com a inclusão educacional e com a formação de profissionais aptos a atuar em setores estratégicos do comércio internacional.
O Projeto Pedagógico foi concebido com enfoque interdisciplinar, integrando dimensões humanas, sociais, políticas, jurídicas e econômicas das relações internacionais e do comércio exterior. Essa abordagem permite que os estudantes compreendam o fenômeno do comércio internacional em toda a sua complexidade, articulando conhecimentos técnicos com reflexão crítica e visão sistêmica. A formação busca desenvolver competências que vão desde procedimentos operacionais e aduaneiros até análises de conjuntura econômica, sustentabilidade, logística internacional, acordos comerciais, regulação e geopolítica.
Dessa forma, o Curso de Comércio Exterior da UFPel consolida-se como uma iniciativa acadêmica inovadora, que combina missão institucional, vocação regional e política de democratização do acesso ao ensino superior. Sua oferta no período noturno amplia as possibilidades de formação para estudantes trabalhadores, ao mesmo tempo em que fortalece o desenvolvimento econômico da Metade Sul do Estado e contribui para a qualificação profissional em uma área decisiva para o Brasil contemporâneo.
Objetivos
OBJETIVO GERAL
O Curso de Comércio Exterior possui como objetivo geral formar profissionais tecnólogos com sólida formação interdisciplinar, capazes de atuar na gestão de negócios internacionais, tanto no setor público quanto no setor privado, de forma ética e intercultural.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Perfil do Egresso
Competências e habilidades
As seguintes competências serão desenvolvidas pelo discente, articuladas com as necessidades locais e regionais e condizentes com demandas apresentadas pelo mundo do trabalho:
- compreender o processo de globalização, desenvolvendo estratégias e planos de ação para a internacionalização das organizações;
HABILIDADES PROFISSIONAIS ESPERADAS
- Desenvolver atividades de gestão relacionadas à importação e à exportação de bens e serviços, analisando o ambiente socioeconômico global e variáveis determinantes das transações nacionais e internacionais;
Organização Curricular
a) Formação específica: são atividades curriculares determinadas pela legislação vigente aos cursos de graduação (de caráter obrigatório e optativo), de formação geral e de estudos de aprofundamento e diversificação das áreas de atuação profissional, considerando as especificidades dispostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica (Resolução CNE/CP n. 1, de 05/01/2021). Os componentes curriculares do Curso de Comércio Exterior da UFPel foram estruturados em eixos de formação básica e profissional.
A formação básica cumpre a função de prover conhecimentos estruturantes que permitem ao estudante compreender a realidade nacional e internacional em sua totalidade, promovendo uma visão interdisciplinar e sistêmica. Abrange áreas como economia, ciência política, direito, relações internacionais, matemática financeira e metodologia científica, sendo operacionalizado por meio de componentes como Fundamentos de Economia, Fundamentos de Ciência Política, Análise de Investimentos, Negociação Internacional, Economia Internacional, Cidadania e Direitos Humanos (EaD), Fundamentos de Pesquisa e Finanças Internacionais. Esses conteúdos, além de constituírem a base cognitiva necessária para o exercício da prática profissional, fomentam a capacidade de análise crítica, de compreensão de cenários complexos e de articulação de saberes teóricos na resolução de problemas concretos, atributos indispensáveis à formação de profissionais de Comércio Exterior.
A formação profissional concentra-se na consolidação de competências específicas vinculadas à prática do comércio internacional, articulando áreas como administração, contabilidade, logística, gestão financeira, prospecção de mercados e rotinas aduaneiras. Tal eixo se concretiza em componentes como Fundamentos de Administração (EaD), Introdução ao Comércio Exterior, Gestão Financeira, Exportação, Regulação do Comércio Internacional, Importação, Análise de Cenários Internacionais e Logística Internacional. A estrutura curricular, nesse sentido, não se limita à transmissão de conteúdos normativos e técnicos, mas busca constantemente aproximar o estudante da realidade profissional, por meio de estudos de caso, simulações de operações aduaneiras e tributárias, uso de softwares aplicados à área, visitas técnicas e contato com profissionais que atuam no setor. Esse conjunto de práticas pedagógicas amplia a integração entre teoria e prática, favorecendo a aprendizagem significativa e a inserção dos estudantes em contextos reais de trabalho.
