Nome da Atividade
PLANO DE NEGÓCIOS
CÓDIGO
23000049
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Definição de segmento; Business model Canvas; Pesquisa de mercado; Plano de negócios: Sumário executivo, Análise de mercado, Plano de Marketing, Plano Operacional, Plano Financeiro, Construção de cenários, Avaliação estratégica, Avaliação do Plano de negócios.

Objetivos

Objetivo Geral:

Permitir ao aluno identificar oportunidades, desenvolver ideias e transformá-las em produtos/serviços para negócios inovadores, com a definição do modelo e plano de negócios.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BIAGIO, Luiz Arnaldo. Plano de negócios estratégia para micro e pequenas empresas. 3. São Paulo: Manole, 2018. ISBN 9786555760897. (Recurso On-line).
  • DORNELAS, José. Empreendedorismo corporativo: como ser um empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 4. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2020. ISBN 9786587052045. (Recurso On-line).
  • DORNELAS, José. Plano de negócios com o modelo Canvas: guia prático de avaliação de ideias de negócio. 2. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2020. ISBN 9786587052076. (Recurso On-line).

Bibliografia Complementar:

  • BONHO, Fabiana Tramontin. Pesquisa mercadológica. Porto Alegre: SER – SAGAH, 2018. ISBN 9788595026636. (Recurso On-line).
  • DOERR, John. Avalie o que importa: como o Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. ISBN 9788550807508. (Recurso On-line).
  • GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2. Rio de Janeiro: Atlas, 2020. ISBN 9788597025859. (Recurso On-line).
  • HAZZAN, Samuel. Matemática básica para administração, economia, contabilidade e negócios. São Paulo: Atlas, 2021. ISBN 9788597027501. (Recurso On-line).
  • SORDI, José Osvaldo de. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. 5. São Paulo: Saraiva, 2017. ISBN 9788547223090. (Recurso On-line).

Página gerada em 03/07/2022 05:21:01 (consulta levou 0.053072s)