Os 10 (dez) componentes de caráter optativo também se relacionam com os eixos básico e profissional. A ideia é dar liberdade para que o aluno possa direcionar sua formação, aperfeiçoando-a de acordo com sua vocação e interesses profissionais. Vale pontuar também a criação dos componentes Seminários Avançados em Comércio Exterior I e II, cujas ementas abarcam temas amplos de interesse do Comércio Exterior, possibilitando ao docente um espaço privilegiado para a introdução de debates atualizados.
b) Formação complementar: envolve atividades curriculares que, em consonância com as orientações da Resolução CNE/CP n. 1/2021, devem contemplar atividades de ensino, pesquisa e extensão. No Curso de Comércio Exterior, tais ações serão apresentadas como Atividades Complementares (seção 3.8 do PPC). O aluno deverá realizar um total de 10 créditos ou 150 horas, que poderão ser validadas em atividades de ensino, pesquisa, extensão e representação estudantil.
As atividades de ensino envolvem (a) participação em programas, projetos e ações de ensino da UFPel; (b) premiação de valor acadêmico, profissional, científico ou cultural; (c) conclusão de cursos de língua estrangeira, comunicação, informática, redação ou de aperfeiçoamento em área de interesse para o comércio exterior; (d) participação como ouvinte em Seminários, Congressos, Fóruns, Encontros, Palestras, Simpósios, Workshops ou assemelhados; (e) aprovação em Exame de Proficiência em Língua Estrangeira; (f) créditos de componentes cursados na UFPel ou em outras IES que não forem utilizados para integralização curricular; (g) realização de estágio curricular não obrigatório; (h) atuação como Bolsista de Desenvolvimento Institucional.
As atividades de pesquisa envolvem: (a) participação em programas, projetos e ações de pesquisa da UFPel; (b) apresentação de trabalhos em eventos científicos na forma de comunicação oral ou pôster; (c) autoria ou coautoria de resumo simples ou expandido; (d) autoria ou coautoria de trabalho completo publicado em anais de evento, artigo científico publicado em periódico indexado com ISSN ou capítulo de livro com ISBN; (e) organização ou coorganização de obra técnica, científica, literária ou cultural com registro ISBN; (f) autoria ou coautoria de obra técnica, científica, literária ou cultural com registro ISBN; (g) publicação de artigo em jornal, revista, magazine ou veículo semelhante; (h) frequência em bancas de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação ou Pós-Graduação da UFPel ou de outras IES.
As atividades de extensão envolvem participação em programas, projetos e ações de extensão da UFPel. As atividades de representação discente envolvem: (a) atuação como representante discente junto ao Colegiado do Curso de Comércio Exterior, ao Conselho do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais ou a outro órgão colegiado da UFPel; (b) atuação como integrante de Diretório ou Centro Acadêmico da UFPel; (c) atuação em comissão instituída por portaria.
De acordo com o art. 30, inciso VI, da Resolução CNE n. 01/2021, os PPCs devem conter critérios de “aproveitamento de conhecimentos e experiências anteriores, inclusive para reconhecimento de saberes e competências”. A UFPel não possui uma regulamentação específica sobre o aproveitamento de saberes e competências. Buscando adequar o PPC às diretrizes dos cursos tecnológicos, o Colegiado poderá admitir o cômputo de até 75 horas em atividades não previstas no Quadro 5 deste PPC, desde que estejam articuladas com a área de comércio exterior e tenham sido realizadas a, no máximo, 3 (três) anos antes da data de ingresso do aluno no Curso.
c) Formação em Extensão: atividades curriculares a serem computadas para a integralização curricular, de acordo com a Resolução COCEPE n. 30/2022. O Curso de Comércio Exterior atende à Meta 12.7 do novo Plano Nacional de Educação (2014-2024), aprovado pela Lei Federal n. 13.005/2014, a qual define que um percentual mínimo de 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação deve ser cumprido em programas, projetos e ações de extensão universitária. Seguindo a Resolução COCEPE n. 30/2022, o PPC utiliza a forma de integralização mediante disciplinas com carga horária prática de extensão (Ext), incluídas dentro da Formação Específica como componentes obrigatórios, que contabilizam um total de 12 créditos ou 180 horas (10,71% da carga horária do Curso, que é de 1.680 horas).
Procedimentos e metodologias de ensino
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, Resolução CNE/CP n. 1/2021, considera um dos princípios norteadores da educação tecnológica as “metodologias ativas e inovadoras de aprendizagem centradas nos estudantes”. Dentre as práticas utilizadas, tem-se: (1) aprendizagem baseada em projetos (ABP), (2) aprendizagem baseada em problemas; (3) gamificação; (4) sala de aula invertida (flipped classroom); (5) aprendizagem entre pares; (6) aula expositiva; (7) trabalhos em grupo; (8) discussão 66 ou Phillips 66; (9) seminário brainstorming (ou tempestade de ideias); (10) dramatização; (11) estudo de casos; (12) estudo do meio; (13) trabalho com textos; (14) discussão dirigida; (15) ensino em laboratório; (16) dinâmicas de grupo; (17) oficinas pedagógicas; (18) painel com interrogatório; (19) GV-GO; (20) grupo de cochicho; (21) zum-zum face a face; (22) entrevista; (23) painel integrado; (24) painel progressivo; (25) simpósio; (26) encadeamento de ideias; (27) discussão circular; (28) técnica de ruminação; (29) fórum; (30) júri pedagógico; (31) debate simulado ou role play debate e (32) cineclubismo.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
As avaliações têm por finalidade medir e acompanhar o crescimento e aprendizado dos alunos, através da coleta de resultados semestrais. Para que haja um acompanhamento real do desempenho, torna-se imprescindível que os coeficientes de aproveitamento dos trabalhos, seminários e demais avaliações sejam obrigatoriamente acrescidos de um parecer ao estudante, feitos de forma verbal ou escrita, com o objetivo de que a avaliação torne-se motivadora de um contínuo crescimento.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
É importante destacar, por fim, que o corpo docente do Curso de Comércio Exterior possui grande experiência com a pós-graduação stricto sensu. A maioria dos professores atua no curso de mestrado oferecido pelo CCSO, bem como de outras unidades acadêmica da UFPel e de outras instituições públicas.
Acompanhamento de Egressos
No Curso de Comércio Exterior, a interlocução com os egressos ocorre de forma permanente, para que eles possam ser chamados para continuar colaborando com o aperfeiçoamento do curso. Suas trajetórias de sucesso também podem servir de inspiração aos alunos que estão concluindo o curso e se preparando para o mundo do trabalho. Periodicamente, serão promovidas palestras e rodas de conversas com a participação dos egressos, com o objetivo de apresentar as perspectivas atuais de inserção profissional e empregabilidade na área.
A UFPel estabeleceu o Portal do Egresso (http://wp.ufpel.edu.br/egresso/) e o Portal para Acompanhamento de Egresso (http://wp.ufpel.edu.br/ifcc/), suporte comum para o trato com egressos dos cursos da Universidade. O Portal do Egresso é uma ação da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD). Tem como propósito acompanhar os profissionais formados pela instituição e, através das informações registradas pelos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mundo do trabalho. A Pesquisa do Egresso proporciona um diagnóstico que auxilia na identificação de potenciais melhorias no Curso.
Ao final de cada semestre, os formandos são cadastrados no Portal e estimulados a fazer depoimentos sobre o Curso e sua contribuição para a trajetória profissional. Cabe também ao Colegiado do Curso atualizar e registrar essas informações a cada semestre, assim como acompanhar as considerações feitas no Portal para fins de avaliação e revisão do PPC.
Prevê-se, ainda, que a Coordenação do Curso realize, de forma periódica, a mensuração do grau de satisfação dos egressos em relação à formação recebida. Esse processo será conduzido por meio de questionário on-line, estruturado com escalas reconhecidas e validadas internacionalmente, além de questões subjetivas, de modo a garantir confiabilidade e comparabilidade dos resultados. Os dados coletados serão transformados em indicadores estratégicos que permitirão acompanhar, ao longo do tempo, a performance do Curso e sua aderência às demandas sociais e do mercado de trabalho.
A proposta é constituir um banco de dados sólido e sistemático que viabilize análises quantitativas e qualitativas sobre diferentes aspectos da trajetória acadêmica e profissional dos egressos. Esse repositório permitirá identificar os pontos fortes do Curso, bem como fragilidades e oportunidades de melhoria, além de reunir críticas e sugestões que subsidiem a tomada de decisão da Coordenação e do NDE no processo de revisão e atualização do Projeto Pedagógico.
Entre os aspectos a serem avaliados, incluem-se: os setores de atuação profissional dos egressos, o perfil das organizações empregadoras, a remuneração média, a realização de cursos de pós-graduação (instituição, área e período de realização), o tipo de cargo ocupado e o nível de responsabilidade assumido. Além disso, busca-se compreender em que medida os egressos se sentiram acolhidos, orientados, bem recebidos e seguros durante sua permanência no curso de graduação, de modo a avaliar a dimensão formativa também sob a perspectiva do ambiente institucional e do apoio pedagógico.
A aplicação do instrumento de pesquisa será realizada com o apoio do NDE, garantindo que os indicadores estejam alinhados às diretrizes institucionais e às políticas de avaliação da Universidade. Os resultados obtidos serão sistematicamente socializados com a comunidade acadêmica, assegurando transparência e promovendo a cultura de autoavaliação e melhoria contínua.
Projeto Pedagógico do Curso
Plano de Ação do Coordenador
Matriz Curricular
1º Semestre
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
|---|---|---|---|---|
| 23000025 | ANÁLISE DE INVESTIMENTOS | Obrigatória | 5 | 75 |
| 23000328 | FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO (EAD) | Obrigatória | 5 | 75 |
| 23000331 | FUNDAMENTOS DE CIÊNCIA POLÍTICA | Obrigatória | 5 | 75 |
| 23000330 | FUNDAMENTOS DE ECONOMIA | Obrigatória | 5 | 75 |
| 23000329 | INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR | Obrigatória | 5 | 75 |
2º Semestre
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
|---|---|---|---|---|
| 23000335 | CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS (EAD) | Obrigatória | 5 | 75 |
| 23000334 | ECONOMIA INTERNACIONAL | Obrigatória | 5 | 75 |
| 23000336 | FUNDAMENTOS DE PESQUISA | Obrigatória | 5 | 75 |
| 23000332 | GESTÃO FINANCEIRA | Obrigatória | 5 | 75 |
| 23000333 | NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL | Obrigatória | 5 | 75 |
3º Semestre
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
|---|---|---|---|---|
| 23000337 | EXPORTAÇÃO | Obrigatória | 5 | 75 |
| 23000339 | FINANÇAS INTERNACIONAIS | Obrigatória | 5 | 75 |
| 23000340 | OFICINA DE EXTENSÃO I | Obrigatória | 6 | 90 |
| 23000338 | REGULAÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL | Obrigatória | 5 | 75 |
4º Semestre
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
|---|---|---|---|---|
| 23000342 | ANÁLISE DE CENÁRIOS INTERNACIONAIS | Obrigatória | 5 | 75 |
| 23000341 | IMPORTAÇÃO | Obrigatória | 5 | 75 |
| 23000343 | LOGÍSTICA INTERNACIONAL | Obrigatória | 5 | 75 |
| 23000344 | OFICINA DE EXTENSÃO II | Obrigatória | 6 | 90 |
Complementares
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
|---|---|---|---|---|
| 23000345 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 10 | 150 |
Optativas
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
|---|---|---|---|---|
| 23000348 | COMÉRCIO INTERNACIONAL E ELETRÔNICO (EAD) | Optativa | 5 | 75 |
| 23000024 | DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS | Optativa | 5 | 75 |
| 23000349 | EMPREENDEDORISMO (EAD) | Optativa | 5 | 75 |
| 23000350 | INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS | Optativa | 5 | 75 |
| 20000121 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II ( LIBRAS II ) | Optativa | 4 | 60 |
| 20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Optativa | 4 | 60 |
| 23000352 | MARKETING INTERNACIONAL | Optativa | 5 | 75 |
| 23000351 | MERCADO DE CAPITAIS | Optativa | 5 | 75 |
| 23000346 | SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM COMÉRCIO EXTERIOR I (EAD) | Optativa | 5 | 75 |
| 23000347 | SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM COMÉRCIO EXTERIOR II (EAD) | Optativa | 5 | 75 |
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2025 / 2
Versão do Currículo: 1292
2º Semestre
| Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 22000496 - CONTABILIDADE GERENCIALProfessor responsável pela turma: PAMELA AMADO TRISTAO Horários
| M1 | 47 | 43 | ||||||
| 23000042 - ÉTICA E DIREITOS HUMANOSProfessor responsável pela turma: DANIEL LENA MARCHIORI NETO Horários
| M2 | 45 | 35 | ||||||
| 23000066 - NEGOCIAÇÃO INTERNACIONALProfessor responsável pela turma: LUCIANO VAZ FERREIRA Horários
| M1 | 45 | 39 | ||||||
| 23000068 - PESQUISA EM COMÉRCIO EXTERIORProfessor responsável pela turma: FABIANO MILANO FRITZEN Horários
| M1 | 45 | 34 | ||||||
| 23000067 - TEORIA E PRÁTICA CAMBIALProfessor responsável pela turma: KELLY FABIANE DE FARIAS SIMÕES ARPINO Horários
| M1 | 45 | 26 |
4º Semestre
| Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 23000072 - ANÁLISE DE CENÁRIOS INTERNACIONAISProfessor responsável pela turma: LUCIANO VAZ FERREIRA Horários
| M1 | 40 | 23 | ||||||
| 23000074 - LOGÍSTICA INTERNACIONALProfessor responsável pela turma: ISABEL TERESINHA DUTRA SOARES Horários
| M1 | 40 | 15 | ||||||
| 23000073 - PRÁTICA DE IMPORTAÇÃOProfessor responsável pela turma: KELLY FABIANE DE FARIAS SIMÕES ARPINO Horários
| M1 | 40 | 15 |
Optativas
| Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 23000024 - DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAISProfessor responsável pela turma: FRANCINE PINTO DA SILVA JOSEPH Horários
| M1 | 40 | 21 | ||||||
| 23000062 - INSTITUIÇÕES DE DIREITO PRIVADOProfessor responsável pela turma: DANIEL LENA MARCHIORI NETO Horários
| M1 | 20 | 11 |
Versão do Currículo: 1594 (ATUAL)
Optativas
| Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 23000024 - DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAISProfessor responsável pela turma: FRANCINE PINTO DA SILVA JOSEPH Horários
| M1 | 40 | 21 |
Alunos Matriculados
| Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
|---|---|---|
| ANA PAULA DOS SANTOS DELGADO | 2025 | 1 |
| ANDRE BAINY DA SILVA | 2025 | 1 |
| ANDRE RODRIGUES PINHEIRO | 2025 | 1 |
| BERNARDO DE PAIVA PENTEADO | 2025 | 1 |
| BIANCA JESKE LOPER | 2025 | 1 |
| BRUNA MOLINAR | 2025 | 1 |
| CARLOS EDUARDO DONATTI | 2025 | 1 |
| CRISTIAM GONCALVES RIBEIRO | 2025 | 1 |
| CRISTIANO GUIDOTTI RODRIGUES | 2025 | 1 |
| DIEGO ALVES DOS SANTOS | 2025 | 1 |
| EMILY CAVALHEIRO GARCIA | 2025 | 1 |
| EVELEN DA SILVA CARDOSO | 2025 | 1 |
| FELIPE MARTINS SIGA | 2025 | 1 |
| FILLIPE DE OLIVEIRA MARRERO | 2025 | 1 |
| GABRIEL FURTADO NEVES | 2025 | 1 |
| INGRID GARCIA SILVEIRA | 2025 | 1 |
| ISAAC MONFRIM ALMEIDA | 2025 | 1 |
| JOAQUIN CORREA LASSO | 2025 | 1 |
| JORDAN GONCALVES RODRIGUES | 2025 | 1 |
| LIVIA LABRIOLLA DA COSTA | 2025 | 1 |
| LUISA MACEDO CORREA | 2025 | 1 |
| LYVIA RIGHI MACHADO | 2025 | 1 |
| MÁRIO EDSON PIRES DE PIRES | 2025 | 1 |
| MILENA RAQUEL BATISTA FARIAS | 2025 | 1 |
| MONICA COSTA MALAGUEZ | 2025 | 1 |
| MURILO ESCOBAR VARGAS | 2025 | 1 |
| OTAVIO FERNANDES DOUMID | 2025 | 1 |
| PATRICIA DA SILVA PEREIRA | 2025 | 1 |
| PEDRO DA ROSA AMARAL | 2025 | 1 |
| RAFAELLA NAIARA SENA DA SILVA | 2025 | 1 |
| RENAN ANTUNES | 2025 | 1 |
| SOFHIA ALLANY OCHOA BRATKOSKI | 2025 | 1 |
| TALISSON DIAS CORREIA | 2025 | 1 |
| VITORIA JESKE FERNANDES | 2025 | 1 |
| WILLIAM RODRIGUES EIFLER | 2025 | 1 |
| BRUNA TOLFO DE AZEVEDO | 2024 | 2 |
| FRANCISCO CÉSAR GOÑI DE MATOS | 2024 | 2 |
| KEVIN DOS SANTOS ARNOLDT | 2024 | 2 |
| THIAGO BOTELHO BORBA | 2024 | 2 |
| ALESSANDRA CARDOSO DOS REIS | 2024 | 1 |
| ANA CAROLINA DOS SANTOS BARTNIK | 2024 | 1 |
| ANA VITORIA ALMEIDA DE ANDRADE LINO | 2024 | 1 |
| ARTHUR LETTNINN LICHTNOW | 2024 | 1 |
| BRENA DE SOUSA PADILHA | 2024 | 1 |
| BRUNA BELLEIA CAVALHEIRO | 2024 | 1 |
| CAIO MENEZES DOS SANTOS | 2024 | 1 |
| CRISTIANO SCHERDIEN KUHN | 2024 | 1 |
| DEBORA AMARAL PERUZZI | 2024 | 1 |
| DIOGO BENTO DA FONSECA | 2024 | 1 |
| EDUARDO MARTINS DE SOUZA | 2024 | 1 |
| GUSTAVO FERREIRA DIAS | 2024 | 1 |
| LEANDRO RODRIGUES DO CANTO | 2024 | 1 |
| LUCAS FREDA PAZ | 2024 | 1 |
| OLIMPIO LIMA BORGES FILHO | 2024 | 1 |
| RENAN MARQUES AZEVEDO DA MATA | 2024 | 1 |
| RENATO BORGES MENDES | 2024 | 1 |
| RICHARD SERGIO DE LOS SANTOS PERACA | 2024 | 1 |
| SOFIA MACEDO PADILHA | 2024 | 1 |
| STEFANIE MONTEIRO BARTY | 2024 | 1 |
| FERNANDO GOULART DA SILVA JUNIOR | 2023 | 1 |
| JOAO PEDRO PEREIRA CAMARGO | 2023 | 1 |
| KAUE FEIJO DA CUNHA | 2023 | 1 |
| VITOR ALEXANDRE DO AMARAL ASTONI | 2023 | 1 |
Alunos Egressos
| Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
|---|---|---|
| CECÍLIA OLIVEIRA KRAMER | 2023 | 2024 |
| EDUARDA ARGOS DE PAULA SOUZA | 2023 | 2024 |
| KAYAN GARCEZ GABRIEL | 2023 | 2024 |
| LUVANDER VIEIRA FARIAS | 2023 | 2024 |
| MARIA EDUARDA PRATES MACHADO | 2023 | 2024 |
| ANA LAURA DE SOUSA PEREIRA | 2023 | 2025 |
| ANNA KAROLINE DIAS DE AVIZ | 2023 | 2025 |
| LUANA SANCHES KERN | 2023 | 2025 |
| LUCIO OMAR FERREIRA DA SILVA JÚNIOR | 2023 | 2025 |
| PEDRO HENRIQUE GOMES MONTEIRO | 2023 | 2025 |
| RAPHAELA LEITE DA SILVA | 2023 | 2025 |
| STUART MASKE STRELOW | 2023 | 2025 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
| AC | Ampla concorrência |
| LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
| VR | Vaga reservada |
| AC | Ampla concorrência |
| LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
| VR | Vaga reservada |
